Histórias: curtas e boas
Serigrafia "Histórias Encadenadas" de Violeta Lópiz

Histórias: curtas e boas

Curt(id)as

Esta semana, o Jonathan Philips encontrou um Short Story Dispenser num combóio em França.

A Short Story Dispenser é uma máquina automática inovadora que imprime histórias curtas gratuitas a la talão de compras. Foi criada em 2011 pela empresa francesa Short Édition , tendo sido instalada pela primeira vez no aeroporto Charles de Gaulle em Paris.

Ao que parece, estes dispensadores de histórias curtas podem encontrar-se em vários países. Se já encontrou alguma, partilhe foto do dispensador ou, melhor ainda, da história que o dispensador lhe deu de presente.

Fiquei a pensar o quanto seria interessante uma máquina destas num contexto organizacional, dando aos colaboradores a possibilidade de extrair uma historinha sobre a vida da organização – um episódio engraçado, uma grande conquista, um projeto marcante. A máquina podia estar no refeitório ou junto da das salas de reunião 😉


Harmonia

Harmonia é o título de uma pequena história interativa da autoria de Liza Daly. Trata-se de um mistério que podemos explorar, ao nosso ritmo, num web browser.

Início de Harmonia com exemplo de marginália
Início de Harmonia com exemplo de marginália

Confesso que ainda não terminei mas estou a gostar da história e a adorar a forma como foi construído e o tipo de interação que proporciona. Para além dos mais tradicionais momentos de decisão em que escolhemos o que acontece de seguida, adoro a marginália. Nesta história, o conjunto de anotações aparece nas margens do texto quando clicamos nas palavras sublinhadas, tornando visíveis informações complementares e apartes engraçados.

Acho que o meu primeiro contacto com esta prática (para além da que eu própria fazia nos meus livros), foi no livro The Fifth Discipline Fieldbook, o livro que verdadeiramente me acordou para a aprendizagem organizacional e me apontou o caminho para a gestão de conhecimento.

Recentemente, voltei a encontrar informação sobre isso em Folio: How Notetaking Becomes Knowledge, mais um presente de Stowe Boyd que o apresenta como “an introduction to a comprehensive system for notetaking in Obsidian”.


Histórias como nunca ouvi

É um post que escrevi em 2018 com o que mais me surpreendeu do Story The Future Online Summit. Tem muitas pérolas que gosto de recordar e que hoje vos deixo como sugestão.

Foi a esse post que fui roubar a foto que ilustra as sugestões desta sexta-feira, a foto de um quadro que tenho pendurado no meu escritório em casa: a serigrafia “Histórias Encadenadas” da artista espanhola Violeta Lopiz .

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos