Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Vendas de livros de Vanessa Barbara crescem 13.800% na Amazon

Alta ocorre após podcast trazer o relato da escritora sobre o fim do seu casamento com André Conti

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As vendas dos livros digitais da escritora Vanessa Barbara subiram 13.800% na plataforma Amazon nesta semana em relação à anterior. O levantamento foi realizado a pedido da coluna.

A empresa não divulga números absolutos. O aumento ocorreu após um episódio do podcast Rádio Novelo trazer o relato de Barbara sobre o fim do seu casamento com André Conti, editor e sócio-fundador da Todavia, há cerca de 14 anos.

A escritora Vanessa Barbara - Alexandre Rezende - 24.abr.2013/Folhapress

A escritora tem três livros digitais disponíveis na plataforma: "Noites de Alface" (2013), "Três Camadas de Noite" (2024) e "Operação Impensável" (2015). Este último, inclusive, conta a mesma traição narrada no podcast, com os mesmos pseudônimos. A publicação ganhou o Prêmio Paraná de Literatura.

No programa da Radio Novelo, chamado "CPF na Nota", Barbara narra em 50 minutos como descobriu, em 2011, que era vítima de violência psicológica durante seu casamento. Ela relata que o então marido compartilhava detalhes íntimos de traições em um grupo de emails com outros 15 homens, todos também escritores e jornalistas.

O episódio foi ao ar na quinta passada (16) e a repercussão foi crescendo durante o fim de semana. Na segunda (20), chegou às redes sociais.

André Conti se pronunciou: "Manipulei e coagi minha ex-esposa de forma machista e misógina". Ele reconheceu que "num grupo de emails, expus pessoas, traí amigos e colegas e inventei intrigas".

Na manhã de terça (21), a Todavia se posicionou dizendo que "reconhece a gravidade dos acontecimentos narrados no podcast que envolvem um de nossos sócios. Compreendemos a indignação causada pelos diversos exemplos de machismo e misoginia. Sentimos muito, sobretudo, pelo sofrimento causado à vítima. No momento, buscamos garantir a manutenção de um espaço de acolhimento para nossas colaboradoras e colaboradores."

com IVAN FINOTTI (Interino), KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.