Até que ponto a busca por um sentido é positiva?
Photo by David Iskander on Unsplash

Até que ponto a busca por um sentido é positiva?

Sair em busca do propósito há tempos atrás parecia discurso de profissionais que já tinham atingido um certo patamar de "sucesso” na vida e poderiam se dar ao luxo de buscar algo prazeroso e gratificante a ser feito. Hoje, eu tenho certeza que hoje você conhece ao menos uma pessoa que está em busca de um sentido maior em suas atividades. Isso vem crescendo nos últimos tempos, e tomou até comum demais que as pessoas começaram a se questionar: mas é sério mesmo esse lance de procurar por um propósito?


Vitor Frankl, neuropsiquiatra austríaco, fundador da terceira escola vienense de psicoterapia e sobrevivente do Holocausto, afirma que sim. Com um olhar observador, ele reparou no campo de concentração que aqueles que tinham um propósito maior para sobreviver aguentavam condições adversas por muito mais tempo. Pela experiência própria que tenho com pessoas que chegam até mim, uma parte das pessoas que buscam por um sentido estão passando por um momento difícil, como por exemplo um desligamento não esperado após longos anos de empresa.


Outra parte percebeu que somente o retorno financeiro não é suficiente - ou melhor, entenderam que isso pode andar junto com os outros objetivos e, assim, pode ser melhor ainda. Seja porque tiveram experiências próprias ou por verem exemplos reais de pessoas consideradas de "sucesso” sendo ruídos. O que as fez se questionarem: mas será que a fórmula mágica de sucesso é realmente mágica? A esse fato, junta-se também o aumento de possibilidades e oportunidades que para gerações passadas era impensável. Só existia um caminho: se formar, casar, trabalhar para uma grande empresa, ganhar bem, ter filhos, comprar uma casa, aposentar e depois viver feliz.


Uma última parcela tem uma ânsia inerente por preencher um vazio dentro de si e após apostarem todas as fichas de que encontrariam isso em suas carreiras, o vazio ainda permanece.


De uma forma ou outra, algo está levando esses profissionais a apertarem o botão "stop” da função automática em suas carreiras e vidas e gerando questionamentos - novas perguntas que fazem com que essas pessoas saiam em busca de novas respostas. Só por isso já podemos ler esse cenário como positivo, pois mostra que as pessoas estão buscando por mais conhecimento e consciência.


A busca por um propósito é apenas uma face de um caminho de busca por novas respostas para perguntas triviais mas não tão usuais como: O que é sucesso para mim? O que me realiza? O que me faz feliz? Faço o que faço porque me disseram para fazer, porque outros estão fazendo, porque acreditei que era só isso que existia… essas respostas já não colam mais.


Mas até onde essa busca é positiva? 

A recente matéria da jornalista Stela Campos para o Valor Econômico que traz em seu título o termo ”ansiedade do propósito" faz refletirmos sobre. Podemos ainda considerar como um movimento saudável se isso vem gerando ansiedade nas pessoas?

A ansiedade só é negativa quando se torna disfuncional, segundo esclarece a psicóloga americana especialista no tema e autora do livro “Não tenha medo da ansiedade", Tracy Dennis Tiwaray. Pelo contrário, "ansiedade contém esperança”, ela constata. É aquela lacuna entre onde você está e onde você quer estar que faz com que as pessoas tenham expectativas e objetivos e se movimentem para conseguí-los.

Mas existem dois outros fatores que podem, em muitos casos, estar intensificando essa ansiedade. Um deles é uma miopia ao querer encontrar respostas onde elas não necessariamente estão. Propósito é algo bem mais amplo que um cargo, uma profissão ou uma carreira. É algo que te realiza como pessoa e, por isso, engloba várias esferas da sua vida, não somente a profissional. 

Segundo o próprio Vitor Frankl, em sua obra “Em busca de sentido”, as pessoas podem buscar sentido na vida de três diferentes formas: pelo trabalho (fazendo alguma coisa), pelo amor (experimentando um valor) e pelo sofrimento.

Outro fator que pode estar gerando essa ansiedade é a própria ideia que as pessoas têm sobre o que é propósito que trata-se de algo grandioso e memorável. Refletir a ponto de encontrar sentido nas pequenas coisas do dia a dia é a forma mais rápida e concreta de encontrar o que te move.


Fontes:

https://valor.globo.com/carreira/coluna/voce-ja-ouviu-falar-na-ansiedade-do-proposito.ghtml

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/08/23/ansiedade-nao-e-um-disturbio-pelo-contrario-ela-e-boa-para-a-saude-mental-diz-psicologa-americana.ghtml

https://www.viktorfrankl.org

Carlos Pardini

Regional CFO LatAm | Fractional & Interim CFO | Transformação Empresarial & M&A | Angel Investor & Startup Mentor | 30+ Years Financial Leadership

1 a

Uma forma que tenho de accionar à procura de um novo sentido e propósito, cuja falta ocasiona ansiedade e desconforto, é fazendo mudanças laterais em lugar de para cima. É incrível como a bagagem de experiências passadas serve de alavanca para um rápido encontro de novos sentidos e áreas de conforto profissional e pessoal. Obrigado Kelly Galesi

Flavio Zorzetto

Mentor de líderes e profissionais que querem se desenvolver | Mentor de carreira | Consultor de empresas em práticas eficientes de gestão de pessoas | Educador Corporativo e Palestrante | Executivo de RH

1 a

Acho esse tema interessante, Kelly Galesi, mas tenho um pouco de desconforto pela forma que esta sendo discutido no Valor. Eu não acho que o problema da ansiedade cokeça no propósito, mas sim na insatisfação com o trabalho. Quem está satisfeito, mesmo que não tenha um propósito definido, toca o barco e não pensa muita muito nisso. O problema é quando não se está. Quando realmente você está se sentindo mal com o que faz (aqui começa o problema) e começa a se perguntar; por que eu estou fazendo isso que me deixa tão mal? Acho que na análise do valor existe uma falta de entendimento disso. Ninguém que está feliz da vida começa a buscar um propósito. Um abraço.

Stela Campos

Editora de Carreira e colunista no Valor Econômico/CBN Professional

1 a

Obrigada por compartilhar! Segue o link da matéria se alguém quiser ler também. Tá aberta! https://valor.globo.com/carreira/coluna/voce-ja-ouviu-falar-na-ansiedade-do-proposito.ghtml

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos