Não tenha medo de mostrar sua fragilidade: a chave que pode mudar sua vida profissional
Sabe aquela frase que te impacta e é como uma chave de mudança na sua vida? Então em uma reunião com minha Product Owner ela me entregou uma desta. Irei relatar um pouco desta história e espero poder te encorajar a colocá-la em prática também.
Em janeiro de 2020 comecei o ano cheia de metas, me diz aí quem não faz todas aquelas promessas de começo de ano certo? (Risos). Queria uma mudança profissional então, comecei a estudar sobre testes automatizados, foram meses de dedicação e após 06 meses de estudos e atualizações aqui no Linkedin, surgiu uma proposta onde seria necessário realizar uma prova e aceitei, gostaria de saber até que ponto eu tinha absorvido o conteúdo estudado.Para minha alegria passei.
O desafio começou...
Quando me apresentaram a minha nova equipe e o projeto descobri que aquele mundo era completamente desconhecido e não estou falando apenas das pessoas, mas sim do processo de trabalho, e pela primeira vez em 5 anos testando software foi me apresentado a estrutura do projeto, confesso que não entendi todos os termos que o arquiteto estava usando, mas me senti importante, porque eu estava sendo chamada no início e não no final do processo como estava acostumada.
No meu segundo dia de traballho a PO Ana Flávia Dornelas me fez um Onboarding da visão geral do projeto e no final desta conversa ela disse uma frase que me impactou e carrego até hoje “Não tenha medo de mostrar a sua fragilidade e dizer que não sabe algo” e contou sua própria experiência em situações que decidiu fazer isto.
Esta frase foi um diferencial para meu posicionamento diante da equipe e comigo mesma. Ao longo dos dias eu descobri que meus anos de testador de software deveriam ser guardados na caixa da experiência da vida e era a hora de pensar fora da caixa, momento de começar do zero como Quality Assurance, aproveitar a oportunidade e ter humildade de aprender algo novo.
No início não sabia coisas básicas, eram outras ferramentas, outro sistema operacional, confesso que às vezes fiquei frustrada por não saber. Comecei então a praticar a minha fragilidade e aprendi a usar a frase “ Não sei, poderia me ajudar?”, foram muitas reuniões onde o Google estava sempre aberto, pesquisando os termos que não conhecia. Precisei e preciso de muita ajuda e sim tenho muitas pessoas dispostas a me ajudar.
O fardo de ter que se mostrar o expert sempre pode ser pesado demais e isto pode te sucumbir, talvez isto faça com que você fique estagnado em seus conhecimentos. Deixe fluir e não esqueça de quem você é, a fragilidade pode ser transformada em seu maior potencial, este é o segredo.
Fica aqui quatro dicas para você que está passando por um novo desafio profissional ou sendo desafiado a mudança de mentalidade sobre você mesmo:
1- Tenha coragem de assumir que não sabe: O segredo para ser um eterno aprendiz é querer sempre buscar o conhecimento, é deixar ser ensinado. Então diante de uma palavra, uma situação e um contexto novo, não tenha vergonha de dizer que não entendeu ou que não sabe o significado, quando se assume isto a chance de aprendizado é maior.
2- Não aceite que façam por você sempre: Pedir ajuda é essencial e muitas das vezes quando trocamos uma simples conversa com o colega de trabalho conseguimos desenrolar algo que estávamos patinando faz tempo, mas o importante é sempre tentar, você precisa exercitar e assumir o risco de errar, os erros nos trazem aprendizados profundos.
3- Seja um bom ouvinte: Receber críticas não é confortável, mas é a forma gratuita que o outro está te dando de evoluir. Após receber uma crítica, seja ela técnica ou comportamental reflita sobre a informação recebida até encontrar uma forma que esta fraqueza seja combustível para boas mudanças.
4- Dê sempre o melhor de si: Não precisamos saber tudo, mas temos que ter sempre a necessidade de estar entre os melhores, dê seu máximo, mas se respeite e aceite que você pode sempre aprender mais com o próximo.
Espero que a minha coragem de mostrar a minha fragilidade do dia em que me descobri um testador com cargo de Quality Assurance, te incentive a entender que ter fraquezas também são oportunidades, só depende do olhar que damos para elas. Pratique sua fragilidade.
Head de Arquitetura de Software | Professor Universitário | 📍 São Paulo – Jaboticabal – Matão | 💻 Engenharia de Software | 🎓 Educação Tecnológica
4 aPoxa Denise como sempre, muito bem colocado seu artigo. Texto com um conteúdo muito humano em tempos de desenvolvimento industrial nas profissões. Parabéns...
Head of Growth POD na Avenue Code
4 aExcelente reflexão! Sempre temos espaço para aprender e não é problema nenhum não saber alguma coisa. Parabéns Denise Faggionato!
Senior Product Manager | Product Owner
4 aParabéns pelo texto!! Super pertinente e com dicas muito válidas! Obrigada por compartilhar isso conosco! =D
Analista de Testes | QA | KMP
4 aExcelente colocação De, obrigada por compartilhar sua visão e experiência, acredito que todo mundo passa por isso, já passou ou vai passar. Parabéns pelo artigo 👏🏻👏🏻👏🏻
Analista de Qualidade
4 ao que mais se vê são artigos te ensinando o que estudar, apontando um caminho pra onde ir. mas um artigo que tenha a coragem de falar pra voce olhar pra dentro e assumir o que é, é algo raro. Parabéns Denise! Pedras no caminho foram criadas para serem superadas e somente sabendo a largura do seu passo voce vai conseguir. 👏 👏 👏