O que aprendi trabalhando numa startup que já cresceu 20x

O que aprendi trabalhando numa startup que já cresceu 20x

Há 2 anos resolvi arriscar e isso mudou meu rumo profissional.

É muito comum um texto com final bacana começar assim, mas foi exatamente isso que aconteceu. Eu tinha 25 anos e, enquanto muitos colegas já engrenavam na carreira, eu estava recomeçando. Saí da minha área assim que me vi apaixonada pela proposta da empresa onde eu trabalho até hoje: disrupção ao pé da letra, ousadia, mudança - eu queria fazer parte disso. Bati no peito e entrei fazendo algo que nunca tinha feito antes e foi assim desde então, muitas "primeiras vezes" e a consequência disso foi muito aprendizado.

Nesses dois anos, a Contabilizei cresceu mais de 20x e o time foi de cerca de 10 pessoas para 100. E eu não consigo colocar em números o quanto eu evoluí. Se errando eu aprendi, crescendo com a empresa aprendi ainda mais. Tenho certeza de que quem arriscou comigo lá no início, ao topar essa jornada, também aprendeu muito.

Inclusive, há pouco dias, num bate-papo de café na empresa, estávamos conversando sobre exatamente isso, então resolvi compartilhar 8 dos meus aprendizados:

Aprenda a se comunicar de maneira inteligente

O primeiro de todos os desafios foi esse. Eu tive que aprender a me comunicar para entender o que queriam, para buscar informações e também para me fazer ser entendida. Essa é a única forma de você conseguir defender suas ideias, dando a elas o mérito e entendimento que merecem. Afinal, você dedicou seu tempo a isso.

Busque por "definição de comunicação" no Google e a primeira resposta que terá será: "ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.".

Não é só sobre o que vai dizer e como. É sobre o que quer transmitir com a sua mensagem, para que a resposta que vai receber seja a mais próxima ou ainda melhor que a esperada. Sabendo disso, tive que entender que palavras fora de um contexto não têm o mesmo peso. E tudo que puder se juntar a elas, como números ou exemplos, podem fazer sua mensagem ser melhor transmitida.

Sempre gostei de me comunicar e achei que sabia como fazer, simplesmente porque gostava de escrever. Mas vi que o buraco é bem mais embaixo quando você quer se tornar um profissional de verdade.

Seja humilde e aproveite feedbacks

Fazer muitas coisas pela primeira vez nos faz cometer erros no meio do caminho. E nem sempre você se dá conta. Humildade e maturidade são dois pontos muito importantes quando você vai receber um feedback em relação a seu trabalho ou atitude.

O feedback deve ser visto como uma oportunidade, é alguém facilitando seu trabalho, te mostrando onde tem que melhorar e dando uma visão externa de você como profissional.

Por isso, a abertura para dar feedbacks também é importante. Num ambiente onde todos confiam na maturidade e humildade de cada um, o crescimento pessoal e profissional acontecem mais rapidamente.

Ser proativo sem informação suficiente é ser displicente

Principalmente se você trabalha em startup, sabe que todas elas procuram por pessoas proativas, com atitude, que façam acontecer. Mas, a auto-cobrança para ser proativo pode ser um "tiro no pé".

A proatividade é o comportamento de antecipação e responsabilização pelas escolhas e atitudes tomadas e aprendi que qualquer escolha ou atitude deve ser tomada baseando sempre em informações, dados, contexto.

Durante o crescimento da empresa me deparei diversas vezes com atitudes bem intencionadas, mas, por desconhecerem o histórico ou ignorarem o contexto, acabavam trazendo um resultado negativo. Além disso, pessoalmente, aprendi que o foco deve acompanhar as decisões que vou tomar. Sempre importante fazer a pergunta:

"Qual é o meu objetivo com isso?"

Encontre sempre algo que te tire da média

Quando você é contratado por uma empresa que está com planos de grande crescimento com escalabilidade, é esperado que você não seja apenas "mais um". (Inclusive, é importante que esse aprendizado venha logo em seguida ao de proatividade.)

Um exemplo bem simples sobre "sair da média" é quando você tem que resolver um problema inúmeras vezes, ou responder uma dúvida repetidamente: não dedique seu esforço apenas para resolver ou responder mais rápido, mas faça alguma coisa para que esse problema não volte a se repetir, para que ninguém tenha essa dúvida novamente. É aí que você agrega, você melhora uma ferramenta, você busca novas saídas, você cria conteúdo.

É isso que me ensinaram e é o que me faz sentir uma peça realmente útil na construção da empresa.

O que te fez chegar até aqui, não necessariamente vai te levar até lá

Esse foi um aprendizado que nosso CEO, Vitor Torres, nos trouxe do Vale do Silício. E dispensa muita explicação.

Costumamos bater sempre na mesma tecla porque já funcionou em outro momento, em outra situação. Aprendi a tirar o vício de me apegar a uma lembrança e dizer "isso não dá certo".

Faça testes

Em uma conversa com um de nossos investidores - o que eu considerei uma mentoria, para ser sincera - levei pra casa um grande aprendizado:

Faça teste, mensure, tire seus aprendizados, crie em cima disso e comece o ciclo de novo.

Mesmo sabendo da importância do teste, da necessidade de métricas e do valor do acompanhamento, por que não fazemos isso de verdade? Foi um puxão de orelha em forma de conselho, que sempre que podemos nos lembramos na equipe.

Interaja, a integração e interação podem fazer mágica

Tenho a oportunidade de ajudar a tocar um projeto interno voltado aos colaboradores, chamado Cult, que foca em manter a cultura viva no dia a dia. E um ponto que nos chamou muito a atenção foi que, conforme a empresa foi aumentando, a interação entre as pessoas foi diminuindo, o que é natural, mas pode impactar no trabalho.

Nossa primeira ação voltada a isso foi o crosstraining, onde pedimos para que as pessoas dissessem se tinham curiosidade/interesse em se aproximar mais de uma área distante ou próxima a sua. Do outro lado, pedimos para que demonstrassem se tinham disponibilidade para receber alguém. O resultado foi incrível!

Muitas pessoas interessadas em conhecer várias outras áreas. Os motivos eram desde curiosidade até aprofundamento para melhorar os processos de suas próprias áreas. Montamos a agenda e só tivemos feedbacks positivos. Esses encontros de uma hora, puxando uma cadeira e sentando ao lado de uma pessoa diferente, melhoraram o clima interno, a interação entre as pessoas, integraram equipes antes distantes, deram início a projetos, reduziram retrabalho, contribuíram para a valorização do trabalho de todos, renderam muitos "Não acredito que você faz isso!", entre vários outros benefícios. Se eu posso deixar um exemplo que prove que a integração e interação são importantes, é esse.

Dedique tempo a você, dentro e fora da empresa

Aqui eu tive (e tenho) a oportunidade de me conhecer diariamente e o lado bom de estar participando do crescimento da Contabilizei é passar por etapas junto com a empresa.

Por exemplo, a etapa de aprendizado nunca acaba.

Mas tem a etapa de amadurecimento, onde você vai olhar para trás e ver quão diferente sua relação com a empresa se tornou. Isso acontece geralmente quando você sente uma auto-satisfação grande, mas deve acontecer quando se sentir desmotivado também. Uma relação mais madura com seu trabalho te faz ser uma pessoa mais madura também fora dele.

Tem também a etapa de auto-conhecimento, que para mim acontece sempre que posso. É quando paro, olho para trás, vejo no que consegui contribuir e se estou tomando o rumo que gostaria. Vejo se estou feliz com o que acordo para fazer todos os dias e, claro, olho para frente e tento traçar para onde quero ir.

Esse é o time de dezembro de 2016, o time que vai causar muito impacto em 2017. E eu estou ali no meio.

Espero que continue aprendendo pessoal e profissionalmente.

Bruna Steinhoff Ribeiro

Designer gráfico | mídias sociais | experiência

7 a

Parabéns Desi. Texto ótimo, e lições importantíssimas.

Carolina Buttini Salviato, CLTD

Industrial Engineer at Volvo Group Trucks Operations

8 a

Rafael Salviato

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos