ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA  SÃO PEDRO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 2011
PROGRAMA JOVEM  CONSCIENTE TEMA Salve as Crianças: Quando as Crianças têm Crianças
Coordenação= Professor José Altair Venturi Disciplina= Ciências Alunos envolvidos= 6ª e 7ª séries
OBJETIVo * Compreender as diferentes dimensões da reprodução humana e os métodos anticoncepcionais, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada; * Desenvolver nos alunos a conscientização de ter um filho na adolescência,bem como as responsabilidades, as dificuldades e alegrias que eles terão se isso vier a ocorrer.
DESENVOLVIMENTO CONTEÚDO CONCEITUAIS Gravidez desejada e indesejada, ciclo menstrual e gravidez, exemplos de métodos anticoncepcionais, D.S.T e formas de prevenção. CONTEÚDO PROCEDIMENTAIS ** Reunir informações ( textos,fotos,ilustrações) acerca dos temas: Gravidez desejada e indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos; ** Elaborar um mural a partir dessas informações, compondo uma exposição sobre o tema na feira de ciências da escola no mês de junho; ** Convecção de um logotipo em forma de adesivo para carros alusivo a campanha (segue modelo); ** Confecção de uma faixa da campanha; ** Elaboração de folders  a ser distribuídos em um pedágio educativo e, durante a feira de ciências da escola. ** Produção de poemas acerca da gravidez. ** Elaboração de uma apresentação em data show com o tema: PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA,SUA VIDA SUA RESPONSABILIDADE
 
VOCÊ TÊM O DEVER DE PLANEJAR
OU DENTRO DE VOCÊ TÊM ALGUEM
QUEIMANDO ETAPAS IMPORTANTES DE
O que é sexualidade? Sexualidade é mais do que o que você faz sexualmente com uma outra pessoa. Ela é um aspecto importante da sua personalidade. A sexualidade é uma combinação de muitas coisas diferentes, incluindo as seguintes:  a pessoa que você acha que é  seu corpo  como você se sente como homem ou como mulher  o modo como você se veste, se move e fala  seu modo de agir  como você se sente em relação a outras pessoas  Esta combinação de coisas contribui para definir você como pessoa. Cada pessoa é uma mistura ligeiramente diferente, e é isto que a torna única. O que é certo para uma pessoa pode não ser certo para uma outra.  Lembre-se sempre de não há nada de errado em esperar até achar que você está preparado para entrar num relacionamento sexual, embora outras pessoas possam tentar pressioná-lo(a). É muito importante você se conhecer bem e dispor de todos os fatos necessários antes de entrar num relacionamento deste tipo.
O que é pressão do grupo social e como posso controlá-la? Pressão do grupo social é a situação em que seus amigos ou seu parceiro(a) fazem você sentir que deveria fazer alguma coisa que você realmente não quer fazer ou não se sente preparado para fazer. Por exemplo, eles podem querer convencer você de que já deveria ter perdido a virgindade ou deveria estar dormindo com um parceiro(a) depois de sair com ele(a) durante um certo tempo. Entretanto, lembre-se de que ter relações sexuais somente para acompanhar seus amigos ou para fazer seu parceiro(a) feliz não constitui um motivo suficiente. Sexo é uma coisa importante para qualquer pessoa, mesmo para aqueles que parecem encará-lo de modo confiante ou displicente, e você só deveria ter relações sexuais quando se sentir preparado, e com alguém que você respeita e em quem confia. Perder sua virgindade ou ter uma relação sexual pela primeira vez com um parceiro novo pode ser uma boa experiência da qual você se lembra em retrospecto com um sorriso, mas se você tiver relações sexuais antes de estar preparado, poderá se arrepender. Em vez de fazer o que seus amigos esperam ou fazer a vontade de um parceiro insistente, pense sobre o que você realmente quer e use o tempo necessário antes de tomar a grande decisão. Se você não sabe ao certo se está preparado(a) ou não, é provável que não esteja preparado. Não é uma boa idéia se atirar em algo sobre o que não tem certeza, e se você estiver pensando em ter relações sexuais, tenha o cuidado de usar um contraceptivo para se proteger contra a gravidez indesejada e contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
PARA REFLETIR A maioria das pessoas sofre a pressão do grupo social uma vez ou outra; portanto, lembre-se de que você não está sozinho. Considerar as conseqüências da relação sexual e pensar por que você quer esperar, podem ajudá-lo(a) a se sentir mais satisfeito(a) e confiante em manter a sua decisão. Pode ser difícil resistir à pressão do grupo social e insistir no que você quer e no que acredita, mas você poderá se sentir muito melhor sabendo que não está mergulhando de cabeça numa coisa sobre a qual não tem certeza, e que está ganhando o respeito dos outros.
Estou preparado(a) para o sexo? Ter uma relação sexual pela primeira vez, ou pela primeira vez com um parceiro novo, pode ser uma experiência maravilhosa, mas só se você estiver preparado(a).  É importante você se conhecer e ter as informações necessárias para poder tomar uma decisão consciente. Responda às perguntas abaixo, de modo franco e honesto, e elas podem ajudá-lo(a) a verificar seu atual nível de conhecimentos sobre questões sexuais.  O que você sabe sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)?  O que você sabe sobre gravidez?  Você sabe como reduzir a probabilidade de gravidez e de DSTs?  Você e seu parceiro são capazes de conversar com franqueza sobre sexo, contracepção e DSTs?  De que maneira o fato de ter relações sexuais se encaixa nos seus valores pessoais?  De que maneira o fato de ter relações sexuais se encaixa nos valores da sua cultura, família e religião?  Você respeita o seu parceiro e confia nele(a)?
Estou preparado(a) para o sexo? Seu parceiro o respeita e confia em você?  Você ou o seu parceiro se sentem pressionados para ter relações sexuais? Em caso afirmativo, por que?  O que você e seu parceiro farão se o sexo resultar em gravidez e/ou infecção?  Até que ponto você sabe como o seu parceiro gosta de ser tocado(a), do que o seu parceiro gosta e não gosta e o que ele(a) espera da relação sexual?  Até que ponto o seu parceiro sabe como você gosta de ser tocado(a), do que você gosta e não gosta e o que ele(a) espera da relação sexual?
SE VOCÊ: Se não souber muita coisa sobre gravidez e DSTs, e não souber como preveni-las, você não está preparado(a) para o sexo.  Se não for capaz de falar com seu parceiro sobre gravidez, contracepção ou DSTs, provavelmente você não está preparado(a) para o sexo.  Se você ou seu parceiro se sentirem inseguros, você provavelmente não está preparado(a) para o sexo.  Se você e seu parceiro não confiarem um no outro e não se respeitarem mutuamente, você provavelmente não está preparado(a) para o sexo.  Não há nada de errado em esperar até que você se sentir preparado para entrar num relacionamento sexual. Você tem todo o direito de decidir qual é o momento certo para você, e não precisa ter sentimentos de culpa pela sua decisão. Talvez você não esteja preparado(a) emocionalmente, ou talvez a prática de uma relação sexual não esteja de acordo com suas crenças religiosas ou culturais. Talvez você tenha necessidade de conversar com seu parceiro, ou de saber mais sobre a gravidez, DSTs ou sobre contracepção. Qualquer que seja a questão sobre a qual você se sente inseguro(a), é melhor resolver isto antes de tomar qualquer decisão.
COMO EU FALO COM MEU PARCEIRO(A) SOBRE CONTRACEPÇÃO 1.PREPARA-SE PARA UMA CONVERSA É muito melhor falar sobre a contracepção antes de ter relações sexuais, do que ter de fazê-lo como conseqüência da relação. Neste último caso, é mais provável que você se sinta pressionada a fazer algo do qual você poderá arrepender-se depois. * Verifique as diferentes opções de anticoncepcionais que estão disponíveis para você e decida, juntamente com seu médico, qual é o melhor método para você e para seu estilo de vida. * Quanto mais sincera você for, mais calma estará, e mais à vontade se sentirá com o seu parceiro. * Planeje um momento e um lugar que seja cômodo para os dois, onde tenham privacidade e não sejam interrompidos
DECIDA O QUE REALMENTE VOCÊ QUER INCLUIR NA CONVERSA Algumas sugestões:  * Diga por que a contracepção é importante. Se você já tomou uma decisão, discuta-a com seu parceiro e explique-lhe porque prefere um método em particular.  * Diga-lhe que ter relações sexuais com proteção significa desfrutar de uma sexualidade responsável e informada. O fato de ter esta conversa não tem porque estragar as coisas entre vocês, mas se a conversa não acontecer, pode afetar suas vidas para sempre, caso você fique grávida.  * Fale sobre sua relação. Ambos precisam discutir seu passado sexual e se algum de vocês já esteve exposto ou não a alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível
LEMBRE-SE DE NÓS
DEIXE  CLARO QUE  VOCÊ  NÃO TERÁ RELAÇÕES SEXUAIS  SEM  USAR ALGUM  MÉTODO  ANTICONCEPCIONAIS O fato de falar sobre anticoncepcionais e usá-los demonstra que você se preocupa consigo e com seu parceiro. Se seu parceiro não está disposto a discutir o uso de anticoncepcionais, você poderá reconsiderar se quer ter uma relação sexual com esta pessoa. Se este for o caso, você pode dizer a seu parceiro que não terá relações sexuais com alguém que não te respeita ou não respeita a si mesmo o suficiente para usar proteção.  Atenção:  * Somente o uso consistente de preservativo às relações sexuais (vaginal, anal ou oral) previne eventuais riscos de exposição às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), inclusive AIDS  * Não use medicamentos sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde. Consulte o seu médico pelo menos 1 vez por ano, especialmente quando em uso de hormônios.
MITOS SOBRE CONTRACEPÇÃO
ALGUNS MITOS MAIS FREQUENTES Não posso engravidar na primeira vez que tenho relações sexuais.  NÃO É VERDADE  Se eu tiver relações sexuais durante a menstruação não há possibilidade de que eu engravide. NÃO É VERDADE  O fato de ter relações sexuais imediatamente antes ou imediatamente depois da menstruação é absolutamente seguro. NÃO É VERDADE  Não posso ficar grávida se meu parceiro retirar o pênis antes de ejacular.  NÃO É VERDADE Não posso engravidar se meu parceiro não teve um orgasmo durante a relação sexual. NÃO É VERDADE  Se eu fizer uma ducha vaginal ou tomar um banho imediatamente depois da relação sexual não vou ficar grávida. NÃO É VERDADE  Se eu fizer sexo estando em pé não vou ficar grávida.  NÃO É VERDADE
O QUE REPRESENTA UMA GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA PARA MIM E MINHA FAMILIA? Mudança dos planos de carreira, por exemplo, não poder finalizar a escola ou a faculdade  Mudanças no estilo de vida  Maior responsabilidade, necessidade de manter um bebê  Mudança da relação com o parceiro, aceitação da situação  Mudança na relação familiar e com os amigos
PRATIQUE SEXO SEGURO,É MELHOR PARA VOCÊ,PARA SEU PARCEIRO(A) E PARA
A ESCOLHA É SUA
LEMBRE-SE,VOCÊ PODE SER MUITO FELIZ
PRODUÇÕES EM FORMA DE POESIA   DO PONTO DE VISTA DO BEBÊ : DESCUIDO   Sou fruto de um descuido  Ato feito impensado  Mas que a partir de agora  Terá que ser  Tratado com cuidado  Gostaria de ter  Sido planejado  Mas por descuido  Vim sem ser convidado  Não sei se vou ter nome  Ou se vou ser abortado  Mas no fundo eu gostaria  De ser tratado com carinho  Amor e cuidado
DO PONTO DE  VISTA  DA  ADOLESCENTE GRÁVIDA   TUDO MUDOU O que aconteceu?  Da noite para o dia,  O meu mundo mudou  Meu futuro acabou,  Minha barriga cresceu,  E a infância desapareceu.     A mãe...  Agora sou eu  E o pai...  Desapareceu!  -    Meu filho...  Vou te dar amor  Vou te dar de mamar.  -    Você  Vai me dar alegria  -      E eu  Para sempre vou te amar!   
DEPOIMENTO DE UMA  ADOLESCENTE GRÁVIDA   Eu era apenas uma jovem  Eu fiquei grávida de alguém  Que eu amava, mas essa pessoa  Sempre me abandonava  Um certo dia  Abria janela e vi o imenso  Mundo lá fora  Eu me desesperei  Mas tive que ir trabalhar  Já não agüentava mais caminhar  A procura de um emprego  Pra me sustentar  Eu tava com medo de não agüentar  Pensei em fazer um aborto  Mas não era a solução  Pensei em ser prostituta  Mas não tive coragem  De viver na malandragem  Não importa Se vai ser rico ou não  O importante  É dar amor e atenção.
VIVA CADA  MOMENTO  INTENSAMENTE SEJA CRIANÇA,DESTRIBUA  AMOR
ECONOMIZE
VIVA SUA ADOLESCENCIA ESTUDE
FAÇA  AMIGOS
VIVA SUA JUVENTUDE DiSTRIBUA FELICIDADE
CULTIVE  AMIZADES
CONCLUA  SEUS  ESTUDOS
OUÇA  UMA  BOA  MÚSICA .
TRABALHE
CONHEÇA  ALGUÊM
PLANEJE  SUA  FAMILIA
E  SEJA  MUITO  FELIZ SÓ  DEPENDE  DE NÓS
E NÃO  IMPORTA  COMO   BRINCANDO
E  EM  QUALQUER  LUGAR .
MAS, SEJA  FELIZ
FIM!

Mais conteúdo relacionado

PPT
teorias administrativas - administração em enfermagem
PPT
Planejamento dos cuidados de enfermagem
PPTX
Sistema reprodutor (masculino e feminino)
PPTX
Sistemas Reprodutores Feminino e Masculino
PPTX
Patologias do sistema urinário
PDF
Aula 1 O corpo humano
teorias administrativas - administração em enfermagem
Planejamento dos cuidados de enfermagem
Sistema reprodutor (masculino e feminino)
Sistemas Reprodutores Feminino e Masculino
Patologias do sistema urinário
Aula 1 O corpo humano

Mais procurados (20)

PPTX
O Esqueleto Humano - Sistema Ósseo
PPT
apresentação sobre ética
PDF
Saúde Coletiva - 2. história da epidemiologia e seus indicadores
PDF
História da Saúde Pública - Parte 1
PPTX
indicadores de saude.pptx
PPTX
Ciberativismo
PPT
Assistencia enfermagem icc)
PDF
AULA - Grupos Farmaceuticos.pdf
PPTX
02 sistema esquelético
PPT
administração hospitalar
PPTX
Aula 1 politicas de saude no brasil
PPT
Slides turma3
PDF
História da saúde pública no brasill
PPTX
Livro Holocausto Brasileiro
PPT
higiene e conforto do paciente
PPTX
saúde coletiva para tecnico em enfermagem
PDF
Saude do idoso
PPT
cancer de mama
PPTX
Apresentação bactérias
PPT
Anatomia humana sistema esquelético
O Esqueleto Humano - Sistema Ósseo
apresentação sobre ética
Saúde Coletiva - 2. história da epidemiologia e seus indicadores
História da Saúde Pública - Parte 1
indicadores de saude.pptx
Ciberativismo
Assistencia enfermagem icc)
AULA - Grupos Farmaceuticos.pdf
02 sistema esquelético
administração hospitalar
Aula 1 politicas de saude no brasil
Slides turma3
História da saúde pública no brasill
Livro Holocausto Brasileiro
higiene e conforto do paciente
saúde coletiva para tecnico em enfermagem
Saude do idoso
cancer de mama
Apresentação bactérias
Anatomia humana sistema esquelético
Anúncio

Destaque (20)

PPTX
Power point sobre gravidez trabalho com o andré
PPT
Gravidez E Desenvolvimento Fetal
PPT
Gestação
PPTX
Grupo com gestantes
PPT
Apresentação gestantes
PPTX
Orientações a gestantes
PPTX
PowerPoint sobre a Gravidez Na Adolescência
PPTX
Modificações no organismo da gestante
PPT
Transformações na gestação
DOCX
A gravidez na adolescência é considerada uma gravidez de risco pois o corpo d...
PPTX
Gravidez indesejada
PPT
Mitos e verdades sobre a amamntação
PDF
Primeira Antologia P
PPT
Mitos e verdades sobre amamentação
PPT
Módulo 5 – prevenção contra doenças e gravidez indesejada
PPT
Módulo 5 – prevencao contra doencas e gravidez indesejada
PPS
Gravidez
PPT
Fecundação, gravidez e parto
PPTX
Cuidados na gravidez
PPT
Etapas do desenvolvimento pré natal2011
Power point sobre gravidez trabalho com o andré
Gravidez E Desenvolvimento Fetal
Gestação
Grupo com gestantes
Apresentação gestantes
Orientações a gestantes
PowerPoint sobre a Gravidez Na Adolescência
Modificações no organismo da gestante
Transformações na gestação
A gravidez na adolescência é considerada uma gravidez de risco pois o corpo d...
Gravidez indesejada
Mitos e verdades sobre a amamntação
Primeira Antologia P
Mitos e verdades sobre amamentação
Módulo 5 – prevenção contra doenças e gravidez indesejada
Módulo 5 – prevencao contra doencas e gravidez indesejada
Gravidez
Fecundação, gravidez e parto
Cuidados na gravidez
Etapas do desenvolvimento pré natal2011
Anúncio

Semelhante a Powerpoint gravidez (20)

PPTX
Bloco 5
PPTX
Projeto de educação sexual em meio escolar
PPT
Sexualidade Relacao
PPTX
Gravidez Na AdolescêNcia
PPT
Gravidez na adolescência
DOCX
A sexualidade na adolescência
PPT
PPTX
7 segredos da prosperidade
PPT
Gravidez Precoce e Discriminação Sexual
PPT
Gravidez1
PPTX
Aula PAR reumato
PPT
Adolescencia
PPT
DOCX
Caderno duvidas jozieli
PPTX
8º ano A (Grupo 2) - Autoestima dos jovens
PDF
Caderneta de saúde do adolescente
PDF
Slides fgggffggggggggggggggggggggggggggg
PPT
127919432 educacao-sexual
PDF
cartilhasaudementalnaescola.pdf
Bloco 5
Projeto de educação sexual em meio escolar
Sexualidade Relacao
Gravidez Na AdolescêNcia
Gravidez na adolescência
A sexualidade na adolescência
7 segredos da prosperidade
Gravidez Precoce e Discriminação Sexual
Gravidez1
Aula PAR reumato
Adolescencia
Caderno duvidas jozieli
8º ano A (Grupo 2) - Autoestima dos jovens
Caderneta de saúde do adolescente
Slides fgggffggggggggggggggggggggggggggg
127919432 educacao-sexual
cartilhasaudementalnaescola.pdf

Último (17)

PDF
Jira Software projetos completos com scrum
PPTX
Proposta de Implementação de uma Rede de Computador Cabeada.pptx
PDF
Aula 9 - Funções 202yttvrcrg5-1.pptx.pdf
PPTX
ccursoammaiacursoammaiacursoammaia123456
PPT
Conceitos básicos de Redes Neurais Artificiais
PPT
Aula de Engenharia de Software principais caracteristicas
PDF
SEMINÁRIO DE IHC - A interface Homem-Máquina
PPTX
3b - Bradesco Lean Agile Training Plan - Ritos Operacionais (1).pptx
PDF
Banco de Dados 2atualização de Banco de d
PDF
eBook - GUIA DE CONSULTA RAPIDA EM ROTEADORES E SWITCHES CISCO - VOL I.pdf
PPTX
Tipos de servidor em redes de computador.pptx
PDF
Processamento da remessa no SAP ERP, SCM610 Col15
PPTX
Analise Estatica de Compiladores para criar uma nova LP
PDF
Visão geral da SAP, SAP01 Col18, Introdução sistema SAP,
PDF
Customizing básico em SAP Extended Warehouse Management, EWM110 Col26
PPTX
Aula 9 - Funções em Python (Introdução à Ciência da Computação)
PDF
Processos no SAP Extended Warehouse Management, EWM100 Col26
Jira Software projetos completos com scrum
Proposta de Implementação de uma Rede de Computador Cabeada.pptx
Aula 9 - Funções 202yttvrcrg5-1.pptx.pdf
ccursoammaiacursoammaiacursoammaia123456
Conceitos básicos de Redes Neurais Artificiais
Aula de Engenharia de Software principais caracteristicas
SEMINÁRIO DE IHC - A interface Homem-Máquina
3b - Bradesco Lean Agile Training Plan - Ritos Operacionais (1).pptx
Banco de Dados 2atualização de Banco de d
eBook - GUIA DE CONSULTA RAPIDA EM ROTEADORES E SWITCHES CISCO - VOL I.pdf
Tipos de servidor em redes de computador.pptx
Processamento da remessa no SAP ERP, SCM610 Col15
Analise Estatica de Compiladores para criar uma nova LP
Visão geral da SAP, SAP01 Col18, Introdução sistema SAP,
Customizing básico em SAP Extended Warehouse Management, EWM110 Col26
Aula 9 - Funções em Python (Introdução à Ciência da Computação)
Processos no SAP Extended Warehouse Management, EWM100 Col26

Powerpoint gravidez

  • 1. ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO PEDRO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 2011
  • 2. PROGRAMA JOVEM CONSCIENTE TEMA Salve as Crianças: Quando as Crianças têm Crianças
  • 3. Coordenação= Professor José Altair Venturi Disciplina= Ciências Alunos envolvidos= 6ª e 7ª séries
  • 4. OBJETIVo * Compreender as diferentes dimensões da reprodução humana e os métodos anticoncepcionais, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada; * Desenvolver nos alunos a conscientização de ter um filho na adolescência,bem como as responsabilidades, as dificuldades e alegrias que eles terão se isso vier a ocorrer.
  • 5. DESENVOLVIMENTO CONTEÚDO CONCEITUAIS Gravidez desejada e indesejada, ciclo menstrual e gravidez, exemplos de métodos anticoncepcionais, D.S.T e formas de prevenção. CONTEÚDO PROCEDIMENTAIS ** Reunir informações ( textos,fotos,ilustrações) acerca dos temas: Gravidez desejada e indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos; ** Elaborar um mural a partir dessas informações, compondo uma exposição sobre o tema na feira de ciências da escola no mês de junho; ** Convecção de um logotipo em forma de adesivo para carros alusivo a campanha (segue modelo); ** Confecção de uma faixa da campanha; ** Elaboração de folders a ser distribuídos em um pedágio educativo e, durante a feira de ciências da escola. ** Produção de poemas acerca da gravidez. ** Elaboração de uma apresentação em data show com o tema: PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA,SUA VIDA SUA RESPONSABILIDADE
  • 6.  
  • 7. VOCÊ TÊM O DEVER DE PLANEJAR
  • 8. OU DENTRO DE VOCÊ TÊM ALGUEM
  • 10. O que é sexualidade? Sexualidade é mais do que o que você faz sexualmente com uma outra pessoa. Ela é um aspecto importante da sua personalidade. A sexualidade é uma combinação de muitas coisas diferentes, incluindo as seguintes: a pessoa que você acha que é seu corpo como você se sente como homem ou como mulher o modo como você se veste, se move e fala seu modo de agir como você se sente em relação a outras pessoas Esta combinação de coisas contribui para definir você como pessoa. Cada pessoa é uma mistura ligeiramente diferente, e é isto que a torna única. O que é certo para uma pessoa pode não ser certo para uma outra. Lembre-se sempre de não há nada de errado em esperar até achar que você está preparado para entrar num relacionamento sexual, embora outras pessoas possam tentar pressioná-lo(a). É muito importante você se conhecer bem e dispor de todos os fatos necessários antes de entrar num relacionamento deste tipo.
  • 11. O que é pressão do grupo social e como posso controlá-la? Pressão do grupo social é a situação em que seus amigos ou seu parceiro(a) fazem você sentir que deveria fazer alguma coisa que você realmente não quer fazer ou não se sente preparado para fazer. Por exemplo, eles podem querer convencer você de que já deveria ter perdido a virgindade ou deveria estar dormindo com um parceiro(a) depois de sair com ele(a) durante um certo tempo. Entretanto, lembre-se de que ter relações sexuais somente para acompanhar seus amigos ou para fazer seu parceiro(a) feliz não constitui um motivo suficiente. Sexo é uma coisa importante para qualquer pessoa, mesmo para aqueles que parecem encará-lo de modo confiante ou displicente, e você só deveria ter relações sexuais quando se sentir preparado, e com alguém que você respeita e em quem confia. Perder sua virgindade ou ter uma relação sexual pela primeira vez com um parceiro novo pode ser uma boa experiência da qual você se lembra em retrospecto com um sorriso, mas se você tiver relações sexuais antes de estar preparado, poderá se arrepender. Em vez de fazer o que seus amigos esperam ou fazer a vontade de um parceiro insistente, pense sobre o que você realmente quer e use o tempo necessário antes de tomar a grande decisão. Se você não sabe ao certo se está preparado(a) ou não, é provável que não esteja preparado. Não é uma boa idéia se atirar em algo sobre o que não tem certeza, e se você estiver pensando em ter relações sexuais, tenha o cuidado de usar um contraceptivo para se proteger contra a gravidez indesejada e contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
  • 12. PARA REFLETIR A maioria das pessoas sofre a pressão do grupo social uma vez ou outra; portanto, lembre-se de que você não está sozinho. Considerar as conseqüências da relação sexual e pensar por que você quer esperar, podem ajudá-lo(a) a se sentir mais satisfeito(a) e confiante em manter a sua decisão. Pode ser difícil resistir à pressão do grupo social e insistir no que você quer e no que acredita, mas você poderá se sentir muito melhor sabendo que não está mergulhando de cabeça numa coisa sobre a qual não tem certeza, e que está ganhando o respeito dos outros.
  • 13. Estou preparado(a) para o sexo? Ter uma relação sexual pela primeira vez, ou pela primeira vez com um parceiro novo, pode ser uma experiência maravilhosa, mas só se você estiver preparado(a). É importante você se conhecer e ter as informações necessárias para poder tomar uma decisão consciente. Responda às perguntas abaixo, de modo franco e honesto, e elas podem ajudá-lo(a) a verificar seu atual nível de conhecimentos sobre questões sexuais. O que você sabe sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)? O que você sabe sobre gravidez? Você sabe como reduzir a probabilidade de gravidez e de DSTs? Você e seu parceiro são capazes de conversar com franqueza sobre sexo, contracepção e DSTs? De que maneira o fato de ter relações sexuais se encaixa nos seus valores pessoais? De que maneira o fato de ter relações sexuais se encaixa nos valores da sua cultura, família e religião? Você respeita o seu parceiro e confia nele(a)?
  • 14. Estou preparado(a) para o sexo? Seu parceiro o respeita e confia em você? Você ou o seu parceiro se sentem pressionados para ter relações sexuais? Em caso afirmativo, por que? O que você e seu parceiro farão se o sexo resultar em gravidez e/ou infecção? Até que ponto você sabe como o seu parceiro gosta de ser tocado(a), do que o seu parceiro gosta e não gosta e o que ele(a) espera da relação sexual? Até que ponto o seu parceiro sabe como você gosta de ser tocado(a), do que você gosta e não gosta e o que ele(a) espera da relação sexual?
  • 15. SE VOCÊ: Se não souber muita coisa sobre gravidez e DSTs, e não souber como preveni-las, você não está preparado(a) para o sexo. Se não for capaz de falar com seu parceiro sobre gravidez, contracepção ou DSTs, provavelmente você não está preparado(a) para o sexo. Se você ou seu parceiro se sentirem inseguros, você provavelmente não está preparado(a) para o sexo. Se você e seu parceiro não confiarem um no outro e não se respeitarem mutuamente, você provavelmente não está preparado(a) para o sexo. Não há nada de errado em esperar até que você se sentir preparado para entrar num relacionamento sexual. Você tem todo o direito de decidir qual é o momento certo para você, e não precisa ter sentimentos de culpa pela sua decisão. Talvez você não esteja preparado(a) emocionalmente, ou talvez a prática de uma relação sexual não esteja de acordo com suas crenças religiosas ou culturais. Talvez você tenha necessidade de conversar com seu parceiro, ou de saber mais sobre a gravidez, DSTs ou sobre contracepção. Qualquer que seja a questão sobre a qual você se sente inseguro(a), é melhor resolver isto antes de tomar qualquer decisão.
  • 16. COMO EU FALO COM MEU PARCEIRO(A) SOBRE CONTRACEPÇÃO 1.PREPARA-SE PARA UMA CONVERSA É muito melhor falar sobre a contracepção antes de ter relações sexuais, do que ter de fazê-lo como conseqüência da relação. Neste último caso, é mais provável que você se sinta pressionada a fazer algo do qual você poderá arrepender-se depois. * Verifique as diferentes opções de anticoncepcionais que estão disponíveis para você e decida, juntamente com seu médico, qual é o melhor método para você e para seu estilo de vida. * Quanto mais sincera você for, mais calma estará, e mais à vontade se sentirá com o seu parceiro. * Planeje um momento e um lugar que seja cômodo para os dois, onde tenham privacidade e não sejam interrompidos
  • 17. DECIDA O QUE REALMENTE VOCÊ QUER INCLUIR NA CONVERSA Algumas sugestões: * Diga por que a contracepção é importante. Se você já tomou uma decisão, discuta-a com seu parceiro e explique-lhe porque prefere um método em particular. * Diga-lhe que ter relações sexuais com proteção significa desfrutar de uma sexualidade responsável e informada. O fato de ter esta conversa não tem porque estragar as coisas entre vocês, mas se a conversa não acontecer, pode afetar suas vidas para sempre, caso você fique grávida. * Fale sobre sua relação. Ambos precisam discutir seu passado sexual e se algum de vocês já esteve exposto ou não a alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível
  • 19. DEIXE CLARO QUE VOCÊ NÃO TERÁ RELAÇÕES SEXUAIS SEM USAR ALGUM MÉTODO ANTICONCEPCIONAIS O fato de falar sobre anticoncepcionais e usá-los demonstra que você se preocupa consigo e com seu parceiro. Se seu parceiro não está disposto a discutir o uso de anticoncepcionais, você poderá reconsiderar se quer ter uma relação sexual com esta pessoa. Se este for o caso, você pode dizer a seu parceiro que não terá relações sexuais com alguém que não te respeita ou não respeita a si mesmo o suficiente para usar proteção. Atenção: * Somente o uso consistente de preservativo às relações sexuais (vaginal, anal ou oral) previne eventuais riscos de exposição às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), inclusive AIDS * Não use medicamentos sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde. Consulte o seu médico pelo menos 1 vez por ano, especialmente quando em uso de hormônios.
  • 21. ALGUNS MITOS MAIS FREQUENTES Não posso engravidar na primeira vez que tenho relações sexuais. NÃO É VERDADE Se eu tiver relações sexuais durante a menstruação não há possibilidade de que eu engravide. NÃO É VERDADE O fato de ter relações sexuais imediatamente antes ou imediatamente depois da menstruação é absolutamente seguro. NÃO É VERDADE Não posso ficar grávida se meu parceiro retirar o pênis antes de ejacular. NÃO É VERDADE Não posso engravidar se meu parceiro não teve um orgasmo durante a relação sexual. NÃO É VERDADE Se eu fizer uma ducha vaginal ou tomar um banho imediatamente depois da relação sexual não vou ficar grávida. NÃO É VERDADE Se eu fizer sexo estando em pé não vou ficar grávida. NÃO É VERDADE
  • 22. O QUE REPRESENTA UMA GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA PARA MIM E MINHA FAMILIA? Mudança dos planos de carreira, por exemplo, não poder finalizar a escola ou a faculdade Mudanças no estilo de vida Maior responsabilidade, necessidade de manter um bebê Mudança da relação com o parceiro, aceitação da situação Mudança na relação familiar e com os amigos
  • 23. PRATIQUE SEXO SEGURO,É MELHOR PARA VOCÊ,PARA SEU PARCEIRO(A) E PARA
  • 26. PRODUÇÕES EM FORMA DE POESIA DO PONTO DE VISTA DO BEBÊ : DESCUIDO   Sou fruto de um descuido Ato feito impensado Mas que a partir de agora Terá que ser Tratado com cuidado Gostaria de ter Sido planejado Mas por descuido Vim sem ser convidado Não sei se vou ter nome Ou se vou ser abortado Mas no fundo eu gostaria De ser tratado com carinho Amor e cuidado
  • 27. DO PONTO DE VISTA DA ADOLESCENTE GRÁVIDA TUDO MUDOU O que aconteceu? Da noite para o dia, O meu mundo mudou Meu futuro acabou, Minha barriga cresceu, E a infância desapareceu.   A mãe... Agora sou eu E o pai... Desapareceu! -    Meu filho... Vou te dar amor Vou te dar de mamar. -    Você Vai me dar alegria -      E eu Para sempre vou te amar!  
  • 28. DEPOIMENTO DE UMA ADOLESCENTE GRÁVIDA Eu era apenas uma jovem Eu fiquei grávida de alguém Que eu amava, mas essa pessoa Sempre me abandonava Um certo dia Abria janela e vi o imenso Mundo lá fora Eu me desesperei Mas tive que ir trabalhar Já não agüentava mais caminhar A procura de um emprego Pra me sustentar Eu tava com medo de não agüentar Pensei em fazer um aborto Mas não era a solução Pensei em ser prostituta Mas não tive coragem De viver na malandragem Não importa Se vai ser rico ou não O importante É dar amor e atenção.
  • 29. VIVA CADA MOMENTO INTENSAMENTE SEJA CRIANÇA,DESTRIBUA AMOR
  • 33. VIVA SUA JUVENTUDE DiSTRIBUA FELICIDADE
  • 35. CONCLUA SEUS ESTUDOS
  • 36. OUÇA UMA BOA MÚSICA .
  • 39. PLANEJE SUA FAMILIA
  • 40. E SEJA MUITO FELIZ SÓ DEPENDE DE NÓS
  • 41. E NÃO IMPORTA COMO BRINCANDO
  • 42. E EM QUALQUER LUGAR .
  • 43. MAS, SEJA FELIZ
  • 44. FIM!