O documento discute os indicadores demográficos do Brasil, incluindo o crescimento da população idosa, a transição da pirâmide etária, a transição demográfica e a população economicamente ativa no país.
2. Crescimento do Número de Idosos Pirâmide Etária Transição Demográfica Brasileira PEA (População Economicamente Ativa)
3. Crescimento do Número de Idosos O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas com mais de 60 anos e em 2020 o número poderá aumentar para 30 milhões, mas o país não está preparado para atender a essa população. O alerta foi feito pelo presidente do Conselho Nacional do Idoso, Perly Cipriano, no encontro Nacional de Conselhos de Idosos. A população de pessoas de 60 anos ou mais cresceu 47,8% na última década, um crescimento bastante superior aos 21,6% da população brasileira total no mesmo período. Segundo o IBGE, esse aumento se deve, principalmente, a menor taxa de mortalidade em função dos avanços da medicina e dos meios de comunicação.
4. Outro fator que permite o envelhecimento da população é o aumento na expectativa de vida dos brasileiros, hoje de 72,78 anos. Essa média não se irá estabilizar, pois no ano de 2050 a expectativa de vida subirá para 81,29 anos, igualando a de países de elevado IDH, como Islândia (81,80 anos) e Japão (82,60). A quantidade de idosas é superior a de idosos. Em 2007, havia 79 homens com mais de 60 anos para cada 100 mulheres nesta faixa etária.
5.
6. A Pirâmide Etária Pirâmide etária também conhecida como pirâmide ilustração gráfica que mostra a distribuição dos diferentes grupos etários, em uma população (tipicamente de um país ou região do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide. Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional. É baseado numa estrutura etária da população, ou seja, a repartição da população por idades.
7. Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo; a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos). Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo; a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos).
8.
9. A Transição Demográfica Brasileira A transição demográfica nacional na segunda metade dos anos 60, transcorreu com uma aceleração crescente durante as duas décadas seguintes por causa da rápida redução da fecundidade, e resultou na redução do crescimento demográfico natural da população. A fecundidade continuará se reduzindo e se aproximará,em um nível de reposição de 2 filhos por mulher em idade fértil.De acordo com essas estatísticas prevê-se que a taxa de crescimento da população nacional ficará abaixo de 1,0% anual a partir de 2015 à 2020 e abaixo de 0,5% depois de 2035.
10. O elevado ritmo de crescimento natural da população nas décadas de 50 e 60 deveu-se ao rápido declínio da taxa bruta de mortalidade entre 1945 e 1955, enquanto a taxa bruta de natalidade se manteve-se praticamente estável. Nos 20 anos seguintes ocorreu o contrário: a natalidade diminuiu em 34,1% e a mortalidade se manteve quase estável. Os métodos anticoncepcionais têm sido amplamente utilizados pelas mulheres brasileiras diante da indisponibilidade ou do desconhecimento sobre o uso correto da pílula ou de outros métodos de planejamento familiar. Com isso, o Brasil se inclui entre os países de maior prevalência de abortos e esterilizações, embora sejam ilegais. O Resultados de pesquisas estimam que o número anual de abortos ultrapassa a casa de 1 milhão.
11.
12. PEA (População economicamente ativa) Compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada. São pessoas que trabalham para um empregador ou mais, cumprindo uma jornada de trabalho, recebendo em contrapartida uma remuneração em dinheiro ou outra forma de pagamento Em números absolutos a população ativa do Brasil é muito grande. É maior que a população total de alguns países, como, por exemplo, a Itália e a França (cerca de 57 milhões de habitantes cada), e o dobro da população total da Argentina (32,7 milhões de habitantes).
13. No entanto, em valores relativos, ela é inferior a de muitos países, principalmente os desenvolvidos. Nesses países, a idade a partir da qual as pessoas são consideradas economicamente ativas, situa-se em torno de 15 anos. Se esse limite de idade prevalecesse no Brasil, o porcentual de ativos seria bem menor Até o início da década de 40, mais de dois terços da população ativa do Brasil estava concentrada no setor primário. A partir de então, devido à intensificação do processo de industrialização-urbanização, da mecanização do campo e do êxodo rural, verificou-se uma progressiva e acentuada diminuição da população ativa do setor primário, em favor de outros setores.
14.
15. Componentes: Camille Castelo; Iasmin Zanette; Clara Rigoni; Layla Colombini; Rielly de Sá; Rayssa Sant’Ana; Lucas Andrade e Gabriel Rosa.