SlideShare uma empresa Scribd logo
Práticas curriculares Caroline Barbosa Emanuela Grimaldi Mariana Freitas Tasciano Santa Izabel Vivían Silva  Universidade Estadual da Bahia – Pólo Santo Estevão Especialização em Educação a Distância Currículo e EAD
 
Currículo “ O mais antigo e persistente significado que se associa a currículo é o de matérias, geralmente organizadas como disciplinas escolares que foram escolhidas para serem ensinadas a alguém. Frequentemente tanto para educadores como leigos, o currículo é, ainda, equivalente ao conteúdo dos livros de texto usados pelos professores nas suas aulas...”. (Lewis e Miel, 1978) Conjunto de matérias ou disciplinas que seriam desenvolvidas Visão tradicional de currículo
Atualmente, o currículo deve ser pensado com base em uma perspectiva mais holística e construtiva da aprendizagem: O currículo deve estar diretamente relacionado às intenções e metas da proposta educativa, englobando valores, atitudes e procedimentos.
Currículo  “ O currículo é o lugar onde os princípios gerais devem ser explicitados e sintetizados em objetivos que orientam a ação educativa: que tipo de pessoa e de sociedade se deseja formar”  (BRASIL, 2001).
 
Competências:  deve originar de situações do cotidiano e ações concretas para, a partir daí, desencadear a construção do conhecimento  Habilidades:  traduzem-se nas ferramentas através das quais os conhecimentos serão construídos e mobilizados.  Conteúdos:  dão suporte para o desenvolvimento das habilidades e das competências
O currículo tradicional
 
 
 
Um exemplo de um currículo tradicional ENSINO MÉDIO Formação Geral Disciplina: Biologia Série - 1ª Ementa Introdução à Biologia; Caracterização geral dos Seres Vivos; A hierarquia da vida; Perguntando e respondendo “como” e “por que” em ciência; Senso comum e ciência; Método Científico; Origem da Vida na Terra; A origem da vida na visão da Ciência; Hipóteses sobre a origem da vida; A célula: A unidade básica da vida; As células mostram dois padrões organizacionais; Composição Química das Células –Macromoléculas: sua química e biologia; Membrana Celular; Citoplasma; Energia,Enzimas e Metabolismo – Bioenergética; Informação e Hereditariedade; O DNA e seu papel na hereditariedade; Sistemas de Reprodução Celular
ENSINO MÉDIO Formação Geral Disciplina: Biologia Série - 2ª Ementa Biodiversidade; Classificação dos seres vivos; Árvores Filogenéticas; Domínios Procarióticos: Bactéria e Archaea; Os Protistas e surgimento dos Eucariontes; Reino Fungi; Reino Plantae; Reino animallia; Sistema Digestório; Sistema Respiratório;Sistema Circulatório; Sistema Urinário; Sistema Endócrino; Sistema Genital; Sistema Nervoso.
ENSINO MÉDIO Formação Geral Disciplina: Biologia Série - 3ª Citologia (revisão); O Núcleo celular; Herança Biológica; Genética; Primeira lei de Mendel; Segunda Lei de Mendel; Grupos Sanguíneos; Sistema ABO; Fator Rh; Sistema MN; Pleiotropia, Interações Gênicas; Herança Quantitativa; Herança do Sexo; Determinação Genética do Sexo; Cromossomos Sexuais; Anomalias relacionadas aos cromossomos; Aberrações ou mutações cromossômicas; Genes localizados nos cromossomos sexuais; Herança ligada ao sexo; Herança restrita ao sexo; Outros mecanismos de herança relacionada ao sexo; Biotecnologia e Engenharia Genética; Evolução Biológica; Ecologia; Biogeografia; Biologia da Conservação; Poluição Ambiental.
" Seria possível substituir a rigidez das ordens das coisas no tempo pela flexibilidade na criação do ambiente educativo desafiador e convidativo?”  Sampaio e Marin – Currículo e Tempo
Transmissão de conhecimentos parcelados em disciplinas; Estudo isolado dos problemas e processos concretos do contexto social em que se dão; Aprendizagem por acumulação de informações obtidas em livros ou processadas por outros. Ciência Ensino (Informação) Aplicação
Teoria pós-crítica e o exemplo de um currículo de EJA (Educação para Jovens e Adultos Trabalhadores)
O que é EJA? Entende-se por Educação de Jovens e Adultos a modalidade integrante da educação básica destinada ao atendimento de alunos que não tiveram, na idade própria, acesso ou continuidade de estudo no ensino fundamental e médio.
A educação de jovens e adultos requer do educador conhecimentos específicos no que diz respeito ao conteúdo, metodologia, avaliação, atendimento, entre outros, para trabalhar com essa clientela heterogênea e tão diversificada culturalmente(Arbache, 2001, p. 19).
“ A Teoria Pós- crítica (teoria presente na proposta curricular analisada) tem como base a construção de um currículo vinculado ao conhecimento, identidade, poder, etnia, sexualidade, gênero, subjetividade e multiculturalismo.”  (FERREIRA, 2009).
O EJA para trabalhadores Assenta-se numa concepção de  educação que tem como ponto de partida os saberes e as experiências dos sujeitos jovens e adultos, sendo esses, referências significativas e eixos estruturantes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas comprometidas com a formação humanizadora e cidadã.
A formação dos trabalhadores defendida nesse currículo deve proporcionar aos jovens e adultos o conhecimento necessário ao exercício pleno da vida cidadã, de modo que tais sujeitos possam inserir-se no mundo produtivo, com formação mais abrangente e integral.
Parâmetros adotados para a construção do currículo: Conhecimento prévio de cada aluno, como referência para a construção de novos conhecimentos, enfocando o estudo das culturas locais para perspectivas globalizantes, a partir das situações vivenciadas por cada grupo, no seu entorno; Tematização da prática trabalho envolvendo eixos temáticos como preconiza o PCN.
A proposta desse currículo envolve: Domínio da linguagem;  Compreensão de fenômenos;  Enfrentamento e resolução de problemas; Capacidade de argumentação;  Elaboração de propostas;  Capacidade de trabalhar em grupos de maneira eficiente.
Princípios norteadores da prática educativa  Respeito ao conhecimento prévio do aluno; Aprendizagem colaborativa; Contextualização de situações de aprendizagem; Atribuição de funcionalidade aos conteúdos trabalhados proporcionando integração entre o conhecimento formal e o cotidiano; Professor como mediador de aprendizagem; Respeito ao ritmo do aluno, incentivando e valorizando a necessidade de avançar no seu processo de aprendizagem; Alfabetização na perspectiva do letramento.
Parte da matriz curricular...
 
 
 
 
Apresentar clipe de Pink e Floyd – Another Brick  the wall.    para finalizar
Referências  ARBACHE, Ana Paula Bastos. A formação do educador de pessoas jovens e adultas numa perspectiva multicultural crítica. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001. BRASIL, Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental.  Educação de Jovens e Adultos:  proposta curricular para o 1º segmento do Ensino Fundamental. Brasília: Ação Educativa/MEC, 2001.  FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10ª ed. São Paulo. Paz e Terra. 2002. FERREIRA, Simone de Lucena.  Currículo e Educação a Distância . – especialização em educação a distância. Salvador: UNEB/EAD, 2009. LEWIS,A., MIEL, A., «Key Words Relating to Curriculum and Instruction», in J.R. Gress e D.E. Purpel, Editors,  Curriculum: An Introduction to the Field , Berkeley, CA, McCutchan Publishing Corporation 1978 MORETTO, Vasco.  Prova:  um momento privilegiado de estudo. São Paulo: DP&A Editora, 2004.  VIEIRA, Maria Clarisse. Fundamentos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos – Volume I: aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil. Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

Mais conteúdo relacionado

PPT
Interdisciplinaridade
PPT
O dilema da Interdisciplinaridade : Algumas questões para quem forma professo...
PPS
Multidiciplinariedade, Interdisciplinaridade E Transdisciplinaridade
PDF
Pcn Quimica
PPTX
Pcn ciências
PPT
Temas Trasversais
PPTX
Tecnologias PCN- Ciências Naturais
Interdisciplinaridade
O dilema da Interdisciplinaridade : Algumas questões para quem forma professo...
Multidiciplinariedade, Interdisciplinaridade E Transdisciplinaridade
Pcn Quimica
Pcn ciências
Temas Trasversais
Tecnologias PCN- Ciências Naturais

Mais procurados (20)

PPT
A alfabetização científica da teoria a prática no ensino de ciências naturais
PDF
Interdisciplinaridade
PPTX
Histórico do PCN
PDF
Plano de Curso - Estrutura II
DOC
Sintese de estudo
PPTX
Os Três Momentos Pedagógicos
PPTX
Pacto caderno ciencias da natureza
PDF
Alfabetização científica
PDF
Os desafios docencia_hoje_final
PDF
Proposta curricular de biologia cprp
PDF
Temas transversais
PPTX
Caderno iii-c.-da-natureza- slide
PDF
Unidade 2 concepções atuais dos temas transversais.
PPTX
Conteúdos de Ciências Naturais
DOC
Monografia docencia (1)
PPT
Considerações sobre a área de ciências naturais
PPTX
Interdisciplinaridade escola
PPT
metodologia de historia
DOCX
Inter-Multi-Trans-Disciplinaridade
A alfabetização científica da teoria a prática no ensino de ciências naturais
Interdisciplinaridade
Histórico do PCN
Plano de Curso - Estrutura II
Sintese de estudo
Os Três Momentos Pedagógicos
Pacto caderno ciencias da natureza
Alfabetização científica
Os desafios docencia_hoje_final
Proposta curricular de biologia cprp
Temas transversais
Caderno iii-c.-da-natureza- slide
Unidade 2 concepções atuais dos temas transversais.
Conteúdos de Ciências Naturais
Monografia docencia (1)
Considerações sobre a área de ciências naturais
Interdisciplinaridade escola
metodologia de historia
Inter-Multi-Trans-Disciplinaridade
Anúncio

Destaque (20)

PPT
Currículos de Sucesso
PPTX
A construção articulada do saber: uma perspetiva holística do currículo em ed...
PDF
Causa e efeito mod.1
PPTX
Qualidades de nossas escolas
 
PDF
3 abril
PDF
A EducaçãO Que Desejamos Novos Desafios E Como
PPT
Contextos De AlfabetizaçãO Emile
PDF
Formação docente e os valores de sustentação
PPTX
Workshop: “NOVAS TECNOLOGIAS E MÉTODOS”
PPT
Am 132 slides joao
PDF
Sucursales
PPT
Mapa Conceitual Cilede
PPT
EAD - O Papel Do Professor
PPSX
Teoria pedagógica conhecimento em rede
PPT
Apresentação do Projeto
PPTX
As tecnologias e a prática docente
PPTX
EE Jacob Salvador Zveibil
PDF
Etica e formacao_de_valores_na_sociedade
PPTX
Diferenciação - um Racional de Participação numa Escola com Todos
PPTX
A Construção Articulada do Saber: uma perspetiva holística do currículo em ed...
Currículos de Sucesso
A construção articulada do saber: uma perspetiva holística do currículo em ed...
Causa e efeito mod.1
Qualidades de nossas escolas
 
3 abril
A EducaçãO Que Desejamos Novos Desafios E Como
Contextos De AlfabetizaçãO Emile
Formação docente e os valores de sustentação
Workshop: “NOVAS TECNOLOGIAS E MÉTODOS”
Am 132 slides joao
Sucursales
Mapa Conceitual Cilede
EAD - O Papel Do Professor
Teoria pedagógica conhecimento em rede
Apresentação do Projeto
As tecnologias e a prática docente
EE Jacob Salvador Zveibil
Etica e formacao_de_valores_na_sociedade
Diferenciação - um Racional de Participação numa Escola com Todos
A Construção Articulada do Saber: uma perspetiva holística do currículo em ed...
Anúncio

Semelhante a App sobre currículo (2) com modificações (20)

PPT
Curriculo no Ensino de Ciências e Biologia
PPT
Curso orientacoes eja
PDF
Currículo integrado
PDF
Slide da Capacitação - Currículo - Prof. Edvaldo Costa Rodrigues.pdf
PPTX
apresentação de currículo e sistemas conexos.pptx
PDF
O curriculo e a educação ambiental
PDF
Diretrizes curriculares versao_preliminar_parte_1
PDF
Diretrizes curriculares versao_preliminar_parte_1
DOCX
Atps educação de jovens e adultos etapa 1,2,3
PPT
21.4 SemináRio Artigo Eja
PDF
Vivenciando novas experiências na educação de jovens e adultos
PDF
Ciências peja i e peja ii
DOCX
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (1) (1).docx
PPTX
Curriculo Lattes
PDF
Palestra_Professor_Édison_Gonzague_Brito
PPT
Apresentação no fórum mundial
DOC
ReflexõEs Acerca Da OrganizaçãO Curricular E Das PráTicas PedagóGicas Na Eja
PDF
Apresentação plano educação ambiental
PDF
Slide sobre concepções de currículos na educação
PPTX
15_setembro_Angela_SESC_ENEM.pptx
Curriculo no Ensino de Ciências e Biologia
Curso orientacoes eja
Currículo integrado
Slide da Capacitação - Currículo - Prof. Edvaldo Costa Rodrigues.pdf
apresentação de currículo e sistemas conexos.pptx
O curriculo e a educação ambiental
Diretrizes curriculares versao_preliminar_parte_1
Diretrizes curriculares versao_preliminar_parte_1
Atps educação de jovens e adultos etapa 1,2,3
21.4 SemináRio Artigo Eja
Vivenciando novas experiências na educação de jovens e adultos
Ciências peja i e peja ii
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (1) (1).docx
Curriculo Lattes
Palestra_Professor_Édison_Gonzague_Brito
Apresentação no fórum mundial
ReflexõEs Acerca Da OrganizaçãO Curricular E Das PráTicas PedagóGicas Na Eja
Apresentação plano educação ambiental
Slide sobre concepções de currículos na educação
15_setembro_Angela_SESC_ENEM.pptx

Último (20)

PPTX
NR 5 Treinamento completo gestão CIPA.pptx
PPSX
2. A Cultura do Senado - HistóriaCArtes.ppsx
PPTX
4. A cultura do cinema e as vanguardas.pptx
PDF
morfologia5.pdfllllllllllllllllllllllllllll
PDF
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS - LÍNGUA PORTUGUESA
PPTX
PERÍODO SIMPLES - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - Valdeci.pptx
PPTX
125511 - Aula 1 - América portuguesa antes da conquista patrimônio e preserva...
PPT
AS VANGUARDAS EUROPEIAS NA LITERATURA E N
PPTX
REVISA-GOIAS-6o-ANO-LP-3o-BIMESTRE-PPT.pptx
PDF
APOSTILA PARA FORMAÇÃO E RECICLAGEM DE VIGILANTES.pdf
PPT
Elementos constituintes do esquema argumentativo (tese, argumento, tema, pont...
PDF
HORÁRIO GERAL SIGAA 2025_PRÉVIA_SIGAA-1.pdf
PPTX
DOUTRINA FORÇA TÁTICA PMRO 2022 - PPT (1).pptx
PDF
Atividades sobre o livro Letras de Carvão
PPTX
Slides Lição 8, Betel, Jesus e a Mulher Adúltera, 3Tr25.pptx
PDF
DECISÃO (2).pdf Derrota histórica do Sintero expõe racha interno e fragilidad...
PPTX
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Aula 1.pptx
PDF
edital-de-chamamento-publico-no-3-2025.pdf
PPTX
5. A cultura do mundo virtual - globalidade.pptx
PPTX
entorseestadodechoque. Aula de primeiros socorros
NR 5 Treinamento completo gestão CIPA.pptx
2. A Cultura do Senado - HistóriaCArtes.ppsx
4. A cultura do cinema e as vanguardas.pptx
morfologia5.pdfllllllllllllllllllllllllllll
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS - LÍNGUA PORTUGUESA
PERÍODO SIMPLES - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - Valdeci.pptx
125511 - Aula 1 - América portuguesa antes da conquista patrimônio e preserva...
AS VANGUARDAS EUROPEIAS NA LITERATURA E N
REVISA-GOIAS-6o-ANO-LP-3o-BIMESTRE-PPT.pptx
APOSTILA PARA FORMAÇÃO E RECICLAGEM DE VIGILANTES.pdf
Elementos constituintes do esquema argumentativo (tese, argumento, tema, pont...
HORÁRIO GERAL SIGAA 2025_PRÉVIA_SIGAA-1.pdf
DOUTRINA FORÇA TÁTICA PMRO 2022 - PPT (1).pptx
Atividades sobre o livro Letras de Carvão
Slides Lição 8, Betel, Jesus e a Mulher Adúltera, 3Tr25.pptx
DECISÃO (2).pdf Derrota histórica do Sintero expõe racha interno e fragilidad...
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Aula 1.pptx
edital-de-chamamento-publico-no-3-2025.pdf
5. A cultura do mundo virtual - globalidade.pptx
entorseestadodechoque. Aula de primeiros socorros

App sobre currículo (2) com modificações

  • 1. Práticas curriculares Caroline Barbosa Emanuela Grimaldi Mariana Freitas Tasciano Santa Izabel Vivían Silva Universidade Estadual da Bahia – Pólo Santo Estevão Especialização em Educação a Distância Currículo e EAD
  • 2.  
  • 3. Currículo “ O mais antigo e persistente significado que se associa a currículo é o de matérias, geralmente organizadas como disciplinas escolares que foram escolhidas para serem ensinadas a alguém. Frequentemente tanto para educadores como leigos, o currículo é, ainda, equivalente ao conteúdo dos livros de texto usados pelos professores nas suas aulas...”. (Lewis e Miel, 1978) Conjunto de matérias ou disciplinas que seriam desenvolvidas Visão tradicional de currículo
  • 4. Atualmente, o currículo deve ser pensado com base em uma perspectiva mais holística e construtiva da aprendizagem: O currículo deve estar diretamente relacionado às intenções e metas da proposta educativa, englobando valores, atitudes e procedimentos.
  • 5. Currículo “ O currículo é o lugar onde os princípios gerais devem ser explicitados e sintetizados em objetivos que orientam a ação educativa: que tipo de pessoa e de sociedade se deseja formar” (BRASIL, 2001).
  • 6.  
  • 7. Competências: deve originar de situações do cotidiano e ações concretas para, a partir daí, desencadear a construção do conhecimento Habilidades: traduzem-se nas ferramentas através das quais os conhecimentos serão construídos e mobilizados. Conteúdos: dão suporte para o desenvolvimento das habilidades e das competências
  • 9.  
  • 10.  
  • 11.  
  • 12. Um exemplo de um currículo tradicional ENSINO MÉDIO Formação Geral Disciplina: Biologia Série - 1ª Ementa Introdução à Biologia; Caracterização geral dos Seres Vivos; A hierarquia da vida; Perguntando e respondendo “como” e “por que” em ciência; Senso comum e ciência; Método Científico; Origem da Vida na Terra; A origem da vida na visão da Ciência; Hipóteses sobre a origem da vida; A célula: A unidade básica da vida; As células mostram dois padrões organizacionais; Composição Química das Células –Macromoléculas: sua química e biologia; Membrana Celular; Citoplasma; Energia,Enzimas e Metabolismo – Bioenergética; Informação e Hereditariedade; O DNA e seu papel na hereditariedade; Sistemas de Reprodução Celular
  • 13. ENSINO MÉDIO Formação Geral Disciplina: Biologia Série - 2ª Ementa Biodiversidade; Classificação dos seres vivos; Árvores Filogenéticas; Domínios Procarióticos: Bactéria e Archaea; Os Protistas e surgimento dos Eucariontes; Reino Fungi; Reino Plantae; Reino animallia; Sistema Digestório; Sistema Respiratório;Sistema Circulatório; Sistema Urinário; Sistema Endócrino; Sistema Genital; Sistema Nervoso.
  • 14. ENSINO MÉDIO Formação Geral Disciplina: Biologia Série - 3ª Citologia (revisão); O Núcleo celular; Herança Biológica; Genética; Primeira lei de Mendel; Segunda Lei de Mendel; Grupos Sanguíneos; Sistema ABO; Fator Rh; Sistema MN; Pleiotropia, Interações Gênicas; Herança Quantitativa; Herança do Sexo; Determinação Genética do Sexo; Cromossomos Sexuais; Anomalias relacionadas aos cromossomos; Aberrações ou mutações cromossômicas; Genes localizados nos cromossomos sexuais; Herança ligada ao sexo; Herança restrita ao sexo; Outros mecanismos de herança relacionada ao sexo; Biotecnologia e Engenharia Genética; Evolução Biológica; Ecologia; Biogeografia; Biologia da Conservação; Poluição Ambiental.
  • 15. " Seria possível substituir a rigidez das ordens das coisas no tempo pela flexibilidade na criação do ambiente educativo desafiador e convidativo?” Sampaio e Marin – Currículo e Tempo
  • 16. Transmissão de conhecimentos parcelados em disciplinas; Estudo isolado dos problemas e processos concretos do contexto social em que se dão; Aprendizagem por acumulação de informações obtidas em livros ou processadas por outros. Ciência Ensino (Informação) Aplicação
  • 17. Teoria pós-crítica e o exemplo de um currículo de EJA (Educação para Jovens e Adultos Trabalhadores)
  • 18. O que é EJA? Entende-se por Educação de Jovens e Adultos a modalidade integrante da educação básica destinada ao atendimento de alunos que não tiveram, na idade própria, acesso ou continuidade de estudo no ensino fundamental e médio.
  • 19. A educação de jovens e adultos requer do educador conhecimentos específicos no que diz respeito ao conteúdo, metodologia, avaliação, atendimento, entre outros, para trabalhar com essa clientela heterogênea e tão diversificada culturalmente(Arbache, 2001, p. 19).
  • 20. “ A Teoria Pós- crítica (teoria presente na proposta curricular analisada) tem como base a construção de um currículo vinculado ao conhecimento, identidade, poder, etnia, sexualidade, gênero, subjetividade e multiculturalismo.” (FERREIRA, 2009).
  • 21. O EJA para trabalhadores Assenta-se numa concepção de educação que tem como ponto de partida os saberes e as experiências dos sujeitos jovens e adultos, sendo esses, referências significativas e eixos estruturantes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas comprometidas com a formação humanizadora e cidadã.
  • 22. A formação dos trabalhadores defendida nesse currículo deve proporcionar aos jovens e adultos o conhecimento necessário ao exercício pleno da vida cidadã, de modo que tais sujeitos possam inserir-se no mundo produtivo, com formação mais abrangente e integral.
  • 23. Parâmetros adotados para a construção do currículo: Conhecimento prévio de cada aluno, como referência para a construção de novos conhecimentos, enfocando o estudo das culturas locais para perspectivas globalizantes, a partir das situações vivenciadas por cada grupo, no seu entorno; Tematização da prática trabalho envolvendo eixos temáticos como preconiza o PCN.
  • 24. A proposta desse currículo envolve: Domínio da linguagem; Compreensão de fenômenos; Enfrentamento e resolução de problemas; Capacidade de argumentação; Elaboração de propostas; Capacidade de trabalhar em grupos de maneira eficiente.
  • 25. Princípios norteadores da prática educativa Respeito ao conhecimento prévio do aluno; Aprendizagem colaborativa; Contextualização de situações de aprendizagem; Atribuição de funcionalidade aos conteúdos trabalhados proporcionando integração entre o conhecimento formal e o cotidiano; Professor como mediador de aprendizagem; Respeito ao ritmo do aluno, incentivando e valorizando a necessidade de avançar no seu processo de aprendizagem; Alfabetização na perspectiva do letramento.
  • 26. Parte da matriz curricular...
  • 27.  
  • 28.  
  • 29.  
  • 30.  
  • 31. Apresentar clipe de Pink e Floyd – Another Brick the wall.  para finalizar
  • 32. Referências ARBACHE, Ana Paula Bastos. A formação do educador de pessoas jovens e adultas numa perspectiva multicultural crítica. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001. BRASIL, Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental. Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 1º segmento do Ensino Fundamental. Brasília: Ação Educativa/MEC, 2001. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10ª ed. São Paulo. Paz e Terra. 2002. FERREIRA, Simone de Lucena. Currículo e Educação a Distância . – especialização em educação a distância. Salvador: UNEB/EAD, 2009. LEWIS,A., MIEL, A., «Key Words Relating to Curriculum and Instruction», in J.R. Gress e D.E. Purpel, Editors, Curriculum: An Introduction to the Field , Berkeley, CA, McCutchan Publishing Corporation 1978 MORETTO, Vasco. Prova: um momento privilegiado de estudo. São Paulo: DP&A Editora, 2004. VIEIRA, Maria Clarisse. Fundamentos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos – Volume I: aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil. Universidade de Brasília, Brasília, 2004.