DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER Noções básicas de planejamento visual Retirado do livro: Design para quem não é designer. Willians, Robin. 7ª edição, São Paulo : Callis. 1995.
Princípios Básicos Vejamos a seguir uma capa de um  relatório comum (e sem criatividade):  centralizada, com espaços iguais para  preencher a página. Se você não soubesse  ler em português, pensaria que são seis  tópicos separados na página, pois cada  linha parece ser um elemento individual. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 A seguir aplicaremos os quatro princípios básicos, acompanhando os resultados:
Proximidade Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Se os itens estiverem relacionados entre si, agrupe-os em proximidade. Separe-os, se eles não estiverem diretamente ligados. Varie o espaço entre os itens para indicar a proximidade. Aproximando o título do subtítulo, criamos uma unidade bem-definida, no lugar de seis unidades segmentadas. Ficou nítido que os dois tópicos estão ligados entre si. Distanciando o nome do autos e a data, fica claro que estas informações não fazem parte do título.
Proximidade -  CD-ROMs CD-ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser -  Educacional Aprendizado inicial Idiomas Ciências Matemática -  Material do Professor Livros Material do professor Vídeos -  Hardware e Acessórios Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som O maior problema desta lista é que  tudo está próximo de tudo , dificultando uma relação ou organização. CD ROMs Educacional Material do Professor Hardware & Acessórios CD ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser Idiomais Ciências Matemática Livros Material do professor Vídeos Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som A mesma lista foi criada através de grupos visuais. Acrescentando um  contraste aos títulos  e a  linha divisória  dá-se mais legibilidade, o que torna mais fácil uma relação entre o título e seus tópicos.
Alinhamento Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Fique atento a cada elemento que você colocar na página. Alinhe cada objeto com uma parte lateral de outro, para que a página inteira fique unificada. Mesmo que o nome do autor esteja distante do título, existe uma conexão visual entre os dois elementos, criada através do alinhamento. O exemplo anterior também está alinhado: o alinhamento é a centralização. Mas como você pode ver, alinhando à esquerda ou à direita (como este exemplo) você cria uma lateral mais marcante, mais fácil de seguir com os olhos.
Repetição Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians Repetição é uma forma mais marcante de criar consistência em um material. Avalie se é apropriado fazer com que um dos elementos fique mais marcante e utilize-o como o elemento repetitivo. A fonte diferenciada do título se repete no nome do autor, fortalecendo a conexão entre ambos.  Os pequenos triângulos foram especialmente acrescentados para criar uma repetição. Apesar de cada um deles apontar para uma direção diferente, a forma triangular é suficientemente específica para ser reconhecida em todas as suas incidências na página. A repetição ajuda a unificar elementos separados do design (da diagramação).
Contraste Robin Willians Você concorda com o fato de que o exemplo deste slide atrai seus olhos muito mais do que o anterior? Neste caso, o responsável é o  contraste  do preto contra o branco. Há várias maneiras de criar contrastes: linhas, fontes, cores, relações espaciais, direções, etc. O trabalho com o contraste neste exemplo foi apenas o de acrescentar a caixa preta. Realce um pouco a letra colocando o subtítulo em itálico, contrastando-o com a letra normal (sem italização) do título e do nome do autor.  Tudo  o Que Vai  Volta Lições para viajar de carona pelo país
Tipologia A combinação de fontes diferentes visa aperfeiçoar a comunicação, porém, algumas vezes esta combinação pode confundi-la. Tome cuidado ao utilizar vários tipos de fontes, crie sempre um contraste para melhorar o entendimento. Há seis maneiras claras e diferentes de contrastar a tipologia: Não seja TÍMIDO Exponha suas idéias! Um contraste de tamanho nem sempre significa que você deva fazer com que o tipo fique grande; significa que deve haver um contraste. Por exemplo: quando você vê uma pequena linha isolada em uma página grande de jornal, fica com vontade de lê-la, certo? Grande parte do que o convida a fazê-lo é o contraste do tipo muito pequeno colocado em uma página grande.
O peso de uma fonte refere-se à espessura dos traços. A maioria das famílias é desenhada com vários pesos: regular, bold (negrito), light, etc. O contraste dos pesos é uma das melhores maneiras de aumentar a estética visual de uma página sem redesenhar algo, mas você nunca poderá alcançar o contraste belo e forte se não tiver uma fonte com traços grandes e fortes. Arial Arial Medium Arial Black (bold) Outro Newsletter Título nononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Outro Título nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. nononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Subtítulo nononononononononononononononononononomnononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Outro Newsletter Título nononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Título nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. nononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Subtítulo nononononononononononononononononononomnononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono..
Serifado Estrutura Serifas Contraste grosso-fino Sem Serifa Não há serifas Não há contraste grosso-fino nos traços Existem ainda as categorias: Moderno, Manuscrito, Decorativo, Estilo Antigo. Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode A estrutura refere-se à maneira através de qual uma letra é construída e, como podemos ver através deste exemplo, a estrutura de cada categoria é bastante distinta. Dica importante:  nunca coloque duas fontes de mesma categoria na mesma página . Não há como disfarçar suas similaridades. Além disso, existem tantas opções! Por que dificultar as coisas?
Forma A forma de uma letra refere-se ao seu formato. Os caracteres podem ter a mesma estrutura, mas suas “formas” podem ser diferentes. Por exemplo, a letra “G” (em caixa-alta) tem a mesma estrutura da letra “g” (em caixa-baixa) da mesma família. Entretanto, suas verdadeiras  formas  – ou formatos – são muito diferentes. Este é um tipo de contraste muito prático, e aumenta a legibilidade e ênfase de uma palavra ou frase. G  g A  a B  b H  h E  e As formas de cada uma destas letras maiúsculas são completamente diferente das minúsculas. Portanto,  caixa-alta  versus  caixa-baixa é outra maneira de contrastar os tipos. Usar caixa-alta algumas vezes (não exagere!) faz surgir um CONTRASTE girafa GIRAFA tartaruga TARTARUGA
Direção PARA CIMA! O tipo inclinado para cima cria uma energia positiva.  Girar, inclinar, inverter, etc, as vezes podem ser uma boa maneira de enfatizar e contrastar uma parte de seu texto. Título longo nas duas colunas Nononononono nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono. Subtítulo nononononon ononononononononononoonnonononononononono. newsletter Nononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono.  Nonononono nononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono.. Segundo Título interessante Ás vezes um redirecionamento marcante do tipo cria um impacto dramático ou um formato único, o que justifica plenamente seu uso.

Mais conteúdo relacionado

PPTX
EXPOTEC IFRN - Noções básicas de planejamento visual
PPT
Design para quem_nao_e_designer
PPT
Studio Grafico #01 - Design e Tendências 2018
PDF
Digital2 aula06
PDF
Oficina Design para quem não é Designer
PPTX
Introdução ao design gráfico
PDF
design-para-quem-nao-e-design.pdf
EXPOTEC IFRN - Noções básicas de planejamento visual
Design para quem_nao_e_designer
Studio Grafico #01 - Design e Tendências 2018
Digital2 aula06
Oficina Design para quem não é Designer
Introdução ao design gráfico
design-para-quem-nao-e-design.pdf

Semelhante a Design para quem nao eh designer (20)

PPT
Design - SLIDES
PDF
design pra quem não é designer-090408155618-phpapp01.pdf
PPTX
Diagramacao ua
PDF
Design Educacional: montagem de slides para aulas e palestras
PDF
4 principios planejamento visual
PDF
Planej Visual Os Quatros PrincíPios BáSicos
PDF
Noções de planejamento visual
PDF
NoçõEs BáSicas De Planejamento Visual
PPT
Arte publicitária i princípios básicos do design e tipografia
PPSX
Aula 06 linguagem visual
PDF
Princípios básicos II
PDF
Planejamento visual os 4 principios basicos
PPTX
PDF
Design para não designers
PDF
PPSX
Diagramacao E Percepcao
PPT
Aula03
PDF
Princípios básicos
PDF
Layout designeditorial-20-b
PPSX
Composicao pps
Design - SLIDES
design pra quem não é designer-090408155618-phpapp01.pdf
Diagramacao ua
Design Educacional: montagem de slides para aulas e palestras
4 principios planejamento visual
Planej Visual Os Quatros PrincíPios BáSicos
Noções de planejamento visual
NoçõEs BáSicas De Planejamento Visual
Arte publicitária i princípios básicos do design e tipografia
Aula 06 linguagem visual
Princípios básicos II
Planejamento visual os 4 principios basicos
Design para não designers
Diagramacao E Percepcao
Aula03
Princípios básicos
Layout designeditorial-20-b
Composicao pps
Anúncio

Último (20)

PDF
Historia-da-Psicologia-Rumos-e-percursos.pdf
PPT
1ª Telefonia Fixa Padrao Novo Jailton 2012_22.ppt
PPT
Elementos constituintes do esquema argumentativo (tese, argumento, tema, pont...
PPTX
AULA 01 - INTRODUÇÃO AO ATENDIMENTO HUMANIZADO.pptx
PDF
Historia da Gastronomia Mundial por Daianna Marques dos Santos
PPTX
Primeiros Socorros. Aula 1 VEROUVIRSENTIR.pptx
PPTX
REVISA-GOIAS-6o-ANO-LP-3o-BIMESTRE-PPT.pptx
PPT
YY2015MM3DD6HH12MM42SS3-Organiza__o do Estado ILP.ppt
PPTX
125519 - Aula 2 - Riqueza e diversidade povos indígenas na América Portuguesa...
PPTX
DOUTRINA FORÇA TÁTICA PMRO 2022 - PPT (1).pptx
PDF
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS - LÍNGUA PORTUGUESA
PPTX
Treinamento de Espaço Confinado_Trabalhadores e Vigias NR 33.pptx
PDF
APOSTILA PARA FORMAÇÃO E RECICLAGEM DE VIGILANTES.pdf
PPSX
1. A Cultura da Ágora - HistóriaCArtes.ppsx
PDF
Urbanização no Brasil LEVANDO EM CONTA CONCEITOS
PDF
historia-e-geografia-do-amapa.pdf slides
PPTX
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Aula 1.pptx
PPTX
PERÍODO SIMPLES - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - Valdeci.pptx
PPT
16 - Treinamento Introdutório de SSO - Saúde - Primeiros Socorros.ppt
PPSX
2. A Cultura do Senado - HistóriaCArtes.ppsx
Historia-da-Psicologia-Rumos-e-percursos.pdf
1ª Telefonia Fixa Padrao Novo Jailton 2012_22.ppt
Elementos constituintes do esquema argumentativo (tese, argumento, tema, pont...
AULA 01 - INTRODUÇÃO AO ATENDIMENTO HUMANIZADO.pptx
Historia da Gastronomia Mundial por Daianna Marques dos Santos
Primeiros Socorros. Aula 1 VEROUVIRSENTIR.pptx
REVISA-GOIAS-6o-ANO-LP-3o-BIMESTRE-PPT.pptx
YY2015MM3DD6HH12MM42SS3-Organiza__o do Estado ILP.ppt
125519 - Aula 2 - Riqueza e diversidade povos indígenas na América Portuguesa...
DOUTRINA FORÇA TÁTICA PMRO 2022 - PPT (1).pptx
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS - LÍNGUA PORTUGUESA
Treinamento de Espaço Confinado_Trabalhadores e Vigias NR 33.pptx
APOSTILA PARA FORMAÇÃO E RECICLAGEM DE VIGILANTES.pdf
1. A Cultura da Ágora - HistóriaCArtes.ppsx
Urbanização no Brasil LEVANDO EM CONTA CONCEITOS
historia-e-geografia-do-amapa.pdf slides
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Aula 1.pptx
PERÍODO SIMPLES - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - Valdeci.pptx
16 - Treinamento Introdutório de SSO - Saúde - Primeiros Socorros.ppt
2. A Cultura do Senado - HistóriaCArtes.ppsx
Anúncio

Design para quem nao eh designer

  • 1. DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER Noções básicas de planejamento visual Retirado do livro: Design para quem não é designer. Willians, Robin. 7ª edição, São Paulo : Callis. 1995.
  • 2. Princípios Básicos Vejamos a seguir uma capa de um relatório comum (e sem criatividade): centralizada, com espaços iguais para preencher a página. Se você não soubesse ler em português, pensaria que são seis tópicos separados na página, pois cada linha parece ser um elemento individual. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 A seguir aplicaremos os quatro princípios básicos, acompanhando os resultados:
  • 3. Proximidade Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Se os itens estiverem relacionados entre si, agrupe-os em proximidade. Separe-os, se eles não estiverem diretamente ligados. Varie o espaço entre os itens para indicar a proximidade. Aproximando o título do subtítulo, criamos uma unidade bem-definida, no lugar de seis unidades segmentadas. Ficou nítido que os dois tópicos estão ligados entre si. Distanciando o nome do autos e a data, fica claro que estas informações não fazem parte do título.
  • 4. Proximidade - CD-ROMs CD-ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser - Educacional Aprendizado inicial Idiomas Ciências Matemática - Material do Professor Livros Material do professor Vídeos - Hardware e Acessórios Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som O maior problema desta lista é que tudo está próximo de tudo , dificultando uma relação ou organização. CD ROMs Educacional Material do Professor Hardware & Acessórios CD ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser Idiomais Ciências Matemática Livros Material do professor Vídeos Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som A mesma lista foi criada através de grupos visuais. Acrescentando um contraste aos títulos e a linha divisória dá-se mais legibilidade, o que torna mais fácil uma relação entre o título e seus tópicos.
  • 5. Alinhamento Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Fique atento a cada elemento que você colocar na página. Alinhe cada objeto com uma parte lateral de outro, para que a página inteira fique unificada. Mesmo que o nome do autor esteja distante do título, existe uma conexão visual entre os dois elementos, criada através do alinhamento. O exemplo anterior também está alinhado: o alinhamento é a centralização. Mas como você pode ver, alinhando à esquerda ou à direita (como este exemplo) você cria uma lateral mais marcante, mais fácil de seguir com os olhos.
  • 6. Repetição Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians Repetição é uma forma mais marcante de criar consistência em um material. Avalie se é apropriado fazer com que um dos elementos fique mais marcante e utilize-o como o elemento repetitivo. A fonte diferenciada do título se repete no nome do autor, fortalecendo a conexão entre ambos. Os pequenos triângulos foram especialmente acrescentados para criar uma repetição. Apesar de cada um deles apontar para uma direção diferente, a forma triangular é suficientemente específica para ser reconhecida em todas as suas incidências na página. A repetição ajuda a unificar elementos separados do design (da diagramação).
  • 7. Contraste Robin Willians Você concorda com o fato de que o exemplo deste slide atrai seus olhos muito mais do que o anterior? Neste caso, o responsável é o contraste do preto contra o branco. Há várias maneiras de criar contrastes: linhas, fontes, cores, relações espaciais, direções, etc. O trabalho com o contraste neste exemplo foi apenas o de acrescentar a caixa preta. Realce um pouco a letra colocando o subtítulo em itálico, contrastando-o com a letra normal (sem italização) do título e do nome do autor. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país
  • 8. Tipologia A combinação de fontes diferentes visa aperfeiçoar a comunicação, porém, algumas vezes esta combinação pode confundi-la. Tome cuidado ao utilizar vários tipos de fontes, crie sempre um contraste para melhorar o entendimento. Há seis maneiras claras e diferentes de contrastar a tipologia: Não seja TÍMIDO Exponha suas idéias! Um contraste de tamanho nem sempre significa que você deva fazer com que o tipo fique grande; significa que deve haver um contraste. Por exemplo: quando você vê uma pequena linha isolada em uma página grande de jornal, fica com vontade de lê-la, certo? Grande parte do que o convida a fazê-lo é o contraste do tipo muito pequeno colocado em uma página grande.
  • 9. O peso de uma fonte refere-se à espessura dos traços. A maioria das famílias é desenhada com vários pesos: regular, bold (negrito), light, etc. O contraste dos pesos é uma das melhores maneiras de aumentar a estética visual de uma página sem redesenhar algo, mas você nunca poderá alcançar o contraste belo e forte se não tiver uma fonte com traços grandes e fortes. Arial Arial Medium Arial Black (bold) Outro Newsletter Título nononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Outro Título nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. nononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Subtítulo nononononononononononononononononononomnononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Outro Newsletter Título nononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Título nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. nononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Subtítulo nononononononononononononononononononomnononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono..
  • 10. Serifado Estrutura Serifas Contraste grosso-fino Sem Serifa Não há serifas Não há contraste grosso-fino nos traços Existem ainda as categorias: Moderno, Manuscrito, Decorativo, Estilo Antigo. Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode A estrutura refere-se à maneira através de qual uma letra é construída e, como podemos ver através deste exemplo, a estrutura de cada categoria é bastante distinta. Dica importante: nunca coloque duas fontes de mesma categoria na mesma página . Não há como disfarçar suas similaridades. Além disso, existem tantas opções! Por que dificultar as coisas?
  • 11. Forma A forma de uma letra refere-se ao seu formato. Os caracteres podem ter a mesma estrutura, mas suas “formas” podem ser diferentes. Por exemplo, a letra “G” (em caixa-alta) tem a mesma estrutura da letra “g” (em caixa-baixa) da mesma família. Entretanto, suas verdadeiras formas – ou formatos – são muito diferentes. Este é um tipo de contraste muito prático, e aumenta a legibilidade e ênfase de uma palavra ou frase. G g A a B b H h E e As formas de cada uma destas letras maiúsculas são completamente diferente das minúsculas. Portanto, caixa-alta versus caixa-baixa é outra maneira de contrastar os tipos. Usar caixa-alta algumas vezes (não exagere!) faz surgir um CONTRASTE girafa GIRAFA tartaruga TARTARUGA
  • 12. Direção PARA CIMA! O tipo inclinado para cima cria uma energia positiva. Girar, inclinar, inverter, etc, as vezes podem ser uma boa maneira de enfatizar e contrastar uma parte de seu texto. Título longo nas duas colunas Nononononono nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono. Subtítulo nononononon ononononononononononoonnonononononononono. newsletter Nononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono. Nonononono nononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono.. Segundo Título interessante Ás vezes um redirecionamento marcante do tipo cria um impacto dramático ou um formato único, o que justifica plenamente seu uso.