Deuses Gregos
Deuses Gregos Tal como outros povos os gregos eram  politeístas , significa que acreditavam em vários deuses. Os deuses eram representados à semelhança do homem, com as suas características físicas, os seus defeitos, as suas paixões, distinguindo-se dos humanos pelos seus poderes sobrenaturais e imortalidade.
Zeus É o senhor do Olimpo. Destronou   Cronos,  o seu pai, para reinar no Olimpo. Representa a ordem e a vitória da humanidade É ele que distribui o bem e o mal pela a humanidade. O seu símbolo é o trovão e a águia. Devorou a sua 1ª esposa,  Métis  quando estava grávida de  Atena , com medo que ela pudesse ser mais forte do que ele.   Mas Atena acabou por sair, da cabeça de Zeus, quando  Hefesto  lhe abriu a cabeça a meio com um machado.  Hera  foi a sua 2ª esposa, apesar de Zeus ter  Criado filhos de muitas mulheres.  São seus descendentes:  Apolo ,  Ártemis ,  Dionisio ,  Héracles , as  Graças , as  Musas , Quíron ,  Perséfone ,  Hebe ,  Hermes ,  Minos ,  Perseu ,  Castor  e Pólux , entre outros.
Zeus Zeus
Hera Hera   era a  deusa grega  equivalente a  Juno , no  panteão romano . Deusa do casamento, irmã e esposa de  Zeus . Retratada como ciumenta e agressiva, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar  Hércules   quando este era apenas um  bebé . O único filho de Zeus que ela não odiava, antes gostava, era  Hermes  e sua mãe Maia , porque ficou surpresa com a sua inteligência. Possuía sete  templos  na Grécia . Mostrava apenas seus olhos aos mortais e usava uma pena do seu Pássaro  para marcar os locais que protegia.  Hércules  destruiu seus sete templos e, antes de terminar sua vida mortal, aprisionou-a em um jarro de barro que entregou a Zeus. Depois disso, ele foi aceite como deus do Olimpo . Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que  Afrodite sua maior inimiga. Hera - irmã e esposa de Zeus, a mais excelsa das deusas. A  Ilídia  a representa como orgulhosa, obstinada, ciumenta e raivosa. Odiava sobretudo  Héracles , que procurou diversas vezes matar. Na guerra de Tróia por ódio dos troianos, devido ao  julgamento de Paris , ajudou os gregos. É representada por um pavão e possui uma coroa de ouro.
Hera Hera
Atena Deusa da guerra justa, da sabedoria, das artes, da estratégia e ofícios, equivalente, em Roma, a   Minerva . Atena era filha de   Zeus , tendo nascido da sua cabeça, já completamente desenvolvida. Na Odisseia, de Homero, é a protectora de   Ulisses   e do seu filho   Telémaco . O seu principal centro de culto era a cidade de   Atenas , disputada para ser adorada por   Atena  e Poseidon .  Poseidon   ofereceu uma fonte de água salgada para os habitantes da cidade, enquanto que   Atena   ofereceu uma oliveira. Os atenienses optaram pela deusa e assim a cidade passou a se chamar   Atenas .  O Partenon , situado na   acrópole  da cidade é o maior templo dedicado à deusa e até hoje atrai visitantes de todo o mundo. O mito do nascimento de   Atena   é de particular importância para entendermos a mentalidade dos gregos. Zeus   comera  Métis , quando estava grávida. Atenas nasceu, então, da cabeça de   Zeus   quando este foi atingido na cabeça durante uma batalha. Nesse momento a deusa   Atena   saiu de dentro do ferimento da cabeça do pai, completamente desenvolvida e armada, pronta para   defender seu pai. Os seus símbolos são um escudo de guerra, uma coruja e uma oliveira.
Atena Cabeça de Atena em Atenas
Eros Filho de   Ares  e   Afrodite , em algumas versões considerado   filho de  Caos , sua versão romana é a de   Cupido ,   é o deus do amor. Posteriormente foi considerado como um deus olímpico , filho de   Afrodite   e de   Zeus ,  Hermes   ou   Ares , conforme as versões. Tendo, certa vez,  Afrodite   desabafado com   Métis , queixando-se que seu filho continuava sempre criança, a   deusa  da  prudência lhe explicou que era  porque   Eros era muito solitário. Haveria de crescer se tivesse um irmão.   Antero  nasceu pouco depois e, Eros começou a crescer e tornar-se robusto.   Eros   casou-se com   Psique , com a condição de que ela  nunca pudesse ver o seu rosto, pois isso significaria perde-lo. Mas   Psique , induzida por suas invejosas irmãs, observa o rosto de   Eros   à noite sob a luz de uma vela. Encantada com tamanha beleza do deus, se distrai e deixa cair uma gota de cera sobre o peito de seu marido, que acordara .   Irritado  com a traição de  Psique ,  Eros   a abandona. Esta, fica perturbada, passa a vagar pelo  mundo até se entregar à morte.  Eros , que também sofria pela separação, implora  para que   Zeus  tenha compaixão deles.   Zeus   o atende e   Eros   resgata sua esposa e  passam a viver no   Olimpo . Com   Psique   teve trigémeos:   Eros II ,  Volúptas   e   Volúptia .
Eros Estátua de Eros
Éolo Éolo era o deus dos ventos na   mitologia grega , sendo o senhor dos outros deuses do vento ( Bóreas ,   Nótus ,   Eurus   e   Zéfiro ). Era Filho de   Poseidon , e vivia na ilha flutuante de Eólia com seus seis filhos e suas seis filhas.   Outro  Éolo  da mitologia grega foi o rei de   Tessália . Era o filho de  Heleno , antepassado dos helenos, os antigos habitantes da Grécia.  Éolo  e  Enarte  tiveram vários filhos: Creteu ,  Sísifo ,  Deioneu ,  Salmoneu ,  Atamante ,  Perieres , Cercafas  e talvez,  Magnes , e filhas,  Calice ,  Peisidice ,  Perimele e  Alcione . Uma das filhas de  Éolo  é a mão do deus do vento Éolo .
Éolo Cabeça de Éolo
Posídon Na  mitologia grega ,  Posídon  assumiu o estatuto de   deus  supremo do  mar,  conhecido pelos   romanos  como   Neptuno . Também era conhecido como o deus dos terramotos e dos  cavalos . Os símbolos associados a Posídon com mais frequência eram o   tridente   e o   golfinho .  Como terceiro filho de   Cronos e   Réia   era um dos principais deuses do   Olimpo   e, de acordo com certas tradições, é o irmão mais velho de   Zeus . Primordialmente   Zeus  terá obrigado o seu pai   Cronos   a regurgitar e estabelecer a vida aos filhos que este sistematicamente engolia, e entre os salvos está   Posídon , explicando assim  Zeus  como o irmão mais novo.  Em uma famosa disputa entre Posídon e Atena  para decidir qual dos dois seria o padroeiro de  Atenas , ele atirou uma  lança  ao chão para criar a  Fonte de Acrópole . Entretanto, Atena conseguiu superá-lo criando a  oliveira . Casou ainda com  Anfitrite , de quem nasceu o seu filho  Tritão , o deus dos abismos oceânicos
Posídon Posídon
Héstia É a deusa grega dos laços familiares, e é simbolizada pelo fogo da lareira. Filha de   Cronos   e   Reia   para os gregos, era uma das doze divindades olímpicas. Cortejada por  Posídon  e  Apolo , jurou virgindade perante  Zeus , e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais. Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protectora das cidades das famílias e das colónias.  Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos. Esse fogo deveria ser conseguido direito do sol. Sempre fixa e imutável,  Héstia  simbolizava a perenidade da civilização. Cada peregrino que chegava a uma cidade, primeiro fazia um sacrifício à  Héstia . Seu culto era muito simples: na família, era presidido pelo pai ou pela mãe; nas cidades, pelas maiores autoridades políticas. Era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. Havia imagens suas nas principais cidades, mas sua figura severa e simples não ofereceu muito material para os artistas.
Héstia Héstia sentada com a fogueira na mão
Apólo Na  mitologia   grega ,  Apolo  era um  deus  filho de  Zeus  e  Leto,  e irmão gémeo da Deusa   Ártemis , da caça. Em época mais tardia foi identificado com  Hélios , deus do sol, pois era antes o deus da luz, e por arrastamento, a sua irmã foi identificada com  Selene , deusa da lua. Mais tarde ainda, foi conhecido primordialmente como uma  divindade solar .  Mas o seu culto estendia-se muito  para além do culto solar.  Apolo  é também o deus da cura e das doenças, pai de Asclépio , ou  Esculápio , venerado junto com este em grandes templos-hospitais, onde se curavam várias doenças, sobretudo através do sono. É ainda o deus da profecia. Como deus da música  Apolo  era representado tocando a sua lira.  Zeus , seu pai, presenteou-o com arco e flechas de  ouro , além de uma  lira  do mesmo material. Todos eram obra de  Hefesto , o Deus do  fogo  e das  forjas . – Algumas versões dizem que  Apolo  ganhou a lira como um presente de  Hermes . Ainda assumindo este lado mais negro, Apolo é o deus das pragas de ratos e dos lobos, que atormentavam muitas vezes os gregos.   Finalmente,  Apolo é o  deus dos jovens rapazes, ajudando na transição para a idade adulta. Assim, ele é sempre representado como um jovem, frequentemente nu, para simbolizar a pureza e a perfeição, já que ele é também o deus destes dois atributos. A árvore mais sagrada para  Apólo  é o loureiro.
Apólo Apólo (museu do Louvre)
Artémis Na  Grécia ,  Ártemis  era uma  deusa  ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Durante os períodos Arcaico e Clássico, era considerada filha de  Zeus  e de  Leto , irmã gémea  de  Apólo ; mais tarde, associou-se também à  luz  da  lua  e à magia. Deusa da caça e da serena  luz , Ártemis é a mais pura e casta das deusas e,  como tal, foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas.  Zeus , seu pai, presenteou-a com arco e flechas de  prata , além de uma lira do mesmo material. Zeus também deu-lhe uma corte de  Ninfas , e fê-la rainha dos bosques. Como a luz prateada da lua, percorre todos os recantos dos prados, montes e vales, sendo representada como uma infatigável  caçadora. É representada, como caçadora que é, vestida de túnica, calçada de coturno, trazendo aljava sobre a  espádua , um arco na mão e um cão ao seu lado. Outras vezes vemo-la acompanhada das suas ninfas, tendo a fronte ornada de um crescente. Representam-na ainda: ora no banho, ora em atitude de repouso, recostada a um veado, acompanhada de dois cães; ora em um carro tirado por  corças , trazendo sempre o seu arco e aljava cheia   de flechas.
Artémis Artémis num museu em Roma
Deméter Uma das doze divindades do   Olimpo , é filha de   Cronos  e   Réia   é   deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da  agricultura, fez várias e longas viagens com  Dionísio  ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações. Quando  Hades  raptou  Perséfone  e a levou para seu reino subterrâneo, Deméter ficou desesperada, saiu como louca Terra afora sem comer e nem descansar. Decidiu não voltar para o  Olimpo enquanto sua filha não lhe fosse devolvida, e culpando a terra por ter aberto a passagem para  Hades  levar sua amada filha. Durante o tempo em que  Deméter  ficou fora do  Olimpo  a terra tornou-se estéril, o gado morreu, o arado quebrou, os grãos não germinaram. Sem comida a população sofria de fome e doenças. Com a situação católica em que estava a terra estéril, Zeus  pediu a  Hades  que devolvesse  Perséfone . Ele concordou. Deméter pode ser representada:  Sentada, com tochas ou uma serpente. Seus atributos são a  espiga  e o narciso , seu pássaro é a  grou .  Tendo em uma das mãos uma foice e na outra um punhado de espigas e papoilas , trazendo na cabeça, uma coroa com esses mesmos elementos. Cheia de tetas no peito, todas cheias de leite.
Deméter Deusa Deméter
Hermes Era um dos 12 deuses do  Olimpo . Filho de  Zeus  e de  Maia , nasceu na  Arcádia , revelando logo extraordinária inteligência. Conseguiu livrar-se das fraldas e foi à Tessália , onde roubou parte do rebanho guardado por seu irmão  Apolo , escondendo o gado em uma caverna. A seguir voltou para o berço, como se nada tivesse acontecido. Quando  Apolo  descobriu o roubo, conduziu  Hermes  diante de  Zeus , que o obrigou a devolver os animais. Apolo, no entanto, encantou-se com o som da lira que  Hermes inventara e ofereceu em troca o gado e o  caduceu . Mais tarde,  Hermes  inventou a seringue  ( flauta   de   Pã ), em troca de que Apolo lhe concedeu o  dom da  adivinhação   . Foi famoso também por ser o único filho que  Zeus  tivera que não era filho de  Hera , que ela gostou, pois ficou impressionada pela sua inteligência. Divindade muito antiga, Hermes  era invocado, a princípio, como deus dos pastores e protector dos rebanhos, dos cavalos e animais selvagens; mais tarde tornou-se deus dos viajantes, e em sua homenagem foram erguidas estátuas à beira das estradas. Posteriormente,  Hermes tornou-se deus do comércio e até dos ladrões; para proteger compradores e vendedores, inventou a  balança . Também considerado deus da eloquência e patrono dos desportistas, é representado como um jovem de belo rosto; normalmente nu,  vestido com túnica curta. Na cabeça tem um capacete com asas, calça sandálias aladas e traz na mão seu principal símbolo, o  caduceu .
Hermes Hermes
Dionísio Era o  deus grego  das festas, do vinho, do lazer e do prazer. Filho de  Zeus  e da  princesa  Semele , foi o único deus filho de uma mortal. Ocorreu que  Hera , ciumenta de mais uma traição de  Zeus , Instigou  Semele  a pedir ao seu amante (caso ele fosse o verdadeiro  Zeus ) que viesse ter com ela vestido em todo seu esplendor, tal como anda no  Olimpo .  Semele  então pediu que  Zeus  atendesse a um pedido seu, sem saber qual seria. Ele concordou e imediatamente se arrependeu. De fato, o corpo mortal de Semele  não foi capaz de suportar todo aquele esplendor, e ela virou cinzas. Assim, Dionísio , passou parte de sua gestação na coxa de seu pai. Quando completou o tempo da gestação,  Zeus  o entregou em segredo a  Ino  (sua tia) que passou a cuidar da criança. Ele atravessa a  Ásia  ensinando a cultura da uva. Ele foi o primeiro a plantar e cultivar as parreiras, assim o povo passou a cultuá-lo como deus do vinho. É geralmente representado sob a forma de um jovem imberbe, risonho e festivo, de longa cabeleira loira e flutuante, tendo, em uma das mãos, um cacho de uvas ou uma taça, e, na outra, um tirso (um dardo) enfeitado de folhagens e fitas. Tem o corpo coberto com um manto de pele de leão ou de leopardo, traz na cabeça uma coroa de pântanos, e dirige um carro tirado por leões. Também pode ser representado sentado sobre um tonel, com uma taça na mão, a transbordar de vinho generoso, onde ele absorve a embriaguez que o torna cambaleante. Eram-lhe  consagrados: a pega, o bode a lebre. É considerado também o deus protector do teatro .
Dionísio Cálice Uvas Dionísio
Afrodite Afrodite  era a deusa grega do amor, do sexo, da regeneração, da fecundidade, do casamento e da beleza corporal. Após destronar  Cronos ,  Zeus  ficou ressentido pois tão grande era o poder sedutor de  Afrodite  que ele e os demais deuses estavam gritando o tempo todo pelos encantos dela, enquanto esta os desprezava a todos. Como vingança e punição,  Zeus  fê-la casar-se com Hefesto . Alguns de seus filhos são  Hermafrodito ,  Eros , Anteros ,  Fobos ,  Deimos  e  Harmonia ,  Himeneu ,  Príapo  e Enéias  Seus símbolos incluem a murta, o golfinho, o pombo, o cisne, a romã e a limeira.
Afrodite Afrodite
Ares Ares era o  deus grego  da  guerra . Filho de  Zeus  e de  Hera , simbolizava a agressividade inerente ao espírito guerreiro. Era amante de  Afrodite . Afrodite  não foi sua única amante, foi amante de  Otréra  mãe das amazonas Hipólita ,  Menalipe ,  Pentesiléia  e  Antíopa . Com  Cirene  teve  Diomedes . Foi amante até da deusa  Eos . Geralmente retratado com uma  lança , era alto e bonito, porém vaidoso e cruel. Ele se preocupava com guerras e batalhas, entrava rapidamente numa luta, festejava o derramamento de sangue e não se importava com quem perdia ou ganhava. Havia uma excepção em sua obsessão pela guerra: ele era afectado por  Afrodite  e teve um longo caso de amor com ela.  Homero  conta em sua  Odisseia  uma história sobre o deus, Hélios , iluminando o casal que desfrutava de seus encantos e relatando seu local de encontro para  Hefesto , marido de  Afrodite . O grande ferreiro preparou uma rede especial, fina e resistente como o diamante, com a qual prendeu o casal em um abraço apaixonado. Ele ofereceu exibir o casal preso na rede para os deuses do  Olimpo , mas as mulheres foram contra.  Homero   afirma que muitos dos deuses masculinos se ofereceram para trocar de  lugar com  Ares .
Ares Estátua de Ares em Vila Adriana
Hades Hades , filho de  Cronos  e de  Réia , irmão de  Zeus  e  Posídon  era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não pronunciá lo. No fim da luta contra os titãs, vencidos os adversários,  Zeus ,  Posídon  e  Hades partilharam entre si o império do universo.  Zeus  ficou com o céu, a terra ficou sob o domínio e cuidado das deusas.  Posídon  herdou o reino dos mares e  Hades  tornou-se o  deus das profundezas, dos subterrâneos e das riquezas. Como reinava sobre os mortos era ajudado por outras divindades,  Hécate , as  Fúrias , as  Parcas , as  Harpias , a Morte , o  Sono  e as  Górgonas . Além disso, era presidente do Tribunal, julgando as almas que lá chegavam, auxiliado por  Minos ,  Éaco  e  Radamanto .  Hades  também era ajudado por dois deuses que ficavam nos  Campos Elísios :  Tanatos  (Deus da Morte) e  Hypnos  (Deus do Sono). Se as almas fossem condenadas eram atiradas ao  Tártaro , se absolvidas eram encaminhadas aos  Campos Elísios  ou  Ilha dos Bem Aventurados . Ao contrário do  que algumas pessoas pensam,  Hades  não é o deus da morte, mas sim do  pós-morte. Assim,  Hades  não é inimigo da humanidade. Para  Hades , eram consagrados  o  narciso  e o  cipreste . O deus é representado de diversas maneiras: ou de cenho  franzido, cabelos e barbas em desalinho, vestindo túnica e mantos vermelhos,  sentado no trono e tendo ao seu lado o cão  Cérbero , ou como deus da vegetação, com  traços mais suaves, ou levando nas mãos uma cornucópia ou com uma coroa de  ébano na cabeça, chaves na mão e sobre um coche puxado por cavalos negros.
Hades Hades e o seu cão
 

Mais conteúdo relacionado

PPT
PPTX
PPTX
Deuses Gregos
PPTX
Mitologia Grega - Deuses e Seres Mitológicos
PPTX
Deuses e heróis na Grécia
PPTX
A origem da mitologia grega
PPTX
Mitologia grega
PPTX
Mitologia grega
Deuses Gregos
Mitologia Grega - Deuses e Seres Mitológicos
Deuses e heróis na Grécia
A origem da mitologia grega
Mitologia grega
Mitologia grega

Mais procurados (20)

PPTX
Deuses egípcios Rita Rosado
PPTX
Slide: Tales de mileto
PPTX
A mitologia e a filosofia grega
PPTX
1° ano E.M. - Antigo Egito
PDF
Antigo Egito - A religião egípcia
PPTX
Poseidon
PPTX
Mitologia grega
PDF
Slidesmitologiagrega
PPTX
Mesopotâmia - 6º Ano (2018)
PPT
1° ano - Grécia Antiga
PPTX
Mito e filosofia
PDF
Apresentação mitologia grega
PPT
Mitologia.ppt
PPT
O egito antigo
PPTX
Egito Antigo - 6º Ano (2018)
PPT
Egito Antigo
PPT
A influência cultural grega no mundo moderno
PPTX
Mitologia Grega
PPT
Civilizações antigas - Mesopotâmia; Egito; Hebreus; Fenícios e Persas
PDF
RELIGIÃO: EGITO e MESOPOTÂMIA - Prof. Elvis John
Deuses egípcios Rita Rosado
Slide: Tales de mileto
A mitologia e a filosofia grega
1° ano E.M. - Antigo Egito
Antigo Egito - A religião egípcia
Poseidon
Mitologia grega
Slidesmitologiagrega
Mesopotâmia - 6º Ano (2018)
1° ano - Grécia Antiga
Mito e filosofia
Apresentação mitologia grega
Mitologia.ppt
O egito antigo
Egito Antigo - 6º Ano (2018)
Egito Antigo
A influência cultural grega no mundo moderno
Mitologia Grega
Civilizações antigas - Mesopotâmia; Egito; Hebreus; Fenícios e Persas
RELIGIÃO: EGITO e MESOPOTÂMIA - Prof. Elvis John
Anúncio

Destaque (12)

DOCX
Deus éolo
PPT
Mitologia Grega
PPTX
Jogos olímpicos
PPTX
Jogos olímpicos
PPS
Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga
PPT
Jogos Olímpicos
PPTX
Deuses gregos
PPTX
Grecia Antiga - Modalidades da Olimpíada
PPTX
Os Jogos da Grécia Antiga
PPTX
Deuses Gregos
PPT
Jogos Olimpícos
PPT
Mitologia Grega
Deus éolo
Mitologia Grega
Jogos olímpicos
Jogos olímpicos
Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga
Jogos Olímpicos
Deuses gregos
Grecia Antiga - Modalidades da Olimpíada
Os Jogos da Grécia Antiga
Deuses Gregos
Jogos Olimpícos
Mitologia Grega
Anúncio

Semelhante a Deuses Gregos (20)

PPSX
ROMANA GREGA E EGÍPCIA - MITOLOGIA
PDF
Deuses e mitos
DOC
Deuses OlíMpicos[1]Ana Claudia
PPTX
Deuses gregos.DGINFORMATIONS
PPTX
Apresentação 1
PPTX
Eder mitologia grega
PDF
deusesgregos do antigo monte olimpo e civilização gregapdf
PPT
Mitologia Grega =) Tamiris
PPT
Arte grega
PDF
Histórias dos deuses
PPT
Mitologia
PPT
Mitologia
DOC
Dicionário de mitologia grega e romana
PPTX
Hefesto, Apolo e Ares
PPTX
Hefesto, Apolo e Ares
DOC
Deuses Lusitanos Pedro Miguel
DOC
Deuses
DOC
Deuses
PPT
PPT
Mitologia n' "Os Lusíadas"
ROMANA GREGA E EGÍPCIA - MITOLOGIA
Deuses e mitos
Deuses OlíMpicos[1]Ana Claudia
Deuses gregos.DGINFORMATIONS
Apresentação 1
Eder mitologia grega
deusesgregos do antigo monte olimpo e civilização gregapdf
Mitologia Grega =) Tamiris
Arte grega
Histórias dos deuses
Mitologia
Mitologia
Dicionário de mitologia grega e romana
Hefesto, Apolo e Ares
Hefesto, Apolo e Ares
Deuses Lusitanos Pedro Miguel
Deuses
Deuses
Mitologia n' "Os Lusíadas"

Mais de Sílvia Mendonça (20)

PPT
FormaçAo De Portugal Nelson
PPT
FormaçAo De Portugal
PPT
O Islamismo
PPT
A FormaçãO De Portugal
PPT
A FormaçãO De Portugal
PPT
A FormaçãO De Portugal
PPT
O ComéRcio Internacional
PPT
Crise Seculo Xiv
PPT
A FormaçãO De Portugal
PDF
Historia Medieval
PPT
Crescimento Demografico
PPT
A FormaçãO De Portugal Trabalh O Ja Feit O
PDF
Trabalho De Historia Os Deuses Do Egipto 7ºA
PDF
Os Jogos OlíMpicos
PPT
Os Deuses Gregos
PDF
O Cristianismo
PDF
Renovação económica-época medieval
PDF
O VestuáRio Em Roma
PDF
MumificaçãO
PPT
Literatura E HistóRia Em Roma
FormaçAo De Portugal Nelson
FormaçAo De Portugal
O Islamismo
A FormaçãO De Portugal
A FormaçãO De Portugal
A FormaçãO De Portugal
O ComéRcio Internacional
Crise Seculo Xiv
A FormaçãO De Portugal
Historia Medieval
Crescimento Demografico
A FormaçãO De Portugal Trabalh O Ja Feit O
Trabalho De Historia Os Deuses Do Egipto 7ºA
Os Jogos OlíMpicos
Os Deuses Gregos
O Cristianismo
Renovação económica-época medieval
O VestuáRio Em Roma
MumificaçãO
Literatura E HistóRia Em Roma

Último (20)

PPTX
Adaptação Curricular para Alunos com Deficiências - EMEB. ODIR (1).pptx
PPTX
entorseestadodechoque. Aula de primeiros socorros
PDF
Caderno do Futuro 1º Ano CIÊNCIAS Aluno.pdf
PDF
Sociologia Cultural, Aspecto teóricos e conceitos
PPTX
NR 5 Treinamento completo gestão CIPA.pptx
PPTX
História da enfermagem 14.07.2025_040859.pptx
PDF
Reino Monera - Biologiaensinomediofun.pdf
PDF
DECISÃO (2).pdf Derrota histórica do Sintero expõe racha interno e fragilidad...
PPTX
São João Eudes, 1601 – 1680, padre e fondador, Francés.pptx
PPT
Os Grandes Períodos Históricos UESC 2009.1
PPTX
A enfermagem voltada aos adultos portadores de sindrome de down
PDF
Historia-da-Psicologia-Rumos-e-percursos.pdf
PDF
Atividades sobre o livro Letras de Carvão
PDF
diário de palestra DDS Online - Apostila.pdf
PPTX
125511 - Aula 1 - América portuguesa antes da conquista patrimônio e preserva...
PPT
Aula_02_Logica_Externa_dos_Esportes_de_Invasao_2025.ppt
PDF
historia-e-geografia-do-amapa.pdf slides
PDF
Historia da Gastronomia Mundial por Daianna Marques dos Santos
DOCX
PLANEJAMENTO APOIO 3º B 2025 1º MÉDIO ARTE E TEATRO.docx
PPTX
Aula 2 (Citologia).pptxlllllllllllllllllllllllll
Adaptação Curricular para Alunos com Deficiências - EMEB. ODIR (1).pptx
entorseestadodechoque. Aula de primeiros socorros
Caderno do Futuro 1º Ano CIÊNCIAS Aluno.pdf
Sociologia Cultural, Aspecto teóricos e conceitos
NR 5 Treinamento completo gestão CIPA.pptx
História da enfermagem 14.07.2025_040859.pptx
Reino Monera - Biologiaensinomediofun.pdf
DECISÃO (2).pdf Derrota histórica do Sintero expõe racha interno e fragilidad...
São João Eudes, 1601 – 1680, padre e fondador, Francés.pptx
Os Grandes Períodos Históricos UESC 2009.1
A enfermagem voltada aos adultos portadores de sindrome de down
Historia-da-Psicologia-Rumos-e-percursos.pdf
Atividades sobre o livro Letras de Carvão
diário de palestra DDS Online - Apostila.pdf
125511 - Aula 1 - América portuguesa antes da conquista patrimônio e preserva...
Aula_02_Logica_Externa_dos_Esportes_de_Invasao_2025.ppt
historia-e-geografia-do-amapa.pdf slides
Historia da Gastronomia Mundial por Daianna Marques dos Santos
PLANEJAMENTO APOIO 3º B 2025 1º MÉDIO ARTE E TEATRO.docx
Aula 2 (Citologia).pptxlllllllllllllllllllllllll

Deuses Gregos

  • 2. Deuses Gregos Tal como outros povos os gregos eram politeístas , significa que acreditavam em vários deuses. Os deuses eram representados à semelhança do homem, com as suas características físicas, os seus defeitos, as suas paixões, distinguindo-se dos humanos pelos seus poderes sobrenaturais e imortalidade.
  • 3. Zeus É o senhor do Olimpo. Destronou Cronos, o seu pai, para reinar no Olimpo. Representa a ordem e a vitória da humanidade É ele que distribui o bem e o mal pela a humanidade. O seu símbolo é o trovão e a águia. Devorou a sua 1ª esposa, Métis quando estava grávida de Atena , com medo que ela pudesse ser mais forte do que ele. Mas Atena acabou por sair, da cabeça de Zeus, quando Hefesto lhe abriu a cabeça a meio com um machado. Hera foi a sua 2ª esposa, apesar de Zeus ter Criado filhos de muitas mulheres. São seus descendentes: Apolo , Ártemis , Dionisio , Héracles , as Graças , as Musas , Quíron , Perséfone , Hebe , Hermes , Minos , Perseu , Castor e Pólux , entre outros.
  • 5. Hera Hera era a deusa grega equivalente a Juno , no panteão romano . Deusa do casamento, irmã e esposa de Zeus . Retratada como ciumenta e agressiva, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Hércules quando este era apenas um bebé . O único filho de Zeus que ela não odiava, antes gostava, era Hermes e sua mãe Maia , porque ficou surpresa com a sua inteligência. Possuía sete templos na Grécia . Mostrava apenas seus olhos aos mortais e usava uma pena do seu Pássaro para marcar os locais que protegia. Hércules destruiu seus sete templos e, antes de terminar sua vida mortal, aprisionou-a em um jarro de barro que entregou a Zeus. Depois disso, ele foi aceite como deus do Olimpo . Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite sua maior inimiga. Hera - irmã e esposa de Zeus, a mais excelsa das deusas. A Ilídia a representa como orgulhosa, obstinada, ciumenta e raivosa. Odiava sobretudo Héracles , que procurou diversas vezes matar. Na guerra de Tróia por ódio dos troianos, devido ao julgamento de Paris , ajudou os gregos. É representada por um pavão e possui uma coroa de ouro.
  • 7. Atena Deusa da guerra justa, da sabedoria, das artes, da estratégia e ofícios, equivalente, em Roma, a Minerva . Atena era filha de Zeus , tendo nascido da sua cabeça, já completamente desenvolvida. Na Odisseia, de Homero, é a protectora de Ulisses e do seu filho Telémaco . O seu principal centro de culto era a cidade de Atenas , disputada para ser adorada por Atena e Poseidon . Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada para os habitantes da cidade, enquanto que Atena ofereceu uma oliveira. Os atenienses optaram pela deusa e assim a cidade passou a se chamar Atenas . O Partenon , situado na acrópole da cidade é o maior templo dedicado à deusa e até hoje atrai visitantes de todo o mundo. O mito do nascimento de Atena é de particular importância para entendermos a mentalidade dos gregos. Zeus comera Métis , quando estava grávida. Atenas nasceu, então, da cabeça de Zeus quando este foi atingido na cabeça durante uma batalha. Nesse momento a deusa Atena saiu de dentro do ferimento da cabeça do pai, completamente desenvolvida e armada, pronta para defender seu pai. Os seus símbolos são um escudo de guerra, uma coruja e uma oliveira.
  • 8. Atena Cabeça de Atena em Atenas
  • 9. Eros Filho de Ares e Afrodite , em algumas versões considerado filho de Caos , sua versão romana é a de Cupido , é o deus do amor. Posteriormente foi considerado como um deus olímpico , filho de Afrodite e de Zeus , Hermes ou Ares , conforme as versões. Tendo, certa vez, Afrodite desabafado com Métis , queixando-se que seu filho continuava sempre criança, a deusa da prudência lhe explicou que era porque Eros era muito solitário. Haveria de crescer se tivesse um irmão. Antero nasceu pouco depois e, Eros começou a crescer e tornar-se robusto. Eros casou-se com Psique , com a condição de que ela nunca pudesse ver o seu rosto, pois isso significaria perde-lo. Mas Psique , induzida por suas invejosas irmãs, observa o rosto de Eros à noite sob a luz de uma vela. Encantada com tamanha beleza do deus, se distrai e deixa cair uma gota de cera sobre o peito de seu marido, que acordara . Irritado com a traição de Psique , Eros a abandona. Esta, fica perturbada, passa a vagar pelo mundo até se entregar à morte. Eros , que também sofria pela separação, implora para que Zeus tenha compaixão deles. Zeus o atende e Eros resgata sua esposa e passam a viver no Olimpo . Com Psique teve trigémeos: Eros II , Volúptas e Volúptia .
  • 11. Éolo Éolo era o deus dos ventos na mitologia grega , sendo o senhor dos outros deuses do vento ( Bóreas , Nótus , Eurus e Zéfiro ). Era Filho de Poseidon , e vivia na ilha flutuante de Eólia com seus seis filhos e suas seis filhas. Outro Éolo da mitologia grega foi o rei de Tessália . Era o filho de Heleno , antepassado dos helenos, os antigos habitantes da Grécia. Éolo e Enarte tiveram vários filhos: Creteu , Sísifo , Deioneu , Salmoneu , Atamante , Perieres , Cercafas e talvez, Magnes , e filhas, Calice , Peisidice , Perimele e Alcione . Uma das filhas de Éolo é a mão do deus do vento Éolo .
  • 13. Posídon Na mitologia grega , Posídon assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Neptuno . Também era conhecido como o deus dos terramotos e dos cavalos . Os símbolos associados a Posídon com mais frequência eram o tridente e o golfinho . Como terceiro filho de Cronos e Réia era um dos principais deuses do Olimpo e, de acordo com certas tradições, é o irmão mais velho de Zeus . Primordialmente Zeus terá obrigado o seu pai Cronos a regurgitar e estabelecer a vida aos filhos que este sistematicamente engolia, e entre os salvos está Posídon , explicando assim Zeus como o irmão mais novo. Em uma famosa disputa entre Posídon e Atena para decidir qual dos dois seria o padroeiro de Atenas , ele atirou uma lança ao chão para criar a Fonte de Acrópole . Entretanto, Atena conseguiu superá-lo criando a oliveira . Casou ainda com Anfitrite , de quem nasceu o seu filho Tritão , o deus dos abismos oceânicos
  • 15. Héstia É a deusa grega dos laços familiares, e é simbolizada pelo fogo da lareira. Filha de Cronos e Reia para os gregos, era uma das doze divindades olímpicas. Cortejada por Posídon e Apolo , jurou virgindade perante Zeus , e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais. Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protectora das cidades das famílias e das colónias. Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos. Esse fogo deveria ser conseguido direito do sol. Sempre fixa e imutável, Héstia simbolizava a perenidade da civilização. Cada peregrino que chegava a uma cidade, primeiro fazia um sacrifício à Héstia . Seu culto era muito simples: na família, era presidido pelo pai ou pela mãe; nas cidades, pelas maiores autoridades políticas. Era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. Havia imagens suas nas principais cidades, mas sua figura severa e simples não ofereceu muito material para os artistas.
  • 16. Héstia Héstia sentada com a fogueira na mão
  • 17. Apólo Na mitologia grega , Apolo era um deus filho de Zeus e Leto, e irmão gémeo da Deusa Ártemis , da caça. Em época mais tardia foi identificado com Hélios , deus do sol, pois era antes o deus da luz, e por arrastamento, a sua irmã foi identificada com Selene , deusa da lua. Mais tarde ainda, foi conhecido primordialmente como uma divindade solar . Mas o seu culto estendia-se muito para além do culto solar. Apolo é também o deus da cura e das doenças, pai de Asclépio , ou Esculápio , venerado junto com este em grandes templos-hospitais, onde se curavam várias doenças, sobretudo através do sono. É ainda o deus da profecia. Como deus da música Apolo era representado tocando a sua lira. Zeus , seu pai, presenteou-o com arco e flechas de ouro , além de uma lira do mesmo material. Todos eram obra de Hefesto , o Deus do fogo e das forjas . – Algumas versões dizem que Apolo ganhou a lira como um presente de Hermes . Ainda assumindo este lado mais negro, Apolo é o deus das pragas de ratos e dos lobos, que atormentavam muitas vezes os gregos. Finalmente, Apolo é o deus dos jovens rapazes, ajudando na transição para a idade adulta. Assim, ele é sempre representado como um jovem, frequentemente nu, para simbolizar a pureza e a perfeição, já que ele é também o deus destes dois atributos. A árvore mais sagrada para Apólo é o loureiro.
  • 18. Apólo Apólo (museu do Louvre)
  • 19. Artémis Na Grécia , Ártemis era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Durante os períodos Arcaico e Clássico, era considerada filha de Zeus e de Leto , irmã gémea de Apólo ; mais tarde, associou-se também à luz da lua e à magia. Deusa da caça e da serena luz , Ártemis é a mais pura e casta das deusas e, como tal, foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas. Zeus , seu pai, presenteou-a com arco e flechas de prata , além de uma lira do mesmo material. Zeus também deu-lhe uma corte de Ninfas , e fê-la rainha dos bosques. Como a luz prateada da lua, percorre todos os recantos dos prados, montes e vales, sendo representada como uma infatigável caçadora. É representada, como caçadora que é, vestida de túnica, calçada de coturno, trazendo aljava sobre a espádua , um arco na mão e um cão ao seu lado. Outras vezes vemo-la acompanhada das suas ninfas, tendo a fronte ornada de um crescente. Representam-na ainda: ora no banho, ora em atitude de repouso, recostada a um veado, acompanhada de dois cães; ora em um carro tirado por corças , trazendo sempre o seu arco e aljava cheia de flechas.
  • 20. Artémis Artémis num museu em Roma
  • 21. Deméter Uma das doze divindades do Olimpo , é filha de Cronos e Réia é deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações. Quando Hades raptou Perséfone e a levou para seu reino subterrâneo, Deméter ficou desesperada, saiu como louca Terra afora sem comer e nem descansar. Decidiu não voltar para o Olimpo enquanto sua filha não lhe fosse devolvida, e culpando a terra por ter aberto a passagem para Hades levar sua amada filha. Durante o tempo em que Deméter ficou fora do Olimpo a terra tornou-se estéril, o gado morreu, o arado quebrou, os grãos não germinaram. Sem comida a população sofria de fome e doenças. Com a situação católica em que estava a terra estéril, Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone . Ele concordou. Deméter pode ser representada: Sentada, com tochas ou uma serpente. Seus atributos são a espiga e o narciso , seu pássaro é a grou . Tendo em uma das mãos uma foice e na outra um punhado de espigas e papoilas , trazendo na cabeça, uma coroa com esses mesmos elementos. Cheia de tetas no peito, todas cheias de leite.
  • 23. Hermes Era um dos 12 deuses do Olimpo . Filho de Zeus e de Maia , nasceu na Arcádia , revelando logo extraordinária inteligência. Conseguiu livrar-se das fraldas e foi à Tessália , onde roubou parte do rebanho guardado por seu irmão Apolo , escondendo o gado em uma caverna. A seguir voltou para o berço, como se nada tivesse acontecido. Quando Apolo descobriu o roubo, conduziu Hermes diante de Zeus , que o obrigou a devolver os animais. Apolo, no entanto, encantou-se com o som da lira que Hermes inventara e ofereceu em troca o gado e o caduceu . Mais tarde, Hermes inventou a seringue ( flauta de Pã ), em troca de que Apolo lhe concedeu o dom da adivinhação . Foi famoso também por ser o único filho que Zeus tivera que não era filho de Hera , que ela gostou, pois ficou impressionada pela sua inteligência. Divindade muito antiga, Hermes era invocado, a princípio, como deus dos pastores e protector dos rebanhos, dos cavalos e animais selvagens; mais tarde tornou-se deus dos viajantes, e em sua homenagem foram erguidas estátuas à beira das estradas. Posteriormente, Hermes tornou-se deus do comércio e até dos ladrões; para proteger compradores e vendedores, inventou a balança . Também considerado deus da eloquência e patrono dos desportistas, é representado como um jovem de belo rosto; normalmente nu, vestido com túnica curta. Na cabeça tem um capacete com asas, calça sandálias aladas e traz na mão seu principal símbolo, o caduceu .
  • 25. Dionísio Era o deus grego das festas, do vinho, do lazer e do prazer. Filho de Zeus e da princesa Semele , foi o único deus filho de uma mortal. Ocorreu que Hera , ciumenta de mais uma traição de Zeus , Instigou Semele a pedir ao seu amante (caso ele fosse o verdadeiro Zeus ) que viesse ter com ela vestido em todo seu esplendor, tal como anda no Olimpo . Semele então pediu que Zeus atendesse a um pedido seu, sem saber qual seria. Ele concordou e imediatamente se arrependeu. De fato, o corpo mortal de Semele não foi capaz de suportar todo aquele esplendor, e ela virou cinzas. Assim, Dionísio , passou parte de sua gestação na coxa de seu pai. Quando completou o tempo da gestação, Zeus o entregou em segredo a Ino (sua tia) que passou a cuidar da criança. Ele atravessa a Ásia ensinando a cultura da uva. Ele foi o primeiro a plantar e cultivar as parreiras, assim o povo passou a cultuá-lo como deus do vinho. É geralmente representado sob a forma de um jovem imberbe, risonho e festivo, de longa cabeleira loira e flutuante, tendo, em uma das mãos, um cacho de uvas ou uma taça, e, na outra, um tirso (um dardo) enfeitado de folhagens e fitas. Tem o corpo coberto com um manto de pele de leão ou de leopardo, traz na cabeça uma coroa de pântanos, e dirige um carro tirado por leões. Também pode ser representado sentado sobre um tonel, com uma taça na mão, a transbordar de vinho generoso, onde ele absorve a embriaguez que o torna cambaleante. Eram-lhe consagrados: a pega, o bode a lebre. É considerado também o deus protector do teatro .
  • 27. Afrodite Afrodite era a deusa grega do amor, do sexo, da regeneração, da fecundidade, do casamento e da beleza corporal. Após destronar Cronos , Zeus ficou ressentido pois tão grande era o poder sedutor de Afrodite que ele e os demais deuses estavam gritando o tempo todo pelos encantos dela, enquanto esta os desprezava a todos. Como vingança e punição, Zeus fê-la casar-se com Hefesto . Alguns de seus filhos são Hermafrodito , Eros , Anteros , Fobos , Deimos e Harmonia , Himeneu , Príapo e Enéias Seus símbolos incluem a murta, o golfinho, o pombo, o cisne, a romã e a limeira.
  • 29. Ares Ares era o deus grego da guerra . Filho de Zeus e de Hera , simbolizava a agressividade inerente ao espírito guerreiro. Era amante de Afrodite . Afrodite não foi sua única amante, foi amante de Otréra mãe das amazonas Hipólita , Menalipe , Pentesiléia e Antíopa . Com Cirene teve Diomedes . Foi amante até da deusa Eos . Geralmente retratado com uma lança , era alto e bonito, porém vaidoso e cruel. Ele se preocupava com guerras e batalhas, entrava rapidamente numa luta, festejava o derramamento de sangue e não se importava com quem perdia ou ganhava. Havia uma excepção em sua obsessão pela guerra: ele era afectado por Afrodite e teve um longo caso de amor com ela. Homero conta em sua Odisseia uma história sobre o deus, Hélios , iluminando o casal que desfrutava de seus encantos e relatando seu local de encontro para Hefesto , marido de Afrodite . O grande ferreiro preparou uma rede especial, fina e resistente como o diamante, com a qual prendeu o casal em um abraço apaixonado. Ele ofereceu exibir o casal preso na rede para os deuses do Olimpo , mas as mulheres foram contra. Homero afirma que muitos dos deuses masculinos se ofereceram para trocar de lugar com Ares .
  • 30. Ares Estátua de Ares em Vila Adriana
  • 31. Hades Hades , filho de Cronos e de Réia , irmão de Zeus e Posídon era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não pronunciá lo. No fim da luta contra os titãs, vencidos os adversários, Zeus , Posídon e Hades partilharam entre si o império do universo. Zeus ficou com o céu, a terra ficou sob o domínio e cuidado das deusas. Posídon herdou o reino dos mares e Hades tornou-se o deus das profundezas, dos subterrâneos e das riquezas. Como reinava sobre os mortos era ajudado por outras divindades, Hécate , as Fúrias , as Parcas , as Harpias , a Morte , o Sono e as Górgonas . Além disso, era presidente do Tribunal, julgando as almas que lá chegavam, auxiliado por Minos , Éaco e Radamanto . Hades também era ajudado por dois deuses que ficavam nos Campos Elísios : Tanatos (Deus da Morte) e Hypnos (Deus do Sono). Se as almas fossem condenadas eram atiradas ao Tártaro , se absolvidas eram encaminhadas aos Campos Elísios ou Ilha dos Bem Aventurados . Ao contrário do que algumas pessoas pensam, Hades não é o deus da morte, mas sim do pós-morte. Assim, Hades não é inimigo da humanidade. Para Hades , eram consagrados o narciso e o cipreste . O deus é representado de diversas maneiras: ou de cenho franzido, cabelos e barbas em desalinho, vestindo túnica e mantos vermelhos, sentado no trono e tendo ao seu lado o cão Cérbero , ou como deus da vegetação, com traços mais suaves, ou levando nas mãos uma cornucópia ou com uma coroa de ébano na cabeça, chaves na mão e sobre um coche puxado por cavalos negros.
  • 32. Hades Hades e o seu cão
  • 33.