Zeus é o rei dos deuses gregos. Hera é sua esposa ciumenta. Atena é deusa da sabedoria e da guerra, nascida da cabeça de Zeus. Eros é o deus do amor e filho de Afrodite.
2. Deuses Gregos Tal como outros povos os gregos eram politeístas , significa que acreditavam em vários deuses. Os deuses eram representados à semelhança do homem, com as suas características físicas, os seus defeitos, as suas paixões, distinguindo-se dos humanos pelos seus poderes sobrenaturais e imortalidade.
3. Zeus É o senhor do Olimpo. Destronou Cronos, o seu pai, para reinar no Olimpo. Representa a ordem e a vitória da humanidade É ele que distribui o bem e o mal pela a humanidade. O seu símbolo é o trovão e a águia. Devorou a sua 1ª esposa, Métis quando estava grávida de Atena , com medo que ela pudesse ser mais forte do que ele. Mas Atena acabou por sair, da cabeça de Zeus, quando Hefesto lhe abriu a cabeça a meio com um machado. Hera foi a sua 2ª esposa, apesar de Zeus ter Criado filhos de muitas mulheres. São seus descendentes: Apolo , Ártemis , Dionisio , Héracles , as Graças , as Musas , Quíron , Perséfone , Hebe , Hermes , Minos , Perseu , Castor e Pólux , entre outros.
5. Hera Hera era a deusa grega equivalente a Juno , no panteão romano . Deusa do casamento, irmã e esposa de Zeus . Retratada como ciumenta e agressiva, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Hércules quando este era apenas um bebé . O único filho de Zeus que ela não odiava, antes gostava, era Hermes e sua mãe Maia , porque ficou surpresa com a sua inteligência. Possuía sete templos na Grécia . Mostrava apenas seus olhos aos mortais e usava uma pena do seu Pássaro para marcar os locais que protegia. Hércules destruiu seus sete templos e, antes de terminar sua vida mortal, aprisionou-a em um jarro de barro que entregou a Zeus. Depois disso, ele foi aceite como deus do Olimpo . Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite sua maior inimiga. Hera - irmã e esposa de Zeus, a mais excelsa das deusas. A Ilídia a representa como orgulhosa, obstinada, ciumenta e raivosa. Odiava sobretudo Héracles , que procurou diversas vezes matar. Na guerra de Tróia por ódio dos troianos, devido ao julgamento de Paris , ajudou os gregos. É representada por um pavão e possui uma coroa de ouro.
7. Atena Deusa da guerra justa, da sabedoria, das artes, da estratégia e ofícios, equivalente, em Roma, a Minerva . Atena era filha de Zeus , tendo nascido da sua cabeça, já completamente desenvolvida. Na Odisseia, de Homero, é a protectora de Ulisses e do seu filho Telémaco . O seu principal centro de culto era a cidade de Atenas , disputada para ser adorada por Atena e Poseidon . Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada para os habitantes da cidade, enquanto que Atena ofereceu uma oliveira. Os atenienses optaram pela deusa e assim a cidade passou a se chamar Atenas . O Partenon , situado na acrópole da cidade é o maior templo dedicado à deusa e até hoje atrai visitantes de todo o mundo. O mito do nascimento de Atena é de particular importância para entendermos a mentalidade dos gregos. Zeus comera Métis , quando estava grávida. Atenas nasceu, então, da cabeça de Zeus quando este foi atingido na cabeça durante uma batalha. Nesse momento a deusa Atena saiu de dentro do ferimento da cabeça do pai, completamente desenvolvida e armada, pronta para defender seu pai. Os seus símbolos são um escudo de guerra, uma coruja e uma oliveira.
9. Eros Filho de Ares e Afrodite , em algumas versões considerado filho de Caos , sua versão romana é a de Cupido , é o deus do amor. Posteriormente foi considerado como um deus olímpico , filho de Afrodite e de Zeus , Hermes ou Ares , conforme as versões. Tendo, certa vez, Afrodite desabafado com Métis , queixando-se que seu filho continuava sempre criança, a deusa da prudência lhe explicou que era porque Eros era muito solitário. Haveria de crescer se tivesse um irmão. Antero nasceu pouco depois e, Eros começou a crescer e tornar-se robusto. Eros casou-se com Psique , com a condição de que ela nunca pudesse ver o seu rosto, pois isso significaria perde-lo. Mas Psique , induzida por suas invejosas irmãs, observa o rosto de Eros à noite sob a luz de uma vela. Encantada com tamanha beleza do deus, se distrai e deixa cair uma gota de cera sobre o peito de seu marido, que acordara . Irritado com a traição de Psique , Eros a abandona. Esta, fica perturbada, passa a vagar pelo mundo até se entregar à morte. Eros , que também sofria pela separação, implora para que Zeus tenha compaixão deles. Zeus o atende e Eros resgata sua esposa e passam a viver no Olimpo . Com Psique teve trigémeos: Eros II , Volúptas e Volúptia .
11. Éolo Éolo era o deus dos ventos na mitologia grega , sendo o senhor dos outros deuses do vento ( Bóreas , Nótus , Eurus e Zéfiro ). Era Filho de Poseidon , e vivia na ilha flutuante de Eólia com seus seis filhos e suas seis filhas. Outro Éolo da mitologia grega foi o rei de Tessália . Era o filho de Heleno , antepassado dos helenos, os antigos habitantes da Grécia. Éolo e Enarte tiveram vários filhos: Creteu , Sísifo , Deioneu , Salmoneu , Atamante , Perieres , Cercafas e talvez, Magnes , e filhas, Calice , Peisidice , Perimele e Alcione . Uma das filhas de Éolo é a mão do deus do vento Éolo .
13. Posídon Na mitologia grega , Posídon assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Neptuno . Também era conhecido como o deus dos terramotos e dos cavalos . Os símbolos associados a Posídon com mais frequência eram o tridente e o golfinho . Como terceiro filho de Cronos e Réia era um dos principais deuses do Olimpo e, de acordo com certas tradições, é o irmão mais velho de Zeus . Primordialmente Zeus terá obrigado o seu pai Cronos a regurgitar e estabelecer a vida aos filhos que este sistematicamente engolia, e entre os salvos está Posídon , explicando assim Zeus como o irmão mais novo. Em uma famosa disputa entre Posídon e Atena para decidir qual dos dois seria o padroeiro de Atenas , ele atirou uma lança ao chão para criar a Fonte de Acrópole . Entretanto, Atena conseguiu superá-lo criando a oliveira . Casou ainda com Anfitrite , de quem nasceu o seu filho Tritão , o deus dos abismos oceânicos
15. Héstia É a deusa grega dos laços familiares, e é simbolizada pelo fogo da lareira. Filha de Cronos e Reia para os gregos, era uma das doze divindades olímpicas. Cortejada por Posídon e Apolo , jurou virgindade perante Zeus , e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais. Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protectora das cidades das famílias e das colónias. Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos. Esse fogo deveria ser conseguido direito do sol. Sempre fixa e imutável, Héstia simbolizava a perenidade da civilização. Cada peregrino que chegava a uma cidade, primeiro fazia um sacrifício à Héstia . Seu culto era muito simples: na família, era presidido pelo pai ou pela mãe; nas cidades, pelas maiores autoridades políticas. Era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. Havia imagens suas nas principais cidades, mas sua figura severa e simples não ofereceu muito material para os artistas.
17. Apólo Na mitologia grega , Apolo era um deus filho de Zeus e Leto, e irmão gémeo da Deusa Ártemis , da caça. Em época mais tardia foi identificado com Hélios , deus do sol, pois era antes o deus da luz, e por arrastamento, a sua irmã foi identificada com Selene , deusa da lua. Mais tarde ainda, foi conhecido primordialmente como uma divindade solar . Mas o seu culto estendia-se muito para além do culto solar. Apolo é também o deus da cura e das doenças, pai de Asclépio , ou Esculápio , venerado junto com este em grandes templos-hospitais, onde se curavam várias doenças, sobretudo através do sono. É ainda o deus da profecia. Como deus da música Apolo era representado tocando a sua lira. Zeus , seu pai, presenteou-o com arco e flechas de ouro , além de uma lira do mesmo material. Todos eram obra de Hefesto , o Deus do fogo e das forjas . – Algumas versões dizem que Apolo ganhou a lira como um presente de Hermes . Ainda assumindo este lado mais negro, Apolo é o deus das pragas de ratos e dos lobos, que atormentavam muitas vezes os gregos. Finalmente, Apolo é o deus dos jovens rapazes, ajudando na transição para a idade adulta. Assim, ele é sempre representado como um jovem, frequentemente nu, para simbolizar a pureza e a perfeição, já que ele é também o deus destes dois atributos. A árvore mais sagrada para Apólo é o loureiro.
19. Artémis Na Grécia , Ártemis era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Durante os períodos Arcaico e Clássico, era considerada filha de Zeus e de Leto , irmã gémea de Apólo ; mais tarde, associou-se também à luz da lua e à magia. Deusa da caça e da serena luz , Ártemis é a mais pura e casta das deusas e, como tal, foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas. Zeus , seu pai, presenteou-a com arco e flechas de prata , além de uma lira do mesmo material. Zeus também deu-lhe uma corte de Ninfas , e fê-la rainha dos bosques. Como a luz prateada da lua, percorre todos os recantos dos prados, montes e vales, sendo representada como uma infatigável caçadora. É representada, como caçadora que é, vestida de túnica, calçada de coturno, trazendo aljava sobre a espádua , um arco na mão e um cão ao seu lado. Outras vezes vemo-la acompanhada das suas ninfas, tendo a fronte ornada de um crescente. Representam-na ainda: ora no banho, ora em atitude de repouso, recostada a um veado, acompanhada de dois cães; ora em um carro tirado por corças , trazendo sempre o seu arco e aljava cheia de flechas.
21. Deméter Uma das doze divindades do Olimpo , é filha de Cronos e Réia é deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações. Quando Hades raptou Perséfone e a levou para seu reino subterrâneo, Deméter ficou desesperada, saiu como louca Terra afora sem comer e nem descansar. Decidiu não voltar para o Olimpo enquanto sua filha não lhe fosse devolvida, e culpando a terra por ter aberto a passagem para Hades levar sua amada filha. Durante o tempo em que Deméter ficou fora do Olimpo a terra tornou-se estéril, o gado morreu, o arado quebrou, os grãos não germinaram. Sem comida a população sofria de fome e doenças. Com a situação católica em que estava a terra estéril, Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone . Ele concordou. Deméter pode ser representada: Sentada, com tochas ou uma serpente. Seus atributos são a espiga e o narciso , seu pássaro é a grou . Tendo em uma das mãos uma foice e na outra um punhado de espigas e papoilas , trazendo na cabeça, uma coroa com esses mesmos elementos. Cheia de tetas no peito, todas cheias de leite.
23. Hermes Era um dos 12 deuses do Olimpo . Filho de Zeus e de Maia , nasceu na Arcádia , revelando logo extraordinária inteligência. Conseguiu livrar-se das fraldas e foi à Tessália , onde roubou parte do rebanho guardado por seu irmão Apolo , escondendo o gado em uma caverna. A seguir voltou para o berço, como se nada tivesse acontecido. Quando Apolo descobriu o roubo, conduziu Hermes diante de Zeus , que o obrigou a devolver os animais. Apolo, no entanto, encantou-se com o som da lira que Hermes inventara e ofereceu em troca o gado e o caduceu . Mais tarde, Hermes inventou a seringue ( flauta de Pã ), em troca de que Apolo lhe concedeu o dom da adivinhação . Foi famoso também por ser o único filho que Zeus tivera que não era filho de Hera , que ela gostou, pois ficou impressionada pela sua inteligência. Divindade muito antiga, Hermes era invocado, a princípio, como deus dos pastores e protector dos rebanhos, dos cavalos e animais selvagens; mais tarde tornou-se deus dos viajantes, e em sua homenagem foram erguidas estátuas à beira das estradas. Posteriormente, Hermes tornou-se deus do comércio e até dos ladrões; para proteger compradores e vendedores, inventou a balança . Também considerado deus da eloquência e patrono dos desportistas, é representado como um jovem de belo rosto; normalmente nu, vestido com túnica curta. Na cabeça tem um capacete com asas, calça sandálias aladas e traz na mão seu principal símbolo, o caduceu .
25. Dionísio Era o deus grego das festas, do vinho, do lazer e do prazer. Filho de Zeus e da princesa Semele , foi o único deus filho de uma mortal. Ocorreu que Hera , ciumenta de mais uma traição de Zeus , Instigou Semele a pedir ao seu amante (caso ele fosse o verdadeiro Zeus ) que viesse ter com ela vestido em todo seu esplendor, tal como anda no Olimpo . Semele então pediu que Zeus atendesse a um pedido seu, sem saber qual seria. Ele concordou e imediatamente se arrependeu. De fato, o corpo mortal de Semele não foi capaz de suportar todo aquele esplendor, e ela virou cinzas. Assim, Dionísio , passou parte de sua gestação na coxa de seu pai. Quando completou o tempo da gestação, Zeus o entregou em segredo a Ino (sua tia) que passou a cuidar da criança. Ele atravessa a Ásia ensinando a cultura da uva. Ele foi o primeiro a plantar e cultivar as parreiras, assim o povo passou a cultuá-lo como deus do vinho. É geralmente representado sob a forma de um jovem imberbe, risonho e festivo, de longa cabeleira loira e flutuante, tendo, em uma das mãos, um cacho de uvas ou uma taça, e, na outra, um tirso (um dardo) enfeitado de folhagens e fitas. Tem o corpo coberto com um manto de pele de leão ou de leopardo, traz na cabeça uma coroa de pântanos, e dirige um carro tirado por leões. Também pode ser representado sentado sobre um tonel, com uma taça na mão, a transbordar de vinho generoso, onde ele absorve a embriaguez que o torna cambaleante. Eram-lhe consagrados: a pega, o bode a lebre. É considerado também o deus protector do teatro .
27. Afrodite Afrodite era a deusa grega do amor, do sexo, da regeneração, da fecundidade, do casamento e da beleza corporal. Após destronar Cronos , Zeus ficou ressentido pois tão grande era o poder sedutor de Afrodite que ele e os demais deuses estavam gritando o tempo todo pelos encantos dela, enquanto esta os desprezava a todos. Como vingança e punição, Zeus fê-la casar-se com Hefesto . Alguns de seus filhos são Hermafrodito , Eros , Anteros , Fobos , Deimos e Harmonia , Himeneu , Príapo e Enéias Seus símbolos incluem a murta, o golfinho, o pombo, o cisne, a romã e a limeira.
29. Ares Ares era o deus grego da guerra . Filho de Zeus e de Hera , simbolizava a agressividade inerente ao espírito guerreiro. Era amante de Afrodite . Afrodite não foi sua única amante, foi amante de Otréra mãe das amazonas Hipólita , Menalipe , Pentesiléia e Antíopa . Com Cirene teve Diomedes . Foi amante até da deusa Eos . Geralmente retratado com uma lança , era alto e bonito, porém vaidoso e cruel. Ele se preocupava com guerras e batalhas, entrava rapidamente numa luta, festejava o derramamento de sangue e não se importava com quem perdia ou ganhava. Havia uma excepção em sua obsessão pela guerra: ele era afectado por Afrodite e teve um longo caso de amor com ela. Homero conta em sua Odisseia uma história sobre o deus, Hélios , iluminando o casal que desfrutava de seus encantos e relatando seu local de encontro para Hefesto , marido de Afrodite . O grande ferreiro preparou uma rede especial, fina e resistente como o diamante, com a qual prendeu o casal em um abraço apaixonado. Ele ofereceu exibir o casal preso na rede para os deuses do Olimpo , mas as mulheres foram contra. Homero afirma que muitos dos deuses masculinos se ofereceram para trocar de lugar com Ares .
31. Hades Hades , filho de Cronos e de Réia , irmão de Zeus e Posídon era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não pronunciá lo. No fim da luta contra os titãs, vencidos os adversários, Zeus , Posídon e Hades partilharam entre si o império do universo. Zeus ficou com o céu, a terra ficou sob o domínio e cuidado das deusas. Posídon herdou o reino dos mares e Hades tornou-se o deus das profundezas, dos subterrâneos e das riquezas. Como reinava sobre os mortos era ajudado por outras divindades, Hécate , as Fúrias , as Parcas , as Harpias , a Morte , o Sono e as Górgonas . Além disso, era presidente do Tribunal, julgando as almas que lá chegavam, auxiliado por Minos , Éaco e Radamanto . Hades também era ajudado por dois deuses que ficavam nos Campos Elísios : Tanatos (Deus da Morte) e Hypnos (Deus do Sono). Se as almas fossem condenadas eram atiradas ao Tártaro , se absolvidas eram encaminhadas aos Campos Elísios ou Ilha dos Bem Aventurados . Ao contrário do que algumas pessoas pensam, Hades não é o deus da morte, mas sim do pós-morte. Assim, Hades não é inimigo da humanidade. Para Hades , eram consagrados o narciso e o cipreste . O deus é representado de diversas maneiras: ou de cenho franzido, cabelos e barbas em desalinho, vestindo túnica e mantos vermelhos, sentado no trono e tendo ao seu lado o cão Cérbero , ou como deus da vegetação, com traços mais suaves, ou levando nas mãos uma cornucópia ou com uma coroa de ébano na cabeça, chaves na mão e sobre um coche puxado por cavalos negros.