O documento discute a utilização de poemas haicais em livros infantis e como o celular pode ser usado como ferramenta pedagógica na sala de aula para estimular a leitura, a produção de textos e ensinar diferentes áreas do conhecimento.
1. CAPACITAÇÃO MÍDIAS INTEGRADAS AO CURRÍCULO Superintendência Regional de Ensino de Uberaba Núcleo de Tecnologia educacional NTE MG 16 Técnicas Pedagógicas: Maria Isaltina Santana [email_address] Marta Correia Pereira [email_address] 2011
3. (em japonês : 俳句 , Haiku ou Haicai ? ) é uma forma poética de origem japonesa , que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas). cite_ref-0cite_ref-0[1] Em português é escrito haicai.
4. Haikai, designa poemas “curtos” e interativos, pois sua simbologia utiliza elementos sutis da natureza, ou seja, qualquer parte da natureza pode tornar-se símbolo e fazer parte da composição de um haikai.
5. Uma das características do haikai é que o mesmo seja escrito em três linhas. Os aparelhos têm um recurso de recebimento de textos Short Message Service - SMS), que permitem mostrar tela textos muito curtos, que contenham até 140 caracteres.
7. LIVRO INFANTIL FEITO DE HAI KAIS No oco do toco: haicais para crianças Edméa Campbells
8. No oco do toco é um conjunto de haicais para crianças que brincam com as palavras e as coisas. Os haicais são formas poéticas provenientes do Japão, constituídas de três versos. Em ‘Que pé?’, os versos breves trazem um jogo lúdico com a palavra ‘pé’, em seus diferentes significados. Já em ‘Pinto, Pato, Gato…’, animais e curiosidades do universo infantil surpreendem o leitor pela graça e sonoridade dos versos. Esta divertida obra é um convite oportuno à leitura e ao deleite de crianças e adultos”.
9. Ora, vê se pode! Um pé d’água De galocha e de bigode.
11. O pé de página riu Quando um ponto final Deu um piu.
12. A girafa lelé da cuca, Como é biruta, Usa boné com peruca.
13.
14. O Celular como suporte pedagógico na sala de aula ENSINO DIVERSÃO APRENDIZAGEM
15. Como Utilizar o telefone celular para estimular a leitura e a produção de textos?
16. Quais as áreas de conhecimento o aparelho celular pode ser utilizado como recurso pedagógico?
17. Referências Bibliogŕaficas: http://www.google.com.br OLIVEIRA, Carlos A. R. de. CelulArte: possibilidade literária em rede. txt: leituras transdisciplinares de telas e textos. Belo Horizonte, ano 4, n.8, jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/depoimento_carlos.html Acesso em: 07 de nov. de 2010.