SlideShare uma empresa Scribd logo
Lectio Divina Catequese
Lectio Divina (Leitura Orante) Prática de oração mais antiga da Igreja, pois tem sua raiz antes de Jesus, como método judaico. A leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça o diálogo entre Deus e  o homem.  (DV, 25) A  lectio divina  é escuta da Palavra de Deus, acompanhada pelas grandes vozes da tradição dos padres e dos Santos, e depois oração orientada e sustentada por esta Palavra.  (Bento XVI. A vida monástica ensina a buscar Deus e a nada antepor ao seu amor . L´Osservatore Romano . 29/11/2008, p. 05.)
“ A arte de estudar o coração de Deus ” ( S. Gregório Magno) “ Exercício ordenado e metódico de escuta pessoal da Palavra de Deus ” (Card. Martini) Exercício  –  algo que exige esforço e empenho Escuta  –  supõe atenção, disponibilidade para receber a palavra. Exercício de escuta para receber o dom da Palavra .
Pessoal  –  não se trata da “celebração litúrgica”, é um esforço pessoal, sob o auxílio da graça de Deus . Esse esforço pode ser preparação, prolongamento da escuta e proclamação litúrgica. Palavra de Deus  –  não se trata de palavras sobre Deus, nem a cerca de Deus. “O cristão perfeito é aquele que sabe ler a Sagrada Escritura, um vez que entender sua leitura compromete a vida toda”. (S. Gregório Magno) Lectio  –  é  uma  leitura não como tantas outras, mas da Palavra de Deus
DIVINA – porque “é feita com Deus a dois, em estreita colaboração com Ele”( Magrassi ) O  método  – a leitura do texto bíblico, acompanhado da meditação, da atualização pessoal, da oração. Objetivos  – “Com ela não nos aproximamos da Escritura por desejo de erudição, ou por uma exegese técnica..., mas com uma finalidade existencial ou vital, ou seja, para alimentar a fé, para favorecer o aprofundamento da adesão pessoal a Deus, e a seu Filho. Portanto a atitude interior não é caracterizada pelo interesse científico, pela curiosidade, mas pela sede do coração”. (Panimole, 9)
Diretório Nacional de Catequese A Palavra de Deus, fonte da catequese. “ ... Uma das formas mais valiosa de trato com a Bíblia é a  lectio divina,  que entre nós é conhecida como  leitura orante,  individual ou comunitária(...) As pessoas encontram orientação para a vida, serenidade e força para dizerem sim ao chamado de Deus (...) discernem melhor o sentido de sua vida. No encontro com Deus encontram consigo mesmas...”  (n. 111)
Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, documento 71 página 20,  número 22  . Proposta:   Conhecer e praticar o  método da  Leitura Orante   da bíblia, conforme
20 – “Seja também incentivada e reforçada a prática da  Leitura pessoal e Orante da Bíblia  conforme as orientações do Concílio e, especialmente, a prática dos “círculos bíblicos” ou das reuniões de grupo, para a leitura da Bíblia e a reflexão sobre a vida hoje, com o decorrente compromisso cristão. Também dioceses e paróquias incentivem as formas mais adequadas e acessíveis de formação bíblica, inclusive para multiplicar o número dos animadores do apostolado bíblico”.
Documento de Aparecida Lugares de encontro com Jesus: Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura existe uma privilegiada à qual todos estamos convidados: a Lectio divina ou exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Esta leitura orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Messias, à comunhão com Jesus-Filho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do universo.
Com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração, contemplação), a leitura orante favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo semelhante ao modo de tantos personagens do evangelho... (249) Uma maneira concreta pode ser oferecer um processo de iniciação cristã em visitas às famílias, onde não só seja comunicado elas os conteúdos da fé, mas que também as conduza à prática da oração familiar, à leitura orante da Palavra de Deus e ao desenvolvimento das virtudes evangélicas, que as consolidem cada vez mais como Igrejas domésticas. (300)
Diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008-2010 “ Faz-se necessário, pois, “uma pastoral bíblica” entendida como “ animação bíblica da pastoral , que seja  escola de interpretação  ou conhecimento da Palavra, de  comunhão com Jesus  ou oração com a Palavra, e de  evangelização inculturada  ou de proclamação da Palavra”. “Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura existe uma privilegiada, à qual somos todos convidados: a  Lectio divina  ou o exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração, contemplação) favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo”. Sejam, portanto, incentivadas e reforçadas  a prática da leitura pessoal e orante da Bíblia , conforme as orientações do Concílio Vaticano II...” (n. 63)
Sínodo dos Bispos – Palavra de Deus PROPOSIZIONE 9 Incontro con la Parola nella lettura della Sacra Scrittura Questo Sinodo ripropone con forza a tutti i fedeli l’incontro con Gesù, Parola di Dio fatta carne, come evento di grazia che riaccade nella lettura e nell’ascolto delle Sacre Scritture. Ricorda San Cipriano, raccogliendo un pensiero condiviso dai Padri:  "Attendi con assiduità alla preghiera e alla  Lectio divina . Quando preghi parli con Dio, quando leggi è Dio che parla con te"   ( Ad Donatum , 15).
 
Os passos a serem seguidos na lectio divina são aqueles já apontados pela longa tradição monástica e formalizada pelo monge cartuxo Guido II, na sua carta “A escada dos monges” ( E. Bianco.  Lectio Divina,  p. 23) Há quatro momentos básicos, passos, ou degraus, a serem seguidos:   Leitura Meditação Oração Contemplação
1. LEITURA:  O  que diz o   texto  em  si?  Criar silêncio interior, predispondo-se a escutar. Leitura lenta e atenta do texto.  É Deus que fala. Momento de silêncio, lembrando o que leu. Considerar bem o sentido de cada frase.  Repetir alguma frase ou palavra que mais o tocou.  Tentar descobrir as divisões e a articulação do pensamento dentro do texto.  Estar atento a detalhes do texto.
Consiste em desvendar o texto dentro do seu contexto, isto é, ver a realidade  que esta por trás do texto. 1º passo –   lectio  (leitura), com a sua explicação – podendo tomar os diversos textos que nos ajudam a compreender melhor as Escrituras. Olhando o texto, os personagens, os símbolos, etc.
2. MEDITAÇÃO:  O  que o   texto diz para mim? Ler de novo o texto.  Atualizar, assimilar e encarnar a Palavra, ligando-a com a vida. Três ou quatro perguntas para orientar a reflexão.  Tentar alargar a visão, ligando o texto com outros textos bíblicos.  Quem, anteriormente, não teve oportunidade de ler a "Chave de Leitura" poderia fazê-Io agora.  Qual é a mensagem do texto para mim hoje? Ruminação
A   busca da  mensagem do texto para a época em que foi escrito é importante, mas essa mensagem só estará completa quando interpretamos e atualizamos o texto para o contexto da nossa  realidade. A meditação tem como objetivo responder às perguntas:
2º passo – meditatio  (meditação) – como um momento de deixar-se conduzir pela Palavra. O que a Palavra fala. Interpretar e identificar-se com o texto, partido do seu “hoje”, da sua realidade.
3. ORAÇÃO:  O  que  o  texto  me  faz dizer a Deus?  Ler de novo o texto.  Assumir um compromisso.  Formular preces para suplicar, louvar e agradecer a Deus.  Recitar um Salmo que expresse o sentimento que está em nós (em mim). “ Meu coração, tocado assim pela Palavra de Deus, sente-se impulsionado espontaneamente à oração: louva, agradece, adora, pede perdão.”
Praticamente a oração, está presente em todas as etapas, pois o método é todo ele orante.   Oração aqui é entendida como dialogo com Deus a partir dos  apelos que ele nos faz através do texto .
3º passo – oratio  (oração) – a meditação se desdobra na oração.
A oração é o momento tanto para o louvor, para a ação de graças, para as súplicas, para os pedidos de perdão, para a reza de algum salmo conhecido, ou cantar algo que esteja em sintonia com o que foi lido e meditado .
4. CONTEMPLAÇÃO:  Olhar a vida  com  os olhos de Deus.  Qual o novo olhar que sobrou em mim, depois da Leitura Orante do texto?  Como tudo isto me pode ajudar a viver melhor o meu compromisso de vida?  Que desafios descobri para me aperfeiçoar como discípulo de Jesus?  “ Surge o estupor diante de realizades futuras apenas entrevistas, e seguem-se: admiração, reconhecimento, canto, confissão, louvor.”
É fazer silêncio para perceber a ação que Deus operou na pessoa orante através do texto.
4º passo – contemplatio  (contemplação) – também pode se prolongar na contemplação, enquanto simples “estar na presença de Deus”, em confiança, amor e paz. “ Descanso” ( Thelam  Hall,  Lectio Divina , p. 78)
A contemplação nos ajuda a entender o que Deus está querendo de nós através do texto. E com isso somos convidados a assumir um compromisso de vida nos perguntando:  Que ação evangélica esse texto esta me sugerindo?
Paráfrase de São João da Cruz do texto de Lc 11,9:  “ Procure na LEITURA,  e encontrará na MEDITAÇÃO;  bata em ORAÇÃO  e lhe será aberto em CONTEMPLAÇÃO.”    ( Thelam HALL,  Lectio Divina , p. 47)
Sínodo dos Bispos – Palavra de Deus Criai o silêncio para escutar com eficácia a Palavra do Senhor e conservai o silêncio depois da escuta, porque ela continuará habitando, vivendo e falando-vos. Fazei que ela ressoe no começo do vosso dia, para que Deus tenha sempre a primeira palavra e deixai-a ressoar em vós à noite, para que a última palavra seja de Deus.   (Mensagem final do Sínodo dos Bispos.  L’Osservatore Romano . Ano XXXIX, n. 44 (2028), 01/11/2008. p. 10).
Exercício da Lectio Divina Invocação do Espírito Santo Leitura do Evangelho do Dia Releitura pensando nos personagens, atos, palavras, reconstruindo a imagem da leitura. Reflexão orientada. (tempo de silêncio) O que está Palavra diz para minha vida? Partilha em grupos pequenos Uma oração espontânea para encerrar os grupos Duas expressões Encerramento
Bibliografia: BIANCO, Enzo.  Lectio Divina: encontrar Deus na sua Palavra.  Trad. Milton Braga de Resende.SP: Salesiana, 2009. CNBB.  Leitura Orante nos Semi ná rios e Casas de Fromação . SP: Edições CNBB, 2010. HALL, Thelma.  Lectio Divina: o que é, como se faz.  Trad. Cecília C. Bartalotti. SP: Loyola, 2001. BOFF, Clodovis.  Meditação: como fazer? O método da ruminação . Petrópolis: Vozes, 2006. MARTINI, Carlo Maria.  Orações do Cardeal Martini: bem cedo te buscarei, Senhor.  Trad. Silva Debetto C. Reis. Petrópolis: Vozes, 1992.

Mais conteúdo relacionado

DOC
Leitura orante - 10 passos
PPTX
Leitura Orante da Bíblia
PPS
PPT
Leitura orante da bíblia
PPTX
Biblia leitura orante da bblia..
PPTX
Os passos da leitura orante
PPSX
Lectio Divina/Leitura Orante
ODP
Leitura orante : = Lectio Divina
Leitura orante - 10 passos
Leitura Orante da Bíblia
Leitura orante da bíblia
Biblia leitura orante da bblia..
Os passos da leitura orante
Lectio Divina/Leitura Orante
Leitura orante : = Lectio Divina

Mais procurados (14)

PDF
Esquema para Leitura Orante da Bíblia
PPT
lectio divina
PPTX
Lectio divina 2014
PPT
Verbum Domini ii parte lit palavra (4)
PPT
50 ag cnbb
PDF
Lectio divina
PDF
Paul washer o_unico_deus_verdadeiro
PDF
PPTX
Formação para catequista – leitura orante da bíblia
PDF
Leitura orante da_palavra[1]
PDF
45 homilética hermisten maia pereira da costa
PDF
30 homilética arte de preparar e pregar sermões
PDF
49 homilética hermisten costa
PDF
Disciplinas espirituais1
Esquema para Leitura Orante da Bíblia
lectio divina
Lectio divina 2014
Verbum Domini ii parte lit palavra (4)
50 ag cnbb
Lectio divina
Paul washer o_unico_deus_verdadeiro
Formação para catequista – leitura orante da bíblia
Leitura orante da_palavra[1]
45 homilética hermisten maia pereira da costa
30 homilética arte de preparar e pregar sermões
49 homilética hermisten costa
Disciplinas espirituais1
Anúncio

Destaque (6)

PDF
Rango manual churrasco
PDF
Curso Facebook Marketing
PPTX
Presentacion exdiputados juan
PPT
Ppt0000000
DOC
Posmodernismo
PPTX
Esp intermedios
Rango manual churrasco
Curso Facebook Marketing
Presentacion exdiputados juan
Ppt0000000
Posmodernismo
Esp intermedios
Anúncio

Semelhante a Lectio divina (20)

PPSX
Leitura Orante da Bíblia
PPTX
Momento de espiritualidade para missionários Leitura Orante.pptx
PPT
Lectio divina misericórdia(16)
PPT
Lectiodivina
PPT
Lectiodivina
PPS
Práticas espirituais
PPT
251037419-lectiodivina leitura orante da palavra
PDF
8-FORMAÇÃO PARA PREGADORES LECTIO DIVINA.pdf
PPTX
8 - LECTIO DIVINA000000000000000000000000.pptx
PDF
Lectio divina
PPTX
5.5-Amigo de Deus0405202509876543211234567890988.pptx
DOC
Mensagem de nossa senhora
PPTX
LECTIO DIVINA - leitura orante da Bíblia
PDF
Subsídio Uruguaiana
PPT
Catequse orante redor_mesa power point - net
PPTX
Preparação da homilia
PPTX
Setor 2 linhas de ação - abvp
PPTX
A ESPIRITUALIDADE COTIDIANA NO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO.pptx
Leitura Orante da Bíblia
Momento de espiritualidade para missionários Leitura Orante.pptx
Lectio divina misericórdia(16)
Lectiodivina
Lectiodivina
Práticas espirituais
251037419-lectiodivina leitura orante da palavra
8-FORMAÇÃO PARA PREGADORES LECTIO DIVINA.pdf
8 - LECTIO DIVINA000000000000000000000000.pptx
Lectio divina
5.5-Amigo de Deus0405202509876543211234567890988.pptx
Mensagem de nossa senhora
LECTIO DIVINA - leitura orante da Bíblia
Subsídio Uruguaiana
Catequse orante redor_mesa power point - net
Preparação da homilia
Setor 2 linhas de ação - abvp
A ESPIRITUALIDADE COTIDIANA NO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO.pptx

Lectio divina

  • 2. Lectio Divina (Leitura Orante) Prática de oração mais antiga da Igreja, pois tem sua raiz antes de Jesus, como método judaico. A leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça o diálogo entre Deus e o homem. (DV, 25) A lectio divina é escuta da Palavra de Deus, acompanhada pelas grandes vozes da tradição dos padres e dos Santos, e depois oração orientada e sustentada por esta Palavra. (Bento XVI. A vida monástica ensina a buscar Deus e a nada antepor ao seu amor . L´Osservatore Romano . 29/11/2008, p. 05.)
  • 3. “ A arte de estudar o coração de Deus ” ( S. Gregório Magno) “ Exercício ordenado e metódico de escuta pessoal da Palavra de Deus ” (Card. Martini) Exercício – algo que exige esforço e empenho Escuta – supõe atenção, disponibilidade para receber a palavra. Exercício de escuta para receber o dom da Palavra .
  • 4. Pessoal – não se trata da “celebração litúrgica”, é um esforço pessoal, sob o auxílio da graça de Deus . Esse esforço pode ser preparação, prolongamento da escuta e proclamação litúrgica. Palavra de Deus – não se trata de palavras sobre Deus, nem a cerca de Deus. “O cristão perfeito é aquele que sabe ler a Sagrada Escritura, um vez que entender sua leitura compromete a vida toda”. (S. Gregório Magno) Lectio – é uma leitura não como tantas outras, mas da Palavra de Deus
  • 5. DIVINA – porque “é feita com Deus a dois, em estreita colaboração com Ele”( Magrassi ) O método – a leitura do texto bíblico, acompanhado da meditação, da atualização pessoal, da oração. Objetivos – “Com ela não nos aproximamos da Escritura por desejo de erudição, ou por uma exegese técnica..., mas com uma finalidade existencial ou vital, ou seja, para alimentar a fé, para favorecer o aprofundamento da adesão pessoal a Deus, e a seu Filho. Portanto a atitude interior não é caracterizada pelo interesse científico, pela curiosidade, mas pela sede do coração”. (Panimole, 9)
  • 6. Diretório Nacional de Catequese A Palavra de Deus, fonte da catequese. “ ... Uma das formas mais valiosa de trato com a Bíblia é a lectio divina, que entre nós é conhecida como leitura orante, individual ou comunitária(...) As pessoas encontram orientação para a vida, serenidade e força para dizerem sim ao chamado de Deus (...) discernem melhor o sentido de sua vida. No encontro com Deus encontram consigo mesmas...” (n. 111)
  • 7. Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, documento 71 página 20, número 22 . Proposta: Conhecer e praticar o método da Leitura Orante da bíblia, conforme
  • 8. 20 – “Seja também incentivada e reforçada a prática da Leitura pessoal e Orante da Bíblia conforme as orientações do Concílio e, especialmente, a prática dos “círculos bíblicos” ou das reuniões de grupo, para a leitura da Bíblia e a reflexão sobre a vida hoje, com o decorrente compromisso cristão. Também dioceses e paróquias incentivem as formas mais adequadas e acessíveis de formação bíblica, inclusive para multiplicar o número dos animadores do apostolado bíblico”.
  • 9. Documento de Aparecida Lugares de encontro com Jesus: Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura existe uma privilegiada à qual todos estamos convidados: a Lectio divina ou exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Esta leitura orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Messias, à comunhão com Jesus-Filho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do universo.
  • 10. Com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração, contemplação), a leitura orante favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo semelhante ao modo de tantos personagens do evangelho... (249) Uma maneira concreta pode ser oferecer um processo de iniciação cristã em visitas às famílias, onde não só seja comunicado elas os conteúdos da fé, mas que também as conduza à prática da oração familiar, à leitura orante da Palavra de Deus e ao desenvolvimento das virtudes evangélicas, que as consolidem cada vez mais como Igrejas domésticas. (300)
  • 11. Diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008-2010 “ Faz-se necessário, pois, “uma pastoral bíblica” entendida como “ animação bíblica da pastoral , que seja escola de interpretação ou conhecimento da Palavra, de comunhão com Jesus ou oração com a Palavra, e de evangelização inculturada ou de proclamação da Palavra”. “Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura existe uma privilegiada, à qual somos todos convidados: a Lectio divina ou o exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração, contemplação) favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo”. Sejam, portanto, incentivadas e reforçadas a prática da leitura pessoal e orante da Bíblia , conforme as orientações do Concílio Vaticano II...” (n. 63)
  • 12. Sínodo dos Bispos – Palavra de Deus PROPOSIZIONE 9 Incontro con la Parola nella lettura della Sacra Scrittura Questo Sinodo ripropone con forza a tutti i fedeli l’incontro con Gesù, Parola di Dio fatta carne, come evento di grazia che riaccade nella lettura e nell’ascolto delle Sacre Scritture. Ricorda San Cipriano, raccogliendo un pensiero condiviso dai Padri: "Attendi con assiduità alla preghiera e alla Lectio divina . Quando preghi parli con Dio, quando leggi è Dio che parla con te" ( Ad Donatum , 15).
  • 13.  
  • 14. Os passos a serem seguidos na lectio divina são aqueles já apontados pela longa tradição monástica e formalizada pelo monge cartuxo Guido II, na sua carta “A escada dos monges” ( E. Bianco. Lectio Divina, p. 23) Há quatro momentos básicos, passos, ou degraus, a serem seguidos: Leitura Meditação Oração Contemplação
  • 15. 1. LEITURA: O que diz o texto em si? Criar silêncio interior, predispondo-se a escutar. Leitura lenta e atenta do texto. É Deus que fala. Momento de silêncio, lembrando o que leu. Considerar bem o sentido de cada frase. Repetir alguma frase ou palavra que mais o tocou. Tentar descobrir as divisões e a articulação do pensamento dentro do texto. Estar atento a detalhes do texto.
  • 16. Consiste em desvendar o texto dentro do seu contexto, isto é, ver a realidade que esta por trás do texto. 1º passo – lectio (leitura), com a sua explicação – podendo tomar os diversos textos que nos ajudam a compreender melhor as Escrituras. Olhando o texto, os personagens, os símbolos, etc.
  • 17. 2. MEDITAÇÃO: O que o texto diz para mim? Ler de novo o texto. Atualizar, assimilar e encarnar a Palavra, ligando-a com a vida. Três ou quatro perguntas para orientar a reflexão. Tentar alargar a visão, ligando o texto com outros textos bíblicos. Quem, anteriormente, não teve oportunidade de ler a "Chave de Leitura" poderia fazê-Io agora. Qual é a mensagem do texto para mim hoje? Ruminação
  • 18. A busca da mensagem do texto para a época em que foi escrito é importante, mas essa mensagem só estará completa quando interpretamos e atualizamos o texto para o contexto da nossa realidade. A meditação tem como objetivo responder às perguntas:
  • 19. 2º passo – meditatio (meditação) – como um momento de deixar-se conduzir pela Palavra. O que a Palavra fala. Interpretar e identificar-se com o texto, partido do seu “hoje”, da sua realidade.
  • 20. 3. ORAÇÃO: O que o texto me faz dizer a Deus? Ler de novo o texto. Assumir um compromisso. Formular preces para suplicar, louvar e agradecer a Deus. Recitar um Salmo que expresse o sentimento que está em nós (em mim). “ Meu coração, tocado assim pela Palavra de Deus, sente-se impulsionado espontaneamente à oração: louva, agradece, adora, pede perdão.”
  • 21. Praticamente a oração, está presente em todas as etapas, pois o método é todo ele orante. Oração aqui é entendida como dialogo com Deus a partir dos apelos que ele nos faz através do texto .
  • 22. 3º passo – oratio (oração) – a meditação se desdobra na oração.
  • 23. A oração é o momento tanto para o louvor, para a ação de graças, para as súplicas, para os pedidos de perdão, para a reza de algum salmo conhecido, ou cantar algo que esteja em sintonia com o que foi lido e meditado .
  • 24. 4. CONTEMPLAÇÃO: Olhar a vida com os olhos de Deus. Qual o novo olhar que sobrou em mim, depois da Leitura Orante do texto? Como tudo isto me pode ajudar a viver melhor o meu compromisso de vida? Que desafios descobri para me aperfeiçoar como discípulo de Jesus? “ Surge o estupor diante de realizades futuras apenas entrevistas, e seguem-se: admiração, reconhecimento, canto, confissão, louvor.”
  • 25. É fazer silêncio para perceber a ação que Deus operou na pessoa orante através do texto.
  • 26. 4º passo – contemplatio (contemplação) – também pode se prolongar na contemplação, enquanto simples “estar na presença de Deus”, em confiança, amor e paz. “ Descanso” ( Thelam Hall, Lectio Divina , p. 78)
  • 27. A contemplação nos ajuda a entender o que Deus está querendo de nós através do texto. E com isso somos convidados a assumir um compromisso de vida nos perguntando: Que ação evangélica esse texto esta me sugerindo?
  • 28. Paráfrase de São João da Cruz do texto de Lc 11,9: “ Procure na LEITURA, e encontrará na MEDITAÇÃO; bata em ORAÇÃO e lhe será aberto em CONTEMPLAÇÃO.” ( Thelam HALL, Lectio Divina , p. 47)
  • 29. Sínodo dos Bispos – Palavra de Deus Criai o silêncio para escutar com eficácia a Palavra do Senhor e conservai o silêncio depois da escuta, porque ela continuará habitando, vivendo e falando-vos. Fazei que ela ressoe no começo do vosso dia, para que Deus tenha sempre a primeira palavra e deixai-a ressoar em vós à noite, para que a última palavra seja de Deus. (Mensagem final do Sínodo dos Bispos. L’Osservatore Romano . Ano XXXIX, n. 44 (2028), 01/11/2008. p. 10).
  • 30. Exercício da Lectio Divina Invocação do Espírito Santo Leitura do Evangelho do Dia Releitura pensando nos personagens, atos, palavras, reconstruindo a imagem da leitura. Reflexão orientada. (tempo de silêncio) O que está Palavra diz para minha vida? Partilha em grupos pequenos Uma oração espontânea para encerrar os grupos Duas expressões Encerramento
  • 31. Bibliografia: BIANCO, Enzo. Lectio Divina: encontrar Deus na sua Palavra. Trad. Milton Braga de Resende.SP: Salesiana, 2009. CNBB. Leitura Orante nos Semi ná rios e Casas de Fromação . SP: Edições CNBB, 2010. HALL, Thelma. Lectio Divina: o que é, como se faz. Trad. Cecília C. Bartalotti. SP: Loyola, 2001. BOFF, Clodovis. Meditação: como fazer? O método da ruminação . Petrópolis: Vozes, 2006. MARTINI, Carlo Maria. Orações do Cardeal Martini: bem cedo te buscarei, Senhor. Trad. Silva Debetto C. Reis. Petrópolis: Vozes, 1992.