Qualidade da educação: Um olhar crítico sobre a escola Luciane Pires Soares Turma: 79 Profª orientadora:  Maria Antonieta Dall’Igna
E.M.E.F. Profª Maria de Lourdes Freitas de Andrade A Escola atende crianças e jovens, na educação Infantil, no Ensino Fundamental e Ensino fundamental Modalidade Educação de Jovens e Adultos. 780 alunos 12 funcionários  65 professores ( todos com Ensino Superior Completo dentre estes, 15 são pós-graduados ou estão em fase de Conclusão de curso de especialização).
Perfil da Comunidade Escolar Composta por famílias de renda médio-baixa, baixa e abaixo desta faixa.  Fator preocupante, pois a Escola, numa visão geral, detectou sérios problemas de repetência escolar, baixa auto-estima, problemas de ordem psicológica, moral e social envolvendo o corpo discente.
Apresentação do Projeto de Intervenção Rever e reorganizar as práticas da E.M.E.F. Profª Maria de Lourdes Freitas de Andrade levando em consideração a sua proposta Político Pedagógica e relata os estudos e a Avaliação Institucional realizados no segundo semestre de 2007, apresentando o resultado das discussões que ocorreram na escola envolvendo professores, funcionários, pais e alunos.
A qualidade da educação: Um olhar crítico sobre a escola   Esse foi o tema escolhido para a realização de um Projeto de Intervenção e se justifica por ser urgente a necessidade de mudanças voltadas para a melhoria do processo ensino e aprendizagem no contexto dessa escola.
O projeto teve como objetivo inicial rever e aperfeiçoar o Projeto Político-Pedagógico da escola, buscando a melhoria da qualidade de ensino.  Para alcançar esse objetivo foi necessário fomentar o interesse de todos: equipe diretiva, professores, alunos, funcionários e pais de se auto-avaliar e de manter uma atitude de permanente observação, reflexão e aperfeiçoamento das ações desenvolvidas em todos os espaços  com base nos objetivos e prioridades da escola,  como meio de conhecer melhor e garantir a qualidade de ensino oferecido.
  Uma escola em busca da qualidade dos serviços que oferece necessita articular formas de participação tanto dos profissionais da escola quanto alunos, pais e comunidade e estes deverão estar preparados para a tomada de decisões no âmbito da escola, voltados para uma ação integrada numa perspectiva interdisciplinar, com um olhar reflexivo sobre nossas práticas. A escola priorizou desenvolver ações para corrigir os pontos críticos que ameaçam o sucesso da escola na qualidade do ensino e, conseqüentemente, na melhoria do desempenho dos alunos e da escola.
Avaliação Institucional A partir dos indicadores de qualidade propostos pelo MEC, objeto de uma das atividades propostas na Sala Ambiente Planejamento e Práticas da Gestão Escolar  do curso de especialização a distância da Escola de Gestores da Educação Básica.
A  avaliação institucional consistiu em um momento de fazermos um diagnóstico reflexivo da realidade da escola levando-a a analisar-se como um todo.  É como fazer um “raio X” da escola, levantando seus pontos fortes e seus pontos fracos. Através da avaliação estamos acompanhando mais de perto a prática educativa, assim teremos percepções da comunidade escolar sobre vários aspectos da escola e sobre se a mesma se aproxima do padrão de qualidade desejado.
Descrição da ação: 1. Constituiu-se uma equipe formada por membros da equipe pedagógica e professores para organizar o processo de avaliação de acordo com dados existentes na escola de forma a gerar indicadores para a avaliação. 2. Mobilização da comunidade para a participação na avaliação.  3. Apresentação dos Indicadores da Qualidade na Educação e a importância da avaliação da escola.
4. Divisão em seis grupos de trabalho, onde cada grupo ficou responsável por avaliar uma das dimensões da qualidade da educação propostas: ambiente educativo prática pedagógica gestão escolar democrática formação e condições de trabalho dos profissionais da escola espaço físico escolar acesso, permanência e sucesso dos alunos na escola.
As perguntas foram escolhidas adequando as perguntas dos Indicadores da Qualidade da educação – MEC à nossa realidade para facilitar a discussão e avaliação dos indicadores.   As perguntas referem-se a práticas, atitudes ou situações que qualificam o indicador.
Cada pergunta será discutida pelo grupo e receberá uma cor:  práticas, atitudes ou situações estão consolidadas na escola práticas, atitudes ou situações ocorrem, mas nem sempre, ou merecem cuidado e atenção prática, atitudes ou situações  são inexistentes
Finalizada a avaliação, foi realizado o levantamento dos problemas prioritários.  Com os problemas prioritários definidos no âmbito de cada dimensão, os grupos de trabalho reuniram-se com os demais grupos para ouvir o que cada uma tem a dizer e promover um debate sobre o retrato que a comunidade escolar produziu da escola.
O cumprimento das normas de convivência na escola merece atenção. Reavaliar as práticas existentes de não cumprimento das normas por membros da escola. dimensão ambiente educativo
Atividades pouco atrativas aos alunos, identificando inclusive a falta do uso de metodologias e recursos variados nas aulas. Dimensão prática pedagógica
Dimensão gestão escolar democrática Pouca participação dos pais na escola.  “ os pais deveriam participar mais ativamente da vida escolar de seus filhos e dar mais incentivo aos estudos”. (professores) “  Somente somos chamados à escola para reuniões  de entrega de resultados ou para ouvirmos reclamações dos filhos e que na maioria das vezes não somos ouvidos pelos professores.”(pais) .
dimensão espaço físico escolar O grupo  destacou o projeto de revitalização do espaço escolar, realizado pelos alunos da escola e comunidade no ano de 2007 onde a escola foi pintada e os alunos construíram floreiras pelo pátio da escola.  Também foi destacado a aplicação do programa de qualidade 5S, que enfatiza a liberação de  espaços, reduz ou elimina desperdícios (energia, água, materiais, tempo) e torna o ambiente mais organizado, participativo, saudável e favorável à ação pedagógica.
dimensão acesso, permanência e sucesso dos alunos na escola índice de reprovação dos alunos.
dimensão Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola alerta para a falta de assiduidade de professores e funcionários
Muito longe da PPP que está no papel, grande parte da escola continua com uma concepção pedagógica tradicional, na qual se transmite uma grande quantidade de informações, muitas vezes sem significado para o aluno, contribuindo para gerar desmotivação, indisciplina e abandono e repetência.
Diagnóstico apresentado pela Escola: Falta de empenho, de interesse, de dedicação dos alunos. Falta de atividades que estimulem os alunos. Problemas nas atitudes do professor em relação ao processo de aprendizagem (cuidado com a necessidade e o tempo de aprendizagem de cada um). Falta de participação da família Indisciplina Reprovação
Neste cenário de desmotivação por parte do aluno, a escola impõe procedimentos repressivos, ou atribui os problemas a fatores externos tais como o desequilíbrio familiar, o desinteresse dos pais com os filhos na escola, a imaturidade do aluno, a falta de pré-requisitos para estarem naquela série. Tal visão certamente está muito distante do discurso sobre formação para cidadania como consta na PPP da escola e, mais especificamente, da aprendizagem significativa.
Plano de ação  para a melhoria da qualidade da educação na escola
Aprendizagem significativa Levar o aluno a querer aprender .  Para que uma aprendizagem ocorra, ela deve ser significativa, e para que esta ocorra de fato deve estar relacionada com as vivências dos alunos, problematizando e incentivando o aprender mais e o estabelecimento de diferentes tipos de relações
formação permanente dos profissionais da escola Necessitamos de um um profissional mais dinâmico e reflexivo, capaz de atender às necessidades dos educandos, pois, diante de um mundo globalizado, com diversas tecnologias e mudanças galopantes nos impomos à busca por novas práticas pedagógicas que auxiliem e facilitem o processo dinâmico que é a aprendizagem
Aulas diferenciadas, conteúdos escolares com aproximação da realidade do aluno e recursos tecnológicos diversos, atividades criativas e envolventes.   planejamento pedagógico quinzenal trabalho em parceria reunindo os pais, SOE, direção, professores e funcionários. projetos de incentivo à leitura participação de atividades de extra-classe, projetos especiais da escola: teatro, dança, xadrez.   encaminhamento médico ou psicológico, quando necessário.   reativação do grêmio estudantil
Envolver os alunos na gestão da escola com a criação da Comissão de Normas e Convivência ( alunos reúnem-se semanalmente com a equipe diretiva da escola para debater e criar ações para problemas encontrados pela escola, dando sugestões de melhorias). monitoramento do rendimento escolar dos alunos por meio do conselho de classe mensal, traçando gráficos de aproveitamento e análise dos resultados do rendimento escolar,discutindo e dando sugestões aos professores para melhoria do rendimento aprimorando o ensino e a aprendizagem.
orientar as famílias a cumprirem as suas obrigações básicas como aconselhamento  e encaminhamento a especialistas. Realizamos reuniões mensais com oficinas, palestras, mesa redonda sobre assuntos pertinentes à educação de crianças e jovens.  maior participação das famílias também na tomada de decisões na escola, através da representação dos pais nos colegiados como CPM e  Conselho escolar que estava desativado.
A avaliação institucional, realizada pela escola, serviu de parâmetro para o re-planejamento das metas e ações estabelecidas no Projeto Político Pedagógico.  Desta forma, pensamos poder oferecer uma escola de qualidade, capaz de promover o sucesso do aluno na escola e na sociedade, buscando um maior índice de aprovação, diminuição da evasão e a satisfação da comunidade escolar.
Considerações finais Este trabalho buscou uma análise crítico-reflexiva sobre o processo educacional e as práticas da Escola. Ele enfatiza a importância da avaliação institucional fazendo com que a escola num todo, defina e planeje as intervenções necessárias para oferecer uma educação de qualidade.

Mais conteúdo relacionado

PDF
Plano de Trabalho 2010/2011
PDF
Coordenaçao supervisao liderança
PDF
Pnld 2016 historia
PPTX
Escola Conectada
PDF
Projeto Pedagógico EC10/Tag
DOCX
PPP publicado 2018
DOCX
PPP do Ens. Fundamental
PDF
PPP EC10 2018 publicado
Plano de Trabalho 2010/2011
Coordenaçao supervisao liderança
Pnld 2016 historia
Escola Conectada
Projeto Pedagógico EC10/Tag
PPP publicado 2018
PPP do Ens. Fundamental
PPP EC10 2018 publicado

Mais procurados (20)

PDF
Plano de Gestão Escolar 2014 e 2015
PPTX
Relatório de gestão escolar
PDF
Projeto Político Pedagógico 2021 versão final
DOCX
Plano de ação gestão 2016 2019
PDF
PPP 2015 EC 29 DE TAGUATINGA
PDF
PPP 2013 Escola Classe 29 de Taguatinga
DOC
1670631 gggestao
PDF
Projeto Político Pedagógico 2013
DOCX
Normas de Convivência Escolar EC10 / 2018
DOC
Projeto político pedagógico 2011
PDF
Projeto Político Pedagógico (PPP 2014)/EMEF Olavo Bilac
DOC
Pauta 23 de maio
PDF
Projeto Político Pedagógico - EEPAM
DOC
Projeto Político Pedagógico (PPP) CE Governador José Sarney
PDF
Projeto Político Pedagógico (PPP) Escola professora Dinare Feitosa
PPT
Palestra estágio sem imagens
DOCX
Relatório de gestão escolar
PDF
projecto curricular de grupo sala 3
PDF
Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Joaquim Teixeira Camargos
DOCX
Projeto Político Pedagógico 2013
Plano de Gestão Escolar 2014 e 2015
Relatório de gestão escolar
Projeto Político Pedagógico 2021 versão final
Plano de ação gestão 2016 2019
PPP 2015 EC 29 DE TAGUATINGA
PPP 2013 Escola Classe 29 de Taguatinga
1670631 gggestao
Projeto Político Pedagógico 2013
Normas de Convivência Escolar EC10 / 2018
Projeto político pedagógico 2011
Projeto Político Pedagógico (PPP 2014)/EMEF Olavo Bilac
Pauta 23 de maio
Projeto Político Pedagógico - EEPAM
Projeto Político Pedagógico (PPP) CE Governador José Sarney
Projeto Político Pedagógico (PPP) Escola professora Dinare Feitosa
Palestra estágio sem imagens
Relatório de gestão escolar
projecto curricular de grupo sala 3
Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Joaquim Teixeira Camargos
Projeto Político Pedagógico 2013
Anúncio

Semelhante a Luciane (20)

PDF
Acompanhamento da gestão pedagógica
DOCX
Sala ppp
DOCX
Proposta Pedagógica 2014
PDF
Proposta Pedagogica 2013
PPTX
Apresentação da américa
PDF
Plano de-ac3a7c3a3o-modelo-01
DOCX
EAD-ESTUDO DE CASO-UNIFECAF-2024-1GÉSICA SANTOS BRASIL SILVA.docx
DOCX
EAD-ESTUDO DE CASO-UNIFECAF-Maiane dos santos Mascena Torres.docx
PDF
Avaliacao do Desempenho Docente e Supervisao Pedagogica
PPT
Progestão Jb
DOCX
PLANO DE AÇÃO TÉCNICA.docx
PDF
Uma releitura dos indicadores da qualidade na educação no contexto de na esco...
PPT
Texto vasconcelos
PPT
PPT
Apresentação avaliação romilda
PDF
Vertentes fundamentais de gestão escolar
PDF
74376105 dicas-para-coordenacao-pedagogica-julia-rocha-enviar-para-os-grupos-...
PDF
Atividade 6 gestão democrática e participativa- relatos das possibilidades
PDF
Faculdade de pedagogia Estudo Dirigido (2).pdf
PDF
Gestão na escola Gestão na escola Gestão na escola
Acompanhamento da gestão pedagógica
Sala ppp
Proposta Pedagógica 2014
Proposta Pedagogica 2013
Apresentação da américa
Plano de-ac3a7c3a3o-modelo-01
EAD-ESTUDO DE CASO-UNIFECAF-2024-1GÉSICA SANTOS BRASIL SILVA.docx
EAD-ESTUDO DE CASO-UNIFECAF-Maiane dos santos Mascena Torres.docx
Avaliacao do Desempenho Docente e Supervisao Pedagogica
Progestão Jb
PLANO DE AÇÃO TÉCNICA.docx
Uma releitura dos indicadores da qualidade na educação no contexto de na esco...
Texto vasconcelos
Apresentação avaliação romilda
Vertentes fundamentais de gestão escolar
74376105 dicas-para-coordenacao-pedagogica-julia-rocha-enviar-para-os-grupos-...
Atividade 6 gestão democrática e participativa- relatos das possibilidades
Faculdade de pedagogia Estudo Dirigido (2).pdf
Gestão na escola Gestão na escola Gestão na escola
Anúncio

Mais de adrianacarrazoni (20)

PDF
O perigo dos Plásticos- para atividade de bio e qui
PPTX
Dia da mulher
PPT
Apresentação2
PPT
Apresentação2
PPT
Palestra com a Psicóloga Greice Amalcaburio
PPT
PPT
Semana farroupilha
PPTX
Slides ingles pronto
PPT
Morango – Plantio Diferente - Professora Liana
PPT
Morango – Plantio Diferente
PPT
Fotos sarau
PPT
A matemática da beleza
PPT
PPT
Apresentação da Monografia Dr.Sinval Sitta
PPT
Educacao Infantil Municipalizacao 1
PPT
Passo-a-passo Aluno monitor
PPT
ApresentaçãO1 Edfiscal
PPT
Entrega De Certificados Nte
PPT
Entrega de Certificados
O perigo dos Plásticos- para atividade de bio e qui
Dia da mulher
Apresentação2
Apresentação2
Palestra com a Psicóloga Greice Amalcaburio
Semana farroupilha
Slides ingles pronto
Morango – Plantio Diferente - Professora Liana
Morango – Plantio Diferente
Fotos sarau
A matemática da beleza
Apresentação da Monografia Dr.Sinval Sitta
Educacao Infantil Municipalizacao 1
Passo-a-passo Aluno monitor
ApresentaçãO1 Edfiscal
Entrega De Certificados Nte
Entrega de Certificados

Último (20)

PDF
Historia-da-Psicologia-Rumos-e-percursos.pdf
PDF
cadernodoprofessor20142017vol2baixalceducfisicaef6s7a-170409213016.pdf manual...
PPSX
2. A Cultura do Senado - HistóriaCArtes.ppsx
PPT
YY2015MM3DD6HH12MM42SS3-Organiza__o do Estado ILP.ppt
PPTX
matriaesuastransformaes-1ano-230402203238-f3b10049.pptx
PPTX
AULA METodologia MODIFIC PART 1 MSC.pptx
PDF
01-slide-especialidade-mensageira-de-deus.pdf
PPT
AS VANGUARDAS EUROPEIAS NA LITERATURA E N
PPTX
2. A Cultura do Salão - o fim das trevas.pptx
PPTX
125519 - Aula 2 - Riqueza e diversidade povos indígenas na América Portuguesa...
PPTX
PERÍODO SIMPLES - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - Valdeci.pptx
PPTX
125511 - Aula 1 - América portuguesa antes da conquista patrimônio e preserva...
PDF
APOSTILA PARA FORMAÇÃO E RECICLAGEM DE VIGILANTES.pdf
PPSX
1. A Cultura da Ágora - HistóriaCArtes.ppsx
PDF
DESCCARTE DE MATERIAIS BIOLOGICO ESTUDO DA ODONTOLOGIA
PDF
HORÁRIO GERAL SIGAA 2025_PRÉVIA_SIGAA-1.pdf
PPTX
NR 5 Treinamento completo gestão CIPA.pptx
PPTX
REVISA-GOIAS-6o-ANO-LP-3o-BIMESTRE-PPT.pptx
PDF
Pecados desdenhados por muita gente (islamismo)
PPT
1ª Telefonia Fixa Padrao Novo Jailton 2012_22.ppt
Historia-da-Psicologia-Rumos-e-percursos.pdf
cadernodoprofessor20142017vol2baixalceducfisicaef6s7a-170409213016.pdf manual...
2. A Cultura do Senado - HistóriaCArtes.ppsx
YY2015MM3DD6HH12MM42SS3-Organiza__o do Estado ILP.ppt
matriaesuastransformaes-1ano-230402203238-f3b10049.pptx
AULA METodologia MODIFIC PART 1 MSC.pptx
01-slide-especialidade-mensageira-de-deus.pdf
AS VANGUARDAS EUROPEIAS NA LITERATURA E N
2. A Cultura do Salão - o fim das trevas.pptx
125519 - Aula 2 - Riqueza e diversidade povos indígenas na América Portuguesa...
PERÍODO SIMPLES - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - Valdeci.pptx
125511 - Aula 1 - América portuguesa antes da conquista patrimônio e preserva...
APOSTILA PARA FORMAÇÃO E RECICLAGEM DE VIGILANTES.pdf
1. A Cultura da Ágora - HistóriaCArtes.ppsx
DESCCARTE DE MATERIAIS BIOLOGICO ESTUDO DA ODONTOLOGIA
HORÁRIO GERAL SIGAA 2025_PRÉVIA_SIGAA-1.pdf
NR 5 Treinamento completo gestão CIPA.pptx
REVISA-GOIAS-6o-ANO-LP-3o-BIMESTRE-PPT.pptx
Pecados desdenhados por muita gente (islamismo)
1ª Telefonia Fixa Padrao Novo Jailton 2012_22.ppt

Luciane

  • 1. Qualidade da educação: Um olhar crítico sobre a escola Luciane Pires Soares Turma: 79 Profª orientadora: Maria Antonieta Dall’Igna
  • 2. E.M.E.F. Profª Maria de Lourdes Freitas de Andrade A Escola atende crianças e jovens, na educação Infantil, no Ensino Fundamental e Ensino fundamental Modalidade Educação de Jovens e Adultos. 780 alunos 12 funcionários 65 professores ( todos com Ensino Superior Completo dentre estes, 15 são pós-graduados ou estão em fase de Conclusão de curso de especialização).
  • 3. Perfil da Comunidade Escolar Composta por famílias de renda médio-baixa, baixa e abaixo desta faixa. Fator preocupante, pois a Escola, numa visão geral, detectou sérios problemas de repetência escolar, baixa auto-estima, problemas de ordem psicológica, moral e social envolvendo o corpo discente.
  • 4. Apresentação do Projeto de Intervenção Rever e reorganizar as práticas da E.M.E.F. Profª Maria de Lourdes Freitas de Andrade levando em consideração a sua proposta Político Pedagógica e relata os estudos e a Avaliação Institucional realizados no segundo semestre de 2007, apresentando o resultado das discussões que ocorreram na escola envolvendo professores, funcionários, pais e alunos.
  • 5. A qualidade da educação: Um olhar crítico sobre a escola   Esse foi o tema escolhido para a realização de um Projeto de Intervenção e se justifica por ser urgente a necessidade de mudanças voltadas para a melhoria do processo ensino e aprendizagem no contexto dessa escola.
  • 6. O projeto teve como objetivo inicial rever e aperfeiçoar o Projeto Político-Pedagógico da escola, buscando a melhoria da qualidade de ensino. Para alcançar esse objetivo foi necessário fomentar o interesse de todos: equipe diretiva, professores, alunos, funcionários e pais de se auto-avaliar e de manter uma atitude de permanente observação, reflexão e aperfeiçoamento das ações desenvolvidas em todos os espaços com base nos objetivos e prioridades da escola, como meio de conhecer melhor e garantir a qualidade de ensino oferecido.
  • 7. Uma escola em busca da qualidade dos serviços que oferece necessita articular formas de participação tanto dos profissionais da escola quanto alunos, pais e comunidade e estes deverão estar preparados para a tomada de decisões no âmbito da escola, voltados para uma ação integrada numa perspectiva interdisciplinar, com um olhar reflexivo sobre nossas práticas. A escola priorizou desenvolver ações para corrigir os pontos críticos que ameaçam o sucesso da escola na qualidade do ensino e, conseqüentemente, na melhoria do desempenho dos alunos e da escola.
  • 8. Avaliação Institucional A partir dos indicadores de qualidade propostos pelo MEC, objeto de uma das atividades propostas na Sala Ambiente Planejamento e Práticas da Gestão Escolar do curso de especialização a distância da Escola de Gestores da Educação Básica.
  • 9. A avaliação institucional consistiu em um momento de fazermos um diagnóstico reflexivo da realidade da escola levando-a a analisar-se como um todo. É como fazer um “raio X” da escola, levantando seus pontos fortes e seus pontos fracos. Através da avaliação estamos acompanhando mais de perto a prática educativa, assim teremos percepções da comunidade escolar sobre vários aspectos da escola e sobre se a mesma se aproxima do padrão de qualidade desejado.
  • 10. Descrição da ação: 1. Constituiu-se uma equipe formada por membros da equipe pedagógica e professores para organizar o processo de avaliação de acordo com dados existentes na escola de forma a gerar indicadores para a avaliação. 2. Mobilização da comunidade para a participação na avaliação. 3. Apresentação dos Indicadores da Qualidade na Educação e a importância da avaliação da escola.
  • 11. 4. Divisão em seis grupos de trabalho, onde cada grupo ficou responsável por avaliar uma das dimensões da qualidade da educação propostas: ambiente educativo prática pedagógica gestão escolar democrática formação e condições de trabalho dos profissionais da escola espaço físico escolar acesso, permanência e sucesso dos alunos na escola.
  • 12. As perguntas foram escolhidas adequando as perguntas dos Indicadores da Qualidade da educação – MEC à nossa realidade para facilitar a discussão e avaliação dos indicadores. As perguntas referem-se a práticas, atitudes ou situações que qualificam o indicador.
  • 13. Cada pergunta será discutida pelo grupo e receberá uma cor: práticas, atitudes ou situações estão consolidadas na escola práticas, atitudes ou situações ocorrem, mas nem sempre, ou merecem cuidado e atenção prática, atitudes ou situações são inexistentes
  • 14. Finalizada a avaliação, foi realizado o levantamento dos problemas prioritários. Com os problemas prioritários definidos no âmbito de cada dimensão, os grupos de trabalho reuniram-se com os demais grupos para ouvir o que cada uma tem a dizer e promover um debate sobre o retrato que a comunidade escolar produziu da escola.
  • 15. O cumprimento das normas de convivência na escola merece atenção. Reavaliar as práticas existentes de não cumprimento das normas por membros da escola. dimensão ambiente educativo
  • 16. Atividades pouco atrativas aos alunos, identificando inclusive a falta do uso de metodologias e recursos variados nas aulas. Dimensão prática pedagógica
  • 17. Dimensão gestão escolar democrática Pouca participação dos pais na escola. “ os pais deveriam participar mais ativamente da vida escolar de seus filhos e dar mais incentivo aos estudos”. (professores) “ Somente somos chamados à escola para reuniões de entrega de resultados ou para ouvirmos reclamações dos filhos e que na maioria das vezes não somos ouvidos pelos professores.”(pais) .
  • 18. dimensão espaço físico escolar O grupo destacou o projeto de revitalização do espaço escolar, realizado pelos alunos da escola e comunidade no ano de 2007 onde a escola foi pintada e os alunos construíram floreiras pelo pátio da escola. Também foi destacado a aplicação do programa de qualidade 5S, que enfatiza a liberação de espaços, reduz ou elimina desperdícios (energia, água, materiais, tempo) e torna o ambiente mais organizado, participativo, saudável e favorável à ação pedagógica.
  • 19. dimensão acesso, permanência e sucesso dos alunos na escola índice de reprovação dos alunos.
  • 20. dimensão Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola alerta para a falta de assiduidade de professores e funcionários
  • 21. Muito longe da PPP que está no papel, grande parte da escola continua com uma concepção pedagógica tradicional, na qual se transmite uma grande quantidade de informações, muitas vezes sem significado para o aluno, contribuindo para gerar desmotivação, indisciplina e abandono e repetência.
  • 22. Diagnóstico apresentado pela Escola: Falta de empenho, de interesse, de dedicação dos alunos. Falta de atividades que estimulem os alunos. Problemas nas atitudes do professor em relação ao processo de aprendizagem (cuidado com a necessidade e o tempo de aprendizagem de cada um). Falta de participação da família Indisciplina Reprovação
  • 23. Neste cenário de desmotivação por parte do aluno, a escola impõe procedimentos repressivos, ou atribui os problemas a fatores externos tais como o desequilíbrio familiar, o desinteresse dos pais com os filhos na escola, a imaturidade do aluno, a falta de pré-requisitos para estarem naquela série. Tal visão certamente está muito distante do discurso sobre formação para cidadania como consta na PPP da escola e, mais especificamente, da aprendizagem significativa.
  • 24. Plano de ação para a melhoria da qualidade da educação na escola
  • 25. Aprendizagem significativa Levar o aluno a querer aprender . Para que uma aprendizagem ocorra, ela deve ser significativa, e para que esta ocorra de fato deve estar relacionada com as vivências dos alunos, problematizando e incentivando o aprender mais e o estabelecimento de diferentes tipos de relações
  • 26. formação permanente dos profissionais da escola Necessitamos de um um profissional mais dinâmico e reflexivo, capaz de atender às necessidades dos educandos, pois, diante de um mundo globalizado, com diversas tecnologias e mudanças galopantes nos impomos à busca por novas práticas pedagógicas que auxiliem e facilitem o processo dinâmico que é a aprendizagem
  • 27. Aulas diferenciadas, conteúdos escolares com aproximação da realidade do aluno e recursos tecnológicos diversos, atividades criativas e envolventes. planejamento pedagógico quinzenal trabalho em parceria reunindo os pais, SOE, direção, professores e funcionários. projetos de incentivo à leitura participação de atividades de extra-classe, projetos especiais da escola: teatro, dança, xadrez. encaminhamento médico ou psicológico, quando necessário. reativação do grêmio estudantil
  • 28. Envolver os alunos na gestão da escola com a criação da Comissão de Normas e Convivência ( alunos reúnem-se semanalmente com a equipe diretiva da escola para debater e criar ações para problemas encontrados pela escola, dando sugestões de melhorias). monitoramento do rendimento escolar dos alunos por meio do conselho de classe mensal, traçando gráficos de aproveitamento e análise dos resultados do rendimento escolar,discutindo e dando sugestões aos professores para melhoria do rendimento aprimorando o ensino e a aprendizagem.
  • 29. orientar as famílias a cumprirem as suas obrigações básicas como aconselhamento e encaminhamento a especialistas. Realizamos reuniões mensais com oficinas, palestras, mesa redonda sobre assuntos pertinentes à educação de crianças e jovens. maior participação das famílias também na tomada de decisões na escola, através da representação dos pais nos colegiados como CPM e Conselho escolar que estava desativado.
  • 30. A avaliação institucional, realizada pela escola, serviu de parâmetro para o re-planejamento das metas e ações estabelecidas no Projeto Político Pedagógico. Desta forma, pensamos poder oferecer uma escola de qualidade, capaz de promover o sucesso do aluno na escola e na sociedade, buscando um maior índice de aprovação, diminuição da evasão e a satisfação da comunidade escolar.
  • 31. Considerações finais Este trabalho buscou uma análise crítico-reflexiva sobre o processo educacional e as práticas da Escola. Ele enfatiza a importância da avaliação institucional fazendo com que a escola num todo, defina e planeje as intervenções necessárias para oferecer uma educação de qualidade.