O documento descreve os diferentes tipos de orações subordinadas adverbiais, incluindo causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais, e fornece um exemplo para cada uma.
2. O. S. Adverbiais Causais Indicam a causa da ação expressa pelo verbo da oração principal. Como a professora não estava olhando , Ary estava incomodando.
3. O. S. Adverbiais Comparativas Estabelecem uma comparação com a ação indicada pelo verbo principal. Dodô se concentrava em tirar fotos como um profissional .
4. O. S. Adverbiais Concessivas Indicam uma concessão à idéia expressa pelo verbo da oração principal O aviso para não fumar estava ali, embora nem todos obedecessem .
5. O. S. Adverbiais Condicionais Indicam a situação necessária à ocorrência ou não da ação do verbo Se a porta estivesse fechada , a foto não seria tirada.
6. O. S. Adverbiais Conformativas Indicam uma conformidade, um acordo entre o fato que expressam e a ação do verbo da oração principal. Como foi pedido , Renan estava tirando as fotos para o trabalho.
7. O. S. Adverbiais Consecutivas Indicam a conseqüência resultante do fato expresso pelo verbo da oração principal. Ela insistiu tanto com seus argumentos, que conseguiu casar como queria.
8. O. S. Adverbiais Finais Indicam o fim, o objetivo do fato enunciado na oração principal. A mosca pousou na flor, para que pudesse descansar .
9. O. S. Adverbiais Proporcionais Indicam uma relação de proporcionalidade com o verbo da oração principal. Quanto mais pessoas haviam na fila , mais tempo demorava para entrar no banco.
10. O. S. Adverbiais Temporais Indicam a circunstância de tempo em que ocorre a ação do verbo da oração principal. Assim que a professora explicou o trabalho , todos desceram para tirar as fotos.