SlideShare uma empresa Scribd logo
Plano do projecto Turismo para todos André Miguel – Nº5 Hugo Gonçalves – Nº9 Miguel Guia – Nº15 Curso de ciências e tecnologias Escola Secundária João de Deus Disciplina de área de projecto Professora Maria João Seruca • • • •
Identificação da equipa e do responsável/contacto Responsável:  Miguel Guia – Nº15 - 917148982 André Miguel – Nº5 Hugo Gonçalves – Nº9
Identificação do problema de partida/diagnóstico da situação Hoje em dia o Turismo oferece oportunidades únicas para uma evasão da vida quotidiana, de convívio e para se descobrir novos mundos e outras culturas.   Por isso, devemos contribuir para uma igualdade de oportunidades para estas pessoas a quem, muitas vezes, lhes foi negada o seu direito ao lazer devido à falta de acessibilidade das instalações turísticas.  « Como cativar  todas  as pessoas para o turismo em Faro? »
Proposta de solução A realização de um Guia Turístico   para a cidade de Faro   será a nossa proposta de solução, de modo a cativar as pessoas para visitarem a nossa cidade, assim como alertar acerca dos défices de acessibilidade presentes nesses pontos turísticos.  Até o final do ano pretendemos também organizar uma ida à Ilha do Farol, principalmente com a finalidade de filmar e fotografar a ilha, contando também com actividades para o resto da turma.
Plano de acção Objectivos Gerais Com este projecto pretende-se demonstrar as insuficientes acessibilidades no âmbito do Turismo em Faro, isto é fazer com que “TODOS” os indivíduos possam aproveitar ao máximo as múltiplas actividades dentro do turismo em Faro.  Promover o turismo para “ todos ” em Faro. E fazer também com que todos escolham esta cidade como destino de férias.
Plano de acção Objectivos Específicos Neste trabalho pretende-se apresentar com mais especificidade os diversos monumentos e outras características do turismo de forma que todos possam começar a escolher Faro como destino principal. Ou seja, valorizar ao máximo a nossa cidade para fazer com que as pessoas a possam ver de outra maneira. Valorizar a nossa cidade. Fomentar o turismo em Faro. Divulgar os locais turísticos com acessibilidades. Promover percursos turísticos com acessibilidades. Realizar um percurso turístico.
Plano de acção Metodologia utilizada  ( Actividades e divisão de tarefas )   Para a elaboração deste projecto, pretende-se organizar ao longo do ano diversas actividades que possam proporcionar mais informações sobre o nosso tema principal e se possível organizar também mais actividades no âmbito de outras disciplinas. Ao longo do ano, vai se procurando cada vez mais informação sobre o nosso guia para, enfim, poder apresentá-lo de forma bem clara e sublinhado o facto das acessibilidades para todos no âmbito do turismo em Faro. Até o final do ano, um dos nossos objectivos será organizar uma visita durante um dia inteiro a ilha do farol, sendo um dos principais local de encontro dos turistas que vêm visitar a capital do Algarve, esta pequena saída poderá nos trazer mais informações sobre o nosso tema principal, isto é a organização mais particular do guia turístico.  Depois, com esta visita, poderemos praticar outras actividades sem serem obrigatoriamente relacionadas com o nosso tema mas também para outras disciplinas tal como a educação física, etc…
Plano de acção Recursos Humanos Pediu-se mais informação sobre acessibilidades a engenheira  Manuela Rosa  da escola superior de tecnologias da penha. Recursos Materiais Utilização frequente da Internet, produção de panfleto, câmara de filmar.
Plano de acção Resultados esperados Com este trabalho espera-se promover o turismo para todas as pessoas em Faro, incluindo as que têm dificuldades motoras. E mostrar a estas pessoas em particular os locais com mais acessibilidades no âmbito do Turismo em Faro, isto é fazer com que eles possam aproveitar ao máximo as múltiplas actividades.
Plano de acção Produto final No final deste projecto pretendemos apresentar um guia turístico para a cidade de Faro incluindo as diversas acessibilidades. Calendarização 1º Período Planificação geral do projecto com elaboração do plano do projecto. 2º Período Visita a ilha do farol no âmbito do projecto. (planeado no 1º período) 3º Período Conclusão do guia turístico e apresentação final do projecto.
Plano Orçamental
Proposta de avaliação Produção de inquéritos aos alunos da turma com a finalidade de avaliar a visita assim como o projecto em geral. Realização de um relatório no final do ano, como avaliação geral do projecto. Recolha de opiniões dos alunos da turma acerca do projecto, após a apresentação do mesmo, e estudo destas opiniões.
Formas de difusão previstas Panfletos Filmagens Blog
FIM

Mais conteúdo relacionado

PPTX
Seminário de Hospitalidade | Santos 2015: apresentação institucional
PPT
Visitas Guiadas 2011
PDF
Apresentação da Hike Time Portugal
DOCX
Relatório BTL 2013
PPTX
Btl carina silva e vanessa carvalho
PPT
Artes Plasticas Programa Do XII Governo Constitucional
PPTX
Aula 05 planejamento turistico
PPTX
Aula 06 oficina - planejamento turistico
Seminário de Hospitalidade | Santos 2015: apresentação institucional
Visitas Guiadas 2011
Apresentação da Hike Time Portugal
Relatório BTL 2013
Btl carina silva e vanessa carvalho
Artes Plasticas Programa Do XII Governo Constitucional
Aula 05 planejamento turistico
Aula 06 oficina - planejamento turistico
Anúncio

Plano do projecto

  • 1. Plano do projecto Turismo para todos André Miguel – Nº5 Hugo Gonçalves – Nº9 Miguel Guia – Nº15 Curso de ciências e tecnologias Escola Secundária João de Deus Disciplina de área de projecto Professora Maria João Seruca • • • •
  • 2. Identificação da equipa e do responsável/contacto Responsável: Miguel Guia – Nº15 - 917148982 André Miguel – Nº5 Hugo Gonçalves – Nº9
  • 3. Identificação do problema de partida/diagnóstico da situação Hoje em dia o Turismo oferece oportunidades únicas para uma evasão da vida quotidiana, de convívio e para se descobrir novos mundos e outras culturas. Por isso, devemos contribuir para uma igualdade de oportunidades para estas pessoas a quem, muitas vezes, lhes foi negada o seu direito ao lazer devido à falta de acessibilidade das instalações turísticas. « Como cativar todas as pessoas para o turismo em Faro? »
  • 4. Proposta de solução A realização de um Guia Turístico para a cidade de Faro será a nossa proposta de solução, de modo a cativar as pessoas para visitarem a nossa cidade, assim como alertar acerca dos défices de acessibilidade presentes nesses pontos turísticos. Até o final do ano pretendemos também organizar uma ida à Ilha do Farol, principalmente com a finalidade de filmar e fotografar a ilha, contando também com actividades para o resto da turma.
  • 5. Plano de acção Objectivos Gerais Com este projecto pretende-se demonstrar as insuficientes acessibilidades no âmbito do Turismo em Faro, isto é fazer com que “TODOS” os indivíduos possam aproveitar ao máximo as múltiplas actividades dentro do turismo em Faro. Promover o turismo para “ todos ” em Faro. E fazer também com que todos escolham esta cidade como destino de férias.
  • 6. Plano de acção Objectivos Específicos Neste trabalho pretende-se apresentar com mais especificidade os diversos monumentos e outras características do turismo de forma que todos possam começar a escolher Faro como destino principal. Ou seja, valorizar ao máximo a nossa cidade para fazer com que as pessoas a possam ver de outra maneira. Valorizar a nossa cidade. Fomentar o turismo em Faro. Divulgar os locais turísticos com acessibilidades. Promover percursos turísticos com acessibilidades. Realizar um percurso turístico.
  • 7. Plano de acção Metodologia utilizada ( Actividades e divisão de tarefas ) Para a elaboração deste projecto, pretende-se organizar ao longo do ano diversas actividades que possam proporcionar mais informações sobre o nosso tema principal e se possível organizar também mais actividades no âmbito de outras disciplinas. Ao longo do ano, vai se procurando cada vez mais informação sobre o nosso guia para, enfim, poder apresentá-lo de forma bem clara e sublinhado o facto das acessibilidades para todos no âmbito do turismo em Faro. Até o final do ano, um dos nossos objectivos será organizar uma visita durante um dia inteiro a ilha do farol, sendo um dos principais local de encontro dos turistas que vêm visitar a capital do Algarve, esta pequena saída poderá nos trazer mais informações sobre o nosso tema principal, isto é a organização mais particular do guia turístico. Depois, com esta visita, poderemos praticar outras actividades sem serem obrigatoriamente relacionadas com o nosso tema mas também para outras disciplinas tal como a educação física, etc…
  • 8. Plano de acção Recursos Humanos Pediu-se mais informação sobre acessibilidades a engenheira Manuela Rosa da escola superior de tecnologias da penha. Recursos Materiais Utilização frequente da Internet, produção de panfleto, câmara de filmar.
  • 9. Plano de acção Resultados esperados Com este trabalho espera-se promover o turismo para todas as pessoas em Faro, incluindo as que têm dificuldades motoras. E mostrar a estas pessoas em particular os locais com mais acessibilidades no âmbito do Turismo em Faro, isto é fazer com que eles possam aproveitar ao máximo as múltiplas actividades.
  • 10. Plano de acção Produto final No final deste projecto pretendemos apresentar um guia turístico para a cidade de Faro incluindo as diversas acessibilidades. Calendarização 1º Período Planificação geral do projecto com elaboração do plano do projecto. 2º Período Visita a ilha do farol no âmbito do projecto. (planeado no 1º período) 3º Período Conclusão do guia turístico e apresentação final do projecto.
  • 12. Proposta de avaliação Produção de inquéritos aos alunos da turma com a finalidade de avaliar a visita assim como o projecto em geral. Realização de um relatório no final do ano, como avaliação geral do projecto. Recolha de opiniões dos alunos da turma acerca do projecto, após a apresentação do mesmo, e estudo destas opiniões.
  • 13. Formas de difusão previstas Panfletos Filmagens Blog
  • 14. FIM