Escola de Educação Básica São Pedro VIVA SEM DROGAS
Projeto Prevenção ao Uso de Drogas:Crack  2011
TEMA "Unidos contra a Morte" CRACK,aqui não entra
Coordenação Professor=  José Altair Venturi Disciplina=  Ciências Alunos envolvidos:  6º e 7º Séries ( 01-02-03-04-05)‏ Considerações Gerais    O nome Crack se dá ao som que é produzido quando a substância é consumida nos "cachimbos". O Crack é produzido por uma mistura de cristal de cocaína ou pasta base ou cocaína em pó (cloridrato de cocaína e adulterantes), água e bicarbonato de sódio. A mistura é fervida até que a água tenha evaporado e a substância permanece em pedras ou pedaços. Ele contém alcalinos e cocaína, e ao contrário da cocaína em pó, é facilmente volatilizada em temperaturas moderadas.     O uso da substância leva os usuários a comportamentos de risco e percebe-se uma grande relação com estupros, violência e prostituição, levando, dessa forma, o usuário a uma condição primitiva e degradante de existência.     Desde 1986 uma variedade de estudos tem sido feitos para chamar a atenção do uso do Crack em diferentes populações. Em adição, muitos casos clínicos tem sido reportados descrevendo os efeitos do Crack e suas neurológicas, psicológicas, cardíacas e pulmonares reações adversas. Algumas similares a outros tipos de cocaína, mas algumas, provavelmente, únicas do Crack.      Estudos mostram que a porcentagem de pacientes que relataram uso de cocaína fumada ( crack ) aumentou de 17%, em 1990, para 64%, em 1993 e aumentando ainda mais atualmente.     Outro fator importante a se pensar deve-se ao fato da grande impulsividade e propensão a correr riscos, enfrentada pelos usuários de Crack, até mesmo quando em períodos de abstinência temporária.
CRACK Os efeitos do crack no organismo Forma menos pura da cocaína, o crack tem um poder infinitamente maior de gerar dependência, pois a fumaça chega ao cérebro com velocidade e potência extremas. Ao prazer intenso e efêmero, segue-se a urgência da repetição. Além de se tornarem alvo de doenças pulmonares e circulatórias que podem levar à morte, os usuários se expõem à violência e a situações de perigo que também podem matá-lo.
A PEDRA
Consequências  para a Saúde   IN toxicação pelo metal O usuário aquece a lata de refrigerante para inalar o crack. Além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos.
Fome e sono O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência.
Pulmões A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções. Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa problemas respiratórios agudos, incluindo tosse, falta de ar e dores fortes no peito
CORAÇÃO A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer
OSSOS E MÚSCULOS O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise.
SISTEMA NEUROLÓGICO Oscilações de humor: o crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos.
SEXO O desejo sexual diminui. Os homens têm dificuldade para conseguir ereção.  Há pesquisas que associam o uso do crack à maior suscetibilidade a doenças sexualmente transmissíveis, em razão do comportamento
MORTE Pacientes podem morrer de doenças cardiovasculares (derrame e infarto) e relacionadas ao enfraquecimento do organismo (tuberculose). A causa mais comum de óbito é a exposição à violência e a situações de perigo, por causa do envolvimento com traficantes, por exemplo.
O QUE É COCAÍNA? A cocaína é um alcalóide (produto extraído das folhas de uma planta chamada Erythroxilon coca encontrada principalmente em países da América do Sul e Central). Também é conhecida como coca, pó dourado, neve ou "senhora". A cocaína é um estimulante do Sistema Nervoso Central. Ela atinge rapidamente o cérebro, produz resposta intensa, o que a torna muito procurada como droga de abuso
A DROGA
QUAIS  OS  RISCOS  DO USO DE  COCAÍNA  INJETÁVEL? A administração injetável (parenteral) da cocaína pode trazer problemas em função do solvente utilizado (líquido par dissolver a droga) e das seringas não serem esterilizadas. Também pode acontecer da contaminação ocorrer pelo fato da mesma seringa ser utilizada por mais de uma pessoa. Transmissão de hepatite de endocardite infecciosa, AIDS e menos comumente pneumonia ou infecções localizadas são as doenças mais freqüentes. A falta de higiene no local da administração da droga pode ocasionar o aparecimento de feridas (ulcerações) e desencadear, mais tarde, uma infecção grave em outros locais do organismo.
QUAIS  OS  TIPOS  DE  PREPARAÇÃO  DE COCAÍNA?
Existem vários tipos de preparação de coca: folhas de coca:  podem ser mascadas ou ingeridas; são de uso cultural pelos povos do Peru, Colômbia, Equador, etc.; pasta de coca:  é fumada com tabaco ou maconha sendo esta mistura conhecida como BASUCO. Além da cocaína, esta preparação contém solventes como ácido sulfúrico; pó de coca (cloridrato):  pode ser cheirado ou injetado; "crack" ou "rock" (base livre):  é fumado e tem aparência de mineral. Quando aquecido faz barulhos, o que caracteriza o nome "crack".
QUAIS  OS  EFEITOS  ASSOCIADOS  AO  USO  DA COCAÍNA? Também pode ocorrer emagrecimento e perfuração dos septo nasal quando inalada. Já com doses baixas, a cocaína ocasiona alterações em todo o organismo como aumento da freqüência dos batimentos cardíacos (taquicardia) e aumento da pressão arterial (hipertensão). Com a utilização da doses moderadas podem aparecer vômitos, diarréia, excitação, confusão das idéias até ansiedade extrema. Estes efeitos podem durar de poucas horas até alguns dias. A utilização de doses elevadas podem ocasionar uma significativa hipertensão arterial, taquicardia, calafrios, transpiração excessiva, convulsões e morte (por efeitos sobre o coração e respiração) que caracterizam a intoxicação aguda, também conhecida como overdose. Com o uso freqüente e contínuo (semanas ou meses) podem ocorrer alterações comportamentais como: agressividade, idéia de perseguição(paranóia), alucinações táteis (sensação de insetos caminhando sobre a pele), visuais e auditivas (ver e ouvir coisas) e delírios (desorientação, confusão, medo e ilusões).
A  COCÁINA  PRODUZ DEPENDÊNCIA  ? Sim, quando o usuário utiliza a droga por diversos dias ou meses. No início a pessoa pode sentir necessidade do aumento da dose para produção do mesmo efeito (tolerância). Além disto, afasta-se da família, amigos e trabalho e pode passar a vender os seus objetos ou a roubar para manter o consumo da droga. Quando a pessoa pára de usar ou reduz a quantidade utilizada pode sentir depressão (tristeza), irritabilidade, ansiedade, cansaço e insônia (não consegue dormir). Por isso, existe uma forte tendência para a continuação do uso da droga.
O  QUE  É  A  MACONHA ?
. São as flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, também conhecida como Cânhamo verdadeiro. Os cigarros são chamados de: erva, pacau, baseado, charão, fininho ou finório. Contém várias substâncias que têm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9-tetrahidrocanabinol (-9-THC,THC). Também contém substâncias que não agem no cérebro, como o alcatrão. Outras preparações da CANNABIS são o haxixe, ganja e charas.
QUAL DEVE SER A CONDUTA QUANDO SE DESCOBRE UM AMIGO USUÁRIO DE DROGAS? O usuário não deve sentir-se abandonado por amigos ou familiares, pois ficará mais próximo da droga. Ele deve ser motivado a procurar ajuda especializada, pois os tratamentos trazem melhores resultados naquelas pessoas que querem ser ajudadas. Para tanto, devemos estar bem informados a respeito de drogas e dispostos a conversar sem preconceitos sobre o assunto. Esta pode ser uma boa maneira de auxiliá-lo, porque estaremos mostrando que a opção de não usar drogas está fundamentada.
POR  QUE  É  USADA? Os efeitos variam se a droga é fumada ou tomada, e dependem da quantidade usada. Com doses baixas há euforia (sensação de bem-estar) e risos, quando em grupo, ou há relaxamento e sonolência, se está sozinho. A memória fica prejudicada e a pessoa não consegue executar tarefas múltiplas. Há aceleração do tempo subjetivo, fazendo minutos parecerem horas, e confusão entre passado, presente e futuro. Os sentidos ficam aguçados, mas o indivíduo tem menor equilíbrio e força muscular. Os olhos ficam vermelhos (congestão da conjuntiva), a boca seca, e aumenta a vontade de comer doces. O pulso fica acelerado, e a pressão pode diminuir quando a pessoa fica em pé, causando tontura. Com doses mais altas iniciam os delírios (desorientação, confusão, raciocínio incoerente, medo, ilusões), alucinações (perceber algo quando não há estímulo) e despersonalização (sente que não é mais ele mesmo), que podem atingir um nível de psicose tóxica. Nestes estágios de intoxicação a pessoa pode sentir-se muito mal, mostrar-se agitada e confusa, caracterizando a má viagem.
QUE  MAL  FAZ  PARA  A  SAÚDE? Sem referir os problemas de comportamento já citados, é conhecido que: fumar maconha traz os mesmos problemas que fumar cigarro de tabaco: bronquite, asma, faringite, enfisema e câncer; há maior risco de sofrer acidentes de trânsito; diminui a imunidade, aumentando a chance de ocorrerem infecções;
ESTATÍSTICAS  USUÁRIOS
PENSAMENTO ..."as drogas só produzem estados de espírito interessantes em mentes que já são interessantes. Imaginações grosseiras só produzem visões grosseiras." (Baudelaire)‏
SAIA  DESSA ,  PROCURE  AJUDA E SEJA FELIZ

Mais conteúdo relacionado

PPTX
Efeitos físicos e psíquicos do uso de crack
PPT
Crack – saia fora dessa!
PPTX
Crack, Nem Pensar!
PPT
106 crack
PPT
PPT
Projeto crack
PPT
Crack – saia fora dessa!
PPS
Drogas
Efeitos físicos e psíquicos do uso de crack
Crack – saia fora dessa!
Crack, Nem Pensar!
106 crack
Projeto crack
Crack – saia fora dessa!
Drogas

Mais procurados (20)

PDF
Livreto cocaína
PPTX
Palestra em Power Point - Prevenção ao uso do Crack - Droga Estimulante do SNC
PPSX
APRESENTAÇÃO DE PALESTRA DE PREVENÇÃO AO USO DO CRACK
PPTX
Trabalho sobre a maconha e o oxi
PPT
Apresentação sobre o crack
PPT
Frases Marcha Contra o Crack
DOC
Drogas
DOC
Samuel 9°c
PPT
Palestra Eldorado
PPT
Drogas e Álcool
PPTX
Prevenção contra o uso de drogas, álcool e fumo.
PPT
Power Point
PPT
PPSX
APRESENTAÇÃO DE PALESTRA PARA PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DO ALCOOLISMO PARA JOVE...
PPT
Apresentaçao fe
PDF
Alcooleoutrasdrogas 120329155650-phpapp02
PPT
Apresentaaofe 100914175033-phpapp01 (1)
PPTX
Drogas Ilegais
PPTX
Consumo De SubstâNcias Psicoactivas
Livreto cocaína
Palestra em Power Point - Prevenção ao uso do Crack - Droga Estimulante do SNC
APRESENTAÇÃO DE PALESTRA DE PREVENÇÃO AO USO DO CRACK
Trabalho sobre a maconha e o oxi
Apresentação sobre o crack
Frases Marcha Contra o Crack
Drogas
Samuel 9°c
Palestra Eldorado
Drogas e Álcool
Prevenção contra o uso de drogas, álcool e fumo.
Power Point
APRESENTAÇÃO DE PALESTRA PARA PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DO ALCOOLISMO PARA JOVE...
Apresentaçao fe
Alcooleoutrasdrogas 120329155650-phpapp02
Apresentaaofe 100914175033-phpapp01 (1)
Drogas Ilegais
Consumo De SubstâNcias Psicoactivas
Anúncio

Semelhante a Powerpointcrack (20)

PDF
O Que é Crack.pdf
PPT
Trabalho Gabriela 23/09/2009
PPT
Drogas - Liberte-se delas !
PPTX
Slide sobre drogas
PDF
Cocaina
PDF
Cocaina
PDF
Cocaina
PPT
Contra as drogas
PPT
Slides drogas-2
PPTX
Drogas de abuso
PPTX
Palestras sobre drogas
DOCX
PPTX
Os Males para o individuo ALCOOL_DROGAS_.pptx
PDF
Cartilha principais drogas e seus efeitos
PPT
Slides drogas-2-130319152857-phpapp01
PPT
Slides drogas-2-130319152857-phpapp01
PPSX
6 - As Drogas e a Juventude
PDF
Drogas licitas e ilicitas - Tema para SIPAT
PPTX
Drogas, o que são?
PPTX
A Cocaína
O Que é Crack.pdf
Trabalho Gabriela 23/09/2009
Drogas - Liberte-se delas !
Slide sobre drogas
Cocaina
Cocaina
Cocaina
Contra as drogas
Slides drogas-2
Drogas de abuso
Palestras sobre drogas
Os Males para o individuo ALCOOL_DROGAS_.pptx
Cartilha principais drogas e seus efeitos
Slides drogas-2-130319152857-phpapp01
Slides drogas-2-130319152857-phpapp01
6 - As Drogas e a Juventude
Drogas licitas e ilicitas - Tema para SIPAT
Drogas, o que são?
A Cocaína
Anúncio

Powerpointcrack

  • 1. Escola de Educação Básica São Pedro VIVA SEM DROGAS
  • 2. Projeto Prevenção ao Uso de Drogas:Crack 2011
  • 3. TEMA "Unidos contra a Morte" CRACK,aqui não entra
  • 4. Coordenação Professor= José Altair Venturi Disciplina= Ciências Alunos envolvidos: 6º e 7º Séries ( 01-02-03-04-05)‏ Considerações Gerais   O nome Crack se dá ao som que é produzido quando a substância é consumida nos "cachimbos". O Crack é produzido por uma mistura de cristal de cocaína ou pasta base ou cocaína em pó (cloridrato de cocaína e adulterantes), água e bicarbonato de sódio. A mistura é fervida até que a água tenha evaporado e a substância permanece em pedras ou pedaços. Ele contém alcalinos e cocaína, e ao contrário da cocaína em pó, é facilmente volatilizada em temperaturas moderadas.   O uso da substância leva os usuários a comportamentos de risco e percebe-se uma grande relação com estupros, violência e prostituição, levando, dessa forma, o usuário a uma condição primitiva e degradante de existência.   Desde 1986 uma variedade de estudos tem sido feitos para chamar a atenção do uso do Crack em diferentes populações. Em adição, muitos casos clínicos tem sido reportados descrevendo os efeitos do Crack e suas neurológicas, psicológicas, cardíacas e pulmonares reações adversas. Algumas similares a outros tipos de cocaína, mas algumas, provavelmente, únicas do Crack.   Estudos mostram que a porcentagem de pacientes que relataram uso de cocaína fumada ( crack ) aumentou de 17%, em 1990, para 64%, em 1993 e aumentando ainda mais atualmente.   Outro fator importante a se pensar deve-se ao fato da grande impulsividade e propensão a correr riscos, enfrentada pelos usuários de Crack, até mesmo quando em períodos de abstinência temporária.
  • 5. CRACK Os efeitos do crack no organismo Forma menos pura da cocaína, o crack tem um poder infinitamente maior de gerar dependência, pois a fumaça chega ao cérebro com velocidade e potência extremas. Ao prazer intenso e efêmero, segue-se a urgência da repetição. Além de se tornarem alvo de doenças pulmonares e circulatórias que podem levar à morte, os usuários se expõem à violência e a situações de perigo que também podem matá-lo.
  • 7. Consequências para a Saúde IN toxicação pelo metal O usuário aquece a lata de refrigerante para inalar o crack. Além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos.
  • 8. Fome e sono O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência.
  • 9. Pulmões A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções. Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa problemas respiratórios agudos, incluindo tosse, falta de ar e dores fortes no peito
  • 10. CORAÇÃO A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer
  • 11. OSSOS E MÚSCULOS O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise.
  • 12. SISTEMA NEUROLÓGICO Oscilações de humor: o crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos.
  • 13. SEXO O desejo sexual diminui. Os homens têm dificuldade para conseguir ereção. Há pesquisas que associam o uso do crack à maior suscetibilidade a doenças sexualmente transmissíveis, em razão do comportamento
  • 14. MORTE Pacientes podem morrer de doenças cardiovasculares (derrame e infarto) e relacionadas ao enfraquecimento do organismo (tuberculose). A causa mais comum de óbito é a exposição à violência e a situações de perigo, por causa do envolvimento com traficantes, por exemplo.
  • 15. O QUE É COCAÍNA? A cocaína é um alcalóide (produto extraído das folhas de uma planta chamada Erythroxilon coca encontrada principalmente em países da América do Sul e Central). Também é conhecida como coca, pó dourado, neve ou "senhora". A cocaína é um estimulante do Sistema Nervoso Central. Ela atinge rapidamente o cérebro, produz resposta intensa, o que a torna muito procurada como droga de abuso
  • 17. QUAIS OS RISCOS DO USO DE COCAÍNA INJETÁVEL? A administração injetável (parenteral) da cocaína pode trazer problemas em função do solvente utilizado (líquido par dissolver a droga) e das seringas não serem esterilizadas. Também pode acontecer da contaminação ocorrer pelo fato da mesma seringa ser utilizada por mais de uma pessoa. Transmissão de hepatite de endocardite infecciosa, AIDS e menos comumente pneumonia ou infecções localizadas são as doenças mais freqüentes. A falta de higiene no local da administração da droga pode ocasionar o aparecimento de feridas (ulcerações) e desencadear, mais tarde, uma infecção grave em outros locais do organismo.
  • 18. QUAIS OS TIPOS DE PREPARAÇÃO DE COCAÍNA?
  • 19. Existem vários tipos de preparação de coca: folhas de coca: podem ser mascadas ou ingeridas; são de uso cultural pelos povos do Peru, Colômbia, Equador, etc.; pasta de coca: é fumada com tabaco ou maconha sendo esta mistura conhecida como BASUCO. Além da cocaína, esta preparação contém solventes como ácido sulfúrico; pó de coca (cloridrato): pode ser cheirado ou injetado; "crack" ou "rock" (base livre): é fumado e tem aparência de mineral. Quando aquecido faz barulhos, o que caracteriza o nome "crack".
  • 20. QUAIS OS EFEITOS ASSOCIADOS AO USO DA COCAÍNA? Também pode ocorrer emagrecimento e perfuração dos septo nasal quando inalada. Já com doses baixas, a cocaína ocasiona alterações em todo o organismo como aumento da freqüência dos batimentos cardíacos (taquicardia) e aumento da pressão arterial (hipertensão). Com a utilização da doses moderadas podem aparecer vômitos, diarréia, excitação, confusão das idéias até ansiedade extrema. Estes efeitos podem durar de poucas horas até alguns dias. A utilização de doses elevadas podem ocasionar uma significativa hipertensão arterial, taquicardia, calafrios, transpiração excessiva, convulsões e morte (por efeitos sobre o coração e respiração) que caracterizam a intoxicação aguda, também conhecida como overdose. Com o uso freqüente e contínuo (semanas ou meses) podem ocorrer alterações comportamentais como: agressividade, idéia de perseguição(paranóia), alucinações táteis (sensação de insetos caminhando sobre a pele), visuais e auditivas (ver e ouvir coisas) e delírios (desorientação, confusão, medo e ilusões).
  • 21. A COCÁINA PRODUZ DEPENDÊNCIA ? Sim, quando o usuário utiliza a droga por diversos dias ou meses. No início a pessoa pode sentir necessidade do aumento da dose para produção do mesmo efeito (tolerância). Além disto, afasta-se da família, amigos e trabalho e pode passar a vender os seus objetos ou a roubar para manter o consumo da droga. Quando a pessoa pára de usar ou reduz a quantidade utilizada pode sentir depressão (tristeza), irritabilidade, ansiedade, cansaço e insônia (não consegue dormir). Por isso, existe uma forte tendência para a continuação do uso da droga.
  • 22. O QUE É A MACONHA ?
  • 23. . São as flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, também conhecida como Cânhamo verdadeiro. Os cigarros são chamados de: erva, pacau, baseado, charão, fininho ou finório. Contém várias substâncias que têm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9-tetrahidrocanabinol (-9-THC,THC). Também contém substâncias que não agem no cérebro, como o alcatrão. Outras preparações da CANNABIS são o haxixe, ganja e charas.
  • 24. QUAL DEVE SER A CONDUTA QUANDO SE DESCOBRE UM AMIGO USUÁRIO DE DROGAS? O usuário não deve sentir-se abandonado por amigos ou familiares, pois ficará mais próximo da droga. Ele deve ser motivado a procurar ajuda especializada, pois os tratamentos trazem melhores resultados naquelas pessoas que querem ser ajudadas. Para tanto, devemos estar bem informados a respeito de drogas e dispostos a conversar sem preconceitos sobre o assunto. Esta pode ser uma boa maneira de auxiliá-lo, porque estaremos mostrando que a opção de não usar drogas está fundamentada.
  • 25. POR QUE É USADA? Os efeitos variam se a droga é fumada ou tomada, e dependem da quantidade usada. Com doses baixas há euforia (sensação de bem-estar) e risos, quando em grupo, ou há relaxamento e sonolência, se está sozinho. A memória fica prejudicada e a pessoa não consegue executar tarefas múltiplas. Há aceleração do tempo subjetivo, fazendo minutos parecerem horas, e confusão entre passado, presente e futuro. Os sentidos ficam aguçados, mas o indivíduo tem menor equilíbrio e força muscular. Os olhos ficam vermelhos (congestão da conjuntiva), a boca seca, e aumenta a vontade de comer doces. O pulso fica acelerado, e a pressão pode diminuir quando a pessoa fica em pé, causando tontura. Com doses mais altas iniciam os delírios (desorientação, confusão, raciocínio incoerente, medo, ilusões), alucinações (perceber algo quando não há estímulo) e despersonalização (sente que não é mais ele mesmo), que podem atingir um nível de psicose tóxica. Nestes estágios de intoxicação a pessoa pode sentir-se muito mal, mostrar-se agitada e confusa, caracterizando a má viagem.
  • 26. QUE MAL FAZ PARA A SAÚDE? Sem referir os problemas de comportamento já citados, é conhecido que: fumar maconha traz os mesmos problemas que fumar cigarro de tabaco: bronquite, asma, faringite, enfisema e câncer; há maior risco de sofrer acidentes de trânsito; diminui a imunidade, aumentando a chance de ocorrerem infecções;
  • 28. PENSAMENTO ..."as drogas só produzem estados de espírito interessantes em mentes que já são interessantes. Imaginações grosseiras só produzem visões grosseiras." (Baudelaire)‏
  • 29. SAIA DESSA , PROCURE AJUDA E SEJA FELIZ