SlideShare uma empresa Scribd logo
Estratégias de Comunicação em Relações Públicas na Ambiência da Internet: Percurso empreendido pela Petrobras em seu portal institucional Acadêmico:  Jones Machado Orientadora:  Profª. Drª. Eugenia M. M. R. Barichello
Tema Palavras-chave Ambiência da Internet. Estratégias de Comunicação. Interação. Mídias Digitais. Relações Públicas. WebRP.   Delimitação do tema  Percurso das estratégias de comunicação empreendidas na ambiência da internet pela Petrobras em seu portal institucional, no período que compreende quatorze anos (1997 - 2010).  Estratégias comunicacionais em Relações Públicas na ambiência da internet.
Problema de pesquisa Como se apresentam as estratégias de comunicação na ambiência da internet empreendidas pela Petrobras no seu portal institucional?  Evidências Reconfiguração dos fluxos comunicacionais; Especificidades dos suportes midiáticos contemporâneos; Possibilidades de visibilidade das ações, de interação com os públicos e de legitimação institucional.
Justificativa do estudo Importância da inserção e posicionamento das organizações na ambiência digital; Observação, análise e compreensão do modo como se configuram as estratégias comunicacionais nessa ambiência; Contribuição às discussões e aos estudos dos Grupos de Pesquisa; Contribuição às pesquisas desenvolvidas na área (Intercom);  Existência de pesquisa inovadora de Stasiak e Barichello (2009, 2010); Potencial para o aprofundamento e para a abordagem do tema sob outros enfoques; Existência de linha de pesquisa em Mídia e Estratégias Comunicacionais no Mestrado em Comunicação; Petrobras: presença na internet marcada pelo pioneirismo e adaptação de estratégias aos contextos.
Objetivos Geral Compreender de que forma se apresentam as estratégias de comunicação em Relações Públicas na  internet empreendidas pela Petrobras em seu portal institucional.  Específicos -   Mapear as estratégias de comunicação presentes no portal da Petrobras em três períodos: final dos anos 1990, início dos anos 2000 e anos atuais; - Classificar as estratégias de comunicação conforme as categorias propostas por Stasiak e Barichello (2009, 2010) para tipificar as práticas de WebRP;  - Analisar o percurso das estratégias empreendidas pela Petrobras no portal institucional no período citado.
Relações Públicas no contexto das mídias digitais O cenário da  web Interação na  web   e a lógica do processo comunicacional Relações Públicas: interação e relacionamento Referencial Teórico “ O que chamamos de ambiência digital reflete exatamente as estruturas de comunicação complexas e autorreconfiguráveis, com potencial de geração de fluxos informativos e comunicacionais pluridirecionais, descentralizando a comunicação, verticalidade das relações sociais e de comunicação nos diferentes ambientes, sobretudo nas empresas”  (SAAD CORRÊA, 2009, p. 326).
“ A web 2.0 potencializa a ação do usuário na rede por meio da oferta, quase sempre gratuita, de ferramentas que permitem a expressão e o compartilhamento com outros usuários de opiniões, criações, desejos, reclamações, enfim, qualquer forma de comunicação interpessoal” ( SAAD CORRÊA, 2009, p. 140).  “ Se antes a teoria da comunicação de massa tratava basicamente de uma “lógica da distribuição”, surge agora uma demanda por uma nova “lógica da comunicação”, tendo em vista a participação-intervenção viabilizada pela tecnologia informática”  (PRIMO, 2007, p. 41).
“ A produção de conhecimento em novas mídias decorre da tríade tecnologia-sociedade-comunicação, sem a valorização de determinismos tecnológicos, ou a perspectiva de substituição midiática”  (SAAD, 2008, p. 309) . Nesse sentido, ressalta-se que com o avanço das tecnologias da comunicação e com a midiatização da sociedade apresenta-se uma conjuntura sociotécnica em que os indivíduos são levados em consideração, visto que se trata de interagentes  (PRIMO, 2007)  capazes de interpretação, resposta e modificação das propostas organizacionais. “ O relacionamento com os públicos de interesse deve pautar-se, agora, por agilidade e interatividade, e os comunicadores organizacionais devem ter a capacidade de estabelecer estratégias que levem em conta a potencialidade da Internet. As organizações ainda encontram dificuldades para se adaptar às novas mídias, com formatos e linguagens ainda insuficientemente explorados, mas, paulatinamente, vão descobrindo formas de conviver com elas”  (BUENO, 2003, p. 60).
Estratégias contemporâneas de comunicação na interface da  web Estratégias de WebRP em portais institucionais Os portais institucionais na ambiência da internet Apresentação das fases da WebRP Referencial Teórico Compreende-se a noção de portal como uma página disponível na ambiência da internet que permite maior interatividade, personalização, além de ser especializada em determinado assunto e possuir um público segmentado.  Tal compreensão baseia-se no conceito de portal vertical de Ferrari (2003) e diz respeito, portanto, a espaços que possibilitam maior fidelização por meio da busca de assunto específico de interesse do interagente, o qual quer ser único, ser ouvido e busca interagir com a organização.  Esse tipo de portal obtém a “fidelidade do usuário por meio de serviços personalizados, como a busca interna e a localização de informações publicadas dentro do endereço eletrônico e não na imensidão da internet, como ocorre com os  sites de busca convencionais”  (FERRARI, 2003, p. 37).
27 estratégias de comunicação norteadoras da prática de Relações Públicas na interface da web  (BARICHELLO; STASIAK, 2009, 2010) , representadas nos links presentes no portal: 1) Apresentação da organização; 2) Pontos de identidade visual; 3) Missão e visão; 4) Sinalização virtual; 5) Hierarquia organizacional; 6) Normas e regimento organizacional; 7) Agenda de eventos; 8) Publicações institucionais; 9) Acesso em língua estrangeira; 10) Sistema de busca interna de informações; 11) Mapa do portal; 12) Contato, fale conosco, ouvidoria; 13) Pesquisa e enquete on-line; 14) Presença de notícias institucionais;  15) Projetos institucionais;  16) Visita Virtual;  17) Serviços on-line;  18) Clipping virtual;  19) Comunicação dirigida;  20) Espaço para imprensa;  21) Uso do hipertexto;  22) Personagens virtuais; 23) Presença TV e Rádio on-line;  24) Transmissão de eventos ao vivo;  25) Disponibilização de “fale conosco” interativo;  26) Presença de chats; 27) Link de blog organizacional.
Metodologia   Método:  Estudo de caso ( YIN , 2005) Caráter:  exploratório-descritivo Instrumentos de coleta de dados:   Internet Archive Wayback Machine Técnica:  Documentação de recortes virtuais (documentos organizacionais: fonte de evidência para coleta de dados) das interfaces dos portais da Petrobras durante o período determinado. Análise das evidências:  a partir de quadro de categorias de análise  (STASIAK e BARICHELLO, 2009, 2010)  composto por estratégias de comunicação norteadoras das práticas de Relações Públicas na Internet.
Percurso metodológico 1)  Definição do corpus   de pesquisa : portal institucional www.petrobras.com.br;  2)  Mapeamento  das interfaces do portal em três momentos: anos 90, anos 2000 e anos atuais, por meio da ferramenta  Internet Archive Wayback Machine , segundo estratégias de comunicação norteadoras das práticas de Relações Públicas  (STASIAK e BARICHELLO, 2009, 2010) ;  3)  Documentação  dos recortes virtuais coletados por período de tempo; 4)  Descrição e análise  das interfaces documentadas com a realização de tensionamento triangular mútuo entre objeto de estudo, problema de pesquisa e proposições de ordem teórica  (BRAGA, 2008) ;
A Petrobras no cenário contemporâneo digital da comunicação Resultados e Considerações - Fases da WebRP; - Evolução entre as fases; - Postura pioneira e inovadora na web; - Possibilidades de estratégias ainda não contempladas; Estratégias não identificadas em estudo anterior; Como se apresentam as estratégias?; - Atuação do profissional de Relações Públicas em mídias digitais.
1ª fase (final dos anos 1990):  período de entrada e reconhecimento do ambiente Comunicação dirigida; contato; uso do hipertexto Itens em construção, explicações de uso e solicitação de softwares Mistura de links em seções inadequadas 2º fase (início dos anos 2000):  aumento no nº de estratégias empreendidas Uso de imagens e aperfeiçoamento do layout Links não mais como em meios impressos Visita virtual pela 1ª vez Apresentação, normas e regimentos organizacionais 3ª fase (anos recentes - 2009 e 2010):  vinte estratégias, em média, são identificadas Serviços online Links de blogs organizacionais Três categorias não presentes em estudo anterior: ícones mídias e redes sociais, RSS Feeds e Acessibilidade Fases da WebRP no portal da Petrobras
Obrigado. Acadêmico Jones Machado [email_address] @jonesmachado  Orientadora Profª. Drª. Eugenia M. M. R. Barichello eugeniabarichello@gmail.com  Monografia e slides da apresentação: http://www.slideshare.net/jonesmachado2

Mais conteúdo relacionado

PPTX
Web RP - Eny Calçados
PDF
Estudo de Caso: A Utilização das Redes Sociais Digitais em uma Instituição de...
PDF
Redes Sociais Na Web E ComunicaçãO Corporativa Novos Caminhos Para A Interaçã...
PDF
Cursos e Oficinas de Comunicação Digital
PPTX
PPT- Apresentação TCC 2016 - Comunicação Pública nas Mídias Digitais
PDF
Mineração de dados com Facepager
PDF
Machado, Jones. Monografia, 2010
PDF
Diálogo e humanização no Twitter do Camila’s Restaurant para o fortalecimento...
Web RP - Eny Calçados
Estudo de Caso: A Utilização das Redes Sociais Digitais em uma Instituição de...
Redes Sociais Na Web E ComunicaçãO Corporativa Novos Caminhos Para A Interaçã...
Cursos e Oficinas de Comunicação Digital
PPT- Apresentação TCC 2016 - Comunicação Pública nas Mídias Digitais
Mineração de dados com Facepager
Machado, Jones. Monografia, 2010
Diálogo e humanização no Twitter do Camila’s Restaurant para o fortalecimento...

Mais procurados (20)

PDF
A Gestão das Marcas nas Redes Sociais: Um estudo de caso da Netflix no Facebook
PPT
Relações Públicas na Internet
PPTX
Apresentação Seminário Internacional da PUCRS
PDF
A internet Como Ferramenta de Relações Públicas
PPTX
PPT - SIC - Observação da Fanpage da Prefeitura de Curitiba sob a perspectiva...
PDF
Apresentação IV SIPECOM - UFSM
PDF
#VEM Coleta de dados relacionais
DOC
Biblioteca 1892 (1)
PPT
Análise de Redes Sociais na Internet
PDF
TCC: Marketing Político Digital: Estudo Sobre Estratégias de Comunicação e In...
PPT
A importância das redes sociais para a comunicação
PDF
Social ads nas redes sociais
PDF
Pôster do I Congresso de IC e Pós- Graduação - Sul Brasil
PPTX
Mídias Sociais para fortalecer o relacionamento empresa x públicos
PDF
Como conquistar o eleitorado utilizando as mídias sociais
PDF
Contrato de informação do jornalismo no ecossistema midiatizado: estratégias ...
PDF
Mkt digital tendencias_2013_laura_gris
PDF
Apresentação_Artigo_Jorge Santana Junior _ A influência das redes sociais par...
PDF
Estratégias de comunicação da sustentabilidade na sociedade em rede
PDF
Estratégias de Comunicação da Petrobras no Contexto de Convergência Midiática
A Gestão das Marcas nas Redes Sociais: Um estudo de caso da Netflix no Facebook
Relações Públicas na Internet
Apresentação Seminário Internacional da PUCRS
A internet Como Ferramenta de Relações Públicas
PPT - SIC - Observação da Fanpage da Prefeitura de Curitiba sob a perspectiva...
Apresentação IV SIPECOM - UFSM
#VEM Coleta de dados relacionais
Biblioteca 1892 (1)
Análise de Redes Sociais na Internet
TCC: Marketing Político Digital: Estudo Sobre Estratégias de Comunicação e In...
A importância das redes sociais para a comunicação
Social ads nas redes sociais
Pôster do I Congresso de IC e Pós- Graduação - Sul Brasil
Mídias Sociais para fortalecer o relacionamento empresa x públicos
Como conquistar o eleitorado utilizando as mídias sociais
Contrato de informação do jornalismo no ecossistema midiatizado: estratégias ...
Mkt digital tendencias_2013_laura_gris
Apresentação_Artigo_Jorge Santana Junior _ A influência das redes sociais par...
Estratégias de comunicação da sustentabilidade na sociedade em rede
Estratégias de Comunicação da Petrobras no Contexto de Convergência Midiática
Anúncio

Semelhante a Slides apresentação Congresso Abrapcorp 2011 (20)

PPT
As Redes Sociais E A ComunicaçãO Organizacional A UtilizaçãO De MíDias Digita...
PDF
Comunicação via redes sociais digitais e mobilização social
PDF
Observatório da Cultura Digital - Conexões Científicas 2010: Dinâmica da Comu...
PDF
Thay
PDF
Projeto Portal Pulsátil
PDF
Web Semântica e Jornalismo
PDF
Comunicacao digital-nas_organizacoes
PDF
Artigo referente comunicação digital nas organizações.
PPT
Relações Públicas 2.0: Um olhar sobre o Twitter Corporativo
PPT
Relações Públicas 2.0: Um olhar sobre o Twitter Corporativo
PDF
Interrogando plataformas e algoritmos digitais
PDF
Políticas de conduta em mídias sociais: atribuição de relações públicas
PDF
Relações publicas digital
PDF
Artigo Científico - Marketing de Mídias Sócias para PMEs Em Meio as Mudanças...
PPTX
Marketing Digital: Um estudo exploratório sobre a utilização das mídias digit...
PPTX
Apresentação Giovana Soares Carneiro UFRGS - CIDADANIA E GOVERNO ELETRÔNICO: ...
RTF
Pibic 2011 2012 projeto de pesquisa (a ser atualizado)
PPTX
UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO NA GESTÃO...
PDF
Sites de redes sociais no contexto de marketing rodrigo santos - artigo
PPTX
Apresentação crico
As Redes Sociais E A ComunicaçãO Organizacional A UtilizaçãO De MíDias Digita...
Comunicação via redes sociais digitais e mobilização social
Observatório da Cultura Digital - Conexões Científicas 2010: Dinâmica da Comu...
Thay
Projeto Portal Pulsátil
Web Semântica e Jornalismo
Comunicacao digital-nas_organizacoes
Artigo referente comunicação digital nas organizações.
Relações Públicas 2.0: Um olhar sobre o Twitter Corporativo
Relações Públicas 2.0: Um olhar sobre o Twitter Corporativo
Interrogando plataformas e algoritmos digitais
Políticas de conduta em mídias sociais: atribuição de relações públicas
Relações publicas digital
Artigo Científico - Marketing de Mídias Sócias para PMEs Em Meio as Mudanças...
Marketing Digital: Um estudo exploratório sobre a utilização das mídias digit...
Apresentação Giovana Soares Carneiro UFRGS - CIDADANIA E GOVERNO ELETRÔNICO: ...
Pibic 2011 2012 projeto de pesquisa (a ser atualizado)
UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO NA GESTÃO...
Sites de redes sociais no contexto de marketing rodrigo santos - artigo
Apresentação crico
Anúncio

Último (20)

PDF
Urbanização no Brasil LEVANDO EM CONTA CONCEITOS
PPT
YY2015MM3DD6HH12MM42SS3-Organiza__o do Estado ILP.ppt
PDF
Fiqh da adoração (islamismo)
PPTX
AULA 01 - INTRODUÇÃO AO ATENDIMENTO HUMANIZADO.pptx
PPT
Aula de Sociologia 22022022154507AULA 2.ppt
PPSX
4. A Cultura da Catedral - HistóriaCArtes .ppsx
PDF
[Slides] A Literatura no ENEM 2017 (1).pdf
PDF
E-BOOK-Inovacao-em-Ciencia-e-Tecnologia-de-Alimentos.pdf
PPTX
125511 - Aula 1 - América portuguesa antes da conquista patrimônio e preserva...
PPT
Domínios Morfoclimáticos.................................
PDF
Historia-da-Psicologia-Rumos-e-percursos.pdf
DOC
PPP 2024 (2) (2) feito EM REELABORAÇÃO MORENA ( ABRIL 2024).doc
PPTX
Fronteiras e soberania..........................pptx
PPTX
PERÍODO SIMPLES - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - Valdeci.pptx
PDF
Uma Introdução às Ciências do Alcorão (Islam)
PDF
cadernodoprofessor20142017vol2baixalceducfisicaef6s7a-170409213016.pdf manual...
PDF
HABILIDADES POR BIMESTRES HABILIDADES POR BIMESTRES HABILIDADES POR BIMESTRES...
PPT
Elementos constituintes do esquema argumentativo (tese, argumento, tema, pont...
PPT
AS VANGUARDAS EUROPEIAS NA LITERATURA E N
PPTX
Slides Lição 8, Betel, Jesus e a Mulher Adúltera, 3Tr25.pptx
Urbanização no Brasil LEVANDO EM CONTA CONCEITOS
YY2015MM3DD6HH12MM42SS3-Organiza__o do Estado ILP.ppt
Fiqh da adoração (islamismo)
AULA 01 - INTRODUÇÃO AO ATENDIMENTO HUMANIZADO.pptx
Aula de Sociologia 22022022154507AULA 2.ppt
4. A Cultura da Catedral - HistóriaCArtes .ppsx
[Slides] A Literatura no ENEM 2017 (1).pdf
E-BOOK-Inovacao-em-Ciencia-e-Tecnologia-de-Alimentos.pdf
125511 - Aula 1 - América portuguesa antes da conquista patrimônio e preserva...
Domínios Morfoclimáticos.................................
Historia-da-Psicologia-Rumos-e-percursos.pdf
PPP 2024 (2) (2) feito EM REELABORAÇÃO MORENA ( ABRIL 2024).doc
Fronteiras e soberania..........................pptx
PERÍODO SIMPLES - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - Valdeci.pptx
Uma Introdução às Ciências do Alcorão (Islam)
cadernodoprofessor20142017vol2baixalceducfisicaef6s7a-170409213016.pdf manual...
HABILIDADES POR BIMESTRES HABILIDADES POR BIMESTRES HABILIDADES POR BIMESTRES...
Elementos constituintes do esquema argumentativo (tese, argumento, tema, pont...
AS VANGUARDAS EUROPEIAS NA LITERATURA E N
Slides Lição 8, Betel, Jesus e a Mulher Adúltera, 3Tr25.pptx

Slides apresentação Congresso Abrapcorp 2011

  • 1. Estratégias de Comunicação em Relações Públicas na Ambiência da Internet: Percurso empreendido pela Petrobras em seu portal institucional Acadêmico: Jones Machado Orientadora: Profª. Drª. Eugenia M. M. R. Barichello
  • 2. Tema Palavras-chave Ambiência da Internet. Estratégias de Comunicação. Interação. Mídias Digitais. Relações Públicas. WebRP. Delimitação do tema Percurso das estratégias de comunicação empreendidas na ambiência da internet pela Petrobras em seu portal institucional, no período que compreende quatorze anos (1997 - 2010). Estratégias comunicacionais em Relações Públicas na ambiência da internet.
  • 3. Problema de pesquisa Como se apresentam as estratégias de comunicação na ambiência da internet empreendidas pela Petrobras no seu portal institucional? Evidências Reconfiguração dos fluxos comunicacionais; Especificidades dos suportes midiáticos contemporâneos; Possibilidades de visibilidade das ações, de interação com os públicos e de legitimação institucional.
  • 4. Justificativa do estudo Importância da inserção e posicionamento das organizações na ambiência digital; Observação, análise e compreensão do modo como se configuram as estratégias comunicacionais nessa ambiência; Contribuição às discussões e aos estudos dos Grupos de Pesquisa; Contribuição às pesquisas desenvolvidas na área (Intercom); Existência de pesquisa inovadora de Stasiak e Barichello (2009, 2010); Potencial para o aprofundamento e para a abordagem do tema sob outros enfoques; Existência de linha de pesquisa em Mídia e Estratégias Comunicacionais no Mestrado em Comunicação; Petrobras: presença na internet marcada pelo pioneirismo e adaptação de estratégias aos contextos.
  • 5. Objetivos Geral Compreender de que forma se apresentam as estratégias de comunicação em Relações Públicas na internet empreendidas pela Petrobras em seu portal institucional. Específicos - Mapear as estratégias de comunicação presentes no portal da Petrobras em três períodos: final dos anos 1990, início dos anos 2000 e anos atuais; - Classificar as estratégias de comunicação conforme as categorias propostas por Stasiak e Barichello (2009, 2010) para tipificar as práticas de WebRP; - Analisar o percurso das estratégias empreendidas pela Petrobras no portal institucional no período citado.
  • 6. Relações Públicas no contexto das mídias digitais O cenário da web Interação na web e a lógica do processo comunicacional Relações Públicas: interação e relacionamento Referencial Teórico “ O que chamamos de ambiência digital reflete exatamente as estruturas de comunicação complexas e autorreconfiguráveis, com potencial de geração de fluxos informativos e comunicacionais pluridirecionais, descentralizando a comunicação, verticalidade das relações sociais e de comunicação nos diferentes ambientes, sobretudo nas empresas” (SAAD CORRÊA, 2009, p. 326).
  • 7. “ A web 2.0 potencializa a ação do usuário na rede por meio da oferta, quase sempre gratuita, de ferramentas que permitem a expressão e o compartilhamento com outros usuários de opiniões, criações, desejos, reclamações, enfim, qualquer forma de comunicação interpessoal” ( SAAD CORRÊA, 2009, p. 140). “ Se antes a teoria da comunicação de massa tratava basicamente de uma “lógica da distribuição”, surge agora uma demanda por uma nova “lógica da comunicação”, tendo em vista a participação-intervenção viabilizada pela tecnologia informática” (PRIMO, 2007, p. 41).
  • 8. “ A produção de conhecimento em novas mídias decorre da tríade tecnologia-sociedade-comunicação, sem a valorização de determinismos tecnológicos, ou a perspectiva de substituição midiática” (SAAD, 2008, p. 309) . Nesse sentido, ressalta-se que com o avanço das tecnologias da comunicação e com a midiatização da sociedade apresenta-se uma conjuntura sociotécnica em que os indivíduos são levados em consideração, visto que se trata de interagentes (PRIMO, 2007) capazes de interpretação, resposta e modificação das propostas organizacionais. “ O relacionamento com os públicos de interesse deve pautar-se, agora, por agilidade e interatividade, e os comunicadores organizacionais devem ter a capacidade de estabelecer estratégias que levem em conta a potencialidade da Internet. As organizações ainda encontram dificuldades para se adaptar às novas mídias, com formatos e linguagens ainda insuficientemente explorados, mas, paulatinamente, vão descobrindo formas de conviver com elas” (BUENO, 2003, p. 60).
  • 9. Estratégias contemporâneas de comunicação na interface da web Estratégias de WebRP em portais institucionais Os portais institucionais na ambiência da internet Apresentação das fases da WebRP Referencial Teórico Compreende-se a noção de portal como uma página disponível na ambiência da internet que permite maior interatividade, personalização, além de ser especializada em determinado assunto e possuir um público segmentado. Tal compreensão baseia-se no conceito de portal vertical de Ferrari (2003) e diz respeito, portanto, a espaços que possibilitam maior fidelização por meio da busca de assunto específico de interesse do interagente, o qual quer ser único, ser ouvido e busca interagir com a organização. Esse tipo de portal obtém a “fidelidade do usuário por meio de serviços personalizados, como a busca interna e a localização de informações publicadas dentro do endereço eletrônico e não na imensidão da internet, como ocorre com os sites de busca convencionais” (FERRARI, 2003, p. 37).
  • 10. 27 estratégias de comunicação norteadoras da prática de Relações Públicas na interface da web (BARICHELLO; STASIAK, 2009, 2010) , representadas nos links presentes no portal: 1) Apresentação da organização; 2) Pontos de identidade visual; 3) Missão e visão; 4) Sinalização virtual; 5) Hierarquia organizacional; 6) Normas e regimento organizacional; 7) Agenda de eventos; 8) Publicações institucionais; 9) Acesso em língua estrangeira; 10) Sistema de busca interna de informações; 11) Mapa do portal; 12) Contato, fale conosco, ouvidoria; 13) Pesquisa e enquete on-line; 14) Presença de notícias institucionais; 15) Projetos institucionais; 16) Visita Virtual; 17) Serviços on-line; 18) Clipping virtual; 19) Comunicação dirigida; 20) Espaço para imprensa; 21) Uso do hipertexto; 22) Personagens virtuais; 23) Presença TV e Rádio on-line; 24) Transmissão de eventos ao vivo; 25) Disponibilização de “fale conosco” interativo; 26) Presença de chats; 27) Link de blog organizacional.
  • 11. Metodologia Método: Estudo de caso ( YIN , 2005) Caráter: exploratório-descritivo Instrumentos de coleta de dados: Internet Archive Wayback Machine Técnica: Documentação de recortes virtuais (documentos organizacionais: fonte de evidência para coleta de dados) das interfaces dos portais da Petrobras durante o período determinado. Análise das evidências: a partir de quadro de categorias de análise (STASIAK e BARICHELLO, 2009, 2010) composto por estratégias de comunicação norteadoras das práticas de Relações Públicas na Internet.
  • 12. Percurso metodológico 1) Definição do corpus de pesquisa : portal institucional www.petrobras.com.br; 2) Mapeamento das interfaces do portal em três momentos: anos 90, anos 2000 e anos atuais, por meio da ferramenta Internet Archive Wayback Machine , segundo estratégias de comunicação norteadoras das práticas de Relações Públicas (STASIAK e BARICHELLO, 2009, 2010) ; 3) Documentação dos recortes virtuais coletados por período de tempo; 4) Descrição e análise das interfaces documentadas com a realização de tensionamento triangular mútuo entre objeto de estudo, problema de pesquisa e proposições de ordem teórica (BRAGA, 2008) ;
  • 13. A Petrobras no cenário contemporâneo digital da comunicação Resultados e Considerações - Fases da WebRP; - Evolução entre as fases; - Postura pioneira e inovadora na web; - Possibilidades de estratégias ainda não contempladas; Estratégias não identificadas em estudo anterior; Como se apresentam as estratégias?; - Atuação do profissional de Relações Públicas em mídias digitais.
  • 14. 1ª fase (final dos anos 1990): período de entrada e reconhecimento do ambiente Comunicação dirigida; contato; uso do hipertexto Itens em construção, explicações de uso e solicitação de softwares Mistura de links em seções inadequadas 2º fase (início dos anos 2000): aumento no nº de estratégias empreendidas Uso de imagens e aperfeiçoamento do layout Links não mais como em meios impressos Visita virtual pela 1ª vez Apresentação, normas e regimentos organizacionais 3ª fase (anos recentes - 2009 e 2010): vinte estratégias, em média, são identificadas Serviços online Links de blogs organizacionais Três categorias não presentes em estudo anterior: ícones mídias e redes sociais, RSS Feeds e Acessibilidade Fases da WebRP no portal da Petrobras
  • 15. Obrigado. Acadêmico Jones Machado [email_address] @jonesmachado Orientadora Profª. Drª. Eugenia M. M. R. Barichello eugeniabarichello@gmail.com Monografia e slides da apresentação: http://www.slideshare.net/jonesmachado2