PARAR PARA PENSAR…
Índice: Introdução Os Toxicodependentes A Dependência/ Habituação As Consequências Provocadas pelo  Consumo de Droga Causas de Procura da Droga Formas de Prevenção A Escola na Prevenção da Toxicodependência Apoio Familiar ao Toxicodependente Toxicodependência – Anexo Conclusão
Toxicodependência Lutemos com todas as forças por uma vida saudável, dizendo sempre NÃO ÀS DROGAS.
Toxicodependência Introdução A prevenção ao uso das drogas não deve ser apenas associada às drogas, deve também, chamar o Ser Humano para a importância de uma vida saudável através de uma formação social com responsabilidade. Adquirir conhecimentos sobre o grande mal provocado pelo uso das drogas, faz com que o Ser Humano fixe a sua consciência em ideias sólidas para não se deixar levar por mentiras, ilusões passageiras, enganos… para que tenha  uma opinião firme tanto no combate ao uso, como no distanciamento das drogas.
Os Toxicodependentes   Como é que se consegue perceber se uma pessoa é  toxicodependente?  Há indícios reveladores de consumo de drogas ( mas que na adolescência podem ser confundidos com problemas frequentes desta fase):  Perda de apetite; Sonolência ou incapacidade de dormir à noite;  Verborreia, excitação ou hiperactividade;  Irritabilidade, agressividade e comportamento violento;  Mentir ou actuar às escondidas;  Perda de interesse pelo trabalho, faltas sem motivos que  as justifiquem  Desaparecimento de dinheiro ou de objectos valiosos;  Comportamento rebelde ou desordenado.
A Dependência/ Habituação   A pessoa que usa droga tem uma necessidade absoluta de a tomar, geralmente em quantidades sempre maiores. A pessoa fica dependente dos efeitos psíquicos e físicos que a droga produz.  Se retira a droga, há uma reacção orgânica muitas vezes violenta, que provoca, quando a habituação é grande, um conjunto de sintomas conhecidos por “síndroma de carência”: vómitos, naúseas, cãimbras e convulsões.
As Consequências Provocadas pelo Consumo de Droga     Que efeitos provocam nas pessoas o uso da droga?   Umas perturbam a pessoa, podendo mesmo fazê-la ter alucinações, ter ideias de perseguições, ficar angustiada ou em pânico: são drogas perturbadoras ou psicodislépticas.  Outras adormecem a pessoa, que fica assim sedada, não se capaz de estar activa: são drogas sedativas ou psicodislépticas.  Outras estimulam momentaneamente a pessoa, dão sensação de ter muita energia: são drogas estimulantes ou psiconalépticas.
As Consequências Provocadas pelo Consumo de Droga Consequências psíquicas: Dificuldades ou paragem no crescimento,  Perturbação do comportamento;  Perdas afectivas, solidão;  Perda da capacidade lúdica;   Sensações de ansiedade;  Depressão e até suicídio;  Psicoses.
As Consequências Provocadas pelo Consumo de Droga   Consequências físicas:  Doenças infecto-contagiosas (sida, hepatites, tuberculose, doenças sexualmente transmitidas, septicémias ); os toxicodependentes partilham as seringas, pelo que há contactos de sangue que provocam o contágio de algumas destas doenças.  Doenças cardiovasculares;  Doenças pulmonares;  Doenças relacionadas com a locomoção;  Overdoses, que é a morte provocada pela ingestão de  excesso da quantidade de droga.
Causas da procura da droga A “curiosidade”:  As pessoas são curiosas e querem descobrir muita coisa. É bom  ter alguém com quem conversar sobre as nossas curiosidades e que nos possa dar bons conselhos, sobretudo o de não experimentar a droga! A ideia de que “só uma vez” ou “ poucas vezes” não faz mal é errada.  Esta ideia é dita por muitos consumidores, antes de se reconhecerem como dependentes. Trata-se de uma atitude de “abrir a porta” ao uso. É bom que a pessoa nunca se interesse por estas experiências.
Causas da Procura da Droga   O prazer produzido pelo consumo:     A vida tem coisas boas e más e ás vezes o sofrimento. É preciso saber lidar com estas coisas. Devemos procurar outras maneiras de prazer quando nos sentimos mal em certas alturas menos boas da nossa vida. Sobretudo devemos dar valor à nossa própria pessoa, o que é uma forma de viver com prazer…
Causas da Procura de Droga   A facilidade de acesso:  Hoje em dia é fácil ter acesso às drogas por causa de ser difícil o combate ao tráfico. É necessário que a pessoa queira dizer não à droga e se sinta bem com essa atitude. É importante que a pessoa tenha outros interesses com os quais se sinta valorizada.
Formas de Prevenção   É preciso criar condições na família que ajudem à não tentação do consumo da droga. Por isso, eis alguns conselhos aos membros da família:  Dialogar com os filhos: saber os seus gostos e necessidades;  Conhecer os amigos dos filhos e os locais que frequentam; Partilhar com os filhos os momentos da vida: de divertimento ou de tristeza; Não mentir aos filhos: dizer o que se passa; Evitar a chantagem; Dar o exemplo;   Ouvir e tentar perceber as ideias dos filhos e explicar por que não se aceitam algumas delas.
Formas de Prevenção Valorizar os seus progressos na escola ou no trabalho; Dar carinho; Ajudá-los a assumir responsabilidades e a fazer opções; Dar-lhes oportunidades de tomar decisões; Definir as regras e os limites familiares: ensiná-los a reconhecer que, em casa, há regras e limites a cumprir tanto para pais como para filhos; Responsabilizá-los pelo cumprimento de determinadas tarefas;  Não exigir mais nem menos do que aquilo que um filho é capaz de fazer;  Ensiná-los a controlar o seu comportamento, as suas emoções a dor, a ansiedade, as frustrações;
Formas de Prevenção Viver em família: partilhar opiniões, estados de ânimo; fazer, se possível, refeições e férias juntos.  Procurar alternativas que dêem prazer: desporto, cultura, cinema, passeios e outros.  Evitar andar com dinheiro desnecessário e comprar prendas desnecessárias e supérfluas.
A Escola na Prevenção da Toxicodependência A escola é um local onde os alunos passam a maior parte do tempo. É nela que começam a  socializar-se. As funções da escola são: ENSINAR OU SABER-FAZER. EDUCAR OU SABER SER. SOCIALIZAR OU SABER ESTAR  . Desta forma a escola estará a desempenhar as suas funções e a prevenir a marginalização, o abandono escolar e todas as suas consequências negativas, sendo a toxicodependência uma delas.
Apoio Familiar ao Toxicodependente  A família tem um papel principal na motivação para o toxicodependente se tratar e recuperar. A família deve mostrar-se disponível para apoiar o seu familiar no tratamento, dar-lhe afecto e compreensão, mas sempre recusando a ajudá-lo a consumir droga.  Falar e pensar em conjunto é a melhor forma, aplaudindo os pequenos sucessos, mesmo que pareçam insignificantes.  Consultar um psicólogo e/ou um psiquiatra, assim como o médico de família, serão também outras ajudas preciosas, que ajudarão com conselhos e tratamentos.
Toxicodependência - Anexo As coisas simples da vida como a família, os amigos, dão segurança e dão vida ao corpo e à alma.  Não é precisa levantar os olhos para além dos horizontes, basta olhar em redor... Portanto, sê adolescente, lute por um viver com saúde.
  Conclusão   Ao longo deste trabalho, vimos que as drogas são muito prejudiciais à saúde e que provocam dependência, física e/ou psíquica, e que se sofre muito, quer num caso, quer noutro. Também vimos que o sofrimento psicológico é tão grande que é a principal dificuldade no tratamento das pessoas dependentes, sendo-lhes muito difícil deixar a droga.  Por isso, é preciso dizer que:  Há que rejeitar a “primeira” que nos é oferecida.  O consumo começa pela 1ª vez.  Só fica dependente quem consome.  Não nos devemos deixar manipular.  A droga não é inocente.  A droga é criminosa.  A droga mata.
8º ano Turma A Trabalho realizado por: João santos Nº9 Micael braz Nº15 Ruben carvalheiraNº20

Mais conteúdo relacionado

PPT
PPT
PPSX
DOCX
Dinâmicas para palestras sobre drogas
PPTX
DEPENDENCIA QUIMICA- por: Lincoln Boldrini
PPSX
Um olhar sobre a dependência química.
PPTX
Dependências e Vícios
PPT
Prevenção da Toxicodependência
Dinâmicas para palestras sobre drogas
DEPENDENCIA QUIMICA- por: Lincoln Boldrini
Um olhar sobre a dependência química.
Dependências e Vícios
Prevenção da Toxicodependência

Mais procurados (20)

PDF
Drogas e família
PPTX
Drogas na Sociedade
PPT
Drogas
PPTX
Vicios
PPT
PPTX
PPTX
DROGAS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
PPT
Drogas como podemos agir
PPTX
2016-08-31 Comorbidades e a Dependência Química
PPTX
Dependencia quimica
PDF
328195
PDF
Guia Prático Sobre Drogas
PPTX
Drogas na Sociedade
PPSX
A toxicodependência
PPTX
Drogas e adolescentes
PPTX
Vicios e obsessões.
PPTX
O que é dependência química conceitos fundamentais
PPSX
397 perigos na adolescencia
Drogas e família
Drogas na Sociedade
Drogas
Vicios
DROGAS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Drogas como podemos agir
2016-08-31 Comorbidades e a Dependência Química
Dependencia quimica
328195
Guia Prático Sobre Drogas
Drogas na Sociedade
A toxicodependência
Drogas e adolescentes
Vicios e obsessões.
O que é dependência química conceitos fundamentais
397 perigos na adolescencia
Anúncio

Destaque (8)

PPTX
Toxicodependentes e reinserção
PPTX
Drogas
 
PPTX
Toxicodependente e reinserção
PPTX
Diferenças no acesso ao trabalho
PPTX
Toxicodependencia
PPTX
U. 24 - Toxicodependência
PPTX
Toxicodependencia
PPT
Obstáculos Epistemológicos
Toxicodependentes e reinserção
Drogas
 
Toxicodependente e reinserção
Diferenças no acesso ao trabalho
Toxicodependencia
U. 24 - Toxicodependência
Toxicodependencia
Obstáculos Epistemológicos
Anúncio

Semelhante a Toxico (20)

PPTX
Substâncias Psicoactivas 1
PPT
PDF
Toxicodependências.pdf
PPTX
DROGAS.pptxreeteterterytyytgfhjhjghjhjhkgjghjkghj
PPTX
Problemas sociais
ODP
Trabalho sobre drogas
PPTX
drogas
PPTX
Drogas inlicitas e proibidas, como evitar.pptx
PPT
Toxicodependencia11 fr
PPT
Guiapraticodrogas
DOCX
PPTX
Drogas - Pesquisa em Área de Projecto
PPT
Drogas palestras
PPT
Consumo subst
PPT
Consumo substâncias
PPT
Palestras Fundac
PPTX
Treinamento DROGAS.pptx
PPTX
Drogas e alcool
PDF
Cartilha sobre drogas
Substâncias Psicoactivas 1
Toxicodependências.pdf
DROGAS.pptxreeteterterytyytgfhjhjghjhjhkgjghjkghj
Problemas sociais
Trabalho sobre drogas
drogas
Drogas inlicitas e proibidas, como evitar.pptx
Toxicodependencia11 fr
Guiapraticodrogas
Drogas - Pesquisa em Área de Projecto
Drogas palestras
Consumo subst
Consumo substâncias
Palestras Fundac
Treinamento DROGAS.pptx
Drogas e alcool
Cartilha sobre drogas

Toxico

  • 2. Índice: Introdução Os Toxicodependentes A Dependência/ Habituação As Consequências Provocadas pelo Consumo de Droga Causas de Procura da Droga Formas de Prevenção A Escola na Prevenção da Toxicodependência Apoio Familiar ao Toxicodependente Toxicodependência – Anexo Conclusão
  • 3. Toxicodependência Lutemos com todas as forças por uma vida saudável, dizendo sempre NÃO ÀS DROGAS.
  • 4. Toxicodependência Introdução A prevenção ao uso das drogas não deve ser apenas associada às drogas, deve também, chamar o Ser Humano para a importância de uma vida saudável através de uma formação social com responsabilidade. Adquirir conhecimentos sobre o grande mal provocado pelo uso das drogas, faz com que o Ser Humano fixe a sua consciência em ideias sólidas para não se deixar levar por mentiras, ilusões passageiras, enganos… para que tenha uma opinião firme tanto no combate ao uso, como no distanciamento das drogas.
  • 5. Os Toxicodependentes Como é que se consegue perceber se uma pessoa é toxicodependente? Há indícios reveladores de consumo de drogas ( mas que na adolescência podem ser confundidos com problemas frequentes desta fase): Perda de apetite; Sonolência ou incapacidade de dormir à noite; Verborreia, excitação ou hiperactividade; Irritabilidade, agressividade e comportamento violento; Mentir ou actuar às escondidas; Perda de interesse pelo trabalho, faltas sem motivos que as justifiquem Desaparecimento de dinheiro ou de objectos valiosos; Comportamento rebelde ou desordenado.
  • 6. A Dependência/ Habituação A pessoa que usa droga tem uma necessidade absoluta de a tomar, geralmente em quantidades sempre maiores. A pessoa fica dependente dos efeitos psíquicos e físicos que a droga produz. Se retira a droga, há uma reacção orgânica muitas vezes violenta, que provoca, quando a habituação é grande, um conjunto de sintomas conhecidos por “síndroma de carência”: vómitos, naúseas, cãimbras e convulsões.
  • 7. As Consequências Provocadas pelo Consumo de Droga   Que efeitos provocam nas pessoas o uso da droga? Umas perturbam a pessoa, podendo mesmo fazê-la ter alucinações, ter ideias de perseguições, ficar angustiada ou em pânico: são drogas perturbadoras ou psicodislépticas. Outras adormecem a pessoa, que fica assim sedada, não se capaz de estar activa: são drogas sedativas ou psicodislépticas. Outras estimulam momentaneamente a pessoa, dão sensação de ter muita energia: são drogas estimulantes ou psiconalépticas.
  • 8. As Consequências Provocadas pelo Consumo de Droga Consequências psíquicas: Dificuldades ou paragem no crescimento, Perturbação do comportamento; Perdas afectivas, solidão; Perda da capacidade lúdica; Sensações de ansiedade; Depressão e até suicídio; Psicoses.
  • 9. As Consequências Provocadas pelo Consumo de Droga   Consequências físicas: Doenças infecto-contagiosas (sida, hepatites, tuberculose, doenças sexualmente transmitidas, septicémias ); os toxicodependentes partilham as seringas, pelo que há contactos de sangue que provocam o contágio de algumas destas doenças. Doenças cardiovasculares; Doenças pulmonares; Doenças relacionadas com a locomoção; Overdoses, que é a morte provocada pela ingestão de excesso da quantidade de droga.
  • 10. Causas da procura da droga A “curiosidade”: As pessoas são curiosas e querem descobrir muita coisa. É bom ter alguém com quem conversar sobre as nossas curiosidades e que nos possa dar bons conselhos, sobretudo o de não experimentar a droga! A ideia de que “só uma vez” ou “ poucas vezes” não faz mal é errada. Esta ideia é dita por muitos consumidores, antes de se reconhecerem como dependentes. Trata-se de uma atitude de “abrir a porta” ao uso. É bom que a pessoa nunca se interesse por estas experiências.
  • 11. Causas da Procura da Droga   O prazer produzido pelo consumo:   A vida tem coisas boas e más e ás vezes o sofrimento. É preciso saber lidar com estas coisas. Devemos procurar outras maneiras de prazer quando nos sentimos mal em certas alturas menos boas da nossa vida. Sobretudo devemos dar valor à nossa própria pessoa, o que é uma forma de viver com prazer…
  • 12. Causas da Procura de Droga   A facilidade de acesso: Hoje em dia é fácil ter acesso às drogas por causa de ser difícil o combate ao tráfico. É necessário que a pessoa queira dizer não à droga e se sinta bem com essa atitude. É importante que a pessoa tenha outros interesses com os quais se sinta valorizada.
  • 13. Formas de Prevenção   É preciso criar condições na família que ajudem à não tentação do consumo da droga. Por isso, eis alguns conselhos aos membros da família: Dialogar com os filhos: saber os seus gostos e necessidades; Conhecer os amigos dos filhos e os locais que frequentam; Partilhar com os filhos os momentos da vida: de divertimento ou de tristeza; Não mentir aos filhos: dizer o que se passa; Evitar a chantagem; Dar o exemplo; Ouvir e tentar perceber as ideias dos filhos e explicar por que não se aceitam algumas delas.
  • 14. Formas de Prevenção Valorizar os seus progressos na escola ou no trabalho; Dar carinho; Ajudá-los a assumir responsabilidades e a fazer opções; Dar-lhes oportunidades de tomar decisões; Definir as regras e os limites familiares: ensiná-los a reconhecer que, em casa, há regras e limites a cumprir tanto para pais como para filhos; Responsabilizá-los pelo cumprimento de determinadas tarefas; Não exigir mais nem menos do que aquilo que um filho é capaz de fazer; Ensiná-los a controlar o seu comportamento, as suas emoções a dor, a ansiedade, as frustrações;
  • 15. Formas de Prevenção Viver em família: partilhar opiniões, estados de ânimo; fazer, se possível, refeições e férias juntos. Procurar alternativas que dêem prazer: desporto, cultura, cinema, passeios e outros. Evitar andar com dinheiro desnecessário e comprar prendas desnecessárias e supérfluas.
  • 16. A Escola na Prevenção da Toxicodependência A escola é um local onde os alunos passam a maior parte do tempo. É nela que começam a socializar-se. As funções da escola são: ENSINAR OU SABER-FAZER. EDUCAR OU SABER SER. SOCIALIZAR OU SABER ESTAR . Desta forma a escola estará a desempenhar as suas funções e a prevenir a marginalização, o abandono escolar e todas as suas consequências negativas, sendo a toxicodependência uma delas.
  • 17. Apoio Familiar ao Toxicodependente A família tem um papel principal na motivação para o toxicodependente se tratar e recuperar. A família deve mostrar-se disponível para apoiar o seu familiar no tratamento, dar-lhe afecto e compreensão, mas sempre recusando a ajudá-lo a consumir droga. Falar e pensar em conjunto é a melhor forma, aplaudindo os pequenos sucessos, mesmo que pareçam insignificantes. Consultar um psicólogo e/ou um psiquiatra, assim como o médico de família, serão também outras ajudas preciosas, que ajudarão com conselhos e tratamentos.
  • 18. Toxicodependência - Anexo As coisas simples da vida como a família, os amigos, dão segurança e dão vida ao corpo e à alma. Não é precisa levantar os olhos para além dos horizontes, basta olhar em redor... Portanto, sê adolescente, lute por um viver com saúde.
  • 19.   Conclusão Ao longo deste trabalho, vimos que as drogas são muito prejudiciais à saúde e que provocam dependência, física e/ou psíquica, e que se sofre muito, quer num caso, quer noutro. Também vimos que o sofrimento psicológico é tão grande que é a principal dificuldade no tratamento das pessoas dependentes, sendo-lhes muito difícil deixar a droga. Por isso, é preciso dizer que: Há que rejeitar a “primeira” que nos é oferecida. O consumo começa pela 1ª vez. Só fica dependente quem consome. Não nos devemos deixar manipular. A droga não é inocente. A droga é criminosa. A droga mata.
  • 20. 8º ano Turma A Trabalho realizado por: João santos Nº9 Micael braz Nº15 Ruben carvalheiraNº20