"Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, é o indicado a melhor filme do Oscar que tem a melhor avaliação do Rotten Tomatoes, site americano que agrega críticas e calcula a aprovação de produções audiovisuais segundo a imprensa.
O longa estrelado por Fernanda Torres, que também concorre na categoria de melhor atriz, alcançou a marca de 95% de aprovação. Em seguida estão "Anora", "Conclave" e "O Brutalista", com 93% cada.
Na sequência aparecem "Duna: Parte Dois" (92%), Nickel Boys (90%), "A Substância" (89%), "Wicked" (88%), "Um Completo Desconhecido" (80%) e "Emília Pérez" (76%).
Os indicados ao Oscar foram anunciados na manhã desta quinta-feira (23) e "Ainda Estou Aqui" ainda foi nomeado a melhor filme estrangeiro.
O filme de Salles é o primeiro brasileiro a disputar a principal categoria da premiação, criada em 1927, e o quinto a disputar na categoria de longa internacional —o primeiro foi "O Pagador de Promessas", em 1963, seguido de "O Quatrilho", em 1995, "O Que É Isso, Companheiro?", em 1998, e "Central do Brasil", também de Salles, em 1999.
Fernanda Torres, que venceu como melhor atriz de drama no Globo de Ouro no início de janeiro, é a segunda brasileira a disputar o Oscar na categoria. Em 1999, sua mãe, Fernanda Montenegro foi indicada por "Central do Brasil".
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa acompanha a história de Eunice Paiva, papel de Torres, mulher que lutou pelo reconhecimento da morte de seu marido, Rubens Paiva, durante o período da ditadura militar.
O filme é a produção nacional com a maior bilheteria desde a pandemia, tendo faturado mais de R$ 73 milhões desde sua estreia em novembro, com um público superior a 3,3 milhões de pessoas.
A 97° cerimônia do Oscar, com a entrega das estatuetas, acontece a partir das 21h do dia 2 de março, transmitida ao vivo pelo canal TNT e streaming Max.
PIPOCA
Os sócios e diretores do Espaço Petrobras de Cinema, Adhemar Oliveira e Patrícia Durães, receberam convidados no coquetel de reinauguração do local na rua Augusta, em São Paulo, na terça (21). As atrizes Giulia Gam e Odara Carvalho, o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Totó Parente, e a diretora de assuntos corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, marcaram presença no evento. A presidente da Spcine, Lyara Oliveira, e a diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Renata de Almeida, também compareceram.
com IVAN FINOTTI (Interino), KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.