MBA – Newsletter da Bracell #15

MBA – Newsletter da Bracell #15

Diferenças geracionais: como a diversidade pode gerar aprendizados mútuos e ser um diferencial para sua carreira

Colaborador jovem, de camiseta azul, conversa com colaborador mais experiente, de uniforme laranja e verde.
Colaboradores de diferentes gerações em evento no Bracell Learning Institute | Foto: Acervo Bracell

Nunca antes tantas gerações compartilharam o mesmo ambiente de trabalho. De Baby Boomers (1945-1964) a profissionais da Geração Alfa (2011 a hoje), cada uma traz suas experiências, visões e talentos únicos. Essa convivência pode implicar em desafios, mas também em oportunidades de troca, inovação e crescimento.

Quer saber como lidar com as diferenças geracionais e transformá-las em um diferencial para sua carreira? Milene Damasceno, coordenadora do Bracell Learning Institute e líder do Grupo de Afinidade de Gerações da Bracell , escreveu um artigo exclusivo sobre o tema.

Confira um trechinho abaixo, acesse o texto completo aqui e inspire-se!

“Cada geração carrega estereótipos que, muitas vezes, limitam a percepção de suas reais capacidades. Por exemplo, é comum ouvirmos que os baby boomers são menos flexíveis e têm receio com uso de novas tecnologias ao passo que os millennials buscam reconhecimento constante. Não podemos nos limitar a essas suposições ou percepções pois elas impactam o ambiente de trabalho e as nossas relações interpessoais”, afirma.

Gostou da reflexão? Compartilhe conosco nos comentários: de qual geração você é, como você lida com as diferenças geracionais no trabalho e, em sua opinião, quais são os benefícios da interação com profissionais de outras gerações. Vamos conversar! 😊

Conteúdo do artigo
Cinco gerações convivem hoje no ambiente profissional: em qual delas você nasceu? | Infográfico: Bracell

Suprimentos em transformação: o poder do aprendizado contínuo

Conteúdo do artigo

Já ouviu aquela frase: “Mais do que comprar bem, é preciso comprar com inteligência”? Pois é! A área de Suprimentos está em transformação. Uma transformação que vai além da adoção de novas ferramentas e envolve uma mudança cultural, com foco em desenvolvimento de pessoas, processos, digitalização e governança.

Diante deste cenário, as competências e habilidades para os profissionais da área também estão mudando. 📈

Com isso em mente, criamos a Procurement Academy, “uma jornada de desenvolvimento pensada para apoiar nossos colaboradores, conectando habilidades técnicas, competências comportamentais e conhecimento de negócio, tudo com foco na prática”, explica Vinicius Fernandes de Moura, CPO de Suprimentos da Bracell , em artigo exclusivo aqui para o LinkedIn sobre o tema. 😊  

“Entendemos que aprender vai além de treinamentos formais. Envolve ampliar repertório, trocar experiências, testar soluções, refletir sobre erros e buscar caminhos mais eficientes. Esse ciclo contínuo fortalece o time e garante mais maturidade na condução dos desafios”, escreve.

Clique aqui e confira o artigo na íntegra. Depois, deixe a sua opinião nos comentários.

Conteúdo do artigo
Mais de 150 colaboradores de diferentes unidades participaram do lançamento do Procurement Academy no último dia 03 de abril, em Lençóis Paulista (SP) | Foto: Acervo Bracell

Doze municípios aderem ao Projeto de Educação Continuada na Bahia

Conteúdo do artigo

Notícia boa para a educação nas comunidades das regiões onde atuamos na Bahia! 😊

Neste mês de maio, 12 municípios dos territórios do Recôncavo e do Litoral Norte e Agreste Baiano assinam carta de adesão ao Projeto de Educação Continuada – Ciclo 2025. Entre eles estão: Alagoinhas, Araçás, Aramari, Cachoeira, Cardeal da Silva, Entre Rios, Inhambupe, Itanagra e Ouriçangas.

Desenvolvido há 11 anos, o Educação Continuada promove a formação de profissionais das redes municipais de ensino, contribuindo para uma política pública de formação continuada dos educadores.

O projeto é desenvolvido pelo Bracell Social, plataforma de investimentos sociais da Bracell, em parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) .

 “Ao colaborar para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, ligadas principalmente à leitura, escrita e matemática, o projeto contribui para aperfeiçoar também indicadores educacionais importantes, como as taxas de alfabetização dos estudantes na idade certa. O Educação Continuada promove a mobilização social de gestores públicos municipais, estudantes, famílias e comunidades para uma atuação coletiva em prol de uma educação pública de qualidade”, destaca Fábio Oliveira, coordenador de Responsabilidade Social da Bracell na Bahia, que acompanhou as assinaturas.

Valorização das pessoas: Tarde de Autógrafos homenageia colaboradores autores de livros

Por aqui, acreditamos que o ambiente de trabalho vai muito além das funções profissionais. Recentemente, tivemos a oportunidade de viver uma experiência única: uma tarde de autógrafos com colaboradores que são também autores de livros publicados! 📚

“Esse encontro não só celebrou a escrita, mas também destacou trajetórias pessoais, sonhos e desafios superados. Foi uma verdadeira troca de experiências e uma maneira de trazer o nosso 'eu completo' para o ambiente corporativo, valorizando talentos e histórias que vão além do crachá”, afirma Ana Paula Bortolozzi, uma das colaboradoras-autoras homenageadas.

Quer saber mais sobre essa experiência transformadora? Confira o artigo completo escrito pela Ana Paula aqui e descubra ainda mais sobre essa linda iniciativa promovida pelo nosso time de RH aqui!

Ah, e ainda teve uma surpresa para lá de especial para os nossos escritores: seus livros ganharam um espaço exclusivo e poderão ficar disponíveis para todas as pessoas na biblioteca do Bracell Learning Institute, em Lençóis Paulista (SP). Demais, né? 💚💙



Amei a forma como abordaram esse tema tão leve e tão sensato, exatamente como devemos abordar, sem julgamentos esteriótipos. Parabéns!

parabéns nosso veterano oh.... WA

Ricardo Andrade

Psicanalista I Palestrante Profissional I Treinador Corporativo I Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano

3 m

Este é o ponto. Reconhecer e acolher o “Outro” em suas diferenças etárias, não como obstáculo, mas como potência de encontro simbólico. Mais do que transmitir técnicas, o saber é apresentado como um percurso simbólico compartilhado, que dá sentido à experiência coletiva. E talvez o mais potente: a valorização do sujeito como autor e falante, alguém que inscreve sua singularidade no tecido institucional. Um ótimo exemplo de como o ambiente corporativo pode se tornar espaço de escuta, desejo e transformação. Parabéns!

Jorge Sylmar Cordeiro de Lima Sylmar

Mecânico Ferroviário na Ferrovia Paulista S/A FEPASA

3 m

SR ° SOLDADO, da uma força para que eu arrume um trabalho na BRACELL, o senhor se tornou para mim um exemplo de referência Profissional devido a sua idade que quebrou diversos tabus em relação que uma pessoa de mais idade não pode agregar com JOVENS na troca de EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL obrigado eu sou candidato a vagas na BRACELL PARABÉNS...

Juliana Horta Dias de Oliveira

Trade Marketing | Merchandising I Execução de Loja Perfeita I Gestão de Canais & Categorias I Gestão de Equipes de Campo I Trade Marketing Estratégico I Shopper Marketing I Marketing Digital I Inovação

3 m

Excelente abordagem sobre um tema cada vez mais relevante no contexto organizacional. A convivência entre diferentes gerações no ambiente de trabalho, além de enriquecer a troca de experiências, amplia a capacidade de inovação e de adaptação das empresas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos