SlideShare uma empresa Scribd logo
Escola Técnica Senai Cabo - PE Instrutor : Luciano Santos [email_address]
Introdução à Programação CNC Objetivos Compreender o sistema de coordenadas cartesianas; Entender o funcionamento de máquinas com comando numérico; Revisar conceitos de avanço, profundidade e velocidade de corte;
Introdução à Programação CNC Conhecer e verificar as funções preparatórias e auxiliares; Escrever programas para peças a serem fabricadas; Inserir programas na máquina CNC; Preparar máquina de acordo com programa escrito para fabricação da peça; Operar a máquina em modos manual e automática.
Introdução à Programação CNC O que é CNC?
Introdução à Programação CNC Comando Numérico (CN) É um equipamento capaz de: Receber informações por algum meio de entrada de dados; Transformar e compilar informações; E transmiti-las ao comando mecânico da máquina operatriz.
Introdução à Programação CNC Aplicação O comando numérico pode ser utilizado em qualquer tipo de máquina-ferramenta.
Introdução à Programação CNC Vantagens fabricação de peças com geometrias complexas, com menores tolerâncias dimensionais e melhor acabamento; repetibilidade maior sobre as características do  produto, sendo idênticas umas às outras;
Introdução à Programação CNC Vantagens redução de tarefas repetitivas para os operadores – esses agora responsáveis pela preparação, programação e controle das máquinas; flexibilidade da produção, pequenos lotes e grande variedade de produtos, tudo isso com ajustes rápidos nas máquinas.
 
Introdução à Programação CNC Programas CNC’s “ É um conjunto finito de regras bem definidas, para a solução de um problema em um tempo finito”, ou seja,
Introdução à Programação CNC Programas CNC’s é um conjunto de informações com ordens diversas para a máquina dispostas numa forma a seguir, uma seqüência normal de operações para produzir várias peças idênticas ou não, num tempo determinado.
Introdução à Programação CNC CN e CNC - CN: Numerical Control “Controle Numérico”; - CNC: Computadorized Numerical Control “Controle Numérico Computadorizado” .
Introdução à Programação CNC No sistema CN  pode-se introduzir o programa, iniciá-lo e interrompe-lo, mas não modificá-lo. Seus movimentos são somente lineares (em linha reta), alguns movimentos angulares e nenhum movimento circular.
Introdução à Programação CNC No sistema CNC  pode-se introduzir o programa, iniciar a execução e alterar no próprio comando os seus dados. O sistema executa movimentos lineares, em ângulo, circulares e todos estes calculados e controlados pelo comando.
Introdução à Programação CNC A  interface  homem-máquina CNC realiza-se através de meios de entrada e saída de dados. Interface - circuito eletrônico capaz de fazer com que dois aparelhos de características diferentes possam ser interligados entre si.
Introdução à Programação CNC A  entrada de dados  consiste nos meios de introdução de informações ao comando pelo usuário, deles destacam-se: a)  fita perfurada  (meio em desuso); b)  entrada manual  (meio indispensável até o momento); c)  Sistema de linha de comunicação com computador  (meio de entrada de dados atual em expansão).
Fita perfurada
Introdução à Programação CNC A  saída de dados  consiste nos meios de saída de informações pelo comando para o usuário, dando-lhe informações de status (situação) atual da máquina.
Introdução à Programação CNC Linguagens de Programação CNC A programação nas máquinas CNC tem como base a orientação da ferramenta para usinagem de peças. A máquina executa a programação  na ordem que lhe foi fornecida, por isso é  importante uma seqüência correta das informações.
Introdução à Programação CNC Linguagens de Programação CNC São diversos os meios de elaboração de programas CNC, sendo os mais usados: 1. Linguagem de programação automática APT:  primeira linguagem de programação utilizada - APT (Automatic Programmed Tool)
Introdução à Programação CNC Linguagens de Programação CNC 2. Linguagem EIA/ISO:  Linguagem de códigos, também conhecida como códigos G e M. É na atualidade a mais utilizada. 3. Linguagem interativa:  Programação por blocos parametrizados, possui blocos prontos e não usa códigos. Ex. linguagem MAZATROL aplicado às máquinas MAZAK.
Introdução à Programação CNC Linguagens de Programação CNC 4. Produção gráfica via "CAM" (Computer Aided Manufacturing):  Não é mais uma linguagem de programação e sim uma forma de programar em que o programador  entra com o desenho da peça, que pode ser feito no próprio CAM ou em desenhos recebidos do CAD (Computer Aided Designed).
Introdução à Programação CNC Norma ISO 6983 A Norma ISO 6983 descreve o formato das instruções do programa para máquinas de Controle Numérico. Trata-se de um formato geral de programação e não um formato para um tipo de máquina específica. A flexibilidade desta norma não garante intercambiabilidade de programas entre máquinas.
Introdução à Programação CNC Métodos de Programação CNC Em relação ao processo de  geração de programas CNC,  três diferentes formas devem ser analisadas: - Programação direta na máquina (MID - Material Data Input); - Programação Manual (manuscrita); - Programação Gráfica (que utiliza o CAM).
Introdução à Programação CNC Construção e formato dos elementos de um programa Um programa é formado por uma seqüência ordenada de comandos (códigos ou não) padronizados que representam procedimentos (condições ou operações) normais de um ser humano, para a usinagem de uma determinada peça.
Introdução à Programação CNC Construção e formato dos elementos de um programa Os símbolos admissíveis para a programação são os mostrados a seguir. Outros símbolos não permitidos serão caracterizados com erro.
Introdução à Programação CNC Construção e formato dos elementos de um programa Para ISO e EIA: I. Números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. II. Letras: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X, Z, W, Y, Z. Também, existem símbolos especiais reproduzíveis pelo comando como: %, (,), *, +, -, ., e outros.
Introdução à Programação CNC Construção e formato dos elementos de um programa O programa CN é formado inicialmente na primeira linha pelo símbolo “O” seguido de um valor numérico, formando assim o cabeçalho. Em seguida a cada nova linha, iniciam-se estas por números de “BLOCO” (linha) “N”, seguido de um valor identificador do bloco. O passe entre blocos é livre.
Introdução à Programação CNC Construção e formato dos elementos de um programa - O programa é formado por blocos, linhas ou sentenças; - Os blocos, linhas ou sentenças são formados por palavras; - as palavras são formadas por endereço, sinal, números e ponto decimal.
 
Introdução à Programação CNC Sistemas de Coordenadas Cartesianas Um sistema de coordenadas garante a localização de um ponto. Utilizando a mão como ferramenta, pode-se ter idéia das coordenadas que são utilizadas em máquinas CNC.
Introdução à Programação CNC Sistemas de Coordenadas Cartesianas
Introdução à Programação CNC Sistemas de Coordenadas Cartesianas Para o torno CNC são utilizados os eixos X (diâmetro) e Z (comprimento) como padrão. Já a  fresadora utiliza três  coordenadas, X, Y e Z, definindo assim um ponto no espaço.
Introdução à Programação CNC Sistemas de Coordenadas Cartesianas No torno CNC, a peça é rotacionada em torno do eixo Z.
Introdução à Programação CNC Sistemas de Coordenadas Cartesianas Já no caso da fresadora CNC, o eixo Z é utilizado por convenção para rotacionar a ferramenta. A peça é fixada no plano XY, tendo como maior eixo o X.

Mais conteúdo relacionado

PDF
Apostila cnc
PDF
Linguagem de programacao de CNC Torno e Centro de Usinagem
PPT
Extrusão
PDF
Pneumática - Principios
PDF
Pastilhas e Suportes
PDF
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE TEORIA DAS ESTRUTURAS
PPTX
Inglês Técnico Instrumental: Aula 2
Apostila cnc
Linguagem de programacao de CNC Torno e Centro de Usinagem
Extrusão
Pneumática - Principios
Pastilhas e Suportes
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE TEORIA DAS ESTRUTURAS
Inglês Técnico Instrumental: Aula 2

Mais procurados (20)

PPT
Rugosidade superficial.ppt
DOC
APOSTILA SENAI 2 AJUSTAGEM USINAGEM
PPT
Produção mecânica
PDF
Torneamento mecânico
PPTX
Apresentação elementos de máquinas
PPTX
Projeto Multidisciplinar - Torno Convencional (Torno Mecânico)
PPT
06 - fresagem
PDF
Fabricação mecânica i furação 1
PPT
Ajustagem mecânica
PDF
Ferramentas Manuais
PPT
Elementos de m+íquina curso completo
PPTX
Torno Mecânico- Acessórios
PDF
tubulacao
PDF
APOSTILA SENAI 3 AJUSTAGEM USINAGEM
PPTX
Torno mecanico-Tecnologia
PDF
U00 processos de usinagem (visão geral)
PDF
Fabricação mecânica i traçagem
PDF
Alinhamento
PDF
Rolamentos e mancais
Rugosidade superficial.ppt
APOSTILA SENAI 2 AJUSTAGEM USINAGEM
Produção mecânica
Torneamento mecânico
Apresentação elementos de máquinas
Projeto Multidisciplinar - Torno Convencional (Torno Mecânico)
06 - fresagem
Fabricação mecânica i furação 1
Ajustagem mecânica
Ferramentas Manuais
Elementos de m+íquina curso completo
Torno Mecânico- Acessórios
tubulacao
APOSTILA SENAI 3 AJUSTAGEM USINAGEM
Torno mecanico-Tecnologia
U00 processos de usinagem (visão geral)
Fabricação mecânica i traçagem
Alinhamento
Rolamentos e mancais
Anúncio

Destaque (7)

PDF
Enzima, Natureza e ação nos alimentos.
PDF
Normalização de trabalhos acadêmicos 2013
DOC
Tcc jeferson(1)
PDF
Apostila torno cnc fanuc 21i
Enzima, Natureza e ação nos alimentos.
Normalização de trabalhos acadêmicos 2013
Tcc jeferson(1)
Apostila torno cnc fanuc 21i
Anúncio

Semelhante a Introdução a CNC (20)

PDF
Apostila comando num rico computadorizado - (senai-sp)
PDF
Aula 15 computador, projeto e manufatura
PDF
Apostila CNC Fanuc Heidenhain
PPTX
Aula 01 - Apresentação da disciplina e plano de ensino alunos.pptx
PDF
Apostilatcncfanuc21i
PPTX
Material Introdutório as partes de CAM CNC.pptx
PDF
NX CAM Raihsa
PDF
Comando Numérico Computadorizado CNC
PDF
Comando Numérico Computadorizado2 -Apresentação.pdf
PDF
texto_explicativo com o mapa mental para a disciplina de AOC
PDF
Apresentação CNC - Manufatura auxiliada por computador
PPT
02- Introdução a programação em CNC 2017.ppt
PDF
Cn control numerico fundamentos
PDF
Mastercam
PDF
05 - linguagemAssemblyIntrodução-Linguagem de maquina
PDF
Capitulo 2 - Composicao CNC
PDF
Clp completa
PPTX
Comando Numérico Computadorizado -Apresentação.pptx
PPT
Disciplina Usinagem III introdução ao comando cam
Apostila comando num rico computadorizado - (senai-sp)
Aula 15 computador, projeto e manufatura
Apostila CNC Fanuc Heidenhain
Aula 01 - Apresentação da disciplina e plano de ensino alunos.pptx
Apostilatcncfanuc21i
Material Introdutório as partes de CAM CNC.pptx
NX CAM Raihsa
Comando Numérico Computadorizado CNC
Comando Numérico Computadorizado2 -Apresentação.pdf
texto_explicativo com o mapa mental para a disciplina de AOC
Apresentação CNC - Manufatura auxiliada por computador
02- Introdução a programação em CNC 2017.ppt
Cn control numerico fundamentos
Mastercam
05 - linguagemAssemblyIntrodução-Linguagem de maquina
Capitulo 2 - Composicao CNC
Clp completa
Comando Numérico Computadorizado -Apresentação.pptx
Disciplina Usinagem III introdução ao comando cam

Mais de Luciano Santos (11)

PDF
Termos tecnicos
DOC
Exercício de CNC
DOC
1ª Lista de exercícios de resistência de materiais
DOC
Lista de exercícios de Resistência dos Materiais
DOCX
DOCX
Diagrama ferro carbono
PPTX
Processos de fabricação
PPT
Tecnologia dos Materiais 3
PPT
Tecnologia dos Materiais 2
PPT
Tecnologia dos Materiais 1
PPT
Iniciação a projetos
Termos tecnicos
Exercício de CNC
1ª Lista de exercícios de resistência de materiais
Lista de exercícios de Resistência dos Materiais
Diagrama ferro carbono
Processos de fabricação
Tecnologia dos Materiais 3
Tecnologia dos Materiais 2
Tecnologia dos Materiais 1
Iniciação a projetos

Introdução a CNC

  • 1. Escola Técnica Senai Cabo - PE Instrutor : Luciano Santos [email_address]
  • 2. Introdução à Programação CNC Objetivos Compreender o sistema de coordenadas cartesianas; Entender o funcionamento de máquinas com comando numérico; Revisar conceitos de avanço, profundidade e velocidade de corte;
  • 3. Introdução à Programação CNC Conhecer e verificar as funções preparatórias e auxiliares; Escrever programas para peças a serem fabricadas; Inserir programas na máquina CNC; Preparar máquina de acordo com programa escrito para fabricação da peça; Operar a máquina em modos manual e automática.
  • 4. Introdução à Programação CNC O que é CNC?
  • 5. Introdução à Programação CNC Comando Numérico (CN) É um equipamento capaz de: Receber informações por algum meio de entrada de dados; Transformar e compilar informações; E transmiti-las ao comando mecânico da máquina operatriz.
  • 6. Introdução à Programação CNC Aplicação O comando numérico pode ser utilizado em qualquer tipo de máquina-ferramenta.
  • 7. Introdução à Programação CNC Vantagens fabricação de peças com geometrias complexas, com menores tolerâncias dimensionais e melhor acabamento; repetibilidade maior sobre as características do produto, sendo idênticas umas às outras;
  • 8. Introdução à Programação CNC Vantagens redução de tarefas repetitivas para os operadores – esses agora responsáveis pela preparação, programação e controle das máquinas; flexibilidade da produção, pequenos lotes e grande variedade de produtos, tudo isso com ajustes rápidos nas máquinas.
  • 9.  
  • 10. Introdução à Programação CNC Programas CNC’s “ É um conjunto finito de regras bem definidas, para a solução de um problema em um tempo finito”, ou seja,
  • 11. Introdução à Programação CNC Programas CNC’s é um conjunto de informações com ordens diversas para a máquina dispostas numa forma a seguir, uma seqüência normal de operações para produzir várias peças idênticas ou não, num tempo determinado.
  • 12. Introdução à Programação CNC CN e CNC - CN: Numerical Control “Controle Numérico”; - CNC: Computadorized Numerical Control “Controle Numérico Computadorizado” .
  • 13. Introdução à Programação CNC No sistema CN pode-se introduzir o programa, iniciá-lo e interrompe-lo, mas não modificá-lo. Seus movimentos são somente lineares (em linha reta), alguns movimentos angulares e nenhum movimento circular.
  • 14. Introdução à Programação CNC No sistema CNC pode-se introduzir o programa, iniciar a execução e alterar no próprio comando os seus dados. O sistema executa movimentos lineares, em ângulo, circulares e todos estes calculados e controlados pelo comando.
  • 15. Introdução à Programação CNC A interface homem-máquina CNC realiza-se através de meios de entrada e saída de dados. Interface - circuito eletrônico capaz de fazer com que dois aparelhos de características diferentes possam ser interligados entre si.
  • 16. Introdução à Programação CNC A entrada de dados consiste nos meios de introdução de informações ao comando pelo usuário, deles destacam-se: a) fita perfurada (meio em desuso); b) entrada manual (meio indispensável até o momento); c) Sistema de linha de comunicação com computador (meio de entrada de dados atual em expansão).
  • 18. Introdução à Programação CNC A saída de dados consiste nos meios de saída de informações pelo comando para o usuário, dando-lhe informações de status (situação) atual da máquina.
  • 19. Introdução à Programação CNC Linguagens de Programação CNC A programação nas máquinas CNC tem como base a orientação da ferramenta para usinagem de peças. A máquina executa a programação na ordem que lhe foi fornecida, por isso é importante uma seqüência correta das informações.
  • 20. Introdução à Programação CNC Linguagens de Programação CNC São diversos os meios de elaboração de programas CNC, sendo os mais usados: 1. Linguagem de programação automática APT: primeira linguagem de programação utilizada - APT (Automatic Programmed Tool)
  • 21. Introdução à Programação CNC Linguagens de Programação CNC 2. Linguagem EIA/ISO: Linguagem de códigos, também conhecida como códigos G e M. É na atualidade a mais utilizada. 3. Linguagem interativa: Programação por blocos parametrizados, possui blocos prontos e não usa códigos. Ex. linguagem MAZATROL aplicado às máquinas MAZAK.
  • 22. Introdução à Programação CNC Linguagens de Programação CNC 4. Produção gráfica via "CAM" (Computer Aided Manufacturing): Não é mais uma linguagem de programação e sim uma forma de programar em que o programador entra com o desenho da peça, que pode ser feito no próprio CAM ou em desenhos recebidos do CAD (Computer Aided Designed).
  • 23. Introdução à Programação CNC Norma ISO 6983 A Norma ISO 6983 descreve o formato das instruções do programa para máquinas de Controle Numérico. Trata-se de um formato geral de programação e não um formato para um tipo de máquina específica. A flexibilidade desta norma não garante intercambiabilidade de programas entre máquinas.
  • 24. Introdução à Programação CNC Métodos de Programação CNC Em relação ao processo de geração de programas CNC, três diferentes formas devem ser analisadas: - Programação direta na máquina (MID - Material Data Input); - Programação Manual (manuscrita); - Programação Gráfica (que utiliza o CAM).
  • 25. Introdução à Programação CNC Construção e formato dos elementos de um programa Um programa é formado por uma seqüência ordenada de comandos (códigos ou não) padronizados que representam procedimentos (condições ou operações) normais de um ser humano, para a usinagem de uma determinada peça.
  • 26. Introdução à Programação CNC Construção e formato dos elementos de um programa Os símbolos admissíveis para a programação são os mostrados a seguir. Outros símbolos não permitidos serão caracterizados com erro.
  • 27. Introdução à Programação CNC Construção e formato dos elementos de um programa Para ISO e EIA: I. Números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. II. Letras: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X, Z, W, Y, Z. Também, existem símbolos especiais reproduzíveis pelo comando como: %, (,), *, +, -, ., e outros.
  • 28. Introdução à Programação CNC Construção e formato dos elementos de um programa O programa CN é formado inicialmente na primeira linha pelo símbolo “O” seguido de um valor numérico, formando assim o cabeçalho. Em seguida a cada nova linha, iniciam-se estas por números de “BLOCO” (linha) “N”, seguido de um valor identificador do bloco. O passe entre blocos é livre.
  • 29. Introdução à Programação CNC Construção e formato dos elementos de um programa - O programa é formado por blocos, linhas ou sentenças; - Os blocos, linhas ou sentenças são formados por palavras; - as palavras são formadas por endereço, sinal, números e ponto decimal.
  • 30.  
  • 31. Introdução à Programação CNC Sistemas de Coordenadas Cartesianas Um sistema de coordenadas garante a localização de um ponto. Utilizando a mão como ferramenta, pode-se ter idéia das coordenadas que são utilizadas em máquinas CNC.
  • 32. Introdução à Programação CNC Sistemas de Coordenadas Cartesianas
  • 33. Introdução à Programação CNC Sistemas de Coordenadas Cartesianas Para o torno CNC são utilizados os eixos X (diâmetro) e Z (comprimento) como padrão. Já a fresadora utiliza três coordenadas, X, Y e Z, definindo assim um ponto no espaço.
  • 34. Introdução à Programação CNC Sistemas de Coordenadas Cartesianas No torno CNC, a peça é rotacionada em torno do eixo Z.
  • 35. Introdução à Programação CNC Sistemas de Coordenadas Cartesianas Já no caso da fresadora CNC, o eixo Z é utilizado por convenção para rotacionar a ferramenta. A peça é fixada no plano XY, tendo como maior eixo o X.