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Energia de Portugal
22 de junho 2013
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Ideia de Negócio
Produtos hortícolas Hidroponia urbana
Relação direta do produtor com o cliente final
Produtos premium
Alta qualidade e frescura
Reconversão e requalificação urbana
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Produto mínimo viável
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Resultados das Sondagens
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84% acha importante ou muito importante o consumo de produtos hortícolas biológicos.
92% acha vantajoso uma proximidade física e um relacionamento pessoal com o produtor.
93% acha importante ou muito importante a entrega ao domicilio.
85% acha vantajoso aceder a uma plataforma web/mobil.
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Qualidade Preço Frescura Origem Disponibilidade Frequência
abastecimento
Deslocação ao local
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CAC e CLV
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CAC - Custo de aquisição de cliente
novo = 160 000€ / 2000 = 80€
CLV - Valor do ciclo de vida do cliente =
100€ x 1/0,2 = 500€
Landing Pages e Adwords
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A equipa aprendeu:
• Que podem existir fontes de receitas que
não tínhamos imaginado…
• A definir um modelo de pricing.
• Que o cliente pode estar
disposto a pagar um valor mais
elevado por um produto premium.
• A recetividade ao projeto por parte de
parceiros está a acontecer!
Lições da Semana
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Lições da Semana
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Câmara Municipal de Lisboa
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
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Modelo de Negócio Versão 3.0
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Smart Urban Farm
Quadro de Validação de Hipóteses Versão
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Lessons Learn 5

  • 1. Lessons Learned Energia de Portugal 22 de junho 2013 www.fabricadestartups.com
  • 2. Ideia de Negócio Produtos hortícolas Hidroponia urbana Relação direta do produtor com o cliente final Produtos premium Alta qualidade e frescura Reconversão e requalificação urbana Copyright Fábrica de Startups 2
  • 3. Produto mínimo viável Copyright Fábrica de Startups 3
  • 4. Resultados das Sondagens Copyright Fábrica de Startups 4 84% acha importante ou muito importante o consumo de produtos hortícolas biológicos. 92% acha vantajoso uma proximidade física e um relacionamento pessoal com o produtor. 93% acha importante ou muito importante a entrega ao domicilio. 85% acha vantajoso aceder a uma plataforma web/mobil. 50 55 60 65 70 75 80 Qualidade Preço Frescura Origem Disponibilidade Frequência abastecimento Deslocação ao local da compra
  • 5. CAC e CLV Copyright Fábrica de Startups 5 CAC - Custo de aquisição de cliente novo = 160 000€ / 2000 = 80€ CLV - Valor do ciclo de vida do cliente = 100€ x 1/0,2 = 500€
  • 6. Landing Pages e Adwords Copyright Fábrica de Startups 6
  • 7. A equipa aprendeu: • Que podem existir fontes de receitas que não tínhamos imaginado… • A definir um modelo de pricing. • Que o cliente pode estar disposto a pagar um valor mais elevado por um produto premium. • A recetividade ao projeto por parte de parceiros está a acontecer! Lições da Semana Copyright Fábrica de Startups 7
  • 8. Lições da Semana Copyright Fábrica de Startups 8 Parcerias…Mainside Câmara Municipal de Lisboa Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
  • 9. Copyright Fábrica de Startups 9 Modelo de Negócio Versão 3.0
  • 10. Modelo de Negócio Smart Urban Farm Quadro de Validação de Hipóteses Versão 2.0 Copyright Fábrica de Startups S.A.www.fabricadestartups.com Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior Risco Hipóteses em Teste PE02 15 PROPRIETÁRIOS IMOBILIÁRIOS DE EDIFICIOS DEVOLUTOS -CML -SCM Hipóteses Validadas PV04 12 FLEXIBILIDADE / CUSTOMIZAÇÃO PV02 16 RELAÇÃO DIRETA PRODUTOR - CLIENTE RC02 10 PREVISIBILIDADE QUALIDADE / QUANTIDADE CN01 12 PLATAFORMA WEB MOBILE SC01 15 CONSUMIDOR FINAL CN02 10 SHOWROOM / STORE PV03 12 ENTREGA DIRETA AO DOMICILIO Hipóteses Invalidadas RC01 10 AUTOMATIZADO PV01 12 PRODUTOS PREMIUM SC02 15 HOTEIS E RESTAURANTE PREMIUM