A relação do Glaucoma com os Astronautas.

A relação do Glaucoma com os Astronautas.

Toda especialidade médica tem seus próprios desafios e doenças que podem passar despercebidas por não causarem dor ou desconforto. No campo da oftalmologia, existem três condições que merecem atenção: Diabetes, Glaucoma e Ambliopia.

Apesar das campanhas de prevenção e conscientização, ainda nos deparamos com casos em que essas doenças avançam silenciosamente, roubando a visão das pessoas. Hoje, vamos falar sobre o Glaucoma, um verdadeiro ladrão silencioso da visão.

A cada ano, aprendemos mais sobre o Glaucoma e desenvolvemos novas técnicas e tecnologias de diagnóstico, bem como medicamentos mais eficazes.

No entanto, a necessidade de usar medicamentos diariamente exige disciplina, algo que nem todos os pacientes possuem. Menos de 50% dos pacientes utilizam os medicamentos conforme prescrito ou realizam exames de rotina.

Trancando a porta depois de roubados.

Apesar de termos conhecimento suficiente para saber nos proteger para trancar a porta e impedir a perda progressiva e silenciosa da visão, nós temos sido frequentemente derrotados nesta luta. Até porque muitas pessoas com Glaucoma nem sequer sabem que estão doentes. Isso ocorre porque o Glaucoma e furtivo, não causa dor ou desconforto, e começa a roubar a visão periférica, que você presta menos atenção, deixando a visão central para o final.

Ao contrário, se o glaucoma começasse pela visão central você perceberia logo, procuraria um oftalmologista e ele faria o diagnóstico e o tratamento adequado e em tempo. Porém, começando pela visão periférica fica bem mais fácil "enganar o paciente".

Começando pela periferia pessoa não percebe a perda visual. E se o Glaucoma fosse incômodo de alguma outra forma, provocando dor, inflamação, irritação, as pessoas também procurariam um oftalmologista para o diagnóstico e tratamento adequados. Infelizmente, apenas aqueles que realizam consultas de rotina têm o diagnóstico feito a tempo, evitando a perda de visão. Ou seja, muitos pacientes só percebem o quão grave foi o impacto na visão tardiamente. Resultado: roubo consumado. Tem até uma definição para este grupo. São os que trancam a porta depois de roubados.

Fazendo o controle das "finanças visuais"

É por isso que é tão importante conferir regularmente o saldo da nossa conta bancária, tanto na conta corrente quanto na poupança. Da mesma forma, fazer uma consulta oftalmológica anual é essencial para verificar o saldo da nossa visão central (equivalente à conta corrente, pois estamos atentos a qualquer perda) e da visão periférica (que seria como nossa poupança), que será necessária no futuro, quando quisermos usar nossa visão para leitura, lazer e todas as outras atividades diárias.

E você, com que frequência você confere o saldo da sua conta bancária?

A sua visão merece a mesma atenção e cuidado. Não deixe que o Glaucoma seja o ladrão sorrateiro que rouba sua visão sem que você perceba. Agende uma consulta com seu oftalmologista regularmente, pelo menos uma vez por ano, e proteja sua visão para o futuro. Você vai precisar muito dela para curtir sua aposentadoria, brincar com os netos e netas, ver seu time jogar e papear com os/as amigos/as.

Em tempo:

Observou que te enganei no título? Sem maldade. Foi apenas para checar sua atenção. Prometo pagar minha dívida nas próximas edições e falar sobre a visão dos astronautas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos