Você questiona?
Eu tinha por volta de 12-13 anos quando ganhei um videogame Super Nintendo. A regra dos meus pais era simples: estudar e brincar durante a semana para poder jogar videogame no final de semana. Condição adicional: jogar na TV velha, pois videogame “estraga” TVs.
Dado o cenário apresentado eu tinha um objetivo: comprar uma TV. Com isso, tinha um desafio e tanto e algumas problemas para resolver, pois além de não ter dinheiro, eu estava arriscando contra a ideia de que videogame estraga TVs novas. Nessa época eu já ajudava meu pai em seu comércio local e recebia um “salário semanal” em função do meu “desempenho”. Eu era bom em contas, e percebi que levaria muito tempo para eu juntar dinheiro suficiente para comprar uma TV Samsung de 20 polegadas.
O comércio era uma farmácia de bairro e na época os medicamentos eram entregues em caixas de papelão, que meu pai armazenava em um “canto morto”. De vez em quando aparecia uma ou outra pessoa simples e perguntava ao meu pai, “Tem papelão?”. Vendo tal situação recorrente, um dia eu questionei: “Pai, o que eles fazem com essas caixas?”. Meu pai respondeu: “Eles vendem no ferro velho.”
EURECA! Essa era a solução para eu resolver meu problema e alcançar meu objetivo. Minha mãe me incentivou e me ajudou a juntar e levar minha primeira “carga” de papelão ao ferro velho (um “papeleiro gourmet”, confesso). A primeira carga não rendeu muito, mas foi um belo “MVP”. Neste “teste”, além de verificar que eu precisaria de muito mais volume de papelão para acelerar a renda, aprendi que existiam outros materiais que poderiam ser vendidos ao ferro velho: vidros, metais, jornais etc. Muitas possibilidades para resolver meu problema se apresentaram.
Comecei a pedir para vizinhos, comércios próximos aos de meu pai e parentes para reservarem estes materiais para que eu pudesse vende-los. Todos foram muito solícitos ao meu pedido. Em alguns meses consegui comprar a TV e joguei videogame por muito tempo e ela não estragou, mostrando um novo caminho para meus pais.
O questionamento, além de trazer novos conhecimentos, possibilita avaliar novos caminhos. Também faz com que você perceba que pode contar com outras pessoas que podem ajudar em resolver seus problemas.
Você tem questionado? Está descobrindo novos caminhos? Aprendendo coisas que você não sabe? Se não, sugiro que comece.
--
5 mQue show! Desde cedo aprendeu a correr atrás dos objetivos, a questionar (de maneira educada e correta) e a desvendar os pequenos segredos da Economia!