2
Mais lidos
4
Mais lidos
8
Mais lidos
Giani Rathke
SÍMBOLO SERVIÇO SOCIAL Balança com a Tocha:  Exprime o caráter da justiça social; mais moral que jurídica, à punição do que erro, removido.  Estrela dos Reis Magos:  Lembra num mesmo facho, a suprema caridade do redentor e o elevado ideal dos Reis Magos que, segundo e na renúncia dos próprios bens e comodidade encontrou a LUZ. Simboliza o espírito de fraternidade universal e de sacrifício pelo bem dos homens.  Turmalina Verde:  Pedra Brasileira singela por excelência, ninguém procura falsificá-la. Simboliza a esperança e a sinceridade. preferindo a redenção. Simboliza que pelo amor e pela verdade tudo pode ser.
Esqueça a idéia preconceituosa que o assistente social é alguém que só se preocupa em ajudar as pessoas a enfrentar questões delicadas ou que trabalha apenas com as pessoas socialmente desfavorecidas;
É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e  interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.  Inserido nas mais diversas áreas: saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça, com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.
É uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado  projeto ético – político , que foi construído pela categoria a partir das décadas de 1970 –1980 e que expressa o compromisso da categoria com a construção de uma nova ordem societária, mais justa, democrática e garantidora de direitos universais.  Tal projeto tem seus contornos claramente expressos na Lei 8662 – 93, no código de Ética Profissional – 1993 e nas Diretrizes Curriculares.
O Serviço Social  é uma profissão que requer formação de 4 a 5 anos, o profissional é denominado Assistente Social. A profissão dispõe de autarquias que orientam e fiscalizam o exercício profissional e defendem os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo Assistente Social. É uma profissão que atua no desvendamento das contradições sociais na perspectiva da redução das desigualdades, e na garantia de direitos ao fortalecer formas de resistência construídas pelos sujeitos, comunidades e organizações. O Assistente social -  trabalha na elaboração, execução e avaliação de planos, políticas, programas e projetos sociais, atividades de planejamento e gestão. Atuam na justiça, nas varas de Infância e Juventude, de Família e nas instituições de sistema penal e de medidas socioeducativas para jovens em conflito com a lei, previdência social, habitação, assistência a pessoas portadoras de deficiências. O  Assistente Social  é o profissional habilitado para atuar nesta perspectiva através da sua  formação generalista e interdisciplinar.
PROFISSIONAL HABILITADO Realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade e emitir parecer social e propor medidas e políticas sociais, análise e intervenção na realidade social; Planeja, elabora e executa planos, programas e projetos sociais; Presta assessoria e consultoria a instituições públicas e privadas e a movimentos sociais; Orienta indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos mesmos; Realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais; Atua no magistério de Serviço Social e na direção de Unidades de ensino e Centro de estudos.
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DO ASSISTENTE SOCIAL Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática; Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento profissional.  É VEDADO AO ASSISTENTE SOCIAL Praticar e ser conivente com condutas anti-éticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais.  Acatar determinação institucional que fira os princípios e diretrizes do Código de Ética profissional.  Revelar sigilo profissional.
DIREITOS Inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional;  Desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional;  Ampla autonomia no exercício da profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções; Dispor de condições de trabalho condignas, seja em entidade pública ou privada, de forma a garantir a qualidade do exercício profissional; Manter o sigilo profissional para proteger o usuário em tudo aquilo de que o Assistente Social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional. DEVERES Abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes;  Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais;  Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários;  Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados;  Empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos usuários, através dos programas e políticas sociais;  Denunciar, no exercício da profissão, às entidades de organização da categoria. às autoridades e aos órgãos competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos Humanos, quanto a: corrupção, maus tratos, torturas,ausência de condições mínimas de sobrevivência,discriminação, preconceito, abuso de autoridade individual e institucional, qualquer forma de agressão ou falta de respeito à integridade física, social e mental do cidadão;  Respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações dos trabalhadores.
Fóruns ; Hospitais ; Escolas Presídios ; Saúde ;  CAPS, Gestão e planejamento Conselhos de Direitos ; Cooperativas; Grupos   Comunitários ; ONGs ; Empresas privadas; Albergues, Asilos  e Creches; Prefeituras ; Movimentos Sociais; Onde o Assistente Social pode atuar?
Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde UFSM - 2009/2011. Secretaria de Município da Saúde   Ênfase   Gestão e Políticas Públicas : Assistente Social Giani Rathke Objetivo da ênfase de Gestão Formação de profissionais qualificados para atuar em processos de gerência e de gestão de serviços e sistemas de saúde;  Formação de novas competências ao moderno gestor de saúde pública; Incorporação e utilização de estratégias de planejamento e programação na condução do processo de trabalho que assegure oferta de serviços comprometida com as necessidades sociais e de saúde da população.
ASSISTENTE SOCIAL NA GESTÃO – CAMPO DA SAÚDE Conforme os  “Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde”, n° 2, Brasília – CFESS, 2010;  ; Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional. Quanto as atribuições do Assistente Social na Gestão: Este  eixo  envolve um conjunto de ações que tem como perspectiva o fortalecimento da gestão democrática e participativa capaz de produzir, em equipe e intersetorialmente, propostas que viabilizem e potencializem a gestão em favor dos usuários e trabalhadores de saúde, na garantia dos direitos sociais. Processo de  descentralização das políticas sociais  vem requisitando aos profissionais de Serviço Social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos.
Tal atuação deve ser embasada:  pela realização de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e as demandas da classe trabalhadora, além dos estudos sobre o perfil e situação de saúde dos usuários e/ou coletividade. As investigações realizadas têm por objetivo alimentar o processo de formulação, implementação e monitoramento do planejamento do Serviço Social, da política institucional, bem como da política de saúde local, regional, estadual e nacional.  A contribuição do profissional de Serviço Social,   na gestão e no planejamento   busca a intersetorialidade , na perspectiva de conceber a saúde no âmbito da Seguridade Social. Outra demanda que vem sendo colocada aos assistentes sociais é a sua inserção nos processos de auditoria de gestão, a partir do monitoramento, investigação, regulação e avaliação dos serviços prestados, com o objetivo da melhoria da qualidade dos serviços, buscando superar os impasses vividos na política de saúde. A reestruturação dos processos de trabalho e das formas de gestão tem impactado as instituições de saúde com uma ampla movimentação dos espaços ocupacionais, fruto das mudanças macroscópicas.
Considera-se importante a inserção dos assistentes sociais nos espaços de gestão e planejamento e a realização de investigação, tendo como diretriz o projeto ético-político profissional, com vistas às seguintes ações:   •  elaborar  planos e projetos de ação profissional para o Serviço Social com a participação dos assistentes sociais da equipe; •  contribuir  na elaboração do planejamento estratégico das instituições de saúde, procurando garantir a participação dos usuários e demais trabalhadores da saúde inclusive no que se refere à deliberação das políticas; •  participar  da gestão das unidades de saúde de forma horizontal, procurando garantir a inserção dos diversos segmentos na gestão; •  elaborar o perfil  e as demandas da população usuária por meio de documentação técnica e investigação; •  identificar as manifestações da questão social  que chegam aos diversos espaços do Serviço Social por meio de estudos e sistema de registros;
•  realizar a avaliação do plano   de ação  por meio da análise das ações realizadas pelo Serviço Social e pela instituição (em equipe) e os resultados alcançados; •  participar nas Comissões e Comitês temáticos  existentes nas instituições, a saber: ética, saúde do trabalhador, mortalidade materno-infantil, DST/AIDS, humanização, violência contra a mulher, criança e adolescente, idoso, entre outras, respeitando as diretrizes do projeto profissional do Serviço Social; •  identificar e estabelecer prioridades  entre as demandas e contribuir para a reorganização dos recursos institucionais por meio da realização de pesquisas sobre a relação entre os recursos institucionais necessários e disponíveis, perfil dos usuários e demandas (reais e potenciais); •  participar de estudos  relativos ao perfil epidemiológico e condições sanitárias no nível local, regional e estadual; •  realizar investigação  de determinados segmentos de usuários (população de rua, idosos, pessoas com deficiências, entre outros), objetivando a definição dos recursos necessários, identificação e mobilização dos recursos existentes e planejamento de rotinas e ações necessárias;
•  fortalecer  o potencial político dos espaços de controle social por meio de estudos em relação aos mesmos a fim de subsidiá-los com relação às questões enfrentadas pelos conselhos na atualidade; •  participar de investigações  que estabeleçam relações entre as condições de trabalho e o favorecimento de determinadas patologias, visando oferecer elementos para a análise da relação saúde e trabalho; •  fornecer subsídios  para a reformulação da política de saúde local, regional, estadual e nacional, a partir das investigações realizadas; •  criar estratégias  e rotinas de ação, como por exemplo, fluxogramas e protocolos, que visem à organização do trabalho, à democratização do acesso e à garantia dos direitos sociais;  •  integrar a equipe de auditoria, controle e avaliação , visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados, tendo como referência os projetos da reforma sanitária e o ético-político profissional; realizar estudos e investigações  com relação aos determinantes sociais da saúde;
•  Sensibilizar os gestores da saúde  para a relevância do trabalho do assistente social nas ações de planejamento, gestão e investigação. Realizar estudos   da política de saúde  local, regional, estadual e nacional. Para Finalizar,  ressalta-se que foi apresentado um conjunto de atribuições e competências a serem realizadas pelo profissional de Serviço Social na saúde que podem contribuir para a defesa das políticas públicas de saúde, para a garantia dos direitos sociais, para o fortalecimento da participação social e das lutas dos sujeitos sociais, bem como para a viabilização do  Sistema Único de Saúde, inscrito na Constituição de 1988 e nas Leis nº 8.080 e nº 8.142, ambas datadas de 1990. Lei que regulamente a profissão de Assistente Social – Lei n°8662/93 e no Código de ética profissional do Assistente Social – CFESS – Resolução n° 273/93; Resolução CFESS n° 383/99, caracteriza o Assistente Social como profissional da saúde”.
Assistente Social no Processo de trabalho – Atendimento usuário Campo da Saúde: Sistematização das necessidades da demandas de saúde que dão visibilidade as refrações da questão Social; Planejar, executar e avaliar projetos, programas de diferentes políticas Publicas; Realizar abordagem individual, grupal tendo como objetivo trabalhar determinantes sociais da saúde dos usuários/ familiares; Prestar orientações/ Encaminhamentos quanto aos direitos sociais da população usuária;
Acompanhamento de famílias; ( fortalecimentos de vínculos na perspectivas de torná-los sujeitos do processo de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde; Acolhimento; Grupos de Educação e saúde; Avaliação socioeconômico, Identificar situação socioeconômica individual e familiar com vistas a construção do perfil socioeconômico para possibilitar a formulação de estratégias de intervenção; Estudo da Situação/ Diagnostico da Situação;
Realizar Visitas domiciliares quando avaliada a necessidade do profissional Assistente Social; ( Situações de vulnerabilidade Social); Desenvolver ações de mobilização na comunidade objetivando a democratização das informações da rede de atendimento e direitos sociais; Criar mecanismos e rotinas de ação que facilitem e possibilitem o acesso do usuários aos serviços; Projetos de Promoção e reabilitação da saúde; Pesquisas; Realizar Visitas domiciliares quando avaliada a necessidade do profissional Assistente Social; ( Situações de vulnerabilidade Social);

Mais conteúdo relacionado

PPSX
Trajetória do Serviço Social
PPTX
Apresentação serviço social.
PPT
Gravidez na adolescencia
PPT
Apresentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) UNOPAR
PDF
Fundamentos teoricos e metodologicos da alfabetização e do letramento
PPTX
Palestra "cuidados paliativos"
PPTX
Educação dos filhos limites
PPTX
Princípios e diretrizes do sus
Trajetória do Serviço Social
Apresentação serviço social.
Gravidez na adolescencia
Apresentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) UNOPAR
Fundamentos teoricos e metodologicos da alfabetização e do letramento
Palestra "cuidados paliativos"
Educação dos filhos limites
Princípios e diretrizes do sus

Mais procurados (20)

PDF
Modelo parecer social
PDF
O papel do assistente social na saúde pública
PPT
Apresentação politica de assistencia social 2
PDF
Suas 13 estudos de caso para debate
PDF
Relatorio social adoção
PPT
PPT
VISITA DOMICILIAR
PDF
COMO FAZER RELATÓRIOS
PPTX
Estudo social e parecer social
PPTX
Aula a evolução dos códigos de ética profissional
PDF
Oficina de serviço social elaboração de relatórios e laudos.
PPT
O trabalho do agente comunitário de saúde
PDF
Dicionário de Termos Técnicos da Assistência Social [PMBH-MG]
PPT
OS INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
PDF
SUAS- 13 estudos de caso para DEBATE
PPT
Serviço Social e Educação
PPTX
Paif e scfv
PDF
Cartilha Perguntas e Resposta do CREAS
PPTX
CRAS - Centro de Referencia de Assistência Social
PPTX
AGOSTO LILÁS 2022 (1).pptx
Modelo parecer social
O papel do assistente social na saúde pública
Apresentação politica de assistencia social 2
Suas 13 estudos de caso para debate
Relatorio social adoção
VISITA DOMICILIAR
COMO FAZER RELATÓRIOS
Estudo social e parecer social
Aula a evolução dos códigos de ética profissional
Oficina de serviço social elaboração de relatórios e laudos.
O trabalho do agente comunitário de saúde
Dicionário de Termos Técnicos da Assistência Social [PMBH-MG]
OS INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
SUAS- 13 estudos de caso para DEBATE
Serviço Social e Educação
Paif e scfv
Cartilha Perguntas e Resposta do CREAS
CRAS - Centro de Referencia de Assistência Social
AGOSTO LILÁS 2022 (1).pptx
Anúncio

Destaque (20)

PDF
TCC - Serviço social
PPT
Profissão serviço social
PPTX
Formação da questão social no brasil
PDF
POLÍTICAS PÚBLICAS: Princípios, Propósitos e Processos
PPT
Questão Social
DOC
Questao social e Politicas Sociais
PPTX
Trabalho de questao social! seminári!
PPT
Políticas públicas sefaz
PPT
Políticas públicas
PPT
Terceiro Setor Aula 01
PPT
política social e políticas públicas
PDF
RELIGIÃO E POLÍTICAS SOCIAIS - SERVIÇO SOCIAL
PPTX
política social - fundamentos e história
PPT
Aula de pós graduação polítca social e questão social1
PPT
Apostila 04 questão social
PDF
Democratizar a gestão das políticas sociais – um desafio a ser enfrentado pel...
PPTX
Políticas públicas alm
PPTX
Politicas publicas
PDF
A relação do serviço social com os movimentos
TCC - Serviço social
Profissão serviço social
Formação da questão social no brasil
POLÍTICAS PÚBLICAS: Princípios, Propósitos e Processos
Questão Social
Questao social e Politicas Sociais
Trabalho de questao social! seminári!
Políticas públicas sefaz
Políticas públicas
Terceiro Setor Aula 01
política social e políticas públicas
RELIGIÃO E POLÍTICAS SOCIAIS - SERVIÇO SOCIAL
política social - fundamentos e história
Aula de pós graduação polítca social e questão social1
Apostila 04 questão social
Democratizar a gestão das políticas sociais – um desafio a ser enfrentado pel...
Políticas públicas alm
Politicas publicas
A relação do serviço social com os movimentos
Anúncio

Semelhante a Apresentação serviços social (20)

PDF
SERVIÇO SOCIAL- ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
PDF
Anexo 8-profissão-de-serviço-social
PDF
DOC
portfólio desenvolvimento captalista e serviço social anonimo.doc
PDF
éTica profissional unip
PDF
A importância da formação continuada dos assistentes sociais na atuação das p...
PPTX
Avaliação e monitoramento da política de assistência social
DOCX
Fundamentos hist. e teóricos metodológ. do serviço social iii
DOCX
Fundamentos hist. e teóricos metodológ. do serviço social iii
PDF
Assessoria do Servio Social na Gestão de polticas Pblicas.pdf
PPTX
Desenvolvimento local ok pronta pra enviar
DOC
Potfolio em grupo 4° semestre
PDF
Gestão social democratica
PDF
TEMAS DE MONOGRAFIA E TCC EM SERVIÇO SOCIAL- Encontrado na internet
PPTX
Apresentação - Estágio em Políticas Públicas
DOCX
Temas para TCC- curso Serviço Social
DOCX
Temas TCC e MONOGRAFIA
PPTX
Filosofia Aplicada ao Serviço Social
DOC
Programa de curso preparatório para concurso
PPTX
Etica profissional
SERVIÇO SOCIAL- ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
Anexo 8-profissão-de-serviço-social
portfólio desenvolvimento captalista e serviço social anonimo.doc
éTica profissional unip
A importância da formação continuada dos assistentes sociais na atuação das p...
Avaliação e monitoramento da política de assistência social
Fundamentos hist. e teóricos metodológ. do serviço social iii
Fundamentos hist. e teóricos metodológ. do serviço social iii
Assessoria do Servio Social na Gestão de polticas Pblicas.pdf
Desenvolvimento local ok pronta pra enviar
Potfolio em grupo 4° semestre
Gestão social democratica
TEMAS DE MONOGRAFIA E TCC EM SERVIÇO SOCIAL- Encontrado na internet
Apresentação - Estágio em Políticas Públicas
Temas para TCC- curso Serviço Social
Temas TCC e MONOGRAFIA
Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Programa de curso preparatório para concurso
Etica profissional

Mais de jorge luiz dos santos de souza (20)

PDF
Comunicação Não Violenta e Escuta Qualificada
PDF
NAAF Campus Vacaria
PDF
PDF
Princípios da Administração Pública
PDF
Comunicação Não Violenta
PPT
Outubro rosa e novembro azul 2018
PPT
Cuidado de Si & Saúde Neurofisiológica
PDF
EDUCAÇÃO, AÇÕES AFIRMATIVAS E OS DIREITOS HUMANOS
PDF
Relato de Experiência: Apresentação de Palestra no Curso de Introdução à Vida...
PDF
MÉDICOS DÁ ARTE: BLOG COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO E PROMOTOR DOS PROCESSOS ...
PDF
REIKI NO CAMPUS: UMA EXPERIENCIA COM TERAPIAS COMPLEMENTARES NO CURSO DE MEDI...
PDF
PROJETO ATITUDES QUE SALVAM VIDAS NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES: RELATOS BASEA...
PDF
INTRODUÇÃO À VIDA ACADÊMICA: APRESENTANDO A UNIVERSIDADE E SUAS POSSIBILIDADE...
PDF
EDUCAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
PDF
COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO RIO GRANDE DO SUL: HISTÓRIA, CULTURA, SABERES E PR...
PDF
Bem estar e qualidade de vida para profissionais da saúde
PDF
Perímetros corporais trabalho cds-ufsc
PDF
Educação Física Especial
PDF
PDF
Relatório de estágio profissionalizante ufsm 2003
Comunicação Não Violenta e Escuta Qualificada
NAAF Campus Vacaria
Princípios da Administração Pública
Comunicação Não Violenta
Outubro rosa e novembro azul 2018
Cuidado de Si & Saúde Neurofisiológica
EDUCAÇÃO, AÇÕES AFIRMATIVAS E OS DIREITOS HUMANOS
Relato de Experiência: Apresentação de Palestra no Curso de Introdução à Vida...
MÉDICOS DÁ ARTE: BLOG COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO E PROMOTOR DOS PROCESSOS ...
REIKI NO CAMPUS: UMA EXPERIENCIA COM TERAPIAS COMPLEMENTARES NO CURSO DE MEDI...
PROJETO ATITUDES QUE SALVAM VIDAS NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES: RELATOS BASEA...
INTRODUÇÃO À VIDA ACADÊMICA: APRESENTANDO A UNIVERSIDADE E SUAS POSSIBILIDADE...
EDUCAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO RIO GRANDE DO SUL: HISTÓRIA, CULTURA, SABERES E PR...
Bem estar e qualidade de vida para profissionais da saúde
Perímetros corporais trabalho cds-ufsc
Educação Física Especial
Relatório de estágio profissionalizante ufsm 2003

Último (20)

PDF
curso IDOSO-Apresentação do PowerPoint.pdf
PPTX
A ANÁLISE DE RISCOS NA SEGURANÇA DO TRABALHO, COMO EFETUAR
PDF
AULA - HEMOVIGILANCIA E HEMODERIVADOS EM SAÚDE
PPT
Apresentação Politica Nacional Atenção Integral Saúde HomemH.ppt
PDF
Ergonomia no cuidado de enfermagem...pdf
PPTX
PATOLOGIAS , tipos de patologias patologias seus sintomas .
PPTX
INTRODUCAO EXAMES CONTRASTADOS PARTE 1.pptx
PPTX
Herpes, TB, Tetano.pptxbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
PPT
aben_go_-_acolhimento_e_classificacao_de_risco1.ppt
PDF
Aula Traumas torácico em gatos e o seu manejo adequado.
PPTX
PALESTRA Assédio moral, sexual e violência contra a mulher.pptx
PDF
5.-Aula-assistência-ao-parto.pdf_20250818_104925_0000.pdf
PDF
Conceitos básicos de parasitologia_Aula1
PDF
Lesões de Pele Classificação, Cicatrização e Tecnologias em Curativos.pdf
PDF
Parasitologia_Nematódeos_Ascaris e Enteróbios
PDF
Aula Intoxicações em cães e gatos e o manejo adequado.
PPTX
Treinamento de Trabalho em Altura NR 35_.pptx
PDF
utissmo confronto da sociedade atual e o mundo
PPTX
TREINAMENTO DIRELJÃO DEFENSIVA 2024.pptx
PDF
Comunicação de más notícias - aula PDF
curso IDOSO-Apresentação do PowerPoint.pdf
A ANÁLISE DE RISCOS NA SEGURANÇA DO TRABALHO, COMO EFETUAR
AULA - HEMOVIGILANCIA E HEMODERIVADOS EM SAÚDE
Apresentação Politica Nacional Atenção Integral Saúde HomemH.ppt
Ergonomia no cuidado de enfermagem...pdf
PATOLOGIAS , tipos de patologias patologias seus sintomas .
INTRODUCAO EXAMES CONTRASTADOS PARTE 1.pptx
Herpes, TB, Tetano.pptxbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
aben_go_-_acolhimento_e_classificacao_de_risco1.ppt
Aula Traumas torácico em gatos e o seu manejo adequado.
PALESTRA Assédio moral, sexual e violência contra a mulher.pptx
5.-Aula-assistência-ao-parto.pdf_20250818_104925_0000.pdf
Conceitos básicos de parasitologia_Aula1
Lesões de Pele Classificação, Cicatrização e Tecnologias em Curativos.pdf
Parasitologia_Nematódeos_Ascaris e Enteróbios
Aula Intoxicações em cães e gatos e o manejo adequado.
Treinamento de Trabalho em Altura NR 35_.pptx
utissmo confronto da sociedade atual e o mundo
TREINAMENTO DIRELJÃO DEFENSIVA 2024.pptx
Comunicação de más notícias - aula PDF

Apresentação serviços social

  • 2. SÍMBOLO SERVIÇO SOCIAL Balança com a Tocha: Exprime o caráter da justiça social; mais moral que jurídica, à punição do que erro, removido. Estrela dos Reis Magos: Lembra num mesmo facho, a suprema caridade do redentor e o elevado ideal dos Reis Magos que, segundo e na renúncia dos próprios bens e comodidade encontrou a LUZ. Simboliza o espírito de fraternidade universal e de sacrifício pelo bem dos homens. Turmalina Verde: Pedra Brasileira singela por excelência, ninguém procura falsificá-la. Simboliza a esperança e a sinceridade. preferindo a redenção. Simboliza que pelo amor e pela verdade tudo pode ser.
  • 3. Esqueça a idéia preconceituosa que o assistente social é alguém que só se preocupa em ajudar as pessoas a enfrentar questões delicadas ou que trabalha apenas com as pessoas socialmente desfavorecidas;
  • 4. É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Inserido nas mais diversas áreas: saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça, com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.
  • 5. É uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado projeto ético – político , que foi construído pela categoria a partir das décadas de 1970 –1980 e que expressa o compromisso da categoria com a construção de uma nova ordem societária, mais justa, democrática e garantidora de direitos universais. Tal projeto tem seus contornos claramente expressos na Lei 8662 – 93, no código de Ética Profissional – 1993 e nas Diretrizes Curriculares.
  • 6. O Serviço Social é uma profissão que requer formação de 4 a 5 anos, o profissional é denominado Assistente Social. A profissão dispõe de autarquias que orientam e fiscalizam o exercício profissional e defendem os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo Assistente Social. É uma profissão que atua no desvendamento das contradições sociais na perspectiva da redução das desigualdades, e na garantia de direitos ao fortalecer formas de resistência construídas pelos sujeitos, comunidades e organizações. O Assistente social - trabalha na elaboração, execução e avaliação de planos, políticas, programas e projetos sociais, atividades de planejamento e gestão. Atuam na justiça, nas varas de Infância e Juventude, de Família e nas instituições de sistema penal e de medidas socioeducativas para jovens em conflito com a lei, previdência social, habitação, assistência a pessoas portadoras de deficiências. O Assistente Social é o profissional habilitado para atuar nesta perspectiva através da sua formação generalista e interdisciplinar.
  • 7. PROFISSIONAL HABILITADO Realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade e emitir parecer social e propor medidas e políticas sociais, análise e intervenção na realidade social; Planeja, elabora e executa planos, programas e projetos sociais; Presta assessoria e consultoria a instituições públicas e privadas e a movimentos sociais; Orienta indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos mesmos; Realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais; Atua no magistério de Serviço Social e na direção de Unidades de ensino e Centro de estudos.
  • 8. PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DO ASSISTENTE SOCIAL Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática; Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento profissional. É VEDADO AO ASSISTENTE SOCIAL Praticar e ser conivente com condutas anti-éticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais. Acatar determinação institucional que fira os princípios e diretrizes do Código de Ética profissional. Revelar sigilo profissional.
  • 9. DIREITOS Inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional; Desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional; Ampla autonomia no exercício da profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções; Dispor de condições de trabalho condignas, seja em entidade pública ou privada, de forma a garantir a qualidade do exercício profissional; Manter o sigilo profissional para proteger o usuário em tudo aquilo de que o Assistente Social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional. DEVERES Abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes; Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais; Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários; Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados; Empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos usuários, através dos programas e políticas sociais; Denunciar, no exercício da profissão, às entidades de organização da categoria. às autoridades e aos órgãos competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos Humanos, quanto a: corrupção, maus tratos, torturas,ausência de condições mínimas de sobrevivência,discriminação, preconceito, abuso de autoridade individual e institucional, qualquer forma de agressão ou falta de respeito à integridade física, social e mental do cidadão; Respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações dos trabalhadores.
  • 10. Fóruns ; Hospitais ; Escolas Presídios ; Saúde ; CAPS, Gestão e planejamento Conselhos de Direitos ; Cooperativas; Grupos Comunitários ; ONGs ; Empresas privadas; Albergues, Asilos e Creches; Prefeituras ; Movimentos Sociais; Onde o Assistente Social pode atuar?
  • 11. Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde UFSM - 2009/2011. Secretaria de Município da Saúde Ênfase Gestão e Políticas Públicas : Assistente Social Giani Rathke Objetivo da ênfase de Gestão Formação de profissionais qualificados para atuar em processos de gerência e de gestão de serviços e sistemas de saúde; Formação de novas competências ao moderno gestor de saúde pública; Incorporação e utilização de estratégias de planejamento e programação na condução do processo de trabalho que assegure oferta de serviços comprometida com as necessidades sociais e de saúde da população.
  • 12. ASSISTENTE SOCIAL NA GESTÃO – CAMPO DA SAÚDE Conforme os “Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde”, n° 2, Brasília – CFESS, 2010; ; Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional. Quanto as atribuições do Assistente Social na Gestão: Este eixo envolve um conjunto de ações que tem como perspectiva o fortalecimento da gestão democrática e participativa capaz de produzir, em equipe e intersetorialmente, propostas que viabilizem e potencializem a gestão em favor dos usuários e trabalhadores de saúde, na garantia dos direitos sociais. Processo de descentralização das políticas sociais vem requisitando aos profissionais de Serviço Social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos.
  • 13. Tal atuação deve ser embasada: pela realização de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e as demandas da classe trabalhadora, além dos estudos sobre o perfil e situação de saúde dos usuários e/ou coletividade. As investigações realizadas têm por objetivo alimentar o processo de formulação, implementação e monitoramento do planejamento do Serviço Social, da política institucional, bem como da política de saúde local, regional, estadual e nacional. A contribuição do profissional de Serviço Social, na gestão e no planejamento busca a intersetorialidade , na perspectiva de conceber a saúde no âmbito da Seguridade Social. Outra demanda que vem sendo colocada aos assistentes sociais é a sua inserção nos processos de auditoria de gestão, a partir do monitoramento, investigação, regulação e avaliação dos serviços prestados, com o objetivo da melhoria da qualidade dos serviços, buscando superar os impasses vividos na política de saúde. A reestruturação dos processos de trabalho e das formas de gestão tem impactado as instituições de saúde com uma ampla movimentação dos espaços ocupacionais, fruto das mudanças macroscópicas.
  • 14. Considera-se importante a inserção dos assistentes sociais nos espaços de gestão e planejamento e a realização de investigação, tendo como diretriz o projeto ético-político profissional, com vistas às seguintes ações: • elaborar planos e projetos de ação profissional para o Serviço Social com a participação dos assistentes sociais da equipe; • contribuir na elaboração do planejamento estratégico das instituições de saúde, procurando garantir a participação dos usuários e demais trabalhadores da saúde inclusive no que se refere à deliberação das políticas; • participar da gestão das unidades de saúde de forma horizontal, procurando garantir a inserção dos diversos segmentos na gestão; • elaborar o perfil e as demandas da população usuária por meio de documentação técnica e investigação; • identificar as manifestações da questão social que chegam aos diversos espaços do Serviço Social por meio de estudos e sistema de registros;
  • 15. • realizar a avaliação do plano de ação por meio da análise das ações realizadas pelo Serviço Social e pela instituição (em equipe) e os resultados alcançados; • participar nas Comissões e Comitês temáticos existentes nas instituições, a saber: ética, saúde do trabalhador, mortalidade materno-infantil, DST/AIDS, humanização, violência contra a mulher, criança e adolescente, idoso, entre outras, respeitando as diretrizes do projeto profissional do Serviço Social; • identificar e estabelecer prioridades entre as demandas e contribuir para a reorganização dos recursos institucionais por meio da realização de pesquisas sobre a relação entre os recursos institucionais necessários e disponíveis, perfil dos usuários e demandas (reais e potenciais); • participar de estudos relativos ao perfil epidemiológico e condições sanitárias no nível local, regional e estadual; • realizar investigação de determinados segmentos de usuários (população de rua, idosos, pessoas com deficiências, entre outros), objetivando a definição dos recursos necessários, identificação e mobilização dos recursos existentes e planejamento de rotinas e ações necessárias;
  • 16. • fortalecer o potencial político dos espaços de controle social por meio de estudos em relação aos mesmos a fim de subsidiá-los com relação às questões enfrentadas pelos conselhos na atualidade; • participar de investigações que estabeleçam relações entre as condições de trabalho e o favorecimento de determinadas patologias, visando oferecer elementos para a análise da relação saúde e trabalho; • fornecer subsídios para a reformulação da política de saúde local, regional, estadual e nacional, a partir das investigações realizadas; • criar estratégias e rotinas de ação, como por exemplo, fluxogramas e protocolos, que visem à organização do trabalho, à democratização do acesso e à garantia dos direitos sociais; • integrar a equipe de auditoria, controle e avaliação , visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados, tendo como referência os projetos da reforma sanitária e o ético-político profissional; realizar estudos e investigações com relação aos determinantes sociais da saúde;
  • 17. • Sensibilizar os gestores da saúde para a relevância do trabalho do assistente social nas ações de planejamento, gestão e investigação. Realizar estudos da política de saúde local, regional, estadual e nacional. Para Finalizar, ressalta-se que foi apresentado um conjunto de atribuições e competências a serem realizadas pelo profissional de Serviço Social na saúde que podem contribuir para a defesa das políticas públicas de saúde, para a garantia dos direitos sociais, para o fortalecimento da participação social e das lutas dos sujeitos sociais, bem como para a viabilização do Sistema Único de Saúde, inscrito na Constituição de 1988 e nas Leis nº 8.080 e nº 8.142, ambas datadas de 1990. Lei que regulamente a profissão de Assistente Social – Lei n°8662/93 e no Código de ética profissional do Assistente Social – CFESS – Resolução n° 273/93; Resolução CFESS n° 383/99, caracteriza o Assistente Social como profissional da saúde”.
  • 18. Assistente Social no Processo de trabalho – Atendimento usuário Campo da Saúde: Sistematização das necessidades da demandas de saúde que dão visibilidade as refrações da questão Social; Planejar, executar e avaliar projetos, programas de diferentes políticas Publicas; Realizar abordagem individual, grupal tendo como objetivo trabalhar determinantes sociais da saúde dos usuários/ familiares; Prestar orientações/ Encaminhamentos quanto aos direitos sociais da população usuária;
  • 19. Acompanhamento de famílias; ( fortalecimentos de vínculos na perspectivas de torná-los sujeitos do processo de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde; Acolhimento; Grupos de Educação e saúde; Avaliação socioeconômico, Identificar situação socioeconômica individual e familiar com vistas a construção do perfil socioeconômico para possibilitar a formulação de estratégias de intervenção; Estudo da Situação/ Diagnostico da Situação;
  • 20. Realizar Visitas domiciliares quando avaliada a necessidade do profissional Assistente Social; ( Situações de vulnerabilidade Social); Desenvolver ações de mobilização na comunidade objetivando a democratização das informações da rede de atendimento e direitos sociais; Criar mecanismos e rotinas de ação que facilitem e possibilitem o acesso do usuários aos serviços; Projetos de Promoção e reabilitação da saúde; Pesquisas; Realizar Visitas domiciliares quando avaliada a necessidade do profissional Assistente Social; ( Situações de vulnerabilidade Social);