A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE   Edméa Santos Professora adjunto da área de Informática na Educação  Faculdade de Educação da UERJ E-mail:  [email_address] Web-site:  http://www.docenciaonline.pro.br/moodle   http://www.deaduerj.pro.br/moodle   Fones para contato: (21)9139-3437;2244-6450
A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE   INTRODUÇÃO
Primeiras práticas na Web Compartilhamento de conteúdos hipertextuais  Muitos educadores buscaram construir suas páginas pessoais e suas páginas didáticas e até institucionais.  Disponibilização  online  de programas de ensino, produções científicas, páginas Web de conteúdos programáticos, orientações para atividades, que, na sua grande maioria, eram instruções para a realização de tarefas face a face, no contexto das salas de aulas presenciais.
Inquietações Onde fica a interatividade neste contexto? Como proporcionar a interlocução  online  que promova a co-criação entre os aprendizes? Como não subutilizar o potencial da internet como repositório de informações?
A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE   SOBRE A METODOLOGIA WEBQUEST
A emergência da WebQuest Origem e desdobramentos Conceitos Aspecto Pedagógico Aspecto Tecnológico Aspecto Comunicacional
Crítica do autor da metodologia Bernie Dodge, da San Diego State University   No início fiquei muito satisfeito com   que tanta gente tenha achado a idéia útil, mas depois verifiquei uma tendência perturbadora: o que a maior parte dos educadores das WebQuests estava criando não era o que eu tinha em mente na origem. Embora seguissem o formato de introdução, tarefa, processo, avaliação, eles focavam um baixo nível de recuperação de informação. Em vez de uma tarefa que suscitasse análise, síntese, avaliação, julgamento, solução de problema ou criatividade, 80% das novas WebQuests pediam aos alunos que lessem páginas da Web e encontrassem respostas para simples questões para as quais havia apenas uma resposta certa. Isso, eu sabia, era uma preparação para o século XIX, não pra o século XXI (DODGE, 2006, p. 2).
Nossa crítica… a)  Estrutura baseada na lógica da instrução programada   b)  Ênfase na disciplinarid ade c)  Ênfase no cognitivismo e no trabalho individual   d)  A internet como repositório de informações   e) Distância comunicacional entre os “nativos e imigrantes digitais”.
Algumas pesquisas qualitativas …Nosso interesse particular Araújo (2005), Mercado e Viana (2004), Ramos e Quartiero (2005).  WebQuest no campo da formação de professores nas modalidades da educação a distância e da educação  online
A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE   A METODOLOGIA WEBQUEST INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO
PESQUISA-FORMAÇÃO A WebQuest precisa agregar elementos que incentivem: a pesquisa como princípio educativo; a interdisciplinaridade e a contextualização entre conhecimento científico e a realidade do aprendente; o mapeamento da informação e a transformação crítica da informação mapeada em conhecimento; o diálogo e a co-autoria entre os aprendentes.
POTENCIAIS DA WEB 2.0 Conteúdos integrados com espaços comunicacionais  Integração de mídias e linguagens Softwares sociais e ambientes online de aprendizagem Interatividade online no processo de autoria via WebQuest
A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE   OS SUJEITOS E SEU CONTEXTO FORMATIVO
www.deaduerj.pro.br/moodle   Experiência de pesquisa-formação com um grupo de 40 professores-tutores do curso de Pedagogia e Licenciaturas a Distância da UERJ. Foi oferecido um curso  online  de extensão denominado “Formação de tutores em ambientes  online  e aprendizagem”. O curso  online  é uma ação piloto, que, nos anos de 2008 e 2009, terá novos desdobramentos no contexto do projeto de pesquisa “Docência na cibercultura: laboratórios de informática, computadores móveis e educação  online ”, atualmente desenvolvido por nós (SANTOS, 2007).
INTERATIVIDADE NOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO “ Tira-dúvidas”   – tópico exclusivo para a interação professor-formador com os professores-aprendizes. Neste tópico, procuramos encorajar o compartilhamento de dúvidas conceituais, metodológicas e instrucionais sobre a atividade e seu enunciado. “ Produção individual”  – neste tópico, cada aprendente deveria postar o seu texto individual convidando o grupo para o debate crítico da sua produção. “ I nteração/interatividade”  – neste tópico, cada aprendente deveria comentar pelo menos dois trabalhos do grupo, sinalizando os aspectos convergentes e divergentes entre a sua produção individual e a produção dos colegas; neste tópico o colega que comentou o texto de outro deveria provocar o debate. Neste processo de troca, consensos e dissensos fizemos mediações pedagógicas procurando encorajar o debate crítico e plural. Neste momento o papel do professor-formador é fundamental na promoção da interatividade, entendendo por interatividade a intervenção física na mensagem, fazendo emissão e recepção hibridizarem-se na co-autoria da mensagem e, conseqüentemente, do conhecimento. “ Avaliação da atividade”  – o objetivo desse tópico foi compartilhar reflexões em torno da auto-avaliação de cada aprendente frente ao seu processo de construção do conhecimento e da atividade propriamente dita.
A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE   ALGUNS ACHADOS, AS FALAS DOS SUJEITOS
A)  AUTORIA INDIVIDUAL E COLETIVA “ As WebQuests estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Foi o que aconteceu. Debatemos, expomos nossos pontos de vista, exibimos nossas fragilidades, aprendemos a aceitar críticas construtivas e, acredito, crescemos e construímos juntos conhecimento.” (Ana Regina
B)  AUTORIA COM PRODUÇÃO CONCRETA   “ O WebQuest do nosso curso “interação/interatividade” foi uma atividade em primeiro momento investigativa que nos levou à reflexão e à interação em uma aprendizagem cooperativa, desenvolvendo habilidades e construindo um produto final do grupo. (...) Participar dessa atividade foi muito gratificante, pois podemos participar como autores e protagonistas e o melhor é o conhecimento que fica após termos vivenciado essa situação de aprendizagem.” (Cristiane)
C)  INTERATIVIDADE NO FÓRUM DE DISCUSSÃO “Acho que a maior vantagem da metodologia esta exatamente no assunto que discutimos: interatividade e interação. Ela é o melhor exemplo para trabalhar os temas, pois está ‘anexada’ a ela. Será que me fiz clara?” (Lygia).
D)  POLIFONIA E MULTIPLICIDADE DE CONTEÚDOS “ A diferença é que a discussão não foi construída a partir de um único texto. Tínhamos um tema em comum, mas a discussão nasceu de vários textos, do entendimento de cada um sobre aquele tema. Tínhamos que justificar as nossas falas, defender o nosso ponto de vista. Foi um exercício muito bom de argumentação! (...) Como cursista, me senti à vontade e estimulada a pesquisar. O material variado ajudou a entender melhor o assunto (vídeos, textos e  sites ).”   (Helena). “ A WebQuest conduz à diversidade, criando, permanentemente, novas possibilidades. Em sua essência, é um modelo, caracteristicamente, rizomático.”  (Sylvia).
E)  REFLEXÃO NA AÇÃO   e)  reflexão na ação  – “A minha experiência com a WebQuest “interação/interatividade” foi bastante profícua. Senti-me motivada a realizar várias leituras e, de certo modo, foi um desafio muito gratificante. O fato de trabalhar com EAD, nas condições vigentes, tem me conduzido à permanente avaliação do curso de formação de tutores  online  com o objetivo de ampliar a minha prática profissional. Foi também uma oportunidade para a auto-avaliação da minha prática  online  e para a valorização da educação continuada ante o amplo leque de possibilidades que as novas TICs disponibilizam. Fazendo uma autocrítica, reconheço, atualmente, diferenças significativas de aprendizado que estão contribuindo para a minha prática como tutora a distância.” (Silvia).
F)  IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR MEDIADOR “ A grande vantagem da WebQuest é dar um outro enfoque à questão da pesquisa na internet. Os alunos entram na rede buscando temas definidos, com tarefas específicas. O objetivo dessa nova metodologia não é restringir a ida dos alunos a outros  sites , mas evitar que se percam. A alma de uma WebQuest é a Tarefa, que gera uma dinâmica muito boa. Coloca o professor como um facilitador, como um mediador. Concebidas como publicações típicas do espaço Web (abertas, de acesso livre, gratuitas, etc.), as WebQuests são uma forma interessante de cooperação e intercâmbio docente. A minha experiência com a WebQuest ‘interação/interatividade’ foi bem produtiva, pois, no primeiro momento, foi investigativa, nos fez refletir e acabou por transformar-se em uma aprendizagem colaborativa, através da interação.” (Silvia).
A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE   CONCLUSÃO
NOVOS DESAFIOS… Diante do exposto, concluímos que formar professores que compartilhem informações e conhecimentos de forma colaborativa é sem dúvida um dos grandes desafios para as práticas educativas. Quanto maior a flexibilidade para a produção e publicação de autorias individuais e coletivas, melhores ficam os processos de ensino-aprendizagem na educação  online . Para tal, é preciso mais que disponibilizar espaços de transmissão de conteúdos. Neste sentido, vemos a metodologia da WebQuest interativa como dispositivo fecundo para a formação na educação  online .
A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE   Edméa Santos Professora adjunto da área de Informática na Educação  Faculdade de Educação da UERJ E-mail:  [email_address] Web-site:  http://www.docenciaonline.pro.br/moodle   http://www.deaduerj.pro.br/moodle   Fones para contato: (21)9139-3437;2244-6450

Mais conteúdo relacionado

PPT
Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s
PPT
Google Docs: Aprendizagem Colaborativa
PDF
Ambientes virtuais conceitos
PDF
Escrita Colaborativa
PPT
Redes sociais na educação superior
PPT
Redes sociais na educação superior
PPTX
Redes sociais na educaçao enped
PDF
Plataforma de ensino virtual
Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s
Google Docs: Aprendizagem Colaborativa
Ambientes virtuais conceitos
Escrita Colaborativa
Redes sociais na educação superior
Redes sociais na educação superior
Redes sociais na educaçao enped
Plataforma de ensino virtual

Mais procurados (18)

PPT
DESENHOS PEDAGÓGICOS DE SALAS DE AULA VIRTUAIS
PDF
Restinga Sêca - Fabiane da Silva Montoli
PPT
Cooperativo Colaborativo
PDF
B-learning: Expectativas, comportamentos e impactos
PPS
Aprendizagem Colaborativa
PPTX
Ferramentas digitais mediadoras de aprendizagem colaborativa e cooperativa
PDF
A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA WEBQUEST NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ...
PDF
Aula INTA - AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
PPTX
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
PDF
Exemplos de plataformas moocs
PPTX
A aprendizagem em rede no ensino superior online
PDF
Apresentação ava.revisado
PDF
Ferramentas De InteraçãO Na Web
PPT
Webquest
PPS
Quadrado Magico
PPT
Trabalho Colaborativo
PPT
Ie Docs(2)
DESENHOS PEDAGÓGICOS DE SALAS DE AULA VIRTUAIS
Restinga Sêca - Fabiane da Silva Montoli
Cooperativo Colaborativo
B-learning: Expectativas, comportamentos e impactos
Aprendizagem Colaborativa
Ferramentas digitais mediadoras de aprendizagem colaborativa e cooperativa
A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA WEBQUEST NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ...
Aula INTA - AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Exemplos de plataformas moocs
A aprendizagem em rede no ensino superior online
Apresentação ava.revisado
Ferramentas De InteraçãO Na Web
Webquest
Quadrado Magico
Trabalho Colaborativo
Ie Docs(2)
Anúncio

Destaque (20)

PPS
אוצרות המדעים מצגת הבעיה 1
PPS
La Serpiente Y La Luciérnaga
PPT
Resolució Del Problema De Funcions
PPT
Eeudi2008 3 DiseñO Sde Autor
PPT
PPS
Caracasdeayer
PPT
香港六合彩
PPT
Zyked - The Exergaming Community
ODP
L sustav fraktala
PPT
L Edició De VíDeo Digital Amb Programari Lliure
PPT
Pantalica
PPT
Deenk Zenemű és Médiatár
PPT
O nosso Compromisso
PPS
Unade Vascos
PPT
TORRE PENDENTE DI PISA
PPT
percepcao
PPT
iCites (Candelaria, 10/05/08)
PPT
香港六合彩
PPT
Library Blogging: Reaching Out with a Dynamic Web Presence
אוצרות המדעים מצגת הבעיה 1
La Serpiente Y La Luciérnaga
Resolució Del Problema De Funcions
Eeudi2008 3 DiseñO Sde Autor
Caracasdeayer
香港六合彩
Zyked - The Exergaming Community
L sustav fraktala
L Edició De VíDeo Digital Amb Programari Lliure
Pantalica
Deenk Zenemű és Médiatár
O nosso Compromisso
Unade Vascos
TORRE PENDENTE DI PISA
percepcao
iCites (Candelaria, 10/05/08)
香港六合彩
Library Blogging: Reaching Out with a Dynamic Web Presence
Anúncio

Semelhante a Webquest (20)

PPTX
WebQuest
PPTX
WebQuest
PPT
O que é Webquest
PPSX
Metodologia de pesquisa web quest
PDF
Apostila Webquest
PPT
Webfolio: Oficina professores: A aprendizagem colaborativa e os grupos de dis...
PDF
Apresentação2 semic2014
PDF
Ambientes virtuais conceitos
PDF
Ambientes virtuais conceitos
PPT
Webquest
PPTX
Webquest
PPTX
Ecossistema Conhecimento Conectado
PPTX
Apres.projeto pbworks
PPTX
Apres.projeto pbworks
PPTX
Novos espaços de aprendizagem
PPTX
Novos espacos de_aprendizagem_v2
PPT
Mini curso webquest - humanas
PDF
PDF
Trabalho Cae Sandra Monica(2)
WebQuest
WebQuest
O que é Webquest
Metodologia de pesquisa web quest
Apostila Webquest
Webfolio: Oficina professores: A aprendizagem colaborativa e os grupos de dis...
Apresentação2 semic2014
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitos
Webquest
Webquest
Ecossistema Conhecimento Conectado
Apres.projeto pbworks
Apres.projeto pbworks
Novos espaços de aprendizagem
Novos espacos de_aprendizagem_v2
Mini curso webquest - humanas
Trabalho Cae Sandra Monica(2)

Mais de cplp (20)

PPT
ycall
PPT
OER
POT
Collaborative Learning
PPT
transversales
PPT
GDE
PPT
Webcurriculo
PPT
01 Introduction
PPT
project
PPT
kyoto
PPT
eLearning2006
PPT
Pcf4 2006 Jamaica
PPT
Online Educa Berlin 2006 Andy Lane
PPT
abed
PPT
caceres
PPT
colearn2008
PPT
openlearntools
PPT
olcos
PPT
OUNLpractice
PPT
OEROUNL
PPT
Eadtu Open Learn
ycall
OER
Collaborative Learning
transversales
GDE
Webcurriculo
01 Introduction
project
kyoto
eLearning2006
Pcf4 2006 Jamaica
Online Educa Berlin 2006 Andy Lane
abed
caceres
colearn2008
openlearntools
olcos
OUNLpractice
OEROUNL
Eadtu Open Learn

Último (17)

PDF
Jira Software projetos completos com scrum
PDF
Aula 9 - Funções 202yttvrcrg5-1.pptx.pdf
PDF
Processos no SAP Extended Warehouse Management, EWM100 Col26
PPTX
ccursoammaiacursoammaiacursoammaia123456
PDF
SEMINÁRIO DE IHC - A interface Homem-Máquina
PDF
Processamento da remessa no SAP ERP, SCM610 Col15
PDF
eBook - GUIA DE CONSULTA RAPIDA EM ROTEADORES E SWITCHES CISCO - VOL I.pdf
PPTX
Tipos de servidor em redes de computador.pptx
PPTX
Proposta de Implementação de uma Rede de Computador Cabeada.pptx
PPTX
Aula 9 - Funções em Python (Introdução à Ciência da Computação)
PPTX
Analise Estatica de Compiladores para criar uma nova LP
PDF
Banco de Dados 2atualização de Banco de d
PPT
Aula de Engenharia de Software principais caracteristicas
PPT
Conceitos básicos de Redes Neurais Artificiais
PDF
Visão geral da SAP, SAP01 Col18, Introdução sistema SAP,
PPTX
3b - Bradesco Lean Agile Training Plan - Ritos Operacionais (1).pptx
PDF
Customizing básico em SAP Extended Warehouse Management, EWM110 Col26
Jira Software projetos completos com scrum
Aula 9 - Funções 202yttvrcrg5-1.pptx.pdf
Processos no SAP Extended Warehouse Management, EWM100 Col26
ccursoammaiacursoammaiacursoammaia123456
SEMINÁRIO DE IHC - A interface Homem-Máquina
Processamento da remessa no SAP ERP, SCM610 Col15
eBook - GUIA DE CONSULTA RAPIDA EM ROTEADORES E SWITCHES CISCO - VOL I.pdf
Tipos de servidor em redes de computador.pptx
Proposta de Implementação de uma Rede de Computador Cabeada.pptx
Aula 9 - Funções em Python (Introdução à Ciência da Computação)
Analise Estatica de Compiladores para criar uma nova LP
Banco de Dados 2atualização de Banco de d
Aula de Engenharia de Software principais caracteristicas
Conceitos básicos de Redes Neurais Artificiais
Visão geral da SAP, SAP01 Col18, Introdução sistema SAP,
3b - Bradesco Lean Agile Training Plan - Ritos Operacionais (1).pptx
Customizing básico em SAP Extended Warehouse Management, EWM110 Col26

Webquest

  • 1. A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE Edméa Santos Professora adjunto da área de Informática na Educação Faculdade de Educação da UERJ E-mail: [email_address] Web-site: http://www.docenciaonline.pro.br/moodle http://www.deaduerj.pro.br/moodle Fones para contato: (21)9139-3437;2244-6450
  • 2. A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE INTRODUÇÃO
  • 3. Primeiras práticas na Web Compartilhamento de conteúdos hipertextuais Muitos educadores buscaram construir suas páginas pessoais e suas páginas didáticas e até institucionais. Disponibilização online de programas de ensino, produções científicas, páginas Web de conteúdos programáticos, orientações para atividades, que, na sua grande maioria, eram instruções para a realização de tarefas face a face, no contexto das salas de aulas presenciais.
  • 4. Inquietações Onde fica a interatividade neste contexto? Como proporcionar a interlocução online que promova a co-criação entre os aprendizes? Como não subutilizar o potencial da internet como repositório de informações?
  • 5. A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE SOBRE A METODOLOGIA WEBQUEST
  • 6. A emergência da WebQuest Origem e desdobramentos Conceitos Aspecto Pedagógico Aspecto Tecnológico Aspecto Comunicacional
  • 7. Crítica do autor da metodologia Bernie Dodge, da San Diego State University No início fiquei muito satisfeito com que tanta gente tenha achado a idéia útil, mas depois verifiquei uma tendência perturbadora: o que a maior parte dos educadores das WebQuests estava criando não era o que eu tinha em mente na origem. Embora seguissem o formato de introdução, tarefa, processo, avaliação, eles focavam um baixo nível de recuperação de informação. Em vez de uma tarefa que suscitasse análise, síntese, avaliação, julgamento, solução de problema ou criatividade, 80% das novas WebQuests pediam aos alunos que lessem páginas da Web e encontrassem respostas para simples questões para as quais havia apenas uma resposta certa. Isso, eu sabia, era uma preparação para o século XIX, não pra o século XXI (DODGE, 2006, p. 2).
  • 8. Nossa crítica… a) Estrutura baseada na lógica da instrução programada b) Ênfase na disciplinarid ade c) Ênfase no cognitivismo e no trabalho individual d) A internet como repositório de informações e) Distância comunicacional entre os “nativos e imigrantes digitais”.
  • 9. Algumas pesquisas qualitativas …Nosso interesse particular Araújo (2005), Mercado e Viana (2004), Ramos e Quartiero (2005). WebQuest no campo da formação de professores nas modalidades da educação a distância e da educação online
  • 10. A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE A METODOLOGIA WEBQUEST INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO
  • 11. PESQUISA-FORMAÇÃO A WebQuest precisa agregar elementos que incentivem: a pesquisa como princípio educativo; a interdisciplinaridade e a contextualização entre conhecimento científico e a realidade do aprendente; o mapeamento da informação e a transformação crítica da informação mapeada em conhecimento; o diálogo e a co-autoria entre os aprendentes.
  • 12. POTENCIAIS DA WEB 2.0 Conteúdos integrados com espaços comunicacionais Integração de mídias e linguagens Softwares sociais e ambientes online de aprendizagem Interatividade online no processo de autoria via WebQuest
  • 13. A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE OS SUJEITOS E SEU CONTEXTO FORMATIVO
  • 14. www.deaduerj.pro.br/moodle Experiência de pesquisa-formação com um grupo de 40 professores-tutores do curso de Pedagogia e Licenciaturas a Distância da UERJ. Foi oferecido um curso online de extensão denominado “Formação de tutores em ambientes online e aprendizagem”. O curso online é uma ação piloto, que, nos anos de 2008 e 2009, terá novos desdobramentos no contexto do projeto de pesquisa “Docência na cibercultura: laboratórios de informática, computadores móveis e educação online ”, atualmente desenvolvido por nós (SANTOS, 2007).
  • 15. INTERATIVIDADE NOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO “ Tira-dúvidas” – tópico exclusivo para a interação professor-formador com os professores-aprendizes. Neste tópico, procuramos encorajar o compartilhamento de dúvidas conceituais, metodológicas e instrucionais sobre a atividade e seu enunciado. “ Produção individual” – neste tópico, cada aprendente deveria postar o seu texto individual convidando o grupo para o debate crítico da sua produção. “ I nteração/interatividade” – neste tópico, cada aprendente deveria comentar pelo menos dois trabalhos do grupo, sinalizando os aspectos convergentes e divergentes entre a sua produção individual e a produção dos colegas; neste tópico o colega que comentou o texto de outro deveria provocar o debate. Neste processo de troca, consensos e dissensos fizemos mediações pedagógicas procurando encorajar o debate crítico e plural. Neste momento o papel do professor-formador é fundamental na promoção da interatividade, entendendo por interatividade a intervenção física na mensagem, fazendo emissão e recepção hibridizarem-se na co-autoria da mensagem e, conseqüentemente, do conhecimento. “ Avaliação da atividade” – o objetivo desse tópico foi compartilhar reflexões em torno da auto-avaliação de cada aprendente frente ao seu processo de construção do conhecimento e da atividade propriamente dita.
  • 16. A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE ALGUNS ACHADOS, AS FALAS DOS SUJEITOS
  • 17. A) AUTORIA INDIVIDUAL E COLETIVA “ As WebQuests estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Foi o que aconteceu. Debatemos, expomos nossos pontos de vista, exibimos nossas fragilidades, aprendemos a aceitar críticas construtivas e, acredito, crescemos e construímos juntos conhecimento.” (Ana Regina
  • 18. B) AUTORIA COM PRODUÇÃO CONCRETA “ O WebQuest do nosso curso “interação/interatividade” foi uma atividade em primeiro momento investigativa que nos levou à reflexão e à interação em uma aprendizagem cooperativa, desenvolvendo habilidades e construindo um produto final do grupo. (...) Participar dessa atividade foi muito gratificante, pois podemos participar como autores e protagonistas e o melhor é o conhecimento que fica após termos vivenciado essa situação de aprendizagem.” (Cristiane)
  • 19. C) INTERATIVIDADE NO FÓRUM DE DISCUSSÃO “Acho que a maior vantagem da metodologia esta exatamente no assunto que discutimos: interatividade e interação. Ela é o melhor exemplo para trabalhar os temas, pois está ‘anexada’ a ela. Será que me fiz clara?” (Lygia).
  • 20. D) POLIFONIA E MULTIPLICIDADE DE CONTEÚDOS “ A diferença é que a discussão não foi construída a partir de um único texto. Tínhamos um tema em comum, mas a discussão nasceu de vários textos, do entendimento de cada um sobre aquele tema. Tínhamos que justificar as nossas falas, defender o nosso ponto de vista. Foi um exercício muito bom de argumentação! (...) Como cursista, me senti à vontade e estimulada a pesquisar. O material variado ajudou a entender melhor o assunto (vídeos, textos e sites ).” (Helena). “ A WebQuest conduz à diversidade, criando, permanentemente, novas possibilidades. Em sua essência, é um modelo, caracteristicamente, rizomático.” (Sylvia).
  • 21. E) REFLEXÃO NA AÇÃO e) reflexão na ação – “A minha experiência com a WebQuest “interação/interatividade” foi bastante profícua. Senti-me motivada a realizar várias leituras e, de certo modo, foi um desafio muito gratificante. O fato de trabalhar com EAD, nas condições vigentes, tem me conduzido à permanente avaliação do curso de formação de tutores online com o objetivo de ampliar a minha prática profissional. Foi também uma oportunidade para a auto-avaliação da minha prática online e para a valorização da educação continuada ante o amplo leque de possibilidades que as novas TICs disponibilizam. Fazendo uma autocrítica, reconheço, atualmente, diferenças significativas de aprendizado que estão contribuindo para a minha prática como tutora a distância.” (Silvia).
  • 22. F) IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR MEDIADOR “ A grande vantagem da WebQuest é dar um outro enfoque à questão da pesquisa na internet. Os alunos entram na rede buscando temas definidos, com tarefas específicas. O objetivo dessa nova metodologia não é restringir a ida dos alunos a outros sites , mas evitar que se percam. A alma de uma WebQuest é a Tarefa, que gera uma dinâmica muito boa. Coloca o professor como um facilitador, como um mediador. Concebidas como publicações típicas do espaço Web (abertas, de acesso livre, gratuitas, etc.), as WebQuests são uma forma interessante de cooperação e intercâmbio docente. A minha experiência com a WebQuest ‘interação/interatividade’ foi bem produtiva, pois, no primeiro momento, foi investigativa, nos fez refletir e acabou por transformar-se em uma aprendizagem colaborativa, através da interação.” (Silvia).
  • 23. A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE CONCLUSÃO
  • 24. NOVOS DESAFIOS… Diante do exposto, concluímos que formar professores que compartilhem informações e conhecimentos de forma colaborativa é sem dúvida um dos grandes desafios para as práticas educativas. Quanto maior a flexibilidade para a produção e publicação de autorias individuais e coletivas, melhores ficam os processos de ensino-aprendizagem na educação online . Para tal, é preciso mais que disponibilizar espaços de transmissão de conteúdos. Neste sentido, vemos a metodologia da WebQuest interativa como dispositivo fecundo para a formação na educação online .
  • 25. A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ONLINE Edméa Santos Professora adjunto da área de Informática na Educação Faculdade de Educação da UERJ E-mail: [email_address] Web-site: http://www.docenciaonline.pro.br/moodle http://www.deaduerj.pro.br/moodle Fones para contato: (21)9139-3437;2244-6450