SlideShare uma empresa Scribd logo
2
Mais lidos
3
Mais lidos
5
Mais lidos
Sistemas  ERP (Enterprise Resource Planning)
O que significa ERP? ERP - Enterprise Resource Planning ou SIGE - Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (no Brasil) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Os ERPs em termos gerais são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
História do ERP O uso de computadores no suporte a processos de negócios tem início na década de 1960, essencialmente com aplicações financeiras. Os equipamentos eram caros, lentos e tinham capacidade muito limitada.  Na década de 1970, os computadores tornam-se mais poderosos e baratos e surgem os Sistemas  MRP – (Materials Requirements Planning) . Esses sistemas efetuam o controle dos estoques e dão apoio a funções de planejamento de produção e compras. Na década de 1980, surgem os Sistemas  MRP II – (Manufacturing Resources Planning) Além de executar as funções de planejamento de produção e estoques, tratam de planejamento de capacidade de produção e aspectos financeiros, como orçamentação e custeio da produção.  A partir de 1990 os Sistemas MRP II evoluem e passam a ser chamado de Sistemas  ERP (Enterprise Resource Planning) . A tecnologia evoluiu para os ambientes “cliente-servidor”, no qual os bancos de dados são centralizados e atendem a um grande numero de aplicações.
História do ERP
Vantagens de um ERP Eliminar o uso de interfaces manuais; Reduzir custos; Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização; Agilizar o processo de tomada de decisão; Eliminar a redundância de atividades; Reduzir os lead times e tempos de resposta ao mercado; Mostrar uma visão real da atual situação da empresa. A maioria dos sistemas ERP é construída utilizando-se a orientação a objetos. Do ponto de vista prático, isso significa que o sistema é mais robusto e integrável. Além disso, o trabalho de desenvolvimento pode ser reaproveitado.
Por que Implantar Sistemas ERP? Há três classes de motivos que podem levar uma organização a implantar um sistema ERP: negócios, legislação e tecnologia. Os motivos de negócios estão associados à melhoria da lucratividade ou do fortalecimento da posição competitiva da empresa e serão subdivididos em estratégicos e operacionais. Os motivos de legislação estão ligados a exigências legais que a empresa deve cumprir e que não são atendidas pelos sistemas atuais. Os motivos de tecnologia estão relacionados a mudanças necessárias em função de obsolescência econômica das tecnologias em uso ou a exigências de parceiros de negócios.
Principais fatores de sucesso na implantação De Sistemas de Informação
Estrutura básica de um ERP
Estrutura detalhada de um ERP ORGANIZACIONAL
Seleção de Produtos e Parceiros O desenvolvimento de soluções em termos de sistemas ERP é o resultado da colaboração de três tipos de empresas: fornecedores de software, fabricantes de hardware e implantadores.  PARCEIROS No processo de seleção de um implantador, é necessário considerar que há diversos tipos deles, como: Os próprios fornecedores de sistemas ERP; As grandes empresas internacionais de serviços profissionais ( Big Five ) capacitadas a implantar sistemas ERP;  Parceiros de implantação certificados Entretanto, há empresas que optam por efetuar a implantação por conta própria, sem o apoio de implantadores especializados.
Seleção de Produtos e Parceiros PARCEIROS Há dezenas de sistemas ERP, cada um deles com caracte-rísticas relativamente diferentes em termos de tecnologia e funcio-nalidades. Ao conduzir o processo de seleção, é preciso ter em mente que será pouco provável encontrar um sistema que atenda totalmente às necessidades da organização, por mais abrangente e sofisticado que ele seja. O sistema ERP é um produto complexo e sua seleção deve ser baseada em critérios múltiplos.
Seleção de Produtos e Parceiros PRODUTOS Há dezenas de sistemas ERP, cada um deles com caracte-rísticas relativamente diferentes em termos de tecnologia e funcio-nalidades. Ao conduzir o processo de seleção, é preciso ter em mente que será pouco provável encontrar um sistema que atenda totalmente às necessidades da organização, por mais abrangente e sofisticado que ele seja. O sistema ERP é um produto complexo e sua seleção deve ser baseada em critérios múltiplos.
A Implantação A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores, tais como: as dimensões da empresa, a magnitude do esforço de redesenho de processos, a disponibilidade de recursos etc. uma forma de apresentar essas tarefas é criar um modelo de projeto e explorar seus componentes, estrutura e inter-relações.
A Implantação DURAÇÃO A duração de um projeto de implantação varia com diversos fatores. Um dos fatores fundamentais é a quantidade de mudanças de processos envolvidos no projeto. Se as mudanças são poucas ou de pequena profundidade, o sistema pode ser implantado com rapidez.
Pós-Implantação A pós-implantação é a etapa em que a organização passa a conviver com o novo sistema ERP e perceber os acertos e eventuais erros cometidos durante as etapas de pré-implantação. Os acertos podem ser celebrados, mas os erros devem ser corrigidos com rapidez, sob pena de não serem realizados os benefícios esperados. Com o término da implantação do ERP, se faz necessário a montagem de uma equipe que dará suporte ao sistema com o intuito de melhoria contínua.
Pós-Implantação RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO ERP 1.  Evolução da base tecnológica; 2.  Integração entre as diversas áreas da empresa; 3. Impacto no controle e gestão da empresa; 4. Impacto na administração de recursos humanos da empresa; BARREIRAS E DIFICULDADES 1.  Planejamento do projeto inadequado; 2.  Contratação de equipe experiente; Resistência dos funcionários; De modo geral as empresas devem ser bem criteriosas na contratação de mão-de-obra para implantação, procurando envolver seus funcionários, reduzindo as modificações no sistema e buscando se adequar a ele. Essa adequação traz impactos ainda maiores para os usuários que, além de terem de aprender a operar o sistema, precisam "reaprender" a realizar suas tarefas com o sistema. O custo da adequação do sistema à empresa é alto.
Alguns Sistemas ERP
Alguns Sistemas ERP Origem:  Alemanha Tempo no Brasil:  14 anos Funcionários no país:  mais de 800 Quantidade de clientes:  cerca de 1,9 mil Mercados-alvo:  saúde, governo, óleo & gás e varejo. Preço da licença:  não informado Faturamento: 11,5 bilhões de euros (números globais de 2008)   Origem:  Brasil. Tempo no mercado:  26 anos Número de funcionários:  9 mil Quantidade de clientes:  22,9 mil  Mercados-alvo:  Agroindústria, saúde, finanças, jurídico, construção civil,  educação e logística Preço da licença:  sob consulta. Faturamento R$ 844,854 milhões (em 2008)
Alguns Sistemas ERP Origem:  Estados Unidos Tempo no Brasil:  21 anos Funcionários no país:  não divulgado  Quantidade de clientes:  mais de 320 mil (no mundo) Mercados-alvo:  manufatura, varejo, construção civil, finanças, telecom,  agronegócio, utilities e petroquímico. Preço da licença:  não divulgado.  Faturamento:  não divulgado Origem:  Estados Unidos  Tempo no Brasil:  20 anos (6 com a software de ERP) Funcionários no país:  570 Clientes locais:  cerca de 300 na solução de ERP Mercados-alvo:  manufatura, governo e finanças Preço da licença:  não informado Faturamento:  não divulgado
Obrigado! Murilo José de Oliveira Analista de Sistemas VISITE:  www.inicioadvpl.blogspot.com Email:  [email_address] Msn:  [email_address]   JAN-2009

Mais conteúdo relacionado

PDF
Informática aplicada à administração 1
PPTX
Sistema de processamento de transações
PPT
Tecnologia da informação aplicado à logística
PPTX
MRP e JIT
PPTX
Sistema de Informação na Empresa
PDF
MRP na prática - gerenciamento da produção
PPT
Sistemas de Informação
Informática aplicada à administração 1
Sistema de processamento de transações
Tecnologia da informação aplicado à logística
MRP e JIT
Sistema de Informação na Empresa
MRP na prática - gerenciamento da produção
Sistemas de Informação

Mais procurados (20)

PPS
Sobre Erp (Basico)
PPTX
Aula 1 conceitos básicos
PPTX
Sistema de informação gerencial
PPTX
Rotinas administrativas
PPT
Gestao estoques apresentação
PPT
Apresentação sobre Logística
PDF
Logística Reversa
PPT
Introdução a administração 2012_01
PPT
Aula - Sistemas de Informação Gerencial
PPT
Teorias da Administração
PPTX
Aulas logística 1
PPTX
Aula FUNDAMENTOS DA LOGISTICA
PPTX
Gestão da qualidade
PPTX
Exercicio de Planejamento Estrategico
PPTX
Aula 8 - Arquivos e Tecnicas de Arquivamento
PDF
Sistemas de Informação
PDF
Estrutura organizacional
PDF
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
PPT
Aula de ERP
PPT
Aula 01 gestao de materiais
Sobre Erp (Basico)
Aula 1 conceitos básicos
Sistema de informação gerencial
Rotinas administrativas
Gestao estoques apresentação
Apresentação sobre Logística
Logística Reversa
Introdução a administração 2012_01
Aula - Sistemas de Informação Gerencial
Teorias da Administração
Aulas logística 1
Aula FUNDAMENTOS DA LOGISTICA
Gestão da qualidade
Exercicio de Planejamento Estrategico
Aula 8 - Arquivos e Tecnicas de Arquivamento
Sistemas de Informação
Estrutura organizacional
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Aula de ERP
Aula 01 gestao de materiais
Anúncio

Semelhante a Apresentação do ERP (20)

PPTX
apresentaodoerp-100813081339-phpapp02.pptx
PPT
Apresentaodoerp 100813081339-phpapp02
PDF
Pesquisa sobre erps
PPTX
Prof. Rafael Timbó - Conceito de sistema e enfoque sistêmico - parte 3
PDF
Tgti sig-modulo04-erp 10-05
PDF
Tgti SIG-modulo04-ERP
PPTX
ERP - Enterprise Resource Planning
PPTX
Enterprise resource planning (ERP)
PPTX
O abc do erp
PPTX
O erp e o seu papel na gestão das empresas
PPT
Erp -apresentacao
PDF
Guia Artsoft - Introdução ao ERP
PDF
ERP - SEINTEGRA
PPTX
Seminário - Enterprise Resource Planning (ERP)
PDF
Artigo Cientifico ERP Open Source
PPT
Apresentação Final
apresentaodoerp-100813081339-phpapp02.pptx
Apresentaodoerp 100813081339-phpapp02
Pesquisa sobre erps
Prof. Rafael Timbó - Conceito de sistema e enfoque sistêmico - parte 3
Tgti sig-modulo04-erp 10-05
Tgti SIG-modulo04-ERP
ERP - Enterprise Resource Planning
Enterprise resource planning (ERP)
O abc do erp
O erp e o seu papel na gestão das empresas
Erp -apresentacao
Guia Artsoft - Introdução ao ERP
ERP - SEINTEGRA
Seminário - Enterprise Resource Planning (ERP)
Artigo Cientifico ERP Open Source
Apresentação Final
Anúncio

Último (19)

PDF
Apple Pippin Uma breve introdução. - David Glotz
PPTX
Aula 18 - Manipulacao De Arquivos python
PDF
Fullfilment AI - Forum ecommerce 2025 // Distrito e Total Express
PDF
Aula04-Academia Heri- Tecnologia Geral 2025
PPTX
Como-se-implementa-um-softwareeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.pptx
PPTX
Informática Aplicada Informática Aplicada Plano de Ensino - estudo de caso NR...
PDF
Custos e liquidação no SAP Transportation Management, TM130 Col18
PPTX
BANCO DE DADOS - AULAS INICIAIS-sgbd.pptx
PDF
Fundamentos de gerenciamento de ordens e planejamento no SAP TransportationMa...
PDF
Gestão de transportes básica no SAP S/4HANA, S4611 Col20
PDF
Processos na gestão de transportes, TM100 Col18
PPTX
Programação - Linguagem C - Variáveis, Palavras Reservadas, tipos de dados, c...
PPTX
Gestao-de-Bugs-em-Software-Introducao.pptxxxxxxxx
PPTX
Aula16ManipulaçãoDadosssssssssssssssssssssssssssss
PDF
Mergulho profundo técnico para gestão de transportes no SAP S/4HANA, S4TM6 Col14
PDF
Custos e faturamento no SAP S/4HANA Transportation Management, S4TM3 Col26
PDF
COBITxITIL-Entenda as diferença em uso governança TI
PDF
20250805_ServiceNow e a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) A Base para Ap...
PDF
Otimizador de planejamento e execução no SAP Transportation Management, TM120...
Apple Pippin Uma breve introdução. - David Glotz
Aula 18 - Manipulacao De Arquivos python
Fullfilment AI - Forum ecommerce 2025 // Distrito e Total Express
Aula04-Academia Heri- Tecnologia Geral 2025
Como-se-implementa-um-softwareeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.pptx
Informática Aplicada Informática Aplicada Plano de Ensino - estudo de caso NR...
Custos e liquidação no SAP Transportation Management, TM130 Col18
BANCO DE DADOS - AULAS INICIAIS-sgbd.pptx
Fundamentos de gerenciamento de ordens e planejamento no SAP TransportationMa...
Gestão de transportes básica no SAP S/4HANA, S4611 Col20
Processos na gestão de transportes, TM100 Col18
Programação - Linguagem C - Variáveis, Palavras Reservadas, tipos de dados, c...
Gestao-de-Bugs-em-Software-Introducao.pptxxxxxxxx
Aula16ManipulaçãoDadosssssssssssssssssssssssssssss
Mergulho profundo técnico para gestão de transportes no SAP S/4HANA, S4TM6 Col14
Custos e faturamento no SAP S/4HANA Transportation Management, S4TM3 Col26
COBITxITIL-Entenda as diferença em uso governança TI
20250805_ServiceNow e a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) A Base para Ap...
Otimizador de planejamento e execução no SAP Transportation Management, TM120...

Apresentação do ERP

  • 1. Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)
  • 2. O que significa ERP? ERP - Enterprise Resource Planning ou SIGE - Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (no Brasil) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Os ERPs em termos gerais são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
  • 3. História do ERP O uso de computadores no suporte a processos de negócios tem início na década de 1960, essencialmente com aplicações financeiras. Os equipamentos eram caros, lentos e tinham capacidade muito limitada. Na década de 1970, os computadores tornam-se mais poderosos e baratos e surgem os Sistemas MRP – (Materials Requirements Planning) . Esses sistemas efetuam o controle dos estoques e dão apoio a funções de planejamento de produção e compras. Na década de 1980, surgem os Sistemas MRP II – (Manufacturing Resources Planning) Além de executar as funções de planejamento de produção e estoques, tratam de planejamento de capacidade de produção e aspectos financeiros, como orçamentação e custeio da produção. A partir de 1990 os Sistemas MRP II evoluem e passam a ser chamado de Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) . A tecnologia evoluiu para os ambientes “cliente-servidor”, no qual os bancos de dados são centralizados e atendem a um grande numero de aplicações.
  • 5. Vantagens de um ERP Eliminar o uso de interfaces manuais; Reduzir custos; Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização; Agilizar o processo de tomada de decisão; Eliminar a redundância de atividades; Reduzir os lead times e tempos de resposta ao mercado; Mostrar uma visão real da atual situação da empresa. A maioria dos sistemas ERP é construída utilizando-se a orientação a objetos. Do ponto de vista prático, isso significa que o sistema é mais robusto e integrável. Além disso, o trabalho de desenvolvimento pode ser reaproveitado.
  • 6. Por que Implantar Sistemas ERP? Há três classes de motivos que podem levar uma organização a implantar um sistema ERP: negócios, legislação e tecnologia. Os motivos de negócios estão associados à melhoria da lucratividade ou do fortalecimento da posição competitiva da empresa e serão subdivididos em estratégicos e operacionais. Os motivos de legislação estão ligados a exigências legais que a empresa deve cumprir e que não são atendidas pelos sistemas atuais. Os motivos de tecnologia estão relacionados a mudanças necessárias em função de obsolescência econômica das tecnologias em uso ou a exigências de parceiros de negócios.
  • 7. Principais fatores de sucesso na implantação De Sistemas de Informação
  • 9. Estrutura detalhada de um ERP ORGANIZACIONAL
  • 10. Seleção de Produtos e Parceiros O desenvolvimento de soluções em termos de sistemas ERP é o resultado da colaboração de três tipos de empresas: fornecedores de software, fabricantes de hardware e implantadores. PARCEIROS No processo de seleção de um implantador, é necessário considerar que há diversos tipos deles, como: Os próprios fornecedores de sistemas ERP; As grandes empresas internacionais de serviços profissionais ( Big Five ) capacitadas a implantar sistemas ERP; Parceiros de implantação certificados Entretanto, há empresas que optam por efetuar a implantação por conta própria, sem o apoio de implantadores especializados.
  • 11. Seleção de Produtos e Parceiros PARCEIROS Há dezenas de sistemas ERP, cada um deles com caracte-rísticas relativamente diferentes em termos de tecnologia e funcio-nalidades. Ao conduzir o processo de seleção, é preciso ter em mente que será pouco provável encontrar um sistema que atenda totalmente às necessidades da organização, por mais abrangente e sofisticado que ele seja. O sistema ERP é um produto complexo e sua seleção deve ser baseada em critérios múltiplos.
  • 12. Seleção de Produtos e Parceiros PRODUTOS Há dezenas de sistemas ERP, cada um deles com caracte-rísticas relativamente diferentes em termos de tecnologia e funcio-nalidades. Ao conduzir o processo de seleção, é preciso ter em mente que será pouco provável encontrar um sistema que atenda totalmente às necessidades da organização, por mais abrangente e sofisticado que ele seja. O sistema ERP é um produto complexo e sua seleção deve ser baseada em critérios múltiplos.
  • 13. A Implantação A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores, tais como: as dimensões da empresa, a magnitude do esforço de redesenho de processos, a disponibilidade de recursos etc. uma forma de apresentar essas tarefas é criar um modelo de projeto e explorar seus componentes, estrutura e inter-relações.
  • 14. A Implantação DURAÇÃO A duração de um projeto de implantação varia com diversos fatores. Um dos fatores fundamentais é a quantidade de mudanças de processos envolvidos no projeto. Se as mudanças são poucas ou de pequena profundidade, o sistema pode ser implantado com rapidez.
  • 15. Pós-Implantação A pós-implantação é a etapa em que a organização passa a conviver com o novo sistema ERP e perceber os acertos e eventuais erros cometidos durante as etapas de pré-implantação. Os acertos podem ser celebrados, mas os erros devem ser corrigidos com rapidez, sob pena de não serem realizados os benefícios esperados. Com o término da implantação do ERP, se faz necessário a montagem de uma equipe que dará suporte ao sistema com o intuito de melhoria contínua.
  • 16. Pós-Implantação RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO ERP 1. Evolução da base tecnológica; 2. Integração entre as diversas áreas da empresa; 3. Impacto no controle e gestão da empresa; 4. Impacto na administração de recursos humanos da empresa; BARREIRAS E DIFICULDADES 1. Planejamento do projeto inadequado; 2. Contratação de equipe experiente; Resistência dos funcionários; De modo geral as empresas devem ser bem criteriosas na contratação de mão-de-obra para implantação, procurando envolver seus funcionários, reduzindo as modificações no sistema e buscando se adequar a ele. Essa adequação traz impactos ainda maiores para os usuários que, além de terem de aprender a operar o sistema, precisam "reaprender" a realizar suas tarefas com o sistema. O custo da adequação do sistema à empresa é alto.
  • 18. Alguns Sistemas ERP Origem: Alemanha Tempo no Brasil: 14 anos Funcionários no país: mais de 800 Quantidade de clientes: cerca de 1,9 mil Mercados-alvo: saúde, governo, óleo & gás e varejo. Preço da licença: não informado Faturamento: 11,5 bilhões de euros (números globais de 2008) Origem: Brasil. Tempo no mercado: 26 anos Número de funcionários: 9 mil Quantidade de clientes: 22,9 mil Mercados-alvo: Agroindústria, saúde, finanças, jurídico, construção civil, educação e logística Preço da licença: sob consulta. Faturamento R$ 844,854 milhões (em 2008)
  • 19. Alguns Sistemas ERP Origem: Estados Unidos Tempo no Brasil: 21 anos Funcionários no país: não divulgado Quantidade de clientes: mais de 320 mil (no mundo) Mercados-alvo: manufatura, varejo, construção civil, finanças, telecom, agronegócio, utilities e petroquímico. Preço da licença: não divulgado. Faturamento: não divulgado Origem: Estados Unidos Tempo no Brasil: 20 anos (6 com a software de ERP) Funcionários no país: 570 Clientes locais: cerca de 300 na solução de ERP Mercados-alvo: manufatura, governo e finanças Preço da licença: não informado Faturamento: não divulgado
  • 20. Obrigado! Murilo José de Oliveira Analista de Sistemas VISITE: www.inicioadvpl.blogspot.com Email: [email_address] Msn: [email_address] JAN-2009